CUIDADO COM SEUS SENTIMENTOS - Hernandes Dias Lopes

CUIDADO COM SEUS SENTIMENTOS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados vamos abrir a palavra de Deus o livro de Gênesis Capítulo 4 Gênesis Capítulo 4 e nós vamos ler do verso 1 ao verso 16 lido o texto peço que você mantenha a Bíblia aberta comigo na passagem que vamos ler coabitou o homem com EVA sua mulher.

CUIDADO COM SEUS SENTIMENTOS - Hernandes Dias Lopes

Esta concebeu e deu a luz a Caim Então disse adquire um varão com o auxílio do Senhor depois deu à luz Abel seu irmão Abel foi pastor de ovelhas e Caim lavrador aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da Terra uma oferta ao Senhor Abel por sua vez trouxe das Primícias do seu rebanho e da gordura deste agradou o senhor de Abel e de sua oferta ao passo que de Caim e de.

Sua oferta não se agradou irou-se pois sobre maneira Caim e descaiu lhe o semblante então lhe disse o senhor por que andas irado e por descaiu teu an se procederes bem não é certo que serás aceito se todavia procederes mal Eis que o pecado já ap porta o seu desejo será contra ti mas a ti cumpre dominá-lo disse Caim a Abel seu irmão Vamos ao.

Campo estando eles no campo sucedeu que se levantou Caim contra Bel seu irmão e o matou disse o senhor Caim Onde está Abel teu irmão ele respondeu não sei acaso sou eu Tutor de meu irmão e disse Deus que fizeste a voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim éis agora pois maldito por sobre a terra cuja boca se.

Abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão quando lavares o solo não te dará ele a sua força serás fugitivo e errante pela terra Então disse Caim ao senhor é tamanho o meu castigo que já não posso suportá-lo Eis que hoje me lanças da tua da face da Terra e da tua presença Ei de esconder-me serei fugitivo e errante pela terra quem comigo se contrar me.

Matará o senhor porém lhe disse assim qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes e PIS o senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de node ao Oriente do Éden o tema que eu quero tratar com os irmãos nesta noite é cuid com os seus.

Sentimentos Cuidado com os seus sentimentos matate Henry ilustre comentarista bíblico disse que neste capítulo neste Episódio nós temos o mundo e a igreja dentro de uma mesma família nós temos Caim e temos um Abel num a mesma.

Família esse texto é soleno porque ele Alerta a você e a mim que o nosso maior problema não está fora de nós está dentro de nós o nosso maior inimigo não é o outro somos nós mesmos no capítulo 3 nós percebemos que Adão e Eva são vencidos pelo diabo Mas neste capítulo Caim é vencido pela.

Carne no capítulo 3 Eva é seduzida a pecar mas no capítulo 4 Caim não aceitou ser dissuadido do seu pecado nem mesmo por Deus na verdade ele não vai confessar o pecado nem vai aceitar a disciplina Divina eu queria Então Tratar deste.

Assunto com os meus irmãos à luz desse texto trazendo aqui algumas lições muito importantes para nossa reflexão primeira lição do texto temos que ter cuidado com os nossos sentimentos porque eles são muito perigosos e eles transpiram dentro da família esse texto meus irmãos é uma refutação Clara de uma filosofia muito popular nos nossos dias já estabelecida por John Luck vejam vocês que joh dizia que o.

Homem é uma tábula rasa uma folha em branco o homem é produto do meio mas vejam comigo que Abel e Caim não tinha um meio corrompido maligno para atingi-los não tinha violência não tinha tráfico de drogas não tinha injustiça.

Social não tinha descalabro de costumes na verdade Caim e Abel não tinham avós não tinha tios não tinha primos não tinha sobrinhos não tinha amigos não tinha inimigos não tinha poluição sonora não tinha poluição ambiental não tinha desemprego não tinha violência urbana não tinha sociedade promíscua mas o mal estava no coração de.

    Aí problema tá dentro dele ele transforma o seu lar numa

    Arena de ciúmes num ringue de hostilidade as causas do desastre da família não estavam do lado de fora estav do lado de dentro então cai por terra essa ideia de que o homem uma folha em branco uma tábula rasa produto do Meio isso retrata para nós a malignidade.

    Do pecado segundo lugar a família de Adão e Eva prova que nem todos sabem lidar com os sentimentos notem vocês que Caim eel nascem de um mesmo tronco são filhos dos mesmos Pais pai e mãe eles recebem as mesmas instruções eles sugam o mesmo leite materno.

    Eles vivem no mesmo ambiente Eles escutam as mesmas histórias entretanto diz primeiro de João 312 que Caim era do maligno e Abel era um homem entee a Deus Caim era um hipócrita e Abel era um homem tement a Deus Cain uma falsa religião Abel tinha.

    Uma religião verdadeira Abel adorava a Deus Caim concorria com seu irmão notem que esses dois irmãos nascem na mesma casa mas eles crescem de de forma diferente eles têm vocação diferente eles têm religiões diferentes a religião de Abel era verdadeira a de Caim era falsa O que é curioso é que quando os meninos nascem nasce o Caim o.

    Primogênito e recebe o nome Possessão ou adquirido por Deus Esperança dos Pais está ali talvez até pensando que já era o cumprimento da promessa do Messias quando nasce Abel dá-lhe o nome de sopro ou vaidade passageiro quando dão o nome de Caim os pais estão dando um nome pomposo cheio de esperança cheio de expectativa mas dar nome bonito aos filhos não é.

    Tudo não é tudo não basta dar nomes bonitos aos filhos é preciso forjar neles caráter de Cristo instruí-los na verdade então vejam vocês que nesse Lar havia prática Religiosa e onde eles aprenderam isso com os pais porque não tinham outros instrutores ambos se apresentam para adorar a Deus tá escrito isso Versículo.

    3 aconteceu que no fim de uns tempos trouxe caindo o fruto da uma oferta ao Senhor Abel por sua vez trouxe das premissas do seu rebanho da gordura deste então ambos se apresentam para adorar porém o que se percebe nos Bastidores é que nessa casa onde tem Altar tem também ciúmes inveja disputa quebra de.

    Comunhão crise de relacionamento mágoa congelada insatisfação em ver o sucesso do outro nesse Lar tem gente mal humorada gente que tem um vulcão no coração gente que o semblante está descaído o coração envenenado de Ira.

    Com o peito enchado de ódio e a vida deixa de ser uma celebração nesse Lar havia uma inveja avassaladora porque o texto diz que Deus rejeitou Caim e a sua oferta.

    Não se agradou de Caim de sua oferta Enquanto Deus se agradou de Abel

    E da sua oferta e aqui entra uma disputa de Caim e diz o texto que ele fica irado e não é só irado Versículo C diz que irou-se sobre maneira e descaiu seu semblante e notem vocês que nós chamamos isso de.

    Inveja inveja é pior que ódio sabe por porque uma pessoa que tem inveja da outra ela não suporta que a outra tenha qualquer vantagem em relação a ela foi a história do Saul e do Davi se você lê o primeiro livro de Samuel atentamente uma música foi a causa da Loucura de Saul uma música que fez sucesso nas paradas.

    Da FM de Israel Saul matou seus milhares Davi os seus 10 milhares ISO perturbou a alma dele nunca mais ele teve saúde emocional nunca mais porque na cabeça do Saul ninguém podia ser mais prestigiado do que ele o invejoso quer ele ele quer não o que o outro tem o invejoso não quer que o outro.

    Tenha o problema do irmão do pródigo eue não suportava a ideia de que o irmão pudesse ter cobiçar é desejar não apenas o que é do outro é desejar a destruição do outro quando você lê por exemplo a.

    Invasão do Iraque ao quid em agosto de 1990 Vocês bem sabem como muitos foram mortos cidadãos ricos do qu foram mortos mas sob a pressão Internacional e o ferois ataque das forças Americanas Sadam Hussein Precisou se retirar do quait e fez isso em fevereiro de.

    1991 menos de um ano depois mas antes de Saddam Hussein sair do kuait Ele atirou fogo aos Poços de petróleo dos quais já não podia usufruir Já que eu não vou usufruir que ninguém usufrua já viu isso em crimes passionais Se você não for minha mulher mulher de ninguém você vai ser mais então mata você terminou meu namoro comigo então morre se não é meu não é minha não é meu então não vai ser mais.

    Ninguém é por isso que a bíblia vai dizer lá em primeiro de João 3:12 que o Caim era filho do ele era do maligno porque o maligno é destruidor ele não suporta ver o sucesso do outro ele não suporta ver o bem do outro ele não suporta que o outro seja na frente dele é a famosa lenda da cobra e do vagalume a cobra começou a perseguir o Vagalume e o Vagalume pulando aqui para ali dali para lá tentando se livrar do.

    Ataque feroz da cobra cansado de tanto fugir o vagalum para e pergunta pra cobra assim bom antes de ser destruído eu posso fazer pelo menos três perguntas a cobra disse Tá bom faço concessão vamos lá primeira pergunta eu te fiz algum mal para você tá me perseguindo disse não você não fez mal nenhum para mim não segunda pergunta eu faço parte da sua cadeia de alimentação para você perseguindo a cobra disse não você não.

    Faz parte da minha cadeia de alimentação também não terceira pergunta então por que que você quer me destruir a cobra respondeu porque eu não tolero ver você brilhar eu não tolero ver você brilhar Esse é o ciumento é uma doença terrível um pecado terrível segundo lugar irmã segunda lição do texto os sentimentos perigosos eles são tão sutis e por isso temos que ter cuidado com eles que eles transpiram até na hora da.

    Adoração e adoração é a maior prioridade da nossa vida não é missões que é a maior prioridade da vida é é adoração porque missões acontece para que todos os povos adorem a Deus o fim último não é o homem é Deus é a glória de Deus o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre e a missão mais nobre do homem mais importante o homem é a.

    Adoração mas notem que antes de Deus aceitar a nossa adoração e precisa aceitar a nossa vida não tem performance não tem desempenho não é qu brilhante Você foi no palco não é qu afinado você cantou não é quão Generosa foi a oferta que você depositou não qu eloquente foi o sermão.

    Que você pregou Deus requer primeiro vida e vejam vocês que o texto diz graficamente que primeiro Deus agradou de Abel e depois Deus agradou se da oferta de Abel primeiro Deus rejeitou Caim depois Deus rejeitou a oferta de Caim é o pacote é o.

    Conjunto A vida vai primeiro que é oferta é a essência da oferta é por por isso que a Bíblia diz lá em provérbios 2127 que o sacrifício do ímpio é abominação para Deus e É nesse sentido também que Jesus Cristo disse que Deus é espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade e note você que espírito aí não é com letra maiúscula é com letra minúscula quando o texto diz adorarem em.

    Espírito e em verdade significa em espírito significa de todo o seu coração Sinceramente não de forma hipócrita e em verdade significa que o Seu culto tem que ser bíblico de acordo com as próprias prescrições divinas eu não tenho autorização para adorar a Deus do meu jeito do meu modo da minha maneira do jeito que eu quero ou gosto ou da maneira que as pessoas.

    Querem TR ou ensinar ou orientar não Deus estabeleceu na sua palavra a maneira como ele quer ser adorado mas se você perceber a vida de Caim desmente a sua oferta por algumas razões primeiro primeira de João 312 diz que ele era do maligno e por isso assassinou seu irmão então maligno não adora filho do maligno não adora mata.

    Segundo Versículo 5 Ele tá mal humorado mal morado o centro da vida dele é ele mesmo terceiro ele tá muito irado excessivamente irado sabe o que que a Bíblia diz irai-vos e não pequeis não se deixe por o sol sobre a vossa Ira e nem deis lugar ao diabo o diabo estava morando no peito de Caim ele não abriu uma brecha ele abriu uma porta escancarada pro diabo.

    Entrar quarto ele era invejoso quando a Bíblia diz que ao passo que de Caim de sua oferta não se agradou Deus aí entra o problema do Caim porque Deus se agradou di Abel da sua oferta talvez se Deus tivesse não se agradado de Abel e da sua oferta o cim não estaria não estaria na crise que está porque o projeto dele não é agradar a Deus o projeto dele é concorrer com o.

    Irmão quinto versículo 7 ele tinha ma comportamento ou ma procedimento e Deus disz se procederes bem não é certo que serás aceito ou seja o que importa para Deus não é aquele ato apenas de estar ali no altar É o que aconteceu até ao altar o procedimento dele anterior não estava.

    Certo sexto o coração dele estava endurecido porque Deus diz no verso 7 na parte final se todavia proceder mal Eis que o pecado já porta o seu desejo será contra ti mas a ti cumpre dominá-lo e o que você vai perceber que em vez dele acolher e acatar a exortação de Deus ele se endurece mais ainda ele se fecha mais.

    Ainda porque o verso 8 diz que ele hipocritamente com palavras aveludadas e macias tem no coração uma espada que fere para matar o Irmão em vez de acolher exortação ele sai dali para matar seu irmão se você perceber a oferta de Abel é a oferta de um Adorador humilde porque o que que Abel faz Abel tem a Vida.

    Certa e tem oferta certa ele traz das Primícias do seu rebanho e certamente Adão e Eva já tinham contado para eles os filhos de como Deus os vestira No Éden um animal foi sacrificado sangue foi derramado para que eles fossem convenientemente vestidos Deus sez peles roupas de peles de animais e aquilo não é apenas uma roupa mais chique do que folhas ou mais duradoura do que folhas ali estava a.

    Base a semente o germe o nascedouro da doutrina da expiação de que o inocente tem que morrer o sangue tem que ser derramado para que o pecador seja coberto Porque sem derramamento de sangue não há remissão de Pecados quando Abel traz as premissas do seu rebanho Ele está reconhecendo que a forma que Deus queria ser adorada já estava estabelecida desde o princípio e ele não quer mudar esse princípio ele.

    Não quer mudar essa Norma ele não quer mudar esse planejamento de Deus esse propósito de Deus na adoração a oferta de Abel era apropriada pois tipificava o sacrifício de Cristo enquanto a oferta de Caim representava o melhor esforço do homem uma é a salvação pela graça ou at a tentativa da salvação pelas obras o culto de Abel é bíbl revelado não é apenas uma expressão cultural não é o que eu gosto não é simplesmente para eu me sentir bem não é.

    Para atender o gosto deste ou daquele ou a preferência do povo não podemos trazer fogo estranho para altar o culto de Caim Foi um culto elaborado por ele e não prescrito por Deus então Deus rejeita Caim Deus rejeita a oferta de Caim Abel cultua Deus com verdade com motivação certa enquanto que a religião de Caim é a religião da perseguição ele decreta a.

    Morte para quem não segue a sua teologia mas amados irmãos vamos olhar um pouco mais esse texto para tratar dos Sentimentos perigosos e perceberam a terceira lição a terceira verdade é que esses sentimentos precisam ter cuidado não precisam ter cuidado com eles porque eles se agravam quando nós desprezamos a advertência de Deus.

    Ô irmãos nós temos sido advertidos por Deus toda vez que você abre a sua Bíblia Deus está divertindo você toda vez que você vê um culto escuta a pregação Deus está divertindo você Deus está advertindo a mim e continuar no erro apesar da advertência Divina é um grande risco é um grande perigo então vejamos por favor tá escrito no Versículo sete pode ler comigo o sete vamos juntos se procederes bem não é certo que serás.

    Aceito se todavia procederes mal Eis que o pecado já es ap porta o seu desejo será contra ti mas a ti cumpre dominá-lo o que eu acho impressionante que cim é chamado ao arrependimento Deus avisa Deus exorta Deus Alerta Deus acende a luz vermelha Deus bota luzes e aldors na estrada dele meu filho não faça Não.

    Vá meu filho Muda meu filho volta meu filho não prossiga meu filho Não Se Afaste e Deus está alertando e alertando e alertando e em vez de Caim fugir do pecado ele consuma o pecado na verdade o Caim em vez de voltar-se para Deus ele foge de Deus e usa máscaras para consumar o seu pecado senão vejamos.

    Primeira máscara é a máscara da mentira da traição e da hipocrisia Olha a palavra que ele vai dizer no verso 8it Leia o oito comigo disse Caim Abel seu irmão Vamos ao campo estando eles no campo sucedeu que se levantou Caim contra Bel seu irmão e o matou ô meus irmãos notem vocês uma coisa quando um irmão convida o outro a ir ao campo ambos um era pastor o outro era agricultor lavrador ambos trabalhavam onde no.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RSYRaTJnfsg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem