35. O testemunho do Espírito Santo (Rm 8.12-17)

35. O testemunho do Espírito Santo (Rm 8.12-17) Queridos irmãos e irmãs queremos saudar a todos em nome do Senhor Jesus recebemos com muita alegria nessa noite em que nós juntos celebramos os louvores do nosso Deus Cantamos A ele e ouvimos a sua voz através da escritura sagrada nós estaremos nessa noite dando continuidade a nossa série de mensagens na carta de Paulo aos romanos e nós estamos no Capítulo 8 hoje à noite versos de 12 a 17 quero convidá-los aqui.

35. O testemunho do Espírito Santo (Rm 8.12-17)

Abençoa as bíblias ou nos seus aplicativos Romanos Capítulo 8 de 12 a 17 também a nossa Saudação Para aqueles que nos acompanham pela internet são muitos e no Brasil e no exterior também que participem com alegria do culto que nós prestamos ao nosso Deus possamos Romanos 8 de 12 a 17.

Assim pois irmãos somos devedores não a carne como se constrangidos a viver segundo a carne porque se viver de segundo a carne e caminhais para a morte mas pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo certamente vivereis Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus porque não recebestes o espírito de escravidão para viver diz outra vez atemorizados mas recebestes o espírito de adoção baseados.

No qual clamamos Aba Pai o próprio espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus ora se somos filhos somos também herdeiros herdeiros de Deus e Cordeiros com Cristo se com ele sofremos também com ele seremos glorificados vamos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo na compreensão da palavra de Deus nesse instante senhor nós estamos diante da tua palavra inspirada autoritativa infalível e nós.

Pedimos que o Senhor nos dê compreensão da mesma toma-nos pela mão e nos fazes e nos fazem caminhar por ela leva-nos ao sentido pretendido pelo teu servo Apóstolo Paulo que aquele mesmo sentido que o senhor pretendeu e de que uma vez entendido Senhor ele seja aplicado a nossa vida transformando a nossa conduta as nossas decisões Tu conheces o coração de cada pessoa que está aqui nessa noite e.

Pedimos que a tua palavra seja usada por ti para suprir as necessidades de cada um é o que nós Te pedimos agradecidos em nome de Jesus amém amém Romanos Capítulo 8 de 12 a 17 hoje à noite nós continuaremos o tema do domingo passado que foi sobre a certeza da nossa salvação e do nosso relacionamento com Deus esse é o propósito do apóstolo Paulo aqui no Capítulo 8 conforme nós nós já vimos ele.

Começou esse capítulo fazendo aquela declaração fundamental do verso primeiro agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus Paulo se refere a condenação da lei sobre o pecador essa condenação é imposta por Deus através dos seus mandamentos porque todos nós quebramos a lei de Deus porque todos nós somos transgressores da Lei todos nós estamos debaixo de Condenação.

Essa condenação foi explicada pelo Apóstolo Paulo no Capítulo 7 da carta aos romanos onde ele descreve o homem religioso que conhece a lei de Deus tenta agradar a Deus pelo seu próprio esforço mas se vê impossibilitado se vê Prisioneiro da lei do pecado e da Morte grita desesperado quem me livrará do corpo dessa morte diante disso o apóstolo Paulo apresenta a obra de Jesus no verso 25 do Capítulo 7 dizendo graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor e aí no Capítulo 8 verso.

Primeiro ele começa dizendo agora pois por causa de Jesus Cristo nosso senhor já nenhuma condenação existe para aqueles que estão em Cristo Jesus Esse é o evangelho e essa é a melhor boa notícia que um pecador pode saber e ter que Deus não tem contra ele qualquer condenação e é a afirmação que Paulo faz é a declaração que ele faz para os seus leitores na igreja de Roma aqueles que eram crentes no Senhor Jesus agora.

Pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus o restante do capítulo 8 é o trabalho de Paulo expandindo essa ideia sob a forma da obra do Espírito Santo ele vai mostrar no Capítulo 8 como o espírito de Deus faz com que essa condenação não somente ela não exista mais no relacionamento com Deus mas como eu na prática experimento essa segurança essa paz e essa certeza de alguém que não é mais condenado de alguém que caminhou livre.

Que foi justificado deixou a prisão deixou o corredor da Morte e caminha livre agora qual é a certeza que nós podemos ter disso como é que eu sei que eu sou um desses para quem não existe mais condenação Já que é evidentemente isso aqui Paulo não está aplicando a raça humana toda ele não está dizendo agora já nenhuma condenação há para todos seres humanos não não ele está dizendo já não há condenação para os que.

Estão em Cristo Jesus ou seja os que estão em Cristo Jesus estão isentos da condenação que Deus passará para o restante da humanidade por conta dos seus pecados como é que eu sei que eu faço parte desse grupo para o qual não há mais condenação Paulo então responde essa questão a luz da obra do espírito santo nos versos dois a quatro conforme já vimos ele fala como Espírito de Deus aplica a obra que Cristo fez na cruz do Calvário aquele que tem fé em Jesus.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Cristo de forma verso 4 que o preceito da Lei aquilo que a lei Exige se cumpre

    Em nós se cumprir nós todas as exigências de Deus o propósito de Deus a finalidade de Deus se cumpre em mim que estou em Cristo Jesus mediante a obra do Espírito Santo em seguida diz que o espírito santo nos inclina a pensar nas coisas de Deus é isso que ele faz enquanto que aqueles que estão na carne que estão condenados eles cogitam.

    Nas coisas da Carne esses que foram justificados para os quais não há mais condenação em que o Espírito Santo aplicou a obra de Jesus Cristo esses pensam nas coisas de Deus mediante o espírito santo depois Paulo fala no verso 9 a 11 que Deus nos deu o seu espírito que habita em nós e que esse espírito transmite vida não somente aqui no presente que significa relacionamento com Deus mas a vida eterna que nos aguarda no novo cego na nova terra onde habitam a justiça e agora nós nos.

    Versículos que eu li de 12 a 17 Paulo continua o mesmo raciocínio Ele está querendo assegurar aquelas pessoas e que estão em Cristo Jesus e que não há mais condenação para elas e ele apresenta todas essas evidências todo esse trabalho do Espírito Santo e aqui ele Foca no verso 12 a 17 em mais uma ação do Espírito Santo na vida do Cristão que a libertação do Poder da Carne como é que eu sei que não há mais nenhuma condenação na minha vida é que hoje aqui agora pelo poder do Espírito.

    Santo eu não estou mais debaixo do Poder da Carne eu não vivo mais na prática do pecado eu sou liberto pelo poder do Espírito Santo de viver uma vida carnal E pecaminosa é assim que eu sei que eu estou em Cristo Jesus e que não há mais condenação para mim Vamos então ver de que maneira Paulo desenvolve isso ele vai fazer essa declaração no verso 12 e depois ele vai apresentar quatro argumentos para poder embasar o que ela está dizendo E ao final Eu quero reunir alguns pontos de doutrina trazer para os.

    Irmãos e fazer uma aplicação meu objetivo nessa noite é fazer você questionar o seu estado diante de Deus eu quero que hoje à noite quando você for confrontado pela palavra de Deus que você examine sua vida porque a coisa mais importante do mundo está em jogo nessa noite que é o verdadeiro estado do seu coração diante de Deus tudo mais em palidece e retrocede para o plano de fundo diante da importância dessa verdade o meu relacionamento com Deus estou.

    Entre aqueles para quem não há mais condenação Aqui nós temos a resposta e queira Deus aplicá-la no seu coração nessa noite vamos começar então com essa declaração extraordinária de Paulo no verso 12 quando ele diz assim pois irmãos somos devedores não a carne como se constrangidos a viver segundo a carne que declaração irmãos Nós não somos nós somos devedores mas não a carne se devedor a carne significa que eu.

    Tenho alguma obrigação com a carne carne bem entendida como sendo a nossa natureza pecaminosa já falamos sobre isso em outras mensagens anteriores Nós não somos devedores a carne ou seja eu não tenho obrigação de fazer a vontade da Carne se você está devendo alguém você está Obrigado aquela pessoa então se eu não sou mais devedor a carne eu não estou obrigando a fazer a vontade dela é como se Paulo dissesse você não tem que fazer o que a sua natureza.

    Pecaminosa quer que você faça você não é obrigado a viver pecando o homem de Romanos 7 sim o homem de romano 7 ele sabe o bem e não faz sabe o que é errado e faz o errado conhece a lei de Deus mas tá preso na lei do pecado e da Morte mas nós não somos mais devedores da carne não temos nenhuma dívida com ela portanto nós não temos obrigação de fazer a vontade dela isso é o resultado da obra do Espírito Santo Note que essa declaração no verso 12 começa.

    Assim assim pois somos devedores não a carne como se constrangidos a viver segundo a carne esse assim pois indica que essa condição é o resultado de alguma coisa que ele disse antes e o que é que ele disse antes que o Espírito de Deus habita em nós que aplica em nós a obra Redentora de Cristo Jesus que nos transmite vida assim pois ou seja como resultado da presença do Espírito Santo em mim aplicando a obra de Cristo eu estou livre da minha obrigação para com a.

    Carne eu não sou mais escravo da minha natureza pecaminosa aqui eu preciso mais

    Uma vez explicar para os irmãos e o que eu sempre tenho falado desde que a gente começou a expor especialmente Capítulo 5 6 e 7 de Romanos Paulo não está ensinando aqui que é possível uma vida onde o pecado não aconteça ele não tá ensinando perfeccionismo aqui mas o que ele está ensinando Aqui também tá muito longe daquilo que geralmente os cristãos assumem como sendo o padrão da vida Cristão normal peca confessa peca.

    Confessa peca confessa peca confessa o tempo todo eu não quero fazer crítica a ninguém mas eu você Já pensaram naquele tipo de oração você pede um irmão para orar e ele se levanta para orar e visual Deus me perdoa porque eu pego por pensamento palavras e obras fico pecando a cada instante Espera aí meu irmão como e como assim que você tá pecando a todo momento o pensamento palavra e obra e atitude gesto Essa não é a vida cristã.

    Que é apresentada no Novo Testamento Nós não somos devedores à carne como se constrangidos a viver segundo a carne porque a obra de Cristo na cruz aplicada pelo Espírito Santo quebrou o domínio da carne na minha vida eu sei que eu nunca serei perfeito aqui nesse mundo mas isso não significa que a vida normal do Cristão é uma vida onde diariamente ele está escravizado ao pecado a hábitos pecaminosos maneira de viver contrárias a palavra de Deus está longe do cristianismo bíblico.

    Nós não podemos estabelecer o cristianismo padrão a luz da nossa experiência mas a luz do que a Bíblia diz nós temos que conformar Nossa experiência é o que a Bíblia diz e não o contrário baixar o padrão bíblico só porque eu sou indulgente comigo mesmo sou negligente aqui acolá admite certas coisas aí eu acho que o padrão Cristão normal esse não é não padrão Cristão é esse aqui você não é devedor a carne como se você fosse constrangido a viver segundo a carne nós.

    Somos devedores a Deus na pessoa do seu filho Jesus Cristo eu sou constrangida obedecer a ele a servir a ele e todo o coração que declaração extraordinária dentro dessa dentro do Ponto Central do capítulo 8 que é que não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus por que que não há mais condenação porque eu não estou mais não são mais devedor a carne por isso não estou debaixo da condenação dela mas como é que eu sei então.

    Que eu sou um desses como é que eu sei que não há mais condenação para mim e que eu não sou mais devedor da Carne Paulo aqui apresenta quatro evidências ou razões depende da maneira como a gente olha nem sempre é fácil categorizar o apóstolo Paulo no Paulo pensa de uma forma que é Tão rica que você pode pregar no mesmo texto vários sermões expositivos tudo abordando um ângulo do que ele tá dizendo tal a riqueza que você tem aqui eu entendo que o ângulo da certeza é a.

    Melhor maneira de entrar nessa passagem e entendê-la eu já disse aos irmãos que eu gostaria de ser como alguns pregadores antigos na época dos puritanos que tinha um Martelinho de Ouro eles batiam no texto e o texto se abrir em todas as suas partes eu gostaria de ter um martelinho especialmente para Romanos porque passagens como essa aqui você primeiro tem que entender reduzir ao mínimo qual o Ponto Central aqui e aí você vê como cada parte contribui para o desenvolvimento do argumento de Paulo e você pode entrar nessa passagem de.

    Diversas maneiras eu tô dizendo isso é quase como um desabafo que eu lutei com esse texto a semana toda e cada comentário a borda de um ponto de vista diferente porque é rico rico demais rico demais mas se a gente for seguir as dicas que Paulo dá eu creio que nós estamos na no caminho certo porque no verso 12 ele fez uma declaração que é o resultado do que ele falou antes assim pois e a partir daí ele começa dizendo por quê veja verso 13 porque verso 14 pois verso 15 porque o que é que ele tá fazendo Tá.

    Explicando tá explicando a declaração do verso 12 então é por aqui que a gente vai entrar porque aqui eu não sou mais devedor a carne para viver segundo a carne porque é que eu sou devedor a Deus porque aqui eu sou livre do Poder da carne e agora livre para servir a Deus primeiro verso 13 porque se viver de segundo a carne caminhais para a morte mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do.

    Corpo certamente vivereis essa é a primeira razão se você viver segundo a carne ou seja se a sua vida que nesse mundo ela foi guiada por esse princípio que Paulo chama de carne que se refere a nossa natureza pecaminosa e que influencia e controla as minhas decisões minhas vontades reações gostos desejos a minha consciência se eu vivesse segundo a carne como uma pessoa não regenerada debaixo da condenação de Deus eu estou.

    Caminhando para morte a morte aqui não é somente a morte física mas é a morte espiritual e a morte eterna O Sofrimento Eterno no Lago que arde com fogo e enxofre que na Bíblia também é chamado de inferno se eu vivo de acordo com a carne é para lá que eu estou caminhando Esse vai ser o resultado mas o contrário vindo agora na contramão se pelo Espírito Santo que habita em mim e do qual Paulo vem falando desde o verso 2 desse Capítulo se pelo Espírito.

    Mortificardes os feitos do corpo certamente vivereis a palavra corpo aqui Paulo tá usando como uma no mesmo sentido de carne não é que o pecado está no corpo mas às vezes a palavra corpo é usada na teologia Paulínia para descrever o homem no seu estado pecaminoso de fragilidade no seu estado de queda então carne e corpo aqui são a mesma coisa o que ele tá dizendo é se você pelo Espírito Santo mortificar os feitos os atos as atitudes que a.

    Carne que o pecado que está em você deseja fazer Então na verdade você está caminhando para a vida e você não é devedor a carne portanto você é um daqueles para quem não há mais condenação Então como é que eu sei como é que eu tenho certeza que eu sou de Deus porque pelo Espírito Santo eu mortifico os desejos pecaminosos do meu coração o que que isso significa no dia a dia o fato que eu disse que nós não temos que pecar todo dia é diferente da.

    Tentação eu sei que essas pessoas que oram assim Deus eu pego pensamento palavra e obra provavelmente ela tá fazendo uma confusão entre tentação e pecado tentação é o tempo todo o meu coração e o seu é um vulcão em ebulição ele traz paixões desejos vontades e emoções que são contrários e que são atiçados a cada momento pelo que você vê pelo que você ouve naquilo que você toca com quem você conversa aquilo que você cheira e o seu coração se movimenta não é como.

    Uma revolta que lança de sílaba e sujeira Mas uma coisa é você sentir a força da Tentação no seu coração e outra é você obedecer Martinho Lutero tem uma explicação muito simples para isso ele diz eu não posso evitar que um passarinho pose na minha cabeça mas eu posso evitar que ele faça um ninho Então você diariamente a todo momento todo instante pensamentos paixões desejos inundam o nosso coração vindo.

    Como eu já disse dos nossos sentidos Dos ataques de satanás do mundo mas uma coisa é você se sentir tentado outra é você dizer sim para aquela tentação pelo Espírito eu mortifico os feitos da Carne eles vêm A Carne Está dentro de mim ela deseja ela quer ela me tenta ela me provoca Mas pelo poder do Espírito Santo eu digo não Você vai continuar mortinho aí você vai.

    Continuar na cruz que é o seu lugar foi eu fui crucificado com Cristo e aí que você vai ficar é isso que significa mortificar as paixões do corpo se você faz isso se você tem essa experiência se você conhece o poder do evangelho para dominar as suas paixões Então você está diante de uma das provas de que você é filho de Deus e que não há mais nenhuma condenação para você porque você não está mais obrigado a fazer o que a carne.

    Humana a segunda evidência de Paulo está no verso 14 ele continua explicando voltando para o verso 12 somos devedores não a carne como se constranger os a viver segundo a carne verso 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus eu não sou devedor a viver segundo a carne porque eu como filho de Deus sou guiado pelo Espírito dele eu não sou.

    Guiado pela carne Mas eu sou pelo Espírito de Deus porque eu sou filho de Deus e não mais filho da condenação não mais filho da Ira Não mais filho da desobediência mas agora filho de Deus é a primeira vez na carta aos romanos que Paulo usa o termo filho de Deus é a primeira vez que ele chama os crentes de filho de Deus é aqui e a partir daqui esse conceito vai se repetir ele vai usar bastante esse conceito aqui e que nós somos filhos de Deus mas esse é a primeira vez em que ele fala disso e é a nossa filiação a Deus é extremamente.

    Importante nesse momento para desenvolver desenvolvimento do argumento do apóstolo Paulo porque porque se eu sou filho de Deus eu não posso viver na prática do pecado eu não posso viver de acordo com aquilo que desagrada o meu pai por isso que ele me deu do seu espírito para me guiar na sua vontade veja que guiar aqui todos os que são guiados pelo Espírito Santo é que vale no verso 13 a mortificar os feitos da carne de que maneira o Espírito Santo me guia eu sei que muita gente ler essa passagem.

    E pensa assim ó todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus então Deus vai me guiar no marido né que eu tô precisando Deus vai me guiar para escolher um emprego ele vai me guiar na decisão sobre a faculdade que eu vou fazer ele vai me guiar no apartamento que eu vou comprar vai me guiar no trabalho eu não nego que Deus pelo seu espírito e pela Providência nos Gui em todas estas coisas mas esse versículo não está falando disso ele está falando.

    Da direção e orientação do Espírito Santo como fator controlador da minha vida na luta contra a carne me levando até Vitória sobre os desejos da carne e aí é aí que eu sei que eu sou filho de Deus porque o espírito dele que ele me deu me guia no caminho da santidade da Verdade me dá força para que eu possa dizer não para carne Essa é a segunda maneira ou segunda prova é evidência de.

    Que eu sou de Deus e que sobre mim não pesa mais nenhuma condenação e que eu estou livre da escravidão da Carne porque o espírito de Deus me guia no combate a carne e no caminho da santificação Note que ao dizer no verso 14 os que são guiados pelo Espírito de Deus o apóstolo Paulo aqui está resgatando a pessoalidade do Espírito Santo porque não houverso anterior ao Espírito Santo poderia como ele fala que o espírito Nós.

    Pelo Espírito é morte ficamos a carne poderia dar a impressão que o Espírito Santo é uma espécie de instrumento que a gente usa para matar a carne mas só que agora no verso o seguinte ele diz que o Espírito Santo guia com isso ele resgata pessoalidade do Espírito Santo para que a gente não pense que o Espírito Santo é uma força impessoal Ele é a terceira pessoa da Trindade ele habita em nós e ele nos toma nos guia nos orienta dentro do seu querer e da sua vontade somos guiados pelo Espírito não é você que diz.

    O espírito santo já vou dizendo Então pode parar de jogar o paletó com o Espírito Santo em cima das pessoas porque não é você que o Espírito Santo recentemente eu estava vendo um vídeo aí não sei quantos giro Muita gente deve ter visto de um dos Pais da do Neo pentecostalismo passeando no meio do povo fazia a metade da bancada caía no chão o espírito santo ele jogando o espírito santo assim todo mundo metade da bancada cai no chão aí outra metade começava tremer no espírito e tudo mais eu não vejo isso na escritura o espírito.

    Santo não é uma coisa que a gente Domina e joga é ele que nos tem é ele que nos controla ele que nos guia não sou eu que guia o Espírito Santo eu não dou ordem para ele ele aqui me controla e se ele me controla eu sei que sou filho de Deus e se isso é verdade então essa filiação vai se manifestar na minha vitória sobre a carne que a inimiga de Deus mas vamos para o terceiro ponto de Paulo verso 15.

    Verso 12 somos devedores não a carne verso 15 porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados mas recebestes o espírito de adoção baseados no qual clamamos Aba Pai espírito aqui na segunda vez que acontece devia estar com é maiúsculo Deixa eu explicar isso porque às vezes o pessoal Pensa que eu tô corrigindo a Bíblia né Eu não tô corrigindo a Bíblia Deixa eu explicar para vocês o grego a.

    Língua grega nos manuscritos onde nós temos as cartas Paulinas não tem maiúsculo palavra grega no alfabeto grego Ele não conhece maiúsculo ele não usa o maiúsculo quando ele se refere a uma pessoa por exemplo palavra espírito é numa no grego se for espírito humano é numa se foi espírito maligno é numa E se for Espírito de Deus é numa do mesmo jeito e sempre com pi minúsculo não tem quando.

    Paulo tá falando Espírito Santo ele não bota um pi maiúsculo é pequenininho igual se ele tivesse falando do Espírito humano Então como é que eu sei que Paulo tá falando do Espírito humano ou espírito santo depende do contexto é trabalho do tradutor ele vai ter que examinar o contexto ele vai ter que determinar se Paulo Está se referindo ao Espírito Santo Espírito humano qualquer outro espírito Às vezes o Espírito como um princípio também é possível interpretar a palavra espírito dessa forma então aqui no meu entendimento os.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wb5748PLsxs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem