pastores é onde até certoconstrangimento da parte algum sem tocar no assunto outros exageram com tratar do assunto epor isso é necessário nós temos um balizamento claro seguro na escriturapara não ficarmos à mercê das ondas quevem equivau eu queria conversar um pouco com vocês então sobre a questão se os
dízimos são ainda para hoje eu escrevi juntamente com passou a levarum livro que saiu recentemente dízimos e ofertas são para hojee deus me inclinou a escrever esse livro por uma razão simplestodas as vezes que o poço estava algo nas redes sociais sobre dízimo chovia decríticas às mais ácidas e de herege a
explorador dos fiéis acontecia palavrasassim bem fortes agosto muitos idiomas nesse ponto o choro é bíblicoacho que o senhor ensina a bíblia mas o senhor se esse desvio da palavra nesse pontoentão hoje quando você diz que você é dizimista e que você crê nessa verdadebíblica que você ensina essa verdade
bíblica para alguns você um herege para alguns você é um apóstataalguns você o explorador e nós não queremos ir um centímetro além daescritura e não queremos ficar um sentido aquém da escriturapor isso eu queria tratar esse assunto hoje com vocês aqui eu não vou ler um texto específico porque não é meupropósito de expor um deus da bíblia mas tratar do tema do assunto eu queria começar esse livro escrevi
sobre disco três capítulos depois passou de volta 3 sobre ofertas nos trêscapítulos escrevia primeira primeiro capítulo trato dos desvios dos excessosdos posicionamentos de exploração quetem de certa forma fortalecido esta posição de oposição porque quandovocê encontra um líder religioso extremado ensinando aquilo que não está
na palavra ou usando de artifícios psicológicos de técnicas de comunicaçãoou depressão emocional ou afastando sedo ensino bíblico quem não é cristão bota todos nós no mesmo balaio rotulatodo mundo e se existe um discurso que ohomem quer ouvir é esse você está desobrigado hoje sendo de
vista porque dinheiro é algo muito sensível a única entidade que jesustratou de senhor na bíblia o dinheirojesus chamou de abuso senhor jesus chamou césar de senhor jesus não chamouo mundo do senhor mas é chamou o dinheiro do senhor ninguém pode servir a dois senhores adeus que as riquezas o dinheiro um senhor que exige dedicação exclusiva
é por isso que jesus cristo disse onde estiver seu tesouro aí estará o teu coração eportanto há muitas críticas inclusive de gente da mais alta categoria teológicano brasil contra o dízimo a tese de doutorado contra o dízimo apastores conceituadíssimo de igrejas históricas contra o desvio o que vamosfazer então primeiramente vamos levantar aquilo que eu chamaria de os desvios
a primeira coisa que eu quero destacar a uma a manipulação para arrecadar dinheiro eu rodo por aí por esse brasilafora já peguei mais de 1500 igrejas e alguns lugares o domo verdadeiros sustos quandoeu percebo que a parte mais elaborada do culto é hora do levantamente ofertas edízimos onde você nota claramente que a intenção daquele pastor daquele pregadoré arrancar o último centavo que o cara tem no bolso e ele usa de artifícios
pra que ele alcance esse propósito efica claro que o sucesso daquele culto é medido pela quantidade de dinheiroarrecadado daquele conta quando um culto público se transforma num instrumentonão de adoração a deus mas arrecadação de dinheiro perdeu sentido perdeu osentido nós não podemos entrar por esse caminho
eu estava escutando um cidadão certa feita num programa de televisão e eleestava se expondo sobre gênesis 22 a exposição até bonita do sacrifício deabraão de entregar isaac eu acompanhando assim agradando do que ele estavaexpondo quando chega na conclusão e disse o seguinte bom abraão sacrificou o seu isaacvocê tem que sacrificar o seu saque então você tem um carro de um carro a
igreja você tem um apartamento passa o apartamento não da igreja
você tem dinheiro na poupança transfira o dinheiro da poupança para a igreja bom aí matou o texto né retorceu textoaí você percebe que toda a pregação que ele fez não tinha intenção de edificar opovo destruir o povo mas sua intenção de induzir o povo o erroesse tipo de prática leva as pessoas a se oporem ao dízimo porque pensam que
todos vão ser igual àquele cidadão que estava induzindo povo aquele errosegunda coisa é a idéia da oferta comobarganha nós podemos fazer uma coisa errada com motivação errada nós podemos fazer umacoisa errada com motivação certa nós podemos fazer uma coisa certa como tioserrada e nós podemos fazer uma coisa certa como motivação certa por exemplo
existe a lei da semeadura não existe quem semeia pouco pouco colherá tá nabíblia mas eu chego pra minha congregação e disse você tem que dartanto porque se você é tanto vai receber tanto mais e essa foi a motivação viroubarganha então a minha motivação em ser fiel a deus não é porque eu quero glorificar adeus não é porque eu quero que o reino de deus avance mas eu quero mais
então como eu sou uma pessoa que ama o dinheiro e se eu vou dar 10 vai receber100 então esse é um bom negócio ser um bom negócio é um investimento na bolsacelestial sucesso garantido você está fazendo a coisa certa mas asua motivação não está boa virou negócio e isso nós não podemosfazer vamos fazer a coisa certa como motivação certa você não entrego
desmo prioritariamente para ter mais porque se você está fazendo isso seutamanho é o dinheiro você tá maluco seu projeto aí não é amara deus e glorificar a deus ver a obra de deus avançar então esse negócio debarganha com deus se vai dar tantos você dê tanto você recebe tanto mais e aíinduz o camarada que você quer ficar rico você quer crescer sequer de ter mais coisa faça isso a motivação da boa
mesmo fazendo a coisa certa a terceira coisa que eu acho que tem visto por aí aforafalta de transparência no trato com o dinheiro arrecadado vocês conhecem hoje igrejas que sãoempresas onde o património e do pastoronde tudo que entra é do pastor onde oque entra ninguém sabe quanto entrou e nem para onde foi esse tipo de prática
nós não podemos concordar não está de acordo com a escrituranós precisamos lidar com dinheiro com muito cuidado porque nós precisamosmanter intacta a credibilidade do ministério a integridade das motivaçõesé um exemplo quando o apóstolo paulo faz aquele levantamento de ofertas para asigrejas da judéia e ele faz isso durante um bom tempo e ele recolhe um dinheiro
considerável porque até o rei ficou interessado no dinheiro arrecadado emcesaréia mas ao levantar os recursospaulo no meia a uma nomeação de equipe pedi um time pra levar o dinheiro paulopodia levar sozinho já faz questão não levar porque para manter a integridadenão lide com dinheiro sozinho ainda que você seja íntegro você tem que
evitar a aparência do mal e do malentão é preciso ter transparência quanto entrou pra onde foi o que foi feito comesse dinheiro a qualquer pessoa nós não fazemos isso eu conheço nossosistema eu acho que você deve ter a mesma prática se uma membro da igreja precisarchegar na sua área daí eu gostaria de saber como é que tá nós temos condições da relatório de cada
centavo que entrou e para onde o dinheiro foi integridade barata coisa
que eu tenho visto é o problema infelizmente hoje do desengajamentotratamento das indulgências com novas roupagens é triste isso está na mídiatodo dia toda hora então nós estamos voltando ao períodomisticismo se vende uma lasca da cruz de cristo na idade média e alguém já fez um
cálculo que se se juntar todas as lascas da cruz de cristo foram vendidas aconstruir a arca de noé a multiplicaçãoda madeira hoje as pessoas ouvindo vozes jidá alémsurgido toalha suada e por aí fora até tijolo para construir a nova jerusalém edo vendendo esse tipo de prática é que
gera de certa forma essa resistência da oposição que botam todos na mesma filanós não podemos entrar por esse caminhobom o que eu tenho notado ainda é aquestão da armadilha que se usa pra pegar o dinheiro das pessoas do medo daculpa e da ganância se você não entregar deus amou sua vida se você não entregar
você vai estar debaixo de maldição você não entregar você vai ficar pobreso inferno ou você vai ficar capenga na vidainobstante a desobediência traz grave risco mesmo[Música] nós não precisamos usar truques deameaças dessa forma de pressão psicológica para levar a pessoa à
obediência nós podemos e devemos ensinar a bíblianem mais nem menos nem adocicando amensagem nem exagerando a mensagem restringindo nos o ensino bíblicotenho visto hoje igreja chamada empresas onde o público é um balcão onde oevangelho às vezes até diluído é um produto onde os crentes são consumidores
onde o tempo é uma praça de negócios onde o vetor que move todo o lucro prafechar o que eu tenho visto por aí é o problema do mercado de jamendo dapalavra é tratar pregadores e cantores como astros de cinema e à tietagemevangélicagrave nós não podemos entrar por esse caminho é o cachê que o cara cobra pra
pregar para cantar e eu penso que todos vocês imaginam da mesma forma nósdevemos aprender a ser generosos mas euentendo uma coisa se você convida um pregador e ele exige eu vou mas eurecebo cobro tanto a pegar na minha opinião ainda que você tivesse opropósito de dar uma oferta maior você deve convidar essa pessoa motivação
não está boa nós não podemos fazer do evangelho umcomércio deixa eu lhe dar um exemplo se engraçado de uma experiência que eu tive eu estavapregando estados unidos na igreja um colega meu lado o vitória ele é uma pessoa muito espirituosa muitoengraçada e ele convidou um dos da época dos estrelas da música gospel e ligoupara o cidadão aqui no brasil e sobre o irmão gostei tanto que você viesse participar conosco na programação
especial da igreja e 77 morto aleluia eu vou com o maior prazercom um detalhe primeiro eu quero duas passagens de primeira classesegundo eu quero que você me bote no hotel cinco estrelas terceiroeu quero um carro de luxo no aeroporto à minha disposição 4 eu quero que você depositaantecipadamente 10 mil dólares 5º eu quero que você tem o compromisso
de vender tanto cds aí o pastor disse assim para ele o irmãoestá encrencado para atender você primeiro que não tem hotel cincoestrelas na minha cidade eu sou passou na cidadezinha do interior aqui próxima grande cidade não tem hotel cincoestrelas na minha cidade segundo eu não tenho um carro de luxo pode levar o de deixar o aeroporto à suadisposição terceiro que eu não tenho 10 mil dólares
para votar na sua conta agora e quarto porque eu já perdi a vontade de convidarentão acho que é mais ou menos isso eu não estou de forma nenhuma dizer quenós não devemos ser generosos e honrar as pessoas que nós convidamos o queestou dizendo é que isso não pode virar um comércio a motivação não pode ser financeira enós temos que vigiar o nosso coração porque o nosso coração é desesperadamente corrupto motivação
certa bom quais são hoje as principais críticasque se fazem à prática contemporânea do dízimo primeira crítica o dízimo é dalei cerimonial a lei cerimonial foi abolida por cristologo eu estou desobrigado de ser dizimista como é que nós vamos respondera uma situação patética dessa primeira coisa o dízimo não é apenas da lei ser mulher
e até porque não é da lei rouanet ele foi instituído por deus do antes da leiser dada primeiro registo claro de diz na bíblia de abraham 430 anos antes dalei ser dada então não pode ser um pacote da lei cerimonialo disco faz parte da lei sim foi incluída na leio desvio está presente também nos livros históricos não apenas no pentateuco o
desvio da presença dos livros poéticos o desvio está presente nos livros proféticos o desvio está presente nosevangelhos o desvio está presente nas epístolaso desvio está presente em toda a bíblia aí a pessoa entra com outro argumentobom esse argumento não vale dizem os críticos porque também acircuncisão existiu antes da lei fez parte da lei e hoje não circuncidados
mais as crianças com 8 anos de idade então argumentos que o desvio era antesda lei não vale dizem os críticos que você responde umasituação dessa é verdade a circuncisão anterior à leia circuncisão fez parte da lei e é verdade que hoje nós não mais praticamosa circuncisão porque não porque assim como a páscoa foi substituída pela ceia
a circuncisão foi substituída pelo tabagismomas me mostre na bíblia onde algo substituiu o dízimoao contrário jesus ratifica o dízimo emmateus 23 23 jesus que estes assim ai de vós escribas e fariseus que das dodesvio do entrudo hortelã e do cume e negligências o principal da lei a
justiça misericórdia fé de vista mas estas coisas justiça pois ele pode até se omitir aquelas a prática do dia a diaagora dizem os críticos não não não o que jesus está combatendo aí é oproblema do farisaísmo e não referendando o dízimo uma mulher o textoé claro que jesus está dizendo aí um ascensor para a nossa censura aosescribas e fariseus a ai de vós escribas e fariseus porque dais o dijon do enduro
da hortelã do comum as hortaliças menores o que jesus está combatendo aqui o dízimo nãoo que jesus está combatendo aqui eh eh eh a prática errada dos escribas efariseus anos que pratica errada o uso scripts e fariseus usava o dízimocomo escudo como amuleto como salvo conduto só dizimista agora tá tudo bemeu conheci um cidadão que escreveu o seguinte jogam era dizimista porque se
fosse nem deus podia tocar a vida dele éforteessa é a idéia dos escribas e fariseus sou dizimista do blindado só dizimistaentão o resto é resto só dizimista entãodeus está obrigado e me abençoar e jesus
cristo não combate o desmate jesus combate à prática é errada do dízimo aprática da ostentaçãoagora preste atenção comigo aqueles que argumentam que eu não souotimista porque o disco faz parte da lei eu não estou mais debaixo da lei sim da graça por coerência hermenêutica tambémestariam isentos da justiça da misericórdia e da fé o que é justiça
geri córdia e fé fazem parte da lei quemé a pessoa em sã consciência que diz hoje que eu estou exemplo da justiça da misericórdia da fé jesus arremata oargumento e mateus 23 23 disse que devia fazer essas coisas estão negligenciando principal da lei justiça misericórdia efé mas ao fazer essas coisas justiça mas ele pode fé vocês não estão isentas das outrascoisas a prática do dízimo então não é uma coisa outra é uma coisa e outra logo
jesus não combater o desmate jesus ratificou confirmou a prática do dízimono novo testamento se é verdade que não mais praticamos a circuncisão porque eraanterior da lei fez parte da lei não é verdade que o desvio seja anterior à leiestá na lei agora não existe mais não é verdadeoutro argumento que se usa o dízimo era
para sustento do sacerdote dos levitas hoje não tem mais sacerdotes e levitaslogo nós estamos isentos de entregar o disco é verdade que hoje nós não temosmais sacerdote levitas no mesmo aspecto que tínhamos lá porque quem eram ossacerdotes e os levitas uma tribo hoje quem são os sacerdotestodos nós somos raça eleita sacerdócio
real porém porém quando você vai para aescritura o mesmo sistema decontribuição pros sacerdote levitas que eram os dízimos e ofertaso apóstolo paulo referindo ainda o mesmo modelo para os obreiros agora do novotestamento senão vejamos
abra sua bíblia e em 1º coríntios capítulo 9olha o que está escrevendo sobre o assunto mergulhos capítulo 9 a partir doversículo 7 até o versículo 15 ele faz a seguinte argumentação quem jamais vai àguerra à sua própria custa quem planta a vinha e não come do seu frutook apascentar o rebanho e não se alimenta do leite do rebanho por ventura
falo isto como homem ou não diz também a leiolha a comentários retomando a lei porque na lei de moisés está escrito nãoatacarás a boca ao boi quando pisam trigo acaso é comboios que deus sepreocupe o é seguramente por nós que ele o diz écerto que é por nós que está escrito pois o que lavra cumprir fazê lo com
esperança e o que piso trigo faça ou na esperança de receber a parte que lhe édevida se nós não semeamos as coisas espirituais será muito recolhermos devoz bens materiais se outros participam desse direito sobrevós não temos nós em maior medida entretanto não usamos desse direito asuportamos tudo por não criarmos qualquer obstáculo o evangelho de cristo
não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio tempo sealimentam e quem serve ao altar do altar tira o seu sustentoassim também ordenou o senhor aos que pregam o evangelho que vivam doevangelho se você notou paulo está pegando é queexatamente a maneira como se sustentava o sacerdote na lei para dizer que esse
mesmo modelo é praticado e deve ser usado como referencial para sustentar osobreiros no novo testamento então nós não temos mais sacerdotesaté porque abraão pagou desmarquem sedecjesus é sacerdote de que ordem da ordem dos levitas não jesus essa segunda ordemde melquisedec e se abraham pagou o dízimo a melquisedec nós filhos de
abraão pagamos o desmate em aquele que testificam que vive jesus cristo hebreus78 então nota em vocês que o novotestamento não é contra ao contrário no trânsito referente ratifica e fortalezas a tese do rodízio outro argumento é que as pessoas usam="