A Salvação segundo o Catolicismo - Augustus Nicodemus & Alan Rennê #VivendoAsEscrituras

A Salvação segundo o Catolicismo - Augustus Nicodemus & Alan Rennê #VivendoAsEscrituras Gente para quem não conhece pastor Alan Renê Alexandrino ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do anil em em eh São luí do Maranhão e ele tem se dedicado a estudar a respeito do catolicismo romano e eu creio que é uma das pessoas mais especialistas e Preparadas para nos falar a respeito desse assunto então nós queremos agradecer desde já a a oportunidade que ele nos dá de recebê-lo aqui e participar dessa dessa Live então para.

A Salvação segundo o Catolicismo - Augustus Nicodemus & Alan Rennê #VivendoAsEscrituras

Vocês que estão chegando e eu já vou falar para vocês como é que vai ser a nossa o nosso roteiro né Nós vamos falar um pouquinho a respeito do catolicismo romano aqui no inst cerca de uns 30 minutos 35 minutos eu vou começar a falando e depois o o o também vai falar alguma coisa a respeito do catolicismo romano aí depois nós vamos entrar no na nossa comunidade via streamyard para os nossos pros membros da nossa comunidade para responder perguntas e.

Aprofundar um pouco mais aquilo que a gente vai falar aqui mas a Alan o pessoal da técnica tá pedindo para você desativar eh o áudio do do seu computador e olha você pode entender de c viu mas á desativei desativei aqui o do computador vê se resolveu agora resolveu Eu acho que pelo ficou ficou ótimo tá ótimo tá com eco de novo não não é possível bom gente vamos se virando aí.

Eita fala aí cadê o nosso pessoal da técnica aí dê uma força para nós aí eu desliguei aqui do eu desliguei aqui do meu laptop mas vocês estão me ouvindo né Alan Tá me ouvindo direitinho estou ouvindo eu tô te ouvindo também aqui no no laptop beleza pronto agora O pessoal já tá dizendo Aí que ficou top é isso mesmo é só ter um pouquinho de paciência e nós vamos lá gente então o que que nós vamos fazer primeiro nós vamos falar um pouquinho aqui no Instagram sobre catolicismo romano em geral e depois lá.

Dentro da comunidade eh vivendo as escrituras nós iremos responder perguntas e atender algumas demandas que vocês estão fazendo para vocês que estão entrando muito bem-vindos o Reverendo Alan Renê Alexandrino é pastor da Igreja Presbiteriana Cruzeiro do Anil em São Luís do Maranhão é um amigo de longa data e nós temos muita alegria em receb-lo aqui nessa noite bom eu eu nós vamos começar eh falando alguma coisa a respeito do catolicismo romano que Afinal é uma das religiões é é provavelmente a maior.

Religião do Brasil nos dias de hoje né eu vou tocar em alguns pontos básicos Alan se você quiser complementar alguma coisa Primeiro vamos falar do geral né armar o cenário para depois falar a respeito da questão da justificação vamos começar falando eh vamos começar falando a respeito daquilo que é o mais importante quando a gente vai tratar de uma religião que é a fonte de autoridade O que é que o catolicismo romano reconhece como sendo fonte de autoridade para elaborar suas doutrinas e suas práticas primeiro lugar a Bíblia.

Catolicismo reconhece a Bíblia como palavra de Deus isso não tem dúvida mas em segundo lugar reconhece também a tradição que é o conjunto interpretativo desde a patrística até os dias de hoje e o magistério católico que é o Colégio de bispos encabeçado pelo Papa considerado infalível falando ex cátedra e de onde procedem as eh procedem as decisões a os dogmas a que são emanados da pelos Papas e que os católicos TM que tem que.

Receber como sendo autoritativo Então essas são as três fontes de autoridade da do catolicismo romano e é tudo igual a Bíblia não é maior não a Bíblia talvez é até menor né porque a Igreja Católica se vê como estando acima da Bíblia É isso mesmo Alan é isso mesmo que eles pensam né Isso é isso mesmo até pela concepção que eles têm de que é a igreja Quem gera a escritura nãoé a igreja quem dá origem à escritura e não o contrário.

Uma vez que a igreja quem dá origem à escritura Então ela tem autoridade sobre a própria escritura aí nesse caso a tradição e o magistério acabam até se sobrepondo né se superpondo a a escritura como palavra de isso aqui é importante para responder porque os católicos TM práticas que nós não encontramos na Bíblia que eles têm outras fontes de autoridade muito bem uma outra coisa importante é que a Igreja Católica se considera como uma a.

Única igreja verdadeira quando eu falo igreja não é no sentido Místico mas em termos de organização então para o catolicismo romano a igreja entendida como instituição hierárquica e sediada lá em Roma e e liderada pelo Papa se você não fizer dessa instituição você não poderá ser salvo porque a salvação está dentro dessa instituição encabeçada pelo Papa não é ah o Papa Pio I em.

1864 disse que não há salvação fora da igreja de Deus e diz que a igreja católica é única verdadeira religião agora lembra quando ele fala de igreja é em termos da instituição e esse exclusivismo sempre foi marca de seita não é verdade Reverendo Reverendo de fato eh a gente sempre quando estuda outras seitas né que tem uma posição exclusivista qura a salvação a gente aponta esse exclusivismo como sendo uma.

Das características constitutivas de uma seita só que o catolicismo romano pós Vaticano I Ele tem ele sofreu uma espécie de mutação para ao mesmo tempo em que ele mantém esse exclusivismo ele também abraçou um aspecto universalista né E é isso que eu acho assim e é surreal na maneira como o catolicismo fala sobre sobre salvação eu tava dando uma lida recentemente na constituição.

    Dogmática a Lumen Gum eh que foi um dos documentos produzidos pelo Vaticano i e

    A lum ela faz algo bem interessante interessante por exemplo no parágrafo 11 ela vai dizer que ela vai afirmar o velho princípio de que fora da igreja católica Romana não há salvação eh ele vai dizer ela vai essa constituição vai dizer que Cristo deixou a Igreja Católica Romana na terra para que as pessoas pudessem ser salvas e.

    Fora da igreja não há como alguém poder ser salvo mas a mesma lum engum quando você avança por exemplo para eh o parágrafo 14 né parágrafos 14 a 16 ela vai discutir a situação das pessoas que não estão dentro da igreja católica ela vai falar sobre os cristãos não católicos no parágrafo 14 e vai falar sobre os não cristãos a partir do parágrafo 15 e aí o que ela vai dizer é.

    Que a salvação ela só pode ocorrer se a pessoa estiver ligada a Igreja Católica Romana mas ela vai esticar digamos assim a corda para dizer que cristãos não católicos e mesmo aqueles não cristãos por exemplo adeptos de religiões não cristãs de algum modo estão ligados a à igreja católica né então ela ela faz essa essa relação que para mim é algo assim eh não é só uma tensão Tá mas.

    Acaba sendo de fato uma construção bem contraditória né acaba sendo uma construção muito difícil que somente mesmo quem defende uma ideia de feeds implícita de fé implícita que é capaz de de aceitar esse tipo de construção cois a Igreja Católica o que me admira na igreja católica Alan é a capacidade que ela tem de nunca mudar nunca voltar atrás em declarações que ela fez e ao mesmo tempo incorporar.

    Novas ideias ainda que contraditórias né É É um camaleão né É É hábil em fazer esse esse tipo de coisa mas é isso aí olha só o que é que pensando ainda pros nossos ouvintes pessoal que tá chegando agora Professor Alan Renê Alexandrino pastor presbiteriano igreja pres periana Cruzeiro do Anil lá em São Luís do Maranhão especialista em catolicismo romano tem estudado esse assunto prazer tê-lo aqui conosco nós estamos primeiro falando de maneira geral sobre o catolicismo romano e depois nós vamos.

    Focar na questão da Santificação perdão da salvação e da justificação do ponto de vista católico já falamos alguma coisa a respeito das fontes de referência alguma coisa a respeito do catolicismo se vê como a aquela igreja fora da qual não há salvação igreja entendida como instituição e agora um ponto importante também que vai est ligado ao que a gente vai falar é sobre o sacerdócio dos Padres né o Concílio de Trento de 1546 diz que o sacerdote pode perdoar.

    Pecados por Deus daí a importância da confissão auricular a um sacerdote seguida do Sacramento da Penitência nãoé no pensamento católico durante a missa O sacerdote ministerial Padre o Bispo ele realiza o sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo Ele tinha até uma expressão ltin impersona crist é o sacerdote ali né na pessoa de Cristo assumindo o lugar de Cristo né quando ele repete aquelas.

    Palavras que foram ditas por Jesus na noite em que foi traído Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue eles acreditam que dessa forma O sacerdote transforma Os elemento no corpo de Cristo é a chamada doutrina da transubstanciação e que é muito importante para salvação do católico ele crê que ali aqui existe uma ligação entre a celebração da missa e o sacrifício de Cristo não é que Cristo tá repetindo o sacrifício Mas é uma.

    Extensão daquilo que Cristo fez lá na cruz e aí fica complicado né Reverendo transubstanciação nãoé transformação dos elementos nos próprio no próprio na própria carne no próprio sangue de Cristo isso aí é uma coisa que vai além do que a gente poderia aceitar Mas é uma coisa que cresceu durante a idade média e acabou sendo oficial da Igreja Católica né sim eu eh eu acho interessante eu tenho tido a oportunidade de ler alguns documentos.

    E eu li a carta Encíclica eh mistici corporis crist que foi escrita que foi

    Promulgada em 1943 pelo Papa Pio XI e quando a gente fala sobre o catolicismo o catolicismo ele vai trabalhar com documentos distintos né com tipos de documentos diferentes Então a gente tem constituições dogmáticas bulas papais moto próprio eh e temos a a carta Encíclica a função da carta Encíclica pastor Ela é bem interessante ela não vai estabelecer nenhuma doutrina.

    Nova Então por meio de uma carta Encíclica o Papa ele não está eh instituindo nenhum Dogma ele não está promulgando nada que somente a partir daquele momento deve ser crido pelos fiéis a função da carta Encíclica é só apresentar a interpretação correta no pensamento católico romano de uma doutrina que já é crida pela igreja há muito tempo mas que tem sido talvez alvo.

    De algum malentendido então quando ele escreve a mti corporis crist em 1943 ele quer explicar Em que sentido a Igreja Católica Romana é o corpo de Cristo e por exemplo nós dizemos que a igreja é o corpo de Cristo num sentido Místico espiritual pactual tá e o Papa Pio X vai deixar claro que quando é dito que a igreja é o corpo de Cristo Isto é dito no sentido mais literal real orgânico físico material possível né então a.

    Igreja ela não é somente a noiva de Cristo ou a comunidade dos fiéis ela é a outra pessoa de Cristo além da da expressão impersona criste Ah eles também fazem uso da expressão altera né altera Persona crist a igreja é a outra pessoa de Cristo e eu vou ser bem sincero com com o senhor sabe eh essa para mim é a a doutrina mais assustadora por assim dizer porque.

    Mostra exatamente como é que a igreja de Roma vê a si mesma né mostra que a igreja de Roma v a si mesma de uma maneira bastante megalomaníaca permita-me usar esse termo não somente como eh eh eh A Noiva de Cristo a comunidade dos fiéis a comunidade dos discípulos de Cristo mas como a outra pessoa de Cristo portando não uma autoridade derivada mas portando a mesma autoridade absoluta de Cristo e a partir daí é que você consegue.

    Entender a razão pela qual ela arroga para si a autoridade para promulgar novos dogmas para promulgar dogmas que não estão fundamentados na escritura mas estão tão somente fundamentados na na assim chamada tradição por que ela rroga para si a capacidade de realizar determinados Milagres como por exemplo transformar a substância do pão e do vinho na carne e no sangue de Cristo ainda que mantendo.

    Os acidentes de Pão e Vinho então é exatamente é o que vai explicar eh a maneira como a igreja vê a si mesmo e por que que na cabeça né dela entre aspas ela consegue fazer todas essas coisas é daí que vem toda autoritarismo é daí que vem toda né Toda Toda a a a a a a imposição de dogmas e de de posições sobre os fiéis você tava me lemb você tava falando aqui eu tava me lembrando de de daquela da expressão do do do Greg.

    Allison e que depois foi repetida pelo Leonardo de quírico quando Falavam sobre os dois pilares da Igreja Católica ele falava o primeiro que é a interdependência da Graça e natureza né e o segundo essa conexão entre Cristo e a igreja interconexão Cristo e igreja exatamente que faz com que a igreja se sinta como mediadora da salvação e tudo que é dito sobre Cristo pode ser dito dela então ela tem os mesmos.

    Ofícios sacerdote rei não é E você tem razão de fato Essa é mais perigosa viu dessas doutrinas e é a base das outras né é a base a base é o senhor me permite se o senhor me permite eu queria só ler um trechinho aqui da da dessa carta Encíclica Quando o Papa piodoso vai dizer assim ele vai citar O Cardeal Belarmino ele diz assim observa Belarmino com muita sutileza que com esta denominação de corpo de Cristo não se quer dizer somente que ele é a cabeça.

    Do seu corpo Místico veja não é somente isso senão também que sustenta a igreja de tal maneira que a igreja é como uma segunda personificação de Cristo Eita né então a igreja é a segunda personificação de Cristo eu acho interessante uma uma uma análise que o Dr eh Leonardo de quírico faz ele colocou isso na tese de doutorado dele sobre o conso Vaticano segundo e ele vai dizer assim uma vez que a igreja é a prolongação da.

    Encarnação sua constituição essencial espelha o filho encarnado de Deus de importantes maneiras Como Jesus de Nazaré é Deus e homem na pessoa de Cristo de acordo com a linguagem usada pela definição de calcedônia de uma maneira igual a igreja é feita de elementos divinos e humanos que são combinados na Instituição tâ andrica da própria igreja né a organ na Instituição Divina humana da igreja a igreja é.

    Considerada co essencialmente divina e humana os dois aspectos sendo Entrelaçados e inseparáveis de tal forma que o aspecto humano carrega o Divino interdependência graça natureza e o Divino é incorporado em formas ou acidentes humanos então é um negócio assim assustador de fato assustador mesmo mesmo viu meu pai o pessoal fica assustado quando a gente.

    Fala que o catolicismo romano é ceita pessoal acha que é um absurdo que que os católicos o pensamento católico a igreja católica é muito próxima de nós e que a gente deveria pegar mais leve com Mas é só você estudar um pouquinho mais a fundo e você vai ver a razão pela qual os reformadores fizeram o que fizeram e porque através da história os que os reformados os evangélicos em geral e os reformados em particular mantiveram essa convicção de que a igreja de Roma ela.

    Não é mais uma igreja cristã Ela não é uma igreja cristã mas é uma seita com todos os sinais característicos das Seitas e eu acredito pode falar po fal e eu acredito que a nós termos eh abandonado a mesma postura que foi característica dos reformadores e dos pós reformadores isso Acabou contribuindo de forma decisiva para que.

    Hoje a gente se deparasse alguns problemas como por exemplo Eh esses episódios de pessoas que tem deixado o protestantismo emigrado para a igreja de Roma eh se a gente observar por exemplo Lutero ali após 1521 né Depois da excomunhão dele Lutero ele não vai titubear em falar do Papa como o anticristo ele não vai titubear em falar da igreja de Roma como cativeiro babilônico da igreja né isso isso isso.

    Pode ser visto também em zuinglio isso pode ser visto em Calvino nas institutas Calvino faz uma Inter ação de segunda Tessalonicenses Capítulo 2 e de maneira categórica ele identifica o homem da iniquidade como sendo o Papa né como sendo o papado então isso continua também nos pós reformadores eu gosto sempre de citar uma frase do puritano John flavel em que ele dizia assim o lema da rainha elizabe era nenhuma paz.

    Com a Espanha o nosso deve ser nenhuma paz com Roma então isso continua neles isso chega por exemplo a a aos teólogos protestantes do século XVII tanto na Europa como eh na nova como na nova Inglaterra mas quando a gente chega no século XIX eu acredito que alguns eventos vão acabar contribuindo de maneira muito ruim para que a gente chegasse a essa posição em que hoje.

    Muita gente mesmo nas nossas igrejas nãoé dissesse não mas nós somos todos irmãos né Ah todos cremos no mesmo Deus e eu identifico alguns Alguns eventos como por exemplo movimento angl católico lá ali em meados do século XIX a própria conferência missionária de Edimburgo em 1910 que não quis discutir a evangelização na América Latina por considerar a América Latina já.

    Evangelizada e eles não estavam pensando nas missões protestantes quando disseram isso né foi uma referência ao fato de o catolicismo romano ter chegado aqui já há bastante tempo o movimento ecumênico ali na década de 50 60 e o Vaticano II tá vendo tudo isso ele tá vendo tudo isso acontecer quando o Vaticano segundo acontece de 62 a 65 você vai ter eh a promulgação de um decreto como de uma declaração como por exemplo a unitat rede integracio que fala né do ecumenismo do movimento ecumênico e que.

    Na realidade é a leitura que o catolicismo romano fez dessas nossas aberturas né tanto que a unit Red integr vai dizer que é preciso que a igreja de Roma faça um estudo sobre a vida sobre a psicologia sobre a liturgia sobre todos os aspectos constitutivos do protestantismo é dito lá para ajudar esses irmãos separados a retornarem para casa então o catolicismo romano pós Vaticano i faz a leitura correta do que aconteceu e aí eles começ investir no moderno movimento de apologética deles enquanto que a.

    Gente tá em muitos lugares aí em muitas ocasiões sem saber como responder sem saber o que fazer é a gente podia também incluir nessa lista de eventos aí aquela assinatura do documento catholics and evangelic Together não é isso Evangélio católico juros que foi assinado inclusive Para minha decepção né pelo J packer né perer que era um um teólogo a anglicano é muito reformado com livros traduzidos em.

    Português mas acabou indo na conversa de Roma e assinando aquele aquele documento o que confundiu muitos evangélicos né até o dia de hoje né até o dia de hoje mas aí exatamente o problema eles só conseguiram os eh assinatura dos Evangélicos porque eles não deixaram claro o que é que queriam dizer com justificação né E como é que ela é obtida que é exatamente o tema aqui da nossa Live que nós vamos entrar agora já aqui eu só vou dar uma palavrinha pro pessoal que tá chegando chegou depois.

    Gente muito bem-vindos aqui a uma live do Vivendas escrituras se você ainda não é parte da nossa comunidade Faça a sua inscrição pelo site Vivendas escrituras.com.br e lá você vai ter acesso a cursos acesso a lives a o o seguimo dessas lives por exemplo nós vamos falar aqui mais uns 15 minutos 10 minutos e depois nós vamos continuar dentro da comunidade respondendo a perguntas né a coisa vai vai se tornar agora vai pegar fogo lá né Nós vamos dizer assim e você é convidado a se.

    Inscrever e participar conosco nós recebemos você com muita alegria aqui comigo está o Reverendo Alan R Alan renei Alexandrino é pastor da Igreja Presbiteriana Cruzeiro do Anil lá em São Luís do Maranhão e é uma das pessoas que eu considero mais bem Preparadas sobre catolicismo romano dentro do campo evangélico reformado nos dias de hoje aqui no Brasil e eu sou muito grato viu Alan pela sua participação aqui obrigado mas agora deixa eu só deixa eu só ler um pouquinho aqui a respeito do do que eh Geralmente se acredita a respeito da.

    Santificação perdão da tô com Santificação na cabeça não é ruim não né mas só que agora a gente vai falar de vai falar de de salvação e justificação né bom o o catolicismo romano admite que Cristo morreu na cruz pelos pecadores e para nos justificar nãoé mas para o catolicismo Romano a a justificação não é um ato jurídico em que Deus nos considera justos e nos perdoa os pecados de uma vez para sempre como Lutero disse.

    Como Calvino disse e os reformadores disseram o que eles dizem é que Deus nos infunde a sua graça por ocasião do batismo que nos transforma interiormente nós conseguimos cooperar na nossa salvação praticando atos de Justiça no catolicismo romano o pecado original é lavado pelo batismo e é necessário para a salvação não somente a prática de boas obras mas a participação intensa nos sacramentos da igreja através dos quais.

    Nos chegam o perdão de Deus a confissão auricular e a Penitência a missa que é eucaristia e a Extrema unção e se nada disso der certo ainda tem o purgatório o sacrifício de Cristo na cruz só nos chega através das mãos do sacerdote o Concílio de Trento isso aqui olha é importante o Concílio de Trento l logo após a reforma declarou que a justiça merecida por Cristo deveria ser apoiada pela justiça do próprio pecador o qual dessa forma Coopera com a graça.

    Literalmente Trento se expressa dessa forma no cânone 9 da sexta sessão eu vou ler aqui para abrir a nossa conversa se alguém diz que o pecador é justificado pela fé somente significando que nada mais é requerido para cooperar a fim de obter a graça da jus e que não é de forma alguma necessário que o pecador seja preparado e disposto pela ação de sua própria vontade que seja anátema que seja anátema então na a.

    Salvação no catolicismo romano e aqui eu tô só tirando o centro né quem vai falar mais sobre isso é o Alan mas a salvação enquanto que no pensamento reformado a salvação é um ato de Deus que nos justifica gratuitamente mediante a fé em Cristo Jesus de uma vez para sempre no catolicismo romano a salvação é é algo progressivo que o católico Vai conquistar a vida toda e fica refém da igreja católica Porque precisa participar dos sacramentos para que ele chegue no final da vida com alguma chance de ir pro céu né tendo aí o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3xzvpC8-fz4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem