01. O Evangelho de Deus (Rm 1.1-7)

01. O Evangelho de Deus (Rm 1.1-7) Nós vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos romanos capítulo primeiro e vamos ler do verso primeiro até o verso 7 Romanos 1 de 1 a 7 Paulo servo de Jesus Cristo chamado para ser Apóstolo separado para o evangelho de Deus o qual foi por Deus outrora prometido por intermédio de seus profetas mais sagradas escrituras com respeito a seu filho o qual segundo a carne veio da descendência de Davi e foi.

01. O Evangelho de Deus (Rm 1.1-7)

Designado filho de Deus com poder segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos a saber Jesus Cristo nosso Senhor por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome para obediência por fé Entre todos os gentios e cujo número sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo a todos os amados de Deus que estais em Roma chamados para ser de.

Santos graça a voz outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo para a compreensão da palavra de Deus Se nós queremos pedir que teu bendito espírito santo nos conduza na compreensão da escritura nós queremos exaltar o teu nome queremos aprender mais de ti mais a respeito da.

Pessoa de Cristo eu quero pedir senhor que nessa noite tu faz é o nosso coração que pela tua graça tuchames pecadores a ti consoles o teu povo e nos instruas na tua palavra pedimos ao pai tudo isso em nome de Jesus amém meus queridos através dos séculos a igreja tem afirmado ensinado que Deus salva pecadores mediante a fé em Jesus Cristo Essa é a mensagem característica da.

Igreja cristã a igreja cristã tem muitas atividades no mundo ela faz obra social ela tende a necessitados elas posiciona diante da cultura ela se insere na sociedade mas a igreja cristã é conhecida porque dela ressoa a mensagem das boas novas de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tem a vida eterna.

Desde o seu início a igreja cristã vem proclamando aquilo que nós conhecemos como o evangelho que são as boas notícias da parte de Deus mas desde o início também a igreja cristã tem que ela tem tido que lutar para preservar essa mensagem pura porque já no primeiro século começaram a aparecer distorções e apresentações falsas dessa mensagem já na época do apóstolo Paulo haviam judaiza antes que eram juDeus convertidos ao cristianismo que diziam.

Que as boas novas eram era o seguinte você cria em Cristo para ser o seu Salvador mas você tinha que guardar as obras da lei que Moisés havia ordenado Então isso é considerado uma distorção do Evangelho porque o Evangelho é que Deus nos salva gratuitamente pela fé em Cristo Jesus na mesma época pareceram os libertinos ainda no período dos Apóstolos Pessoas que diziam essa é uma notícia boa demais Deus nos salva pela fé em Cristo Jesus logo não importa de que maneira eu viva.

Não importa o que eu faça eu serei salvo de qualquer maneira aproveitavam a graça de Deus como uma desculpa para viver em pecado é outra distorção do Evangelho no século II aparece uma outra versão do Evangelho chamado gnosticismo que era uma tentativa de misturar a fé cristã com as categorias do pensamento élênico da filosofia grega das religiões de mistério mais outra distorção do Evangelho exigindo que a igreja combatesse aqueles Mestres discutisse com eles e finalmente é.

Ganhasse a batalha no século 4 mas aí veio a institucionalização da igreja a igreja virou uma grande instituição virou uma grande hierarquia encabeçada por um papa infalível durante a idade média eval doutrinas estranhas Entraram na igreja como adoração a Maria mediação de Maria veneração dos Santos a doutrina do purgatório mais uma vez foi dito que a salvação é pelas obras juntamente com a fé em Jesus Cristo e depois que isso foi vencido pela.

Reforma protestante aí vem o liberalismo teológico estudiosos na Alemanha depois na Inglaterra finalmente em toda a Europa passando para os Estados Unidos chegando no Brasil dizendo que a bíblia tá cheia de erros nós vivemos na Idade da Razão que a ciência já mostrou que Deus não existe Nós não precisamos de Deus a Bíblia na verdade uma coleção de Mitos a boa notícia é simplesmente que Jesus era um profeta era um ensinador de moralidade de ética e que os seus discípulos é que inventaram todas essas histórias a respeito dele que ele morreu.

Numa cruz e coisa dessa natureza e é novamente a igreja teve que brigar pela pureza do Evangelho e Vencido o liberalismo teológico em parte porque como o movimento ele já praticamente se extinguiu a igreja agora tem que enfrentar outras versões do Evangelho o evangelho da prosperidade a teologia da libertação a igrejas que fazem o evangelho ser simplesmente a chave que dá acesso a Deus que dá.

Trabalho emprego saúde casamento prosperidade carro do ano para quem o busca se você fizer campanha entrega dízimo se você fizer sacrifício e outra vez lá vamos nós ter que brigar pelo evangelho para manter o Evangelho Puro em todas as gerações a igreja tem sido obrigada a lutar pela fé evangélica porque a distorções o tempo todo e nós vivemos numa época em que existe também muitas distorções a respeito daquilo que são as boas notícias da parte de Deus por isso.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Que é importante sempre nós voltarmos a escrituras e fazer essa pergunta O que é o evangelho estamos nele é no evangelho

    Original puro e simples Que Nós cremos é por esse motivo que nós estamos iniciando hoje uma série de mensagens na carta aos romanos E hoje nós temos diante de nós o prefácio e a saudação dessa carta que Paulo escreveu aqui no trecho que eu li para vocês o apóstolo Paulo segue o padrão que era costumeiro naquela época de quem escrevia uma carta ele se.

    Apresenta diz o nome da algumas explicações a respeito da sua pessoa identifique os destinatários a quem a carta é dirigida e faz um voto que é uma espécie de desejo é de paz e bênção para aqueles que ouvem Só que essa introdução que tem sete Versículos Ela é maior do que o normal se você comparar inclusive com outras cartas que o apóstolo Paulo escreveu que estão no Novo Testamento ela é incomum porque ela é.

    Justiça essa introdução e aqui Paulo não somente disso o seu nome mas ele apresenta as suas credenciais quem ele é em seguida ele se demora explicando o que é o evangelho para o qual ele diz que foi chamado por meio de Jesus Cristo e se dirige aos romanos os crentes da cidade de Roma dizendo para eles O que é que eles são amados de Deus e assim por diante e qual a razão para isso o motivo.

    É que Paulo estava planejando visitar a igreja que estava na cidade de Roma queria gastar um tempo com eles queria ter comunhão com eles ser edificado por eles ele vai dizer isso a partir do verso 8 mas só que Paulo não era conhecido da igreja de Roma ele não fundou a Igreja de Roma e ele não era conhecido pessoalmente não é a fama de Paulo já tinha chegado na cidade de Roma mas ele não era conhecido pessoalmente e Paulo sabia que tinha um boatos a.

    Respeito dele do tipo assim que ele é era um mercenário de que ele fazia que ele plantava igrejas e pregava o evangelho para arrecadar dinheiro em fundo próprio aquele tinha intenções equivocadas a equipe Paulo era um aposta todo judaísmo que Paulo pregava contra Moisés pregava contra o templo contra as gloriosas instituições da antiga aliança Paulo sabia de tudo isso e Paulo queria que a igreja de Roma o aceitasse como.

    Missionário porque ele tinha planos de pregar o Evangelho na Espanha e se você olhar no mapa Espanha tava lá em cima e Roma estava exatamente no caminho e era uma igreja que poderia servir de base para o projeto missionário de Paulo então ele escreve essa carta com o objetivo de se apresentar e de apresentar o evangelho que ele prega e ele faz isso explicando já antecipando aquelas objeções algumas.

    Pessoas deveriam levantar do tipo assim Paulo você tá pregando que a salvação é pela fé mas então para que que serve a lei Paulo se tá dizendo que a salvação é mediante e Jesus Cristo mas a e o antigo testamento e os sacrifícios como é que fica a nação de Israel e enfim Todas aquelas acusações e perguntas e críticas que eram feitas com relação a Paulo então a carta aos romanos é uma carta missionária em que o apóstolo Paulo expõe quem ele é o evangelho que ele.

    Prega com o objetivo de ganhar o apoio da igreja de Roma para pregar o Evangelho na Espanha é por isso que aqui nessa introdução ele já dá um resumo da carta ele diz quem ele é e o objetivo ao fazer isso é assegurar os romanos de que ele não é um mercenário ele diz quem ele é ele diz qual o evangelho que ele prega qual o conteúdo desse evangelho e de quem ele recebeu ele estabelece uma relação entre o evangelho e a antiga aliança as promessas de Deus no antigo testamento e.

    Ele se dirige aos romanos como sendo parte do propósito de Deus que é levar esse Evangelho não somente a nação de Israel mas também ao mundo todo Meu Alvo nessa noite é fazer a exposição desses versos iniciais da carta aos romanos focando naquilo que Paulo nos ensina a respeito do Evangelho ao fazermos isso nós estamos voltando a minha proposição original o que é o evangelho O que é o evangelho e eu creio que a carta aos.

    Romanos é o melhor lugar para a gente responder a essa pergunta porque Paulo escreveu exatamente para isso para

    Explicar aos romanos o que é o evangelho o evangelho que ele prega Vamos então ver em primeiro lugar que Paulo nos ensina que o Evangelho é de Deus no verso primeiro ele diz Paulo servo de Jesus Cristo chamado para ser Apóstolo separado para o evangelho de Deus o evangelho de Deus aqui Paulo além de citar o seu nome ele.

    Apresenta três credenciais e todas elas têm a ver com o fato de que o Evangelho é de Deus primeiro ele disse que é um servo de Jesus Cristo palavra servo literalmente escravo ele é um escravo de Jesus Cristo ao usar essa expressão o apóstolo Paulo está indicando a sua devoção a Jesus Cristo e a sua submissão a ele ele é um escravo de Jesus Cristo os seus leitores entenderiam isso muito bem havia 100.

    Milhões 100 milhões de escravos no Império Romano a escravidão era uma instituição reconhecida e legalizada naquela época o escravo não tinha direito a nada nem a vida ele dependia totalmente do seu senhor e vivia para obedecer ao seu senhor os romanos Nunca nenhum Romano se chamaria de escravo porque eles eram muito altivos eles eram os dominadores do mundo de Então mas Paulo não tem receio de se apresentar.

    Aqueles crentes de Roma como sendo um escravo um escravo de Jesus Cristo e ao fazer isso ele coloca Jesus Cristo como senhor como alguém de quem você pode ser um servo um escravo e dedicar a feição obediência e submissão absoluta ele se apresenta dessa forma em primeiro lugar como escravo de Jesus Cristo segunda qualificação que Paulo traz aqui para os seus leitores é que ele foi chamado para ser Apóstolo e é de.

    Propósito que ele diz isso não foi ele que se constituiu uma Apóstolo Mas ele foi chamado por Deus para ser um Apóstolo a palavra Apóstolo significa alguém que é enviado e indicava naquela época uma espécie de delegação uma pessoa que recebia autoridade de outra para representá-lo nos negócios esse termo Apóstolo ele era usado na época do apóstolo Paulo tinha sido usado um pouco antes do apóstolo Paulo no mundo romano e grego para.

    Designar os comandantes views que eram enviados de um determinado Porto levando uma carga para ser entregue em outro Porto então o nome primeiro do navio era Apóstolo Depois virou do comandante do navio e finalmente virou uma espécie de preposto alguém que vai com autoridade de outro representá-lo em algum negócio Cristo instituiu Apóstolos pessoas que ele chamou e a quem deu a representação de.

    Si mesmo deu poder especiais Missão Especial de uma tarefa específica e Paulo diz que ele é um desses Apóstolos é um dessas é uma dessas pessoas especiais que Deus levantou para serem representantes de Cristo e levar Avante os negócios de Cristo aqui nesse mundo só que Paulo diz que não foi ele que se colocou Mas ele foi chamado por Deus a origem do seu apostolado é na vontade de Deus e ele sem dúvida Está se referindo.

    Ao que aconteceu naquele dia que ele foi para a cidade de Damasco como fariseu como judeu perseguidor do Evangelho com o objetivo de encontrar cristãos trazer os presos para Jerusalém para serem julgados e quem sabe até mortes e no caminho de Damasco nessa missão que ele tinha recebido da alta liderança dos juDeus Cristo aparece a Paulo no caminho Cristo ressurreto aparece no seu corpo glorioso diante de Paulo e ali ele não.

    Somente traz aquele fariseu arrogante aos seus pés mas também lhe dá uma missão e diz eu te levantei para serdes a minha voz e o meu representante em todas as nações do mundo naquele dia Paulo foi convertido a Cristo e ali ele recebeu o chamado ele foi constituído Apóstolo chamado por Deus para pregar o evangelho para lançar as bases da igreja e por fim ele diz que foi separado para o evangelho de Deus aqui a gente entende.

    Ele quer dizer que naquela ocasião ele foi separado para pregar o evangelho de Deus Deus o separou ali para pregar o evangelho de Deus é um jogo de palavras aqui na língua grega que não aparece no português é que a palavra separado em grego ela tem a mesma raiz da palavra fariseu tem a mesma é a mesma são as mesmas consoantes as mesmas condições é a mesma raiz o nome fariseu apareceu.

    Acerca de 300 anos 250 anos antes de Cristo durante a guerra dos macabeus que foi uma revolução que os juDeus fizeram porque não aceitavam a influência de potências estrangeiras dentro da sua religião e da sua cultura Quem liderou esse levante foi um sacerdote chamado macabeus ele toda a sua família desse movimento de reação é contra influência estrangeira em Israel surgiu o grupo dos racidimos ou separados em grego fariseus os fariseus então.

    Nasceram como sendo uma seita uma seita não um grupo religioso dentro de Israel que queriam se separar da influência estrangeira eles queriam manter puros a tradição de Israel a religião que Moisés havia entregado e aí que surge o termo fariseu o fariseu era alguém separado ele não se misturava com as práticas pagãs não se misturava com idolatria não queria saber da cultura helênica e aqui Paulo faz um jogo de palavras Porque Paulo tinha sido um fariseu e dos melhores treinado aos pés de gamaliel.

    Mas agora Paulo é um fariseu mas um fariseu de Jesus né Ele disse que ele me separou é o mesmo é a mesma palavra para o evangelho de Deus ele foi separado ele que tinha sido antes separado separatista vamos dizer assim defensor da lei de Moisés mas agora Deus que lhe apareceu e o chamou para ser Apóstolo diz agora você continua sendo separado só que para pregar o evangelho de Deus o.

    Evangelho que eu te dou as boas novas que procedem de mim servo chamado e separado separado para pregar o evangelho de Deus final do verso 1 o evangelho de Deus ou seja aquelas boas notícias que procedem de Deus o motivo desta apresentação que Paulo faz eu já disse não é ele quer dizer que todas estas coisas têm origem em Deus ah foi.

    Deus quem o fez um servo de Jesus Cristo foi Deus quem o chamou no caminho de Damasco para ser um Apóstolo e foi Deus quem nos separou para pregar o Evangelho com isso ele tá dizendo esses boatos que correm a meu respeito de que eu sou um mercenário e que eu me fiz Apóstolo de que eu me coloquei nessa posição isso não procede vocês conhecem a minha história eu fui um fariseu eu fui um perseguidor ou era um servo das tradições do meu povo Mas Deus me.

    Transformou completamente e ele me estabeleceu como pregador desse evangelho Paulo quer então assegurar os romanos a quem ele escreve de que de fato ele um servo de Jesus separado para pregar o evangelho e que esse Evangelho não é uma invenção dele mas o é o evangelho de Deus o mesmo Deus que o chamou o mesmo deu Deus que o constituiu é o mesmo Deus que lhe deu o evangelho as boas notícias.

    E o objetivo de Paulo é apresentar esse evangelho na carta que ele está escrevendo aqui é isso que é a carta aos romanos então a primeira coisa que a gente aprende é que o Evangelho não tem origem humana ele é a mensagem de Deus do Deus que chamou pessoas constituiu pessoas com objetivo de através delas nos dar essa mensagem das Boas Novas segunda coisa que Paulo diz é que a respeito do Evangelho primeiro que o evangelho de Deus segundo que o Evangelho é uma promessa antiga de Deus.

    Tá indo verso 2 e no verso 3 evangelho verso 2 o qual foi por Deus outrora prometido por intermédio dos seus profetas nas sagradas escrituras com respeito ao seu filho no verso 2 o apóstolo Paulo está dizendo que esse evangelho ele consiste na verdade numa promessa que Deus havia feito veja o verso 2 evangelho que foi por Deus outrora.

    Prometido Deus havia prometido alguma coisa e que coisa foi essa que Deus prometeu lendo as antigas escrituras escritura do Antigo Testamento começando no livro de Gênesis nós vemos como Deus veio fazendo promessas lá no Jardim no dia da queda ele fez a promessa pela primeira vez da descendência da mulher virar alguém que esmagará a cabeça da serpente depois.

    Essa promessa se repete quando ele chama um homem chamado Abraão e diz na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra e depois quando ele dá a lei a nação de Israel Os descendentes de Abraão ele coloca dentro da Lei as leis referentes ao sacrifícios de animais e diz quando Israelita pecar ele deve oferecer um animal e o sangue deve ser derramado e eu verei aquele sangue e.

    Eu perdoarei era uma promessa que era baseado no sangue de alguém os profetas vieram e começaram a anunciar as boas notícias que um dia Deus haveria de perdoar completamente o pecado do seu povo Isaías fala disso Isaías 53 que foi inclusive cantado aqui na liturgia nós vemos de como Isaías descreve alguém que é chamado o servo do Senhor que na cruz que em agonia em morte ele tá pagando sofrendo pelos pecados do povo de Deus e.

    Pelo Sofrimentos dele Deus então perdoa completamente o seu povo profeta Ezequiel fala de uma nova aliança Deus prometeu fazer uma nova aliança e que perdoaria completamente o pecado do seu povo e que daria o espírito santo profeta Joel prometeu que Deus haveria de derramar o seu espírito sobre toda a carne os profetas todos falaram a respeito dessa Promessa de que Deus haveria de mandar um Salvador ao mundo então o evangelho que Paulo prega não é uma coisa que ele inventou ele não inventou nada ele está.

    Simplesmente anunciando que aquilo que foi prometido Deus cumpriu em Cristo que Jesus Cristo é o comprimento de todas essas antigas promessas e que portanto a boa notícia de que Cristo é o salvador está em perfeita Harmonia com a antiga aliança está em perfeito Harmonia com os profetas como Moisés não é nenhuma novidade mas é simplesmente Deus agindo dando sequência aquilo que ele havia prometido no antigo testamento você tem a promessa no novo você tem o.

    Comprimento é isso que é o evangelho segunda coisa né Que Nós aprendemos que uma promessa antiga de Deus que Ele cumpre no seu filho de Jesus Cristo verso 2 mais uma vez evangelho que foi por Deus outrora prometido por intermédio dos seus profetas não sagradas escrituras Paulo vê o antigo testamento como sendo o registro Santo promessa por isso que é um erro muito grande para nós desprezarmos o antigo testamento eu sei que nós gostamos muito.

    Do dos Evangelhos especialmente do Evangelho de João quer nos falar de amor de coisas bonitas né lemos a história de Jesus nos Evangelhos as cartas de Paulo sublimidade e Efésios E por aí vai né majestade de Apocalipse e tudo mais a gente não quer saber muito antigo testamento e quando gosta é só dos salmos e deles mas as sagradas escrituras elas são o registro dessa promessa elas foram dadas por inspiração Divina elas nos mostram.

    Como Deus desde o começo desde o início lá no Jardim ele vem dizendo eu vou mandar um Salvador para vocês nós não podemos entender um novo sem termos o velho mas para entendermos o velho nós também precisamos do novo Os dois estão juntos a Bíblia e ela toda o evangelho não é uma novidade inventada por homens mas é a continuação da história da Redenção Deus cumprindo Deus agindo e.

    Mais uma etapa no seu no seu propósito de salvar a humanidade terceira coisa que Paulo nos diz a respeito do Evangelho é que o evangelho gira em torno de uma pessoa veja o que diz o verso o verso 3 no verso 2 eu vou começar no verso 1 versão Ele disse que ele foi separado por o evangelho evangélico foi prometido por Deus nas sagradas escrituras verso 3 com respeito a seu filho o qual segundo a carne veio da descendência de Davi e foi.

    Designado filho de Deus com poder segundo espírito de santidade pela ressurreição dos mortos a saber Jesus Cristo nosso Senhor o Evangelho é a boa notícia a respeito de uma pessoa a respeito de uma pessoa o evangelho não é sobre prosperidade material o evangelho não é sobre receber a benção O Evangelho não é sobre moralidade o evangelho não é sobre ética o Evangelho é uma pessoa a respeito do seu filho Jesus é o centro.

    Do evangelho e portanto ele é o centro da pregação da igreja de tudo aquilo que nós somos e fazemos com respeito a seu filho a promessa de Deus era com respeito a ele que ele haveria de mandar alguém para ser o salvador Paulo aqui fala de Jesus em termos da sua humanidade e da sua divindade ele diz aqui no verso 3 que o filho de Deus o Evangelho é a respeito do filho de Deus aquele que haveria de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M31Ol7RJYqk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem