01 - Eleição e Predestinação (Ef 1.1-6)

01 - Eleição e Predestinação (Ef 1.1-6) Queridos Vamos abrir vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios nós estamos começando hoje uma série de mensagens na carta aos Efésios nosso objetivo é todas as noites de domingo fazer a exposição da carta até o seu final pela manhã nós estamos expondo a carta desculpem o livro de Josué e a noite a carta aos Efésios Capítulo primeiro versos de.

01 - Eleição e Predestinação (Ef 1.1-6)

Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus aos santos que vivem Éfeso e fiéis em Cristo Jesus graça vós outros e paz da parte de Deus nosso pai do Senhor Jesus Cristo bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis.

Perante ele e em amor nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua vontade para louvor da Glória da sua graça até aqui a leitura da palavra de Deus meus irmãos Essa é uma das cartas mais importantes escritas pelo Apóstolo Paulo é uma das cartas das chamadas cartas da prisão Paulo a escreveu durante a sua primeira prisão.

Em Roma ele esteve preso duas vezes e essa carta foi escrita durante a sua primeira prisão Note que ele se refere na carta a si mesmo como sendo o Prisioneiro de Cristo capítulo 3 verso 1 por esta causa eu Paulo Sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios e também no capítulo 4 verso primeiro roubo-vos pois eu o Prisioneiro no Senhor que andeis de modo Digno da.

Vocação a que foste chamados e no capítulo 3 verso 13 ele diz eu peço que vocês não desfaleçam nas minhas tribulações por voz certamente uma a prisão ele havia sido mandado por lá por causa do Evangelho acusado pelos juDeus de pregar um outro rei que não fosse César e ele apela para ser julgado no tribunal de César e o relato da sua viagem a Roma e todas e.

Toda aquela aventura que foi o naufrágio que ele passou tudo isso está narrado no livro de Atos vocês podem depois ler o livro de Atos como complemento como pano de fundo para o que nós encontramos aqui nessa carta aparentemente lá na prisão Paulo tomou conhecimento de que os crentes da cidade de Éfeso da igreja que ele havia fundado está lá no livro de Atos a fundação da igreja esses crentes estavam angustiados.

E preocupados porque ouviram falar que ele estava preso e de alguma forma a notícia da angústia deles da preocupação deles chegou até o apóstolo Paulo era o fundador da igreja ainda se sentia responsável por aqueles irmãos e resolve escrever essa carta com o objetivo de explicar para eles que a prisão que ele estava sofrendo agora na verdade contribuía para os planos de.

Deus e o alvo de Paulo é descrever na carta a Igreja de Deus como tendo sido Concebida por Deus desde a eternidade implantada no tempo no espaço na história através do Evangelho com a vinda de Cristo e expandida e fundamentada através dos Apóstolos razão pela qual Paulo está preso por pregar o Evangelho aos gentios Então esse é o alvo da carta explicar.

Que a prisão dele faz parte de um plano que tem origem lá na eternidade nós podemos dizer então que o tema da carta É exatamente esse que a Igreja de Cristo é o clímax do plano Salvador de Deus é o centro daquele projeto que Deus iniciou Na Eternidade a divisão da carta é simples ela tem duas grandes partes a primeira parte é uma parte mais teológica doutrinária em que Paulo faz uma exposição de como Deus Pai e Filho e Espírito Santo lá na.

Eternidade concebeu a igreja e a segunda parte o apóstolo Paulo enumera os deveres daqueles que fazem parte da igreja uma parte teórica e uma parte prática capítulos de 1 a 2 tem a parte teórica Na verdade eu diria até o capítulo 3123 Tem a parte teórica de quatro a seis Tem a parte prática só para vocês terem uma ideia de como Paulo desenvolve aqui esse tema ele começa falando das bênçãos de Deus a sua igreja.

No plano da salvação Capítulo 1 de 1 a 14 e em seguida ora pelos Efésios Capítulo 1 de 15 a 23 depois ele diz que somente pela graça é que essas bençãos nos chegam Capítulo 2 de 1 a 10 e que Deus na Igreja aproxima juDeus e gentios que não são dois povos mas um povo só mediante Jesus Cristo capítulo 2 de 11 a 22 e aí então ele disse que foi convocado por Deus para anunciar esse.

Mistério que é a igreja composta de juDeus e gentios Capítulo 3 de 1 a 13 é por isso que ele tá preso e aí ele ora uma segunda vez pelos Efésios Capítulo 3 de 14 a 21 em seguida ele começa a exortar a igreja ele começa fazendo um apelo para unidade já que a Igreja era muito diversa a Igreja de Éfeso era composta de juDeus e de gentios ele faz uma um apelo para que a igreja viva unida e diz que os dons espirituais foram dados para promover essa unidade o.

    Crescimento da igreja Capítulo 4 de 1 a 16 em seguida ele faz uma exortação para

    Que eles vivam uma vida Santa nesse mundo capítulo 4 verso 17 A Capítulo 5 verso 21 e aí entra a questão do comportamento individual a relação com outras pessoas problemas relacionados com o embriaguez dinheiro sexualidade tudo isso está incluso nessa seção grande onde há essa esse direcionamento.

    Sobre viver uma vida Santa Capítulo 5 22 a 6 verso 9 ele fala dos deveres dos cristãos em família e sociedade e termina com um alerta contra Satanás aquele famoso episódio que ele fala de tomarmos armadura de Deus porque a nossa luta de fato não é contra a carne e o sangue mas contra Satanás e seus Anjos Capítulo 6 de 10 a 20 a carta encerra com recomendações finais verso 21 a verso 24 Então essa linha Gerais em.

    Linhas bem Gerais o esboço da carta vocês veem que nós temos muito material pela frente bom para ser tratado meu objetivo é que cada vez que nós nos aproximamos de algum material alguma passagem que nos ajuda a entender algum ponto atual de polêmica de discussão de questão prática nós gastamos algum tempo por isso a carta é muito rica e ela vai trazer tenho certeza benção para nós entendimento e instrução.

    Esse é o nosso objetivo hoje então nós vamos começar com a descrição que o apóstolo Paulo faz do papel de Deus pai na história da salvação quando ele concebe a igreja Esse é o texto que nós temos aqui diante de nós voltando Efésios Capítulo 1 de um em diante essa passagem que eu li do verso primeiro até o verso 6 ela é parte de uma passagem maior que vai até o verso 14 e.

    Essa parte aí de três a 14 é uma no Grego é quase que uma frase só uma sentença Só Você nota que os nossos tradutores pelo menos na versão Almeida que eu uso aqui Eles foram cuidadosos em notar isso porque eles não colocaram nenhum ponto o máximo que você tem um ponto de vírgula e a ideia é que Paulo começou a falar a falar a respeito do plano de Deus se empolgou e saiu falando.

    Sem parar e quando Ele cansou Ele termina no verso 14 ponto então é uma longa sentença onde Paulo expõe a participação de Deus ou a elaboração da igreja Na Eternidade quando nós examinamos com calma essa grande sentença longa sentença nós verificamos que ela foi cuidadosamente construída em torno das três pessoas da Trindade tem três partes aqui a primeira é a que eu li para vocês enfoca a pessoa do pai.

    E termina com a expressão para louvor da sua glória veja aí no verso 6 para louvor da Glória de sua graça a segunda parte em foca a pessoa de Deus Filhos Jesus Cristo que começa na metade do verso 6 e vai até o verso 12 terminando com a expressão no verso 12 para o louvor da sua glória e a terceira parte enfoca a pessoa do Espírito Santo começando no verso 13 terminando no verso 14 com a mesma expressão em louvor.

    Da sua glória então é uma frase longa dividida em três partes cada uma delas fala do que uma das pessoas da Trindade fez com relação à igreja E hoje nós vamos ver a obra do pai se Deus quiser no próximo domingo veremos a obra do filho e assim sucessivamente mas o que Paulo nos diz a respeito da pessoa de Deus pai na elaboração do projeto da igreja eu começo dizendo.

    Que embora a palavra Trindade não esteja na Bíblia e essa é uma acusação que geralmente se faz contra nós que a palavra Trindade não está na Bíblia o conceito de Trindade é muito claro como por exemplo numa passagem como essa onde Paulo fala de Deus pai Deus filho e Deus Espírito Santo e vocês vão encontrar a semelhança dessa passagem muitas outras no Novo Testamento onde as três pessoas são tratadas e referidas como sendo Deus e como participando.

    Igualmente na história da Redenção o próprio Jesus quando mandou que seus

    Discípulos fossem batizados disse que o fosse em nome do pai do filho e do Espírito Santo a palavra Trindade não tá na Bíblia é a palavra Trindade ela surge no século terceiro e quarto quando os cristãos sistematizaram aquilo que está claramente exposto na Bíblia Trindade é o nome que eles usaram para se referir ao Deus que se revela na Bíblia como sendo pai filho espírito.

    Santo não são três de Deus não são três Deuses não é um Deus de três cabeças não são três manifestações diferentes de Deus mas são três pessoas distintas todas elas Deus formando não um mais um mais um igual a três mais um único Deus Esse é um dos mistérios que nós declaramos e confessamos e recebemos em fé que a Bíblia nos informa isso que só tem um Deus só há um Deus não há três.

    Deuses apenas um Deus mas na Essência da divindade habitam ou existem três pessoas pai e filho espírito santo iguais em Glória Honra Majestade poder mas que exercem papéis diferentes No que diz respeito à redenção e essa sentença que ela explica esse papel de cada uma das pessoas da Trindade nós vamos começar com que Deus Pai conforme Paulo nos nos diz aqui eu vou pular os versos 1 e.

    2 que são o início da carta saudação Paulo Simão meia como Apóstolo de Jesus Cristo identifica os destinatários que são os santos que vivem Éfeso e pronunciam uma benção sobre ele ou um voto de graça e paz é assim que ele sempre começa as suas cartas começando então do verso 3 a participação do pai no glorioso plano da salvação edital natureza essa participação que nós temos que bem dizê-lo é assim que.

    Ele começa verso 3 bendito seja o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo ele começa bem dizendo a Deus pelo que Deus fez e aí ele enumera o que é que Deus fez e pelo que nós devemos bem dizer a Deus e tudo que Paulo menciona que Deus pai fez está no passado na língua grega o Deus que nos veja só no verso 3 bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado o tempo.

    Verbal grego aqui é uma ação que se encontra no passado embora tem efeitos no presente ele é o Deus e pai verso 4 que nos escolheu também está no passado ele é o Deus e pai que nos predestinou está no verso 5 também está no passado e ele é o Deus e pai que nos concedeu graça está no verso 6 para o louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu quando Paulo descreve o que Deus pai fez.

    Todos os verbos estão no passado indicando que já foi feito já foi feito e quando é que foi feito na eternidade antes de haver muito antes de haver humanidade Deus Pai elaborou decretou escolheu predestinou determinou que as coisas fossem assim está tudo no passado Deus não está mais planejando a igreja Deus não está mais escolhendo quem vai ser salvo predestinando quem vai ser tudo isso já foi feito tudo está no.

    Passado aqui diz o apóstolo Paulo e o que é que Deus pai fez vamos um por um primeiro ele me forma rica e variada bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou nos Tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo Jesus toda sorte de benção espiritual todo tipo com uma variedade enorme de.

    Bençãos espirituais é claro que Paulo aqui poderia ter mencionado também as bençãos materiais porque elas também vem de Deus mas as espirituais têm precedência porque as bençãos materiais Como saúde e riqueza prosperidade bens Elas têm a ver com esse mundo que passa as bençãos espirituais tem a ver com eternidade com o mundo vindouro com a nova era que se aproxima em Cristo Jesus com a nova humanidade que Deus está.

    Criando por isso Paulo menciona benção espiritual e diz que elas estão ou são nos lugares Celestiais é uma expressão que só aparece nas cartas de Paulo e Paulo Está se referindo Sem dúvida ao mundo Celestial invisível onde o pai habita tendo Cristo ao seu lado onde se movem os anjos esse mundo espiritual tão real quanto o mundo quanto o mundo concreto que nós levamos mas que é invisível aos nossos olhos que.

    Interpenetra a nossa realidade se relaciona conosco está o nosso redor Essas são as regiões celestiais área de ação do pai do filho do Espírito Santo dos Anjos e ele diz que todas estas bençãos final do verso 3 foram dadas em Cristo vocês vão notar que em cada quase em cada Versículo Paulo está dizendo Deus fez isso em Cristo Ele nos concedeu isso em Cristo ele fez isso em Cristo em Cristo.

    Em Cristo Esse é o critério ou meio pelo qual Deus nos abençoou na pessoa de Cristo na pessoa de Cristo Jesus é através de Cristo que Deus nos alcança com seu favor e de sua graça E é através de Cristo que nós vamos a Ele sem Cristo não haveria essa interação de Deus para conosco mas isso vai ficar muito Claro na carta à medida que nós prosseguimos então razão pela qual Deus é bendito pelo Apóstolo Paulo bendito Deus e pai do nosso senhor Jesus Cristo é porque ele nos abençoou com toda sorte de.

    Benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo Jesus Somos um povo abençoado espiritualmente um povo Cheio da graça e da misericórdia de Deus e ele não era duas destas bençãos porque delas procedem todas as outras A primeira é a escolha de Deus no verso 4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e irrepreensíveis perante ele.

    Eu tenho certeza que para muita gente essa lista de Paulo tá equivocada quando a gente fala que Deus elegeu que Deus escolheu antes da fundação do mundo a primeira reação é Poxa mas isso aí não tá escrito que Deus não faz acepção de pessoas quando você escolhe uma pessoa você escolhe uma e deixa de escolher outra se para com Deus não tem acepção de pessoas como é que nós podemos falar a respeito de escolha da parte de Deus todavia é a primeira bênção que está na lista de Paulo no topo da lista tá essa.

    Daqui ele nos escolheu Paulo tem consciência de que ele faz parte do povo escolhido de Deus e quando ele usa o plural nos escolheu ele tem certeza que os cristãos de Éfeso a quem ele escreve também fazem parte desse povo escolhido eu não sei o que é que você pensa a respeito da Escolha ou da eleição Mas uma coisa eu sei para o apóstolo Paulo era motivo de gratidão era motivo de bem dizer aDeus não era motivo de ficar.

    Chateado ou preocupado mas eu não motivo de louvor e adoração a Deus bendito seja Deus porque nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis alguma coisa O que que Paulo diz a respeito dessa escolha primeiro que ela foi feita antes da fundação do mundo o mundo não tinha sido fundado criado a terra não tinha sido povoada a raça.

    Humana ainda não existia e Deus já fez a escolha ou seja ela não foi baseada no seu comportamento essa escolha não foi baseada no seu mérito na sua moralidade ou na sua fé porque quando Deus fez a escolha o mundo nem existia ainda nem existia Então essa escolha não é com base na criatura ou qualquer coisa que a janela segundo ele nos diz aqui que essa.

    Escolha foi em Cristo assim como nos escolheu nele a escolha foi em Cristo Jesus não nos é dado o critério pelo qual Deus escolheu a e não escolheu B Deus tem um critério mas esse critério está oculto não nos é revelado na escritura Com certeza não é o seu mérito não são as suas obras e com certeza não é a presciência de Deus que Deus viu quem é que ia fazer o quê Porque nenhum mundo havia.

    O critério de Deus foi Cristo nos escolheu em Cristo na pessoa de Cristo Cristo é o centro e a chave para entendermos esse mistério o propósito de Deus era dar ao seu filho e através do seu filho um povo que fosse seu daí a igreja daí o tema da carta será a igreja porque veja o que ele disse em seguida nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis perante Essa é a razão da Escolha Essa é.

    A razão pela qual Na Eternidade Deus escolhe Deus determina a criação surgimento de um povo em Cristo Jesus antes que o mundo existisse para que fosse um povo que estivesse diante dele nas palavras de Paulo de maneira santa e irrepreensível A Escolha de Deus não foi para que você vivesse de qualquer forma mas Deus nos escolheu Para vivermos de maneira santa e.

    Repreensível aqui nesse mundo quando fala irrepreensível não pensemos em perfeição Porque todo o restante da Bíblia vai nos dizer que os escolhidos também pecam e há exemplos Claros de escolhidos que pecaram e pecam mas quando fala de repreensível é que o alvo de Deus é que esse povo não seja conhecido por ser um povo mentiroso fofoqueiro desonesto e moral desobediente Avarento perverso impuro.

    Pervertido não mas o povo diante de Deus que ama a Deus e quer fazer a vontade de Deus foi para isso que Deus escolheu Esse é o alvo da Escolha de Deus as implicações disso são muito graves e sérias há pessoas que acham que são eleitas que fazem parte desse povo eleito Mas a vida delas não mostra nenhuma eleição Como é que você sabe que você faz parte desse povo escolhido.

    Se Deus escolheu esse povo para ser santo e repreensível você não pode viver uma vida de imoralidade de fornicação de mentira de prostituição de impureza de adultério de desonestidade E ainda ter o desplande de dizer que você foi escolhido por Deus para fazer parte do povo dele porque Deus nos Escolheu com um propósito e quando ele chama os seus escolhidos ele opera no coração desses.

    Escolhidos a transformação que nós chamamos de Novo Nascimento e em seguida de santificação porque foi para isso que ele escolheu esse povo então onde não há santidade também não houve escolha também não teve escolha não é que é a minha santidade que vai fazer com que eu mereça a escolha Mas ela é um reflexo da Escolha Graciosa de Deus antes da fundação do mundo bendito seja o Deus e pai que nos escolheu antes da fundação do mundo para.

    Sermos Santos e repreensíveis a segunda benção na lista de Paulo também não está na lista de muita gente é a predestinação e se eleição já é complicado predestinação deixa muita gente e orelha em pé né E cabelo arrepiado bom mas está na lista aqui é o verso final do verso 4 e em amor nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua vontade.

    Qual a diferença entre predestinação e escolha verso 4 Deus nos escolheu verso 5 Deus nos predestinou escolha a eleição é o ato em que Deus separa de entre a humanidade aquele que eles aqueles que ele quis aqueles que ele quis é um ato soberano por critérios para nós desconhecidos não estão revelados mas que fazem parte da sabedoria e da soberania de Deus em que eles separa escolhe antes da fundação do mundo um.

    Grupo de pessoas um número de pessoas para serem Santos e repreensíveis perante eles predestinar é o destino que Deus deu já na eternidade a essas pessoas escolha é a separação predestinação é o encaminhamento dos Escolhidos O que é que eles são para que que eles foram escolhidos e a resposta de Paulo tá aí no verso 5 em duas palavrinhas nos predestinou para ele só nos predestinou para ele porque para que que Deus nos predestinou resposta para.

    Ele para sermos dele para sermos sua propriedade para estarmos com ele eternamente para gozarmos da sua companhia aí ele expande isso no verso 5 ainda para adoção de filhos Deus nos predestinou para ele mas como é que isso é possível é possível Deus nos adotando como seus filhos nos recebendo como parte da sua família fomos escolhidos e predestinados para sermos da família de Deus para sermos.

    Filhos de Deus para ele pertencemos a ele sermos protegidos amados e queridos por ele a predestinação é para isso aqui tem muitas implicações né Tipo o fato de você ser um ser humano não quer dizer que você é filho de Deus porque filho de Deus é aquele que foi escolhido E predestinado para isso você pode ser você é é um ser humano mais não é o nascimento natural que ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TKbisaDfWLw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem