01. No Princípio (Gn 1.1-2)

01. No Princípio (Gn 1.1-2) Irmãos abramos a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 1 verso primeiro nós vamos ler versos 1 e 2 Estamos dando início a uma série de mensagens positivas nos 11 capítulos iniciais do livro de Gênesis Gênesis Capítulo 1 verso 1 e 2 possamos a leitura Gênesis Capítulo 1 verso 1 e 2 No princípio Deus criou os.

01. No Princípio (Gn 1.1-2)

Céus e a terra a Terra era sem forma e vazia havia trevas sobre a Face do Abismo e o Espírito de Deus se movia sobre as águas Oremos senhor nós estamos diante dos as palavras iniciais da tua grande revelação e quão Profundas e desafiadoras elas são nós queremos pedir entendimento nós queremos pedir discernimento.

Espiritual a medida que nós tentamos entender todos os mistérios que aqui estão revelados e ficar em paz com relação a aqueles que não estão nós pedimos ao pai que tu nos guardes e abençoes na série de mensagens que queremos fazer nesse livro de maneira que traga entendimento que traga fortalecimento a nossa fé compreensão da nossa fé é o que nós Te pedimos em nome.

De Jesus amém crise conforme dito nós iniciamos hoje pela manhã uma série de mensagens no livro de Gênesis não no livro todo mas nós vamos no capítulo 1 até o Capítulo 11 Pode ser que ele Se chegarmos no capítulo final do capítulo 11 a gente perceber que foi bem que isso aqui é um desafio para mim eu nunca preguei dispositivamente em Gênesis Então se até o Capítulo 11 a gente vê que tá indo bem.

Dando certo a gente arrisca até os 50 né o livro de Gênesis está dividido em duas grandes partes primeiro a história de como tudo começou Capítulo 1 até o Capítulo 11 e depois a história de Abraão e os seus descendentes que é do capítulo 12 até o Capítulo 50 Então vamos vamos começar modestamente o alvo é modesto é apenas Capítulo 1 até o Capítulo 11 se Deus nos dê graça quem sabe a gente vai até o final.

Do livro todo esses capítulos iniciais de Gênesis capítulos de 1 a 11 também chamados de a história primeira história primordial primeira história trata de temas extremamente cruciais para fé cristã e alguns desses temas estão em bastante evidência hoje na relação do cristianismo com a sociedade com a cultura questão dos valores por exemplo aqui nós lemos como tudo começou Lemos porque que existe algo em vez de nada porque que tem uma.

Realidade em vez de nada nós lemos aqui nesses capítulos iniciais aqui nós lemos a origem da vida origem do ser humano Aqui nós temos a origem do casamento e da natureza do casamento a base pela qual nós lutamos pela pelo casamento monogâmico eterno sexual aqui nós também aprendemos porque que existe no mundo porque que existe tanta injustiça Porque que as pessoas se matam.

Se odeiam apesar de Deus ter feito tudo muito bom e tudo isso nos aponta e nos traz a resposta para a pergunta por que que nós precisamos do Evangelho E por que que nós precisamos de um Redentor todas essas questões estão aqui nos Capítulos iniciais do livro de Gênesis a ponto de alguém já ter dito que se você tirar esses capítulos iniciais você o resto da mensagem da Bíblia não faz o menor sentido você não vai entender o que é que vem depois o porquê do que é.

Que se isso serve nessa série então nós vamos tratar dessas questões Mercedes de Deus vamos começar vendo algumas coisas introdutórias a respeito do livro de Gênesis aqui é muito importante que nós ao estudarmos a Bíblia ou qualquer parte da Bíblia nós procuramos lembrar quando essa parte foi escrita por quem para quem com que propósito O que é que trata não é que isso é essencial para nós termos acesso a ao significado do texto.

Significado Salvador porque de alguns livros a gente não sabe nem quem é o autor nem quando foram escritos entretanto qualquer pessoa lendo a bíblia com o uso ordinário uso normal das suas facilidades pode chegar ao conhecimento Salvador de Jesus Cristo lendo a bíblia normalmente mas você tendo o conhecimento mais aprofundado dessas circunstâncias isso lhe dá uma clareza maior em você entender a mensagem da Bíblia por isso que queremos.

Fazer algumas questões ou trazer algumas questões introdutórias aqui primeiro Gênesis é o primeiro livro da Bíblia ser livro seu nome significa princípio palavra grega perdão Hebraica beliche que é logo a primeira palavra Então é isso que dá o nome ao livro de Gênesis ele é o livro do princípio e ele sempre é tratado e referido na Bíblia juntamente com os quatro outros livros que vem depois.

Êxodo Levítico número e Deuteronômio esses cinco livros formam pentateuco ou a Torá ou a lei e eles todos são atribuídos a Moisés e essa é a nossa posição é a posição do cristianismo histórico é a posição do cristianismo clássico de que esses cinco livros Gênesis até Deuteronômio eles são escritos por Moisés o grande legislador tá nação de Israel a única parte que Moisés escreveu foi a parte que relata.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Sua morte que está no final de Deuteronômio então provavelmente o seu

    Sucessor Josué Foi quem escreveu o capítulo final onde se narra a morte de Moisés e como Deus o sepultou porque nós dizemos que é Moisés e qual a importância disso bem o próprio livro os próprios cinco livros o pentateuco em várias partes eles dizem e Deus disse a Moisés escreve escreve escreve escreve.

    Escreve escreve escreve dezenas de vezes nós encontramos referências ao fato de que Deus mandou Moisés escrever aquilo que ele estava vendo aquilo que ele estava presenciando e depois disso depois dos cinco livros os livros que vem depois no antigo testamento sempre se referem ao pentateuco como sendo a lei de Moisés ou o livro de Moisés dezenas de vezes e outras expressões semelhantes sempre atribuindo a Moisés a autoria dos cinco primeiros livros da Bíblia Gênesis inclusive.

    O senhor Jesus Cristo considerava que foi Moisés quem escreveu os primeiros cinco livros ele se refere a dezenas de passagens do pentateuco como tendo sido autoradas por Moisés por exemplo ele se refere às leis de Pureza como tendo sido escritas por Moisés ele diz que a lei foi Moisés que deu a lei do divórcio Ele disse que foi Moisés que escreveu os dez mandamentos ele diz que foi Moisés que escreveu aquele Episódio.

    Da sarça ardente que está no livro de Êxodo Ele disse que Moisés escreveu sobre ele Moisés escreveu sobre mim tá se referindo a ao pentateuco então não há dúvida de que o Senhor Jesus cria que foi Moisés que ele escreveu o livro de Gênesis e os quatro livros que vem depois Na mesma toada foram os discípulos de Jesus os primeiros cristãos não somente juDeus Como gentios mas eles também consideravam que Moisés é o autor.

    Dos cinco livros da Torá do pentateuco para nós é essencial que nós mantenhamos isso porque se Moisés não é o autor de Gênesis e do pentateuco Então os demais autores bíblicos estão equivocados quando atribui a ele a autoria e o pior Jesus também está enganado porque várias vezes Jesus diz que foi Moisés que escreveu se não foi Moisés que escreveu Jesus se equivocou nesse ponto e se ele se equivocou nesse ponto Quem garante que ele não se aqui invocou nos outros a credibilidade de toda a escritura.

    Está em jogo por isso que a autoria de Moisés é importante para nós Moisés escreveu esses cinco livros Gênesis a Deuteronômio durante os 40 anos que Israel permaneceu no deserto foram 40 anos 40 anos de peregrinação de viagens onde Deus revelou-se a nação de Israel sustentou aquele povo durante 40 anos com pão caído do céu fez sinais e prodígios e estabelecer autoridade de.

    Moisés nós temos convicção bem clara de que pelo menos o livro de Deuteronômio ele foi escrito às vésperas da entrada na Terra Prometida Moisés já sabia que não ia entrar na Terra Prometida e ele fez vários discursos cinco discursos ali nas planícies de Moabe à beira do rio Jordão do outro lado tava a cidade de Jericó ele fez cinco grandes discursos que compõem o livro de Deuteronômio.

    Preparando o povo para entrar na Terra Prometida é chamado de Deuteronômio é uma combinação de duas palavras gregas que significa repetir a lei ou a lei de novo Onde Moisés repete tudo que ele disse de Gênesis até o livro de Levítico então ali prestes a entrar na Terra Prometida quando todo povo estava se preparando para atravessar o Jordão e entrar na Terra Prometida é nessa.

    Ocasião que ele escreve o último livro gênesis tendo sido escrito um Antes também com que propósito então Moisés teria tido trabalho de escrever esses cinco livros no deserto preparando o as vésperas do Povo entrar na Terra Prometida nós podemos pensar em várias razões sem entrar na questão Divina de que o plano de Deus era que tudo isso ficasse registrado para toda a história para nós hoje que estamos aqui mas sem entrar nessa perspectiva Divina quais seriam humanamente falando as razões pelas quais Moisés teria escrito esse.

    Livro primeiro ele queria reorientar a visão de mundo dos israelitas os filhos

    De Abraão tinham passado 400 anos no Egito E lá eles tinham adorado outros Deuses eles tinham aprendido a ver o mundo como os egípcios viam eles tinham adorado a natureza eles tinham perdido o conceito de Deus quando Moisés foi lá dizer para eles o Deus dos seus pais me mandou aqui quem é esse Deus.

    Os israelitas foram durante 400 anos reorientados a pensar de uma maneira diferente daquela de Abraão Isaac e Jacó então era preciso que eles tivessem por escrito um relato por escrito da origem da Fé deles como tudo começou quem é Deus a aliança de Deus com seus pais as promessas que Deus tinha feito para eles a lei de Deus era preciso dar tudo isso reorientar a visão daquele povo segundo Moisés quer explicar a origem de certas.

    Leis que com certeza pareceriam muito estranhas para aquele povo que tinha passado tanto tempo no Egito por exemplo por que guardar o sábado nós vamos ler porque Deus criou o mundo em seis dias e Descansou no sete ou porque Ser Fiel no casamento porque Deus só criou um homem só criou uma mulher não criou dois homens e uma mulher nenhuma mulher e dois homens Ele criou o primeiro casal Então essa é a razão pela qual não adulto eraás porque tem pena de.

    Morte porque Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e Deus ela pela vida Deus é pro vida Deus é para vida por que que é proibido adorar a Deus através de imagens mas durante 400 anos adoramos lá no Egito através de imagem por que que agora essa proibição porque Deus é Espírito ele não é a natureza ele já existia antes de tudo que há ele criou todas as coisas você não pode adorar a natureza em vez de adorar o criador então a origem de todas as leis está no.

    Livro de Gênesis Por que é que Deus deu essas leis Qual o sentido delas Qual o propósito delas e também havia uma outra questão que era importante Qual é a base moral para a gente invadir essa terra matar esse povo e tomar conta dessa terra nós vamos saquear esse povo são sete Nações que estão em Canaã e Deus tá mandando que a gente vá lá destrua essas Nações e se a posse da terra deles da riqueza deles das vinhas porque isso resposta porque Deus criou a terra ele.

    Criou tudo que existe Portanto ele dá quem ele quer ele pode fazer da terra o que ele quiser por isso ele tá dando a vocês essa terra ele é dele para ele dar quem quiser a escritura do universo pertence está na mão de Deus ele tá quem ele quer e além do mais como ele é o criador do homem e porque o homem Caiu Deus se reserva o direito de julgar as nações de castigar as nações e vocês vão entrar com instrumento do juízo de Deus contra Esses povos que se desviaram dele era.

    Preciso explicar os israelitas Qual é a base moral pela qual eles iam entrar ali naquela terra e destruir Todas aquelas Nações e tomar posse da terra deles era preciso mostrar também a superioridade de Deus aos Deuses do Egito e aos Deuses dos cananeus os povos que habitavam naquela terra lá no Egito os israelitas tinham adorado o Deus sol mas agora eles vão aprender que Deus criou o sol.

    Deus criou o sol Deus é superior a todos os Deuses do Egito e superior aos Deuses que eles vão encontrar ali em Canaã que são adorados por aqueles povos porque nós eles poderiam perguntar porque diante tantas Nações poderoso Egito a grande Mesopotâmia Por que somente a nós Deus escolheu e a resposta tá no livro de Gênesis porque ele amou Abraão ele chamou Abraão escolheu Abraão.

    De Entre todos e disse eu faço uma aliança contigo e com a tua descendência entende porque Gênesis é importante ele dá a base de tudo mais ele explica tudo e o povo precisava saber isso antes de entrar na Terra Prometida precisava saber que Deus tinha feito uma aliança com Abraão e com seus descendentes que Deus tinha prometido dar aquela terra a 400 anos atrás Deus tinha prometido que aquela Terra seria deles Deus fez uma aliança que tinha condições.

    Que precisavam ser obedecidas e tinha também promessas e a mais importante era de que deles viria aquele que seria o salvador do mundo em tua descendência serão benditas todas as nações da terra por isso que Moisés escreveu Gênesis por isso que ele escreveu antes de entrarem na terra prometida por isso que Gênesis está na Bíblia por isso que o nome é como tudo começou o início de tudo por isso que sem Gênesis o resto da Bíblia não faz sentido não faz sentido a gente pergunta.

    Como é que Moisés sobre de tudo isso quais foram as fontes que Moisés usou para escrever ele certamente não tava lá no início né então como é que ele sabe que foram sete dias como é que ele sabe a sequência ele não tava lá no Jardim Quando o homem Caiu Quais são as fontes de informação para Moisés está escrito esse livro Com certeza em primeiro lugar revelações diretas de Deus tempo todo no pentateuco Moisés aparece como sendo aquele com quem Deus falava como quem fala com seu amigo Deus aparecia Moisés.

    E eles conversavam cara a cara então quanta coisa Moisés não recebeu diretamente de Deus Além disso haviam as tradições orais que remontavam lá o próprio Éden Adão passou para os seus filhos O que que aconteceu que passou para os seus que passaram para os seus filhos de geração em geração Deus preservando até que chegasse em Moisés a tradição oral daquilo tinha acontecido lá no início testemunho ocular de quem esteve lá Adão e Eva até chegar.

    A Moisés já tinha algumas Fontes escritas inclusive que circulavam com algumas dessas histórias Nós lemos no pentateuco menção ao livro dos justos livro dos justos que livro é esse a gente não tem ideia mas é uma fonte escrita que talvez foi usada por Moisés para compor o pentateuco e que remonta lá ao começo é verdade que havia relatos da criação entre outros povos nós sabemos disso além do livro de Gênesis você encontra relato entre os sumérios.

    Você encontra relatos babilônicos e dos egípcios a respeito de como tudo começou de como as coisas tiveram origem e Moisés era versado em toda a sabedoria e toda ciência do Egito nos diz lá o livro de Êxodo ele foi criado na corte de Faraó ele tinha acesso a todas essas cosmogonias é o nome que a gente dá a origem dos céus até Agonias a origem dos Deuses isso era comum naqueles povos Moisés tinha acesso a tudo isso.

    E é interessante que essas histórias né delas falam sempre de que no começo era um caos primitivo as águas e as trevas sempre existiram e os Deuses brigavam entre si tinha um Deus que era o Deus principal que queria manter ordem mas os subdeses viviam brigando era uma confusão Que diferença se fosse um dia tiver oportunidade e leia o relato desses das teogonias ou cosmogonias dos pagãos descrevendo como é que tudo começou e compare com o relato de.

    Gênesis você vai ver que diferença Marcante o que nós temos aqui é o relato verdadeiro que foi preservado por Deus e como tudo começou Deus através da descendência de sete da descendência de 7 uma vez que Abel morreu da descendência de sete Deus veio preservando preservando via Noé e até chegar em Moisés que relatou e que serve de base então para o livro de Gênesis.

    Que nós temos aqui então a estação algumas questões iniciais a respeito do livro de Gênesis elas são importantes que nos dão o quadro maior e vão nos ajudar a entender algumas das coisas que nós encontramos aqui nesses capítulos iniciais depois vencidas Vamos então ver primeiro o que que Moisés ensina sobre Deus nesses dois Versículos No princípio Deus criou os céus e a terra a Terra era sem forma e vazia havia trevas sobre a Face.

    Do Abismo e o Espírito de Deus se movia sobre as águas que Que Nós aprendemos sobre Deus a partir desse relato primeiro que Deus sempre existiu Você nota que Moisés aqui não explica a origem de Deus ele apresenta Deus No princípio Deus quem Deus é de onde ele veio nenhuma palavra Deus é apresentado como sendo autoexistente como sendo eterno não tem Princípio não tem fim.

    Ele já existia antes do mundo ser criado em contraste com os Deuses do antigo Oriente nessas teogonias que eu falei que é de alguma forma foram gerados do caos da matéria que viviam em conflito entre si o Deus de Israel é simplesmente apresentado como aquele Deus alto existente para quem não se precisa da explicação por isso que o nome dele mais adiante quando ele se revela é esse Yahoo é eu sou o que sou você não tem.

    Como me definir eu sou o que sou No princípio Deus Deus ele é antes de todas as coisas ele sempre existiu ele não tem início ele não tem começo ele não foi gerado Nunca Houve um momento de tudo que existe em que Deus não fosse ele era é e sempre será o que ele é eu sou o que sou segundo Nós aprendemos que Deus é um ser pessoal e não uma mera força ativa Deus tem um plano ele tem um.

    Propósito ele teve um objetivo ao criar ele não criou tudo que existe por mero Capricho como a gente vê nessas teogonias e cosmogonias pagães ele tinha um alvo porque Moisés diz aqui no princípio Deus criou se tem um princípio É porque tem um fim é porque tem um propósito tem um objetivo senão não faz sentido falar em princípio no começo Deus criou todas.

    As coisas mas ele criou então com Algum objetivo porque se tem um começo tem um fim logo Deus não é uma força impessoal uma força ativa que está operando no meio da criação o mundo não é regido por o acaso por sorte por azar por destino mas há um Deus que sempre existiu e que criou com um propósito terceira coisa que a gente aprende aqui que esse Deus é todo poderoso e autor do mundo tudo que existe foi criado por ele essa expressão No princípio Deus criou.

    Os céus e a terra é a maneira Hebraica de dizer a realidade o mundo que você pode ver e o mundo que você não pode ver tudo que existe os céus lá em cima a terra aqui embaixo o sol a lua e as estrelas o sol você contempla a noite as estrelas Foi Deus que fez tudo e olhando a natureza os animais a vida o ser humano os detalhes geográficos não existe nada da.

    Realidade que não tenha sido criado por Deus aliás essa palavra criar No princípio Deus criou é o verbo hebraico parar ele toda vez que ele aparece no antigo testamento o sujeito é Deus nunca tem e o homem criou para nunca Deus quem cria esse tipo de ação é atribuída a Deus Somente portanto nós dizemos que ele criou pela sua palavra ele criou pelo seu poder criou tudo x-merilo é uma expressão Latina que é.

    Usada para dizer do nada ele criou do nada não havia nada antes ele trouxe a existência tudo que existe pela sua palavra que é diferente do relato da criação que os egípcios tinham ensinado aos israelitas eles aprenderam durante 400 anos que acreditava na eternidade da matéria que é matéria existia a água era eterna que os Deuses saíram de lá nada Deus criou x Nilo do nada só pela sua palavra ele criou portanto tudo pertence a Deus.

    E ele pode dar a quem ele quer ele salva quem ele quer ele entrega a terra quem ele quer ele faz o que ele quer com a sua criação Porque ele é o Deus todo poderoso Aliás o nome para Deus aqui Elohim é o nome que também é usado na em toda a Bíblia Hebraica às vezes para Deus e às vezes para os Deuses inclusive na forma plural não tá falando da Trindade ainda mas significa aquele que é forte aquele que é poderoso Esse é um.

    Dos nomes de Deus o nome pelo qual ele vai se dar a conhecer a Israel é Yaoi que é o Deus da Aliança eu sou o que sou mas aqui ele é chamado de o poderoso Exatamente porque do nada ele criou todas as coisas pela sua palavra Ele trouxe a existência tudo ou que há quarta coisa que Nós aprendemos aqui que Deus é distinto da sua criação isso aqui é muito importante gente No princípio.

    Deus criou os céus e a terra Deus já existia antes da sua criação sem ela na eternidade a criação ou tudo que existe foi criado fora de Deus por assim dizer não a realidade não é existência distinta dele quando nós dizemos veja como isso é importante quando a gente diz assim Deus está nos céus é uma maneira figurada de dizer porque antes que os céus existissem Deus já existia Então Deus não está preso no céu ele não.

    Mora no céu porque ele é quem trouxe a existência os céus a terra ele é distinto da sua criação os Deuses egípcios e os Deuses cananeus eles não faziam essa distinção para eles Deuses e natureza eram uma coisa só os Deuses eram forças presentes em todo lugar com os seres vivos é o que a gente chama de panteísmo ou patenteísmo tudo é Deus ou tudo está em Deus era a visão das.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BygsEk-R0JE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem