02 - Salmo 121: Enfrentando os Perigos da Jornada

02 - Salmo 121: Enfrentando os Perigos da Jornada Salmo 121 cântico de romagem Deus O Fiel guarda dos homens leiamos mais uma vez eu farei a leitura os irmãos acompanhe no coração escutando.

02 - Salmo 121: Enfrentando os Perigos da Jornada

Atentamente a palavra de Deus Salmo 121 Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra ele não.

Permitirá que os teus pés vacilem não dormitará aquele que te guarda É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel o senhor é quem te guarda o senhor é a tua sombra a tua direita de.

Dia não te molestará o sol nem de noite a lua o senhor te guardará de todo mal guardará a tua alma O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada desde agora e para sempre.

Queridos o Salmo 121 é o segundo da coleção chamada salmos de romagem que são uma espécie de saltério dentro do livro dos Salmos é o Salmo que vai do 120 até o 134.

Estes Salmos formam uma coleção de hinos que eram para ser cantados pelos peregrinos juDeus quando ele se dirigiam a Jerusalém pelo menos uma vez por ano para o templo que ficava no Monte Sião.

Para participar de uma das três grandes festas dos juDeus então durante a caminhada que às vezes podia durar dias esses peregrinos juDeus que viam de cidades ali da Palestina e de fora da.

Palestina eles caminhavam em direção em Jerusalém e entoavam estes Salmos este Salmos falam de muitas experiências que eles passavam e que nós passamos também fala de tristeza de alegria.

A salmos de confissão de Pecado a Salmos que falam de esperança como nós vimos na no domingo anterior o Salmo 120 fala sobre como lidar com a calúnia e a mentira quando nos acusam falsamente.

Esse Salmo essa coleção de Salmos era muito querida de grandes homens de Deus através da história e eu tenho certeza que a explicação exposição deste Salmos trará também conforto orientação e.

Sabedoria para nós que estamos na nossa peregrinação caminhando para Jerusalém celestial e passamos por tantos perigos desafios altos e baixos a nossa caminhada é marcada por.

Dificuldades e estes Salmos então nos de como Deus deseja lidar conosco no meio dessa Nossa peregrinação o Salmo 121 nos lembra que nós devemos buscar o socorro de Deus em toda e qualquer situação que.

    Nós enfrentarmos aqui em nosso caminho

    Nesse mundo vamos conversar com a pergunta do salmista está aí no verso primeiro Ele pergunta de onde me virá o socorro.

    De onde me virá o socorro essa pergunta era muito pertinente porque havia muitos perigos no caminho do Peregrino até chegar em Jerusalém havia perigo de salteadores e ladrões que ficavam.

    Esperando aquela época do ano exatamente para fazer o arrastão assaltavam os peregrinos e levavam os seus pertences quando não a sua própria vida havia animais selvagens como Leões.

    E Ursos no caminho também às vezes o caminho era íngreme e montanhoso dependendo de onde ele vinha ele tinha que atravessar uma cordilheira que ficava mais ao norte de Jerusalém onde.

    Havia o caminho era pedregoso era sujeito a deslizamento de pedras e rochas e durante o dia dependendo da época do ano o sol era muito escaldante o sol da Palestina é muito forte e as.

    Noites extremamente frias também havia perigos de dia e perigos de noite então O Peregrino a caminho de Jerusalém o homem temente a Deus vulnerável com sua mulher seus filhos e levando animais.

    Para serem sacrificados muita bagagem ele então sente a sua vulnerabilidade a sua fraqueza então ele pergunta de onde virá o meu socorro eu preciso de ajuda eu não consigo fazer essa viagem sozinho.

    Não conseguirei se eu não receber ajuda quem poderia socorrer ou então em meio a tantas tantas dificuldades e ele faz essa pergunta depois de ele levantar os olhos para os montes é levo os olhos.

    Para os montes e pergunto de onde virá o socorro ou seja ele faz essa pergunta a si mesmo depois dele ter levantado os olhos para os montes havia muitos montes no caminho do.

    Peregrino para Jerusalém mas eu não

    Penso que ele aqui Está se referindo aos montes que cercavam a estrada mas ele está levantando os olhos para os montes de sua terra natal ainda distantes os.

    Montes de Jerusalém especialmente o Monte Sião Onde está o Templo de Deus e onde estava a Arca da Aliança o altar dos sacrifícios onde os Levitas celebravam o culto a Deus onde os.

    Sacerdote ministrava o perdão de Deus é para lá para aquele monte que ele está levantando os olhos para os montes de Israel particularmente o Monte Sião onde está.

    O templo de Deus símbolo da sua presença e ele levanta os olhos para Sião e há uma Súplica a um pedido silencioso aquele que habita em Sião aquele que habita nos Montes de Jerusalém Então.

    Essa expressão aqui eleva os meus olhos para os montes é uma expressão de é um pedido de socorro ao Deus que habita no Monte Sião o Deus que escolheu Jerusalém para ser o local da sua Habitação é para.

    Lá que ele leva os seus olhos e é de lá que ele espera o socorro como ele diz logo em seguida resposta dele vem no verso 2 Ele pergunta no verso primeiro de onde.

    Virá o meu socorro a medida que eleva os olhos lá para os montes de Jerusalém e a resposta então está no verso 2 o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra ou seja ele sabe que o seu socorro.

    Não está na companhia de quem ele viaja o socorro dele não está na companhia de outros homens nas armas que eles estão levando para se defender em algum tipo de equipamento não a confiança dele e o.

    Socorro dele está exclusivamente no Senhor que fez os céus e a terra se Deus não socorrer o salmista sabe que não virar Socorro demais ninguém se Nossa ajuda não vier do alto ela não virá.

    Também demais lugar algum ele confia exclusivamente no Senhor que fez os céus e a terra por que que ele menciona que especificamente Deus como criador Nessa situação.

    A resposta é simples Deus fez os céus e a terra Portanto ele domina sobre as circunstâncias Ele é senhor de toda a criação nenhuma criatura tocará no salmista sem a permissão de Deus e esse.

    Deus usará todas as criaturas que ele quiser para proteger o salmista as dificuldades que vão acontecer vão acontecer no mundo do qual Deus é senhor o socorro do salmista está no Deus que.

    Fez todas as coisas os céus a terra o mar que criou os ursos os leões que criou as montanhas os vales que criou a raça humana é nele que está o seu socorro e ele lembra disso Deus é quem o.

    Socorre mas especialmente o Deus que fez os céus a terra e o mar e ele não somente criou todas as coisas mas ele também preserva todas as coisas ele mantém todas as coisas ele nos acompanha.

    Ele está conosco daí a esperança dele no verso 2 o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra e aqui ele descansa o coração dele diante de todos aqueles perigos em seguida do verso 3 até o.

    Verso 8 ele dá uma explicação do que que Deus faz para socorrer o seu povo aqui nesse mundo e aqui é a gente não sabe direito no Salmo ou o que que aconteceu aqui aqui pode ser uma.

    Resposta de Deus Ele pergunta de onde me virá o socorro a resposta é o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra e aí Deus começa a falar com ele no verso 3 o Senhor que fez os céus e a.

    Terra eu não permitirei que o teu pé vacile vou te guardar de todo mal pode ser uma resposta de Deus ou pode ser de repente que ele fez a pergunta de onde virá o meu socorro e aí de lado o.

    Companheiro dele começa a dizer para ele olha ele não deixará que o teu pé vacile ele vai te guardar de todo mal vai guardar a tua entrada vai guardar a tua saída ou mais provavelmente Isso aqui é.

    Uma explicação que ele tá dando para ele mesmo ele olha para os montes de onde virá o meu socorro o coração dele diz meu socorro vem de Deus que fez os céus e a terra e aí ele pensa mas como é que.

    Deus vai guardar aqui nesse mundo o que é que tipo de proteção e de Socorro Deus vai me dar aqui nesse mundo e aí então ele começa a falar consigo mesmo ele começa a se assegurar de que Deus haverá.

    De protege-lo isso aqui gente não é repetição e também não é pensamento positivo não é porque tem gente que a gente sabe que a pessoas que têm essa prática que quando estão numa situação é.

    Difícil e começa a rezar o Pai Nosso como se a repetição de determinadas verdades bíblicas em si pudesse nos ajudar ou nos tirar daquela dificuldade o que o salmista faz aqui ele fala com.

    Ele mesmo ele já sabe que o socorro dele vem do Senhor que fez os céus e a terra e aí ele começa a pregar para ele mesmo e essa pregação que ele vai fazer ver aqui de Que Deus o guarda disso daquilo.

    Nessa situação e naquela é resultado das promessas que ele já conhece é resultado da história do seu povo que ele lembra quem é Deus o que é que Deus fez.

    E qual é o poder de Deus disponível para socorrer e para ajudá-lo e aqui é você vai ter esse resumo dessas promessas que Deus fez e faz ao seu povo de guardá-lo em todo tempo e eu são quatro promessas.

    Na verdade que você vê em seguida né depois dele dizer Deus é quem me socorre são quatro promessas desse Deus feita em Socorro do seu povo em primeiro tá aí nos versos 3 e 4 Deus promete que vai.

    Guardar guardá-lo em todo lugar veja o que diz o verso 3 e 4 Deus não permitirá que os teus pés vacilem não dormitará aquele de guarda É certo que não dormita nem dorme.

    O guarda de Israel Como eu disse o caminho era longo e o caminho era variado tinha hora que era subida tinha hora que era descida tinha hora que o caminho era pedregoso tinha hora que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=145gAajBtXw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem