06 - Os Últimos Momentos de Jesus (Mc 15.42-16.20)

06 - Os Últimos Momentos de Jesus (Mc 15.42-16.20) Marcos Capítulo 15 nós vamos do verso 42 até o Capítulo 16 verso 20 com isso encerrando a nossa maratona no livro de Marcos a partir de hoje você já pode orgulhosamente colocar nas redes sociais Finalmente eu li um livro inteiro da Bíblia Então você tem todo o direito de fazer isso que finalmente você leu um livro todo.

06 - Os Últimos Momentos de Jesus (Mc 15.42-16.20)

Como tem curto comparado com o que nós vimos antes os tópicos que nós tínhamos por vez nós vamos ler texto 15 42 a 16 20 ao cair da tarde por ser o dia da preparação Isto é a véspera do sábado vindo José de Arimatéia ilustre membro do sinédrio que também esperava o reino de Deus dirigiu-se resultamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus e latos.

Admirou-se que ele já tivesse morrido e tendo chamado Centurião perguntou-lhe se havia muito que morreram após certificar-se pela informação do comandante seria o corpo a José este baixando o corpo da Cruz envolveu em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha e rolou uma pedra para a entrada do túmulo ora Maria Madalena e Maria mãe de José observaram onde ele foi posto.

Passado sábado Maria Madalena Maria mãe de Tiago e Salomé compraram aromas para ir em Balsa mala e muito cedo no primeiro dia da semana ao despontar do Sol foram ao túmulo e diziam umas as outras quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo e olhando viram que a pedra já estava removida pois era muito grande entrando no túmulo vira um jovem assentado ao lado direito vestido de branco e ficaram surpreendidos e atemorizadas ele porém lhes disse não.

Vos atemorizeis os cais a Jesus o Nazareno que foi crucificado ele ressuscitou não está mais aqui ver de um lugar onde eu tinha um posto mas ide dizer a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia lá o vereis como ele vos disse e saindo elas fugiram do sepulcro porque estavam possuídas de temor e de assombro e de medo nada disseram a ninguém a vendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana apareceu.

Primeiro a Maria Madalena da qual expelir as sete demônios e partindo ela foi anuncia-lo aqueles que tendo sido companheiros de Jesus se achavam tristes e choravam eles ouvindo que ele vivia e fora visto por ela não acreditaram depois disso Jesus manifestou-se em outra forma dois deles que estavam de caminho para o campo e indo eles o anunciaram aos demais mas também a esses.

Dois eles não deram crédito finalmente apareceu Jesus aos 11 quando estavam a mesa e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração porque não deram crédito aos que tinham vir aos que eu tinham visto já ressuscitado e disse-lhes Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura quem crer e for batizado será salvo quem pode quem porém não crer será condenado estes sinais onde acompanhar aqueles que.

Creem em meu nome expelirão demônios falarão novas línguas pegaram em serpentes e se alguma coisa Mortífera beber e não lhes fará mal se puserem as mãos sobre enfermos eles ficaram curados e fato o senhor Jesus depois de lhes ter falado Foi recebido no céu e assentou-se a destra de Deus e eles tendo Partido pregaram Em toda a parte cooperando com eles o senhor e confirmando a palavra por meio de sinais que se seguiam.

Até aqui a leitura da palavra de Deus encerramos assim a leitura do Evangelho de Marcos vamos orar mais uma vez pai querido Pedimos que tu ilumines o nosso coração para entendermos a tua palavra e que ela pelo poder do Espírito Santo Fortaleza a nossa fé renove a nossa esperança acalme os nossos temores alimente a nossa alma e nos renove no desejo ele te servir de todo o coração é.

O que pedimos em nome de Jesus amém queridos na exposição interior nós vimos Como Jesus foi traído por Judas e como as circunstâncias todas decretadas por Deus antes da fundação do mundo levaram a sua prisão ao seu julgamento a sua condenação e a sua morte tudo estava dentro dos planos de Deus e tudo seguia aquele roteiro que Deus na sua sabedoria havia elaborado.

Antes da fundação do mundo nós terminamos com o relato que Marcos nos dá da morte de Jesus aí no capítulo 15 de 33 A 41 agora no final nós vamos ver o sepultamento de Jesus a sua ressurreição as aparições de Cristo e a grande comissão assim chamada seguida da ascensão de Jesus aos céus vamos ver então essas partes aqui terminando a história de Jesus primeiro.

Seu sepultamento que tá aí no capítulo 15 de 42 a 47 quando chegou o final da tarde daquele dia da preparação que era a véspera do sábado portanto numa sexta-feira um membro do sinédrio diz aqui que era um homem ilustre chamado José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus o texto diz aqui que ele pediu resolutamente e era de fato uma atitude corajosa.

    Resoluta porque ele estava com isso mostrando simpatia a Cristo um certo

    Apoio aos seus discípulos ou uma certa alegria ou familiaridade com Cristo intimidade com Jesus o que certamente provocaria a reação dos seus colegas de sinédrio que haviam condenado Jesus mas o texto nos diz que ele era um daqueles que esperavam reino de Deus seja eram daqueles fariseus membros do sinédrio.

    Que eram sinceros que eram tementes a Deus e que aguardavam a chegada do Messias e José de Arimatéia provavelmente tinha chegado a essa conclusão de que Jesus era de fato o Messias prometido de Israel por isso que foi uma atitude corajosa dele de pedir a Pilatos o corpo de Jesus para ser sepultado porque ele estaria indo contra tudo aquilo que seus colegas do sinédrio acreditavam Pilatos ficou admirado.

    Ué mas já morreu geralmente uma pessoa crucificada levava até dois dias penduradas na cruz pendurado na cruz sangrando e morrendo de asfixia o tempo é muito maior nós vemos que Jesus ficou apenas 6 horas crucificado e ele morre ao final desse tempo e Pilatos então querendo se certificar de que de fato Jesus havia morrido ele chama o Centurião e veja que.

    A expressão aqui o Centurião que identifica como sendo aquele Centurião nos versos anteriores que vendo que Jesus tinha morrido daquela forma disse esse homem em verdade era o filho de Deus e ele é encarregado por Pilatos de verificar se de fato Jesus havia morrido o evangelho de João nos diz que um soldado para ter certeza de que Jesus havia morrido.

    Inchou furou perfurou o coração dele com uma lança e de lá saiu sangue e água assim demonstrando convencendo então que de fato Jesus tinha morrido se ele não tinha morrido morreu com aquela lançada não é com certeza e depois então que essa informação chega a Pilatos ele então cede o corpo a José o que José faz com o corpo tá indo verso 46 ele baixa o corpo da Cruz.

    Com certeza ele tinha gente para ajudá-lo a fazer isso ele envolve o corpo num lençol era essa prática funerária dos juDeus os juDeus não cremavam seus mortos eles também não embalsamavam no sentido no sentido de tirar as entranhas e rechear o corpo de maneira que é uma espécie de mumificação os juDeus também não tinham essa prática que era prática dos egípcios mas a.

    Prática dos juDeus era enrolar o corpo ungir Colocar o óleo e colocar não no chão não era cova no chão mas é um buracos na rocha em sepulturas cavadas na pedra era essa prática no tempo de Jesus para os mortos havia exceções havia locais onde pessoas que não tinham condições de comprar túmulos na rocha eram eram enterrados e isso porque nós sabemos.

    Disso porque Jesus uma vez disse que os fariseus eram como Pessoas que andam sobre sepulturas de mortos que estão cheia de detritos de ossos e de carne podre e que os fariseus eram semelhante aquele sepulcros caiados por fora eles pareciam bonitos mas por dentro eles estavam cheio de rapina estavam cheio de cobiça e de todo tipo de mal mas aqui no caso como era uma pessoa de Posses Arimatéia tinha um túmulo aberto na.

    Rocha e os Evangelhos sinóticos nos dizem que era um túmulo novo ele havia comprado recentemente esse túmulo Talvez para ele mesmo Talvez para alguém da sua família mas agora ele achou um uso novo para aquele túmulo que era o corpo de Jesus e o texto nos diz que após dele a ver colocado o corpo de Jesus enrolado inclusive próprio rosto era enrolado com um lençol.

    E quero colocado ele coloca uma pedra rola uma pedra para a entrada do túmulo

    Tá indo verso 46 o evangelho de Mateus vai nos dizer que os escribas os sacerdotes os anciãos depois que Jesus foi sepultado por José de Arimatéia nesse lugar eles procuraram Pilatos e disseram assim mestre Pilatos o senhor o que vai acontecer é o seguinte os discípulos vão de noite vão tirar pedra tirar o corpo dele e vão.

    Dizer que ele ressuscitou e que ele tá vivo Então o senhor mande selar essa pedra sei lá esse túmulo com essa pedra coloque o seu selo ali e coloque guardas na entrada para que os discípulos não venham roubar o corpo de noite e aí a segunda mentira vai ser pior do que a primeira Então tá lá no final do Evangelho de Mateus coisa que Marcos não diz aqui o que Marcos diz e que outros Evangelhos não dizem no verso 47 é que Maria.

    Madalena e Maria mãe de José que é a mesma mãe de Tiago que foi mencionada no verso 40 estava observando o lugar onde ele tinha sido posto e Marcos já está aqui esvaziando uma explicação que os juDeus iriam dar para quando os discípulos começassem a falar o túmulo está vazio a resposta é não vocês foram num túmulo errado vocês não foram Eles continuam sepultado.

    Mas vocês foram num túmulo errado então Marcos diz que as mulheres estavam vendo exatamente o túmulo onde Jesus foi colocado para não deixar dúvida de que os discípulos não foram para um túmulo errado porque elas não foram no túmulo errado domingo de manhã isso aqui é na sexta-feira domingo de manhã elas vão lá e eles disseram né veio essa desculpa as mulheres foram no túmulo outro túmulo não Não elas viram exatamente onde foi depositado na sexta-feira.

    Passado sábado isso aqui é a sepultamento de Cristo Jesus a gente pergunta porque aqui os quatro Evangelhos trazem detalhes a respeito do sepultamento de Jesus a primeira é para deixar claro que ele tinha morrido mesmo não tinha a menor dúvida da sua morte era preciso que ele morresse de fato e o sepultamento é o selo de que ele havia morrido na cruz é o seno do que ele.

    Havia morrido da Cruz segunda coisa era preciso Cumprir o que Deus disse lá em Gênesis Capítulo 3 quando o primeiro homem pecou tu és pó e ao pó tornarás Jesus é o segundo Adão é o segundo representante da nova humanidade e ele tinha que passar por tudo isso como Adão ele retornou ao pó Ele foi sepultado Sepultura de Jesus tem portanto esse objetivo apesar disso.

    Os durante quando depois do Iluminismo e o surgimento do liberalismo teológico teólogos que não criam em Deus não criam na palavra de Deus procuravam explicação para De onde surgiu essa ideia da Ressurreição Por que que os discípulos estavam dispostos a morrer por isso é de onde veio esse conceito de da morte da Ressurreição eles disseram que o que aconteceu foi que Jesus não estava realmente morto não estava ele estava.

    Muito ferido quando tiraram ele da Cruz Ele tava meio que não é parecia que estava morto e ele foi colocado lá na Sepultura no estado assim crítico mas depois de três dias ele recobra a consciência ele fica forte o suficiente para se desvencilhar de todos aqueles lençóis e ainda empurrar pedra e saísse apresentar os discípulos aos discípulos ressuscitou ressuscitou ressuscitou eu creio que essa explicação é preciso.

    Mais fé para você acreditar nisso aí do que você acreditar de que ele realmente ressuscitou dos mortos porque depois de tudo aquilo que a gente leu das bofetadas das pancadas da lança de lado e esse homem ainda sobreviveu e fazer esses feitos heroicos né é preciso muita fé para de fato acreditar nisso aí muito bem depois do relato da Ressurreição perdão do sepultamento Marcos nos leva aqui para o relato da Ressurreição de Cristo que sem dúvida é o evento mais importante do seu Evangelho é o clima de toda sua história.

    Era para onde tudo apontava e para onde tudo dirigia Jesus se dirigia Jesus havia dito pelo menos três vezes aos discípulos eu vou morrer mas eu vou ressuscitar eu vou ressuscitar conforme está nas escrituras ele inclusive marcou um ponto de encontro com os discípulos que foi lá na Galileia depois da minha morte da minha ressurreição vou encontrar com vocês na Galileia e os discípulos não tava entendendo não é que.

    Eles não criam em ressurreição eles criam na ressurreição de mortos Apenas não entendiam que o Mestre haveria de morrer e que era necessário que ele morresse e que ele ressuscitasse isso ainda não havia não fazia parte do seu entendimento mas aqui temos o relato conforme Marcos nos diz primeiro que foi muito cedo que em primeiro descobriu o Túmulo Vazio foram aquelas mulheres que acompanharam Jesus na cruz que viram onde ele foi.

    Sepultado e que no domingo de manhã bem cedinho foram em balsamar o corpo de Jesus um gelo com especiarias como era costume dos juDeus elas tinham comprado aqueles aromas aqueles perfumes aqueles unguentos bem cedinho o sol tava nascendo elas foram para o sepulcro e estavam perguntando uma para outra não é quem vai quem é que vai remover a pedra da entrada do túmulo porque elas viram quando a pedra havia.

    Sido colocada lá mas quando ela chegaram no local e elas sabiam exatamente o local do túmulo porque tinha visto isso na sexta-feira quando chegaram lá eles viram elas viram que a pedra já tinha sido removida o túmulo estava aberto e a era muito grande era muito grande ou seja várias pessoas teriam que ter feito isso ou um poder Sobrenatural alguma coisa tinha feito com que aquela pedra rolasse o evangelho de Mateus nos relata que.

    O Anjo desceu do céu removeu a pedra e os guardas que estavam ali viram o Anjo e ficaram paralisados diante da Glória do Anjo com medo de serem mortos por aqueles ser Celestial que veio remover a pedra do túmulo que veio remover a pedra do túmulo e mais adiante não é quando esse soldados comparecem diante de pilatos né dizendo assim ele nós não tivemos como que houve um.

    Anjo e que o Anjo rolou a pedra e que Jesus Cristo saiu vivo a mentira que eles disseram foi assim a nós estávamos dormindo e enquanto a gente dormia os discípulos vieram rolar uma pedra e tiraram o túmulo qual é o problema com essa desculpa eles estavam dormindo como é que eles sabiam que eram os discípulos não é se auto Destrói essa primeira desculpa esfarrapada para o Túmulo Vazio que você encontra no final de Mateus a gente tava dormindo e os discípulos.

    Vieram e roubar o corpo mas o fato é que agora o túmulo está vazio e que venham as explicações para isso né que venham as explicações já falei da explicação do túmulo errado já falei da explicação de que Jesus estava em coma se recuperou e ele mesmo saiu de lá os juDeus disseram que os discípulos arrancaram a pedra e roubaram o corpo e depois vieram com a história do que ele ressuscitou o fato concreto é que o túmulo está vazio e nunca ninguém.

    Mostrou o corpo de Jesus era muito fácil desacreditar os discípulos era só chegar e se o túmulo se eles foram no túmulo errado então apresentem um corpo de Jesus apresentem o corpo de Jesus onde é que tá o corpo de Jesus onde é que tá Jesus Essa é a grande questão mas o túmulo tá lá aberto e elas entraram no túmulo e viram jovem assentado do lado direito que é aquele mesmo anjo de Mateus que apareceu rolou a pedra e ele estava.

    Sentado do lado direito vestido de branco e as mulheres ficaram com medo com medo dos anjos que era um medo natural o temor pelos anjos e até mesmo a curiosidade acerca dos Anjos havia crescido muito durante o período intermediário entre Malaquias o último profeta e a chegada de João Batista nesse período Deus não se manifestou através de profetas Por isso os juDeus se voltaram para o estudo dos anjos que eram como mensageiros Celestiais então o interesse pelos anjos havia crescido.

    Muito durante o período intermediário intermediário então quando essas mulheres viram aquele anjo ali Elas ficaram cheias de receio e cheio de temor mas o Anjo disse Não tenha medo vocês estão aqui buscando Jesus Nazareno que foi crucificado ele ressuscitou não está mais aqui Vejam o lugar onde tinha um posto a evidência que o Anjo aponta é o Túmulo Vazio o corpo não está mais aqui venham.

    Ver o local onde ele foi posto que vocês viram na sexta-feira ele não está mais aqui ele ressuscitou vão dizer isso aos seus discípulos e a Pedro e ele vai adiante de vocês para Galileia lá vocês o verão como ele disse esse pequeno detalhe aqui não é vão dizer aos discípulos e a Pedro só aparece no evangelho de Marcos e é mais uma evidência de que é o evangelho baseado no testemunho de Pedro Pedro.

    Especialmente precisava ser consolado porque ele negou Jesus e ele estava muito desesperado muito triste e ele em particular precisava da boa notícia de que o Mestre havia ressuscitado mas o que é que aconteceu diz aí o verso 8 as mulheres ficaram tão aterrorizadas com tanto medo possuídas de temor e de assombro que nada disseram Às vezes a gente pensa né olha se simplesmente um anjo aparecesse ou.

    Simplesmente Jesus Cristo aparecesse seria tudo mais fácil não fica mais fácil Veja aqui a situação na verdade as mulheres ficaram foi Assombradas com medo perplexas confusas infelizmente as pessoas dão muito mais valor aos sinais e prodígios do que de fato eles merecem eles têm um lugar mas às vezes esse lugar exacerbado é exagerado a ponto de no fim se deturpado também a partir do verso 9 até o verso 14.

    Marcos nos fala de três aparições de Jesus aqui é importante lembrar que primeiro a diferença entre eu chamei de aparição mas na verdade é uma manifestação da pessoa de Cristo existe uma diferença entre a manifestação de Cristo ressurreto e uma visão de Cristo do Cristo ressurreto eu vou explicar aqui quando Cristo apareceu a Saulo de Tarso no caminho de Damasco aquilo ali.

    Não foi uma visão que Saulo teve de Cristo porque era o próprio Cristo no corpo da Ressurreição a prova é que quem estava ao redor de Saulo viu e Ouviu eles viram o clarão e eles ouviram uma voz não entenderam porque Jesus estava falando em hebraico e todo mundo falavaramaico depois do cativeiro falavara Mike só quem falava hebraico era os rabinos e os sacerdotes e Cristo falou em hebraico com Paulo e os soldados que eram do Povo né falava na Mike eles não entendiam mas eles ouviram a voz e viram o clarão.

    Porque era uma manifestação E se você tivesse lá você teria visto e ouvido alguma coisa agora veja a diferença para a visão de João o apóstolo João estava na ilha de Patmos quando no dia do Senhor ele tem uma visão de Cristo se você tivesse ao lado de João você olharia para João e você viria João assim e você olharia para o céu e você não veria absolutamente nada porque aquilo.

    Estava acontecendo na mente e no coração de João era uma visão do Cristo glorioso e ressurreto as aparições de Cristo o manifestações de Cristo aos seus discípulos aconteceram durante os 40 dias até a sua ressurreição depois disso ele só apareceu mais uma vez que foi a Saulo de Tarso porque o próprio Saulo de Tarso diz por fim por último ele apareceu a mim e depois que Cristo se manifestou fisicamente no caminho de Damasco a sala.

    De Tarso ele não apareceu mais a ninguém é por isso que nós não temos Apóstolos hoje porque uma condição para que se fosse Apóstolo é que a pessoa era testemunha da Ressurreição de Cristo e ninguém hoje desde aqueles dias teve a ninguém Jesus se manifestou no corpo da sua ressurreição porque logo depois desses eventos ele estava na glória até por conta disso o que nós temos aqui são manifestações de Cristo não são visões mas ele aparece aos seus discípulos com.

    Corpo da Ressurreição o corpo glorioso com qual ele ressuscitou a primeira aparição dele foi a Maria Madalena naquele mesmo dia diz aí o verso 9 vendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana apareceu primeiro a Maria Madalena da qual havia expelido os sete demônios João nos dá os detalhes dessa conversa que Jesus teve com Maria que a princípio até pensava que ele era o jardineiro né.

    Ali ela até pensava que era o jardineiro então ele aparece primeiro a Maria Madalena e Maria Então vai correndo anunciar aos que tinham sido companheiros de Jesus que se achavam tristes e estavam chorando era essa atitude ele estava chorando porque eles não entendiam a ressurreição de alguma forma eles não não criam que Jesus podia ressuscitar eles estavam chorando porque a esperança Messiânica dele se desfez porque o reino que eles esperavam não.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bHYqO9rsEZQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem