AS GRANDES EXPERIÊNCIAS DA VIDA - Hernandes Dias Lopes

AS GRANDES EXPERIÊNCIAS DA VIDA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade Fernandes Dias o Salmo que nós vamos considerar com vocês hoje ou Salmo 41 e eu peço que você abra sua Bíblia comigo neste Salmo e hoje Vamos considerar com este belíssimo poema é escrito pelo Rei Davi o Salmo 41 que está escrito o seguinte bem aventurado.

AS GRANDES EXPERIÊNCIAS DA VIDA - Hernandes Dias Lopes

E o que acordam necessitado o senhor libra no dia do mal eu juro protege a preservar-lhe a vida e o faz feliz na terra não entrega descrição dos seus inimigos o senhor o assistir no leito da enfermidade na doença uniafam da cama eu disse eu compadece-te de mim senhor Sara minha alma porque pequei contra ti.

E os meus inimigos falam mal de mim quando morrerá ele perecerá o nome e se algum deles me vem visitar diz coisas vãs amontoando no coração malícias em saindo é diz que fala de mim Ross não há uma todos os que me odeiam em geral males contra mim dizendo pertinho uma liga deu nele e caiu de cama e já não há de levantar Se até o meu amigo íntimo em quem eu.

Confiava que comia do meu pão levantou contra mim o calcanhar e Tu porém senhor compadece-te de mim e me levanta me para que eu lhe pague segundo merecem com isso conheço que tu tinha agrada de mim hein não triunfar contra mim o meu inimigo planta mim o bichos tens na minha integridade emissões a tua presença para sempre o.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade para Eternidade Amém e amém bom eu gostaria de Tratar deste Salmo sobre o tema As grandes experiências da vida e é Vocês bem sabem e vocês podem notar aí que esse Salmo está Encerrando o primeiro livro de salvos os salmos são.

150 poemas escritos em tempos diferentes e por autores diferentes e com ênfases diferentes se você tem no Salmo 5 livros e este primeiro livro que o Salmo ou 41 todo ele escrito por Davi e e e esse terceiro Salmo escrito por Davi e esse esse este Salmo escrito por Davi.

Que encerra o primeiro livro ele encerra de uma maneira muito curiosa Porque ele disse bem-aventurado e dos 41 Salmos do primeiro livro apenas três Salmos começam dessa maneira é o Salmo primeiro ou salvo 32.000 41 quem não sabe o primeiro davids bem-aventurado o homem que não anda no conselho do ímpio ou dos ímpios não se detem no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores e essa palavra bem aventurado traduzido.

Quando foi feita a tradução da septuaginta foi vertido como uma karius macarios é a mesma palavra que Jesus usou lá nas bem-aventuranças bem-aventurados os humildes de espírito bem-aventurados os que choram pendurados os mansos e essa palavra Macário significa feliz muito feliz superlativamente feliz ó e aqui da vista nos ensinando que o.

Homem que e evita o caminho do mal o homem que não participa dos conselhos nem anda pelo caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores é feliz muito feliz em segundo lugar no Salmo 32 é disse que feliz e o homem a quem o senhor não atribui a iniquidade cujos pecados são cobertos aquele que é perdoado é muito feliz porque o pecado produz condenação produz culpa produz derrota.

Fracasso opróbrio e quando você é perdoado saber que Deus não coloca na sua conta a sua dívida mas ao contrário quita sua dívida e a ponto de você ser justificado perdoado você feliz você Dorme em paz você põe a cabeça no travesseiro e sabe que não há nenhuma condenação mais para aqueles que estão em Cristo Jesus Isso é motivo de uma grande felicidade mas agora.

Neste Salmo Pela terceira vez Davi vai falar que bem-aventurado muito feliz e aquele que acorde ao necessitado a e o Generoso é feliz é por isso que o Senhor Jesus disse que mais bem aventurado e dar do que receber e quem tem essa experiência quem tem esta prática sabe disso que você é muito.

Feliz quando você estende a mão para socorrer alguém se você é muito feliz quando você ajuda alguém e quando você acode Só corre o necessitado é bom este Salmo não apenas encerra o primeiro livro dos Salmos mais esse Salmo É também um Salmo messiânico você sabe você tem que salmos de louvor você tem salvo de Penitência você tem Salmos imprecatorios você tem salmos de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Lamento E você tem Salmos messiânicos quando é que um Salmo pode ser chamado

    De messiânico e onde o autor ao escrever Oi não escreve apenas algo que tem a ver com ele mas como um profeta ele escreve apontando para uma realidade de Cristo e se você notar comigo um lugar são nove desse tenso até o meu amigo íntimo em quem eu confiava que come do meu pão.

    Levantou contra mim o calcanhar da vista falando a verdade que Ele viveu cio o e teve amigos Aliados com mais troféu por exemplo que não dado momento se volta contra ele Oi tá aí tá puxar o Seu tapete a porém eu escrever essas palavras Davi não estou a pensando precisamente nele ele era um profeta e ele estava apontando para alguém maior que ele.

    E para quê que você chamado o filho de Davi o Messias e esse versículo 9 ele é ele nos remete e ao texto que Jesus se refere a Judas Iscariotes O que combina com o seu pau e voltou contra ele seu calcanhar que o traiu então por isso e Salmo também é um Salmo messiânico e tá aprontando para uma realidade que Cristo Vai evocar tanto.

    Nos em todos os Evangelhos sinóticos Mateus 26 24 Marcos 1421 Lucas 22 22 e João 1318 todos esses Evangelhos ou todos esses Evangelistas sitam este Versículo são 41 9 com referência a traição de Judas a Jesus Cristo bom então agora dito isso à guisa de introdução vamos entrar na exposição do sal esse Salmo está dividido em Três Pontos essenciais primeiro primeiro.

    E ele trata do crente Generoso e do pobre necessitado dos versos uma 3 o segundo ele trata do crente enfermo o e os inimigos impiedosos versus 49 3º e ele trata do Crente suplicante e o senhor misericordioso dos versos 10 a 13 não esse o esboço e nós vamos expor agora.

    Desenvolver agora com vocês crente Generoso pobre necessitado crente enfermo inimigos em pedaços crê suplicante e senhor misericordioso Então vamos ao primeiro. O crente Generoso e o Pobre necessitado com a Bíblia aberta comigo aí vamos lá primeira coisa que eu destaco é que a generosidade é fonte de sublime felicidade Olha o versículo 1 bem-aventurado o que acode ao.

    Necessitado e enfatizo repito que a palavra bem aventurado aí na tradução que foi feita do velho testamento Oi para o grego a palavra que aparece lá é macarios a mesma palavra que Jesus usou para bem-aventurança feliz muito feliz a pergunta é e quem é o necessitado O que é que uma.

    Pessoa necessitada é a ideia aqui é de uma pessoa desamparada uma pessoa que está passando dificuldade em outras palavras é aquele que pobre Bens Materiais fraco e força menosprezado em reputação desanimado em espírito não é apenas uma pessoa que está precisando de comer é uma pessoa que está precisando de.

    Vestir na hora da chegada do inverno mas é também o necessitado nas outras áreas da vida se alguém que pode tá com muito dinheiro mas isso é uma grande aflição e essa semana atendi uma pessoa é de um outro estado que me ligou a pessoa tem muito dinheiro o que tem muitos bens mas vivendo um drama já tentar suicídio algumas vezes a vida perdeu o sabor.

    É a vida se desfigurou dia dos seus olhos e não consegue encontrar mais razão para

    Viver é uma pessoa necessitada é preciso de ajuda e socorro e o amor estendida seja uma palavra Diane bom e talvez você olha o mapa de São Paulo tem muitas pessoas carentes fisicamente necessitado de comida e esta igreja tem sido uma agência nas mãos de Deus para atender tantas famílias necessitadas de pão de comida uma cesta.

    Básica é mas há outras pessoas o que moram em palacetes em condomínio de luxo o e apartamentos amplos se tivesse as roupas de grife mais caras o que andam pelas ruas de São Paulo e do Brasil e do mundo em carros de luxo o que tem reserva Econômica para viver e de uma forma de Fausto e luxo por anos.

    É mas que estão carentes necessitadas então desesperadas precisando de uma palavra e seria fudidas é este o contexto aqui meus amados irmãos e agora o texto está dizendo que quando você acorda essa pessoa só corre essa pessoa na hora que ela mais precisa na hora do desespero na hora que ela tá afundando E como que só nariz de Fora.

    Tô tentando respirar você que só corre é muito feliz Olá você que estende a mão é muito feliz e o texto está mostrando para nós que feliz não é o egoísta e não narcisista não é o que olha só para ele pensa nele desde que ele sobreviva desde que ele esteja indo bem desde que com saúde com dinheiro eu com família tranquila com seus negócios prosperando que os outros se danem Como.

    Diz a música do Roberto Carlos que você me aqueça nesse inverno e o restante vai para o inferno e eu tô pensando em mim no meu bem na minha felicidade não esse texto ensina para nós o outro ISO altruísmo e você olhar para o outro de você olhar pela janela e saber que tem gente à sua volta precisa de uma palavra precisando de uma mão estendida precisando de um socorro precisar de uma ajuda precisando de ser notado e assistido Essa é a ideia do texto que.

    Você faz isso isso é fonte de uma sublime a felicidade eu não tenho que isso por John disse sobre esse versículo como são tolos os que temem perder a riqueza dando a Ah e não teme em perder em se mantendo a aquele que guarda ouro pode ser um bom carcereiro mas é que dispõe para socorrer o necessitado é um bom é um bom mordomo o que a Bíblia diz.

    A alma generosa não prosperará mas aquele que retém mais do que é justo é pura perda vaza pelos dedos e quando você acha Só corre o pobre você tem prestando a Deus e não fica com Gilda com ninguém eu estou aqui a primeira palavra para você se você tem essa experiência eu não tô falando lá uma vez ou outra na vida não você tem a experiência de.

    Ajudar alguém uma maneira e programática e constantes o quanto do seu orçamento mensal você reserva para ajudar alguém frequentemente o rapaz eu não sei nem quem é que eu posso ajudar Sabe sim sabe sim e tem gente na sua família e tem dia que trabalha na sua casa.

    Não tem jeito que você conhece Oi eu gostaria que te faça um desafio você você não é o que você escuta você não é o que você promete você não é o que você sente você o que você faz a ensinar isso aqui e de você ir para casa e conta tudo mesmo jeito não resolveu muita coisa e hoje quem sabe você aqui passa o teste uma experiência ó e vou lhe dizer uma coisa ninguém é.

    Tão pobre que não possa dar e ninguém é tão rico que não possa receber o assunto compromisso entendeu eu vou começar ajudar uma pessoa eu vou começar a ser Generoso eu vou começar a dar parte daquilo que eu recebo veja o resultado você vai ficar espantado é porque Deus é multiplicar sua sementeira a Deus a fazer você prosperar em todas as áreas e você vai perceber que mais bem-aventurado e dar do que receber.

    Tá bom é mas vamos agora e a outra verdade nesse texto a generosidade não é apenas fonte de felicidade a generosidade é fonte de ricas Recompensas e o texto vai elencar para nós cinco Recompensas primeira Olha aí no versículo primeiro ainda o senhor o livrará no dia do mal o que que o texto a dizer você é crente Ou você já Deus você é crente você tá.

    Aqui você ama Deus então servo uma serva de Deus mas Deus não blindou a sua vida se você não está no estufa você não está numa redoma de vidro e você e eu enfrentamos também o dia mal e não tá escrito lá em Efésios 6 horas é acerca do dia mal e depois você vê ser tudo você é permanecer.

    A firm é porque chega o dia mal o quê que é o dia mal e se você pensa numa luta numa batalha espiritual o dia mal é o dia em que parece que todas as forças adversárias visíveis e invisíveis humanas e espirituais conspiram contra você E é aquele dia que parece que os céus estão de bronze e já acorda com o Nó na Garganta.

    Oi e o texto está dizendo que quando você é Generoso não é o não são os astros que estão movendo em seu favor não não é coincidência Não não é apenas uma coisa casual não o senhor o livra no dia do mal e a uma espécie de promessa particular e específica para o generoso.

    Se você se lembra lá de Cornélio quando a Bíblia diz que as esmolas que cornelli fazia eram conhecidas diante de Deus eu não lembro que o Senhor Jesus Cristo disse que se você tem um copo de água para alguém não de Cristo se você não fica sem receber galardão e quando você só cobra necessitado você não apenas abençoa a pessoa que recebe a sua ajuda mas isso é contado diante de Deus e não é que salvação é questão de mérito.

    Não tem mérito em salvação a salvação é de graça mas Deus está olhando para vocês é fulano de tal é misericordioso ele acorda necessitado ele é Generoso quando ele vai passando para o dia mal eu vou socorrer lu-lá é promessa de Deus o segundo o estilo dois o senhor e o protege agora veja bem que e é diferente do Livramento de amarrar o.

    Senhor protege agora uma maneira genérica Bom dia Maura tô dia que acontece que dia mal não tem dia que você celebra na verdade a vida é assim Bom dia de festa e dia de celebração tem dia de comemoração tem dia de nascimento tem dia de casamento é mas tem dia de tempestade a forma dinâmica da vida a dinâmica da vida.

    E na rotina da vida você tem proteção divina e isso é fruto e benção da generosidade o terceiro e olha aí Versículo dois ainda preservar-lhe a vida Oi e o Face feliz da Terra Tem que Deus está dizendo que Deus vai me dar longevidade ele da felicidade.

    E para mim esse versículo é uma espécie de resumo das promessas do Quinto Mandamento lá promessa do Quinto Mandamento quando você é um rapaz de mãe a vida longa e de feliz é o que tem gente tem vida longa mas é um Rosário de sofrimento bom então não é só preservar a vida é preservar a vida com qualidade é preservar a vida com felicidade e isso é promessa de Deus a pessoa.

    Generosa o quarto o Versículo 3 o senhor o assistir no leito da enfermidade eu digo aqui que é o conforto na hora da doença é porque uma coisa tá doente outra coisa está doente com serenidade e nas minhas visitas pastorais moment aos enfermos que estão internados às vezes alguns no estado grave outros o estado crônico outros no estado terminal.

    Eu já perdi tudo e eu já vi pessoas desesperadas e o medo de morrer Eu já vi pessoas o que parecia que o céu estava vindo buscá-las Oi e o texto está dizendo que quando você acorda necessitado você é Generoso é o próprio Deus quem vai assistir você o leito da enfermidade.

    E eu fico imaginando a pessoa que foi avarenta a conjura o que viu pobre e o Despediu de mãos vazias que viu necessitado e negou-lhe uma ajuda o que viu a família passar privações e guardou guardou como tá querendo enterrar no coração os tesouros que ajuntou na vida se despedindo da vida e sem poder levar um centavo o.

    Desesperado É sim qualquer o consolo o João Bosco luz de amizade ou de amor que pudesse bons avisar a sua alma na hora do sofrimento é mas a pessoa que é Generosa todas estas memórias certamente Deus traz a lembrança dela ela está em paz Olá meus enferma é mas é uma quinta promessa daí no Versículo 3 part B na doença Túlia fofa.

    A cama e eu confesso a vocês que ao longo da minha vida de 60 e lá vai fumaça de anos eu entendi esse versículo outra maneira quando eu fui examinar esse texto com mais vagar estudá-lo para fazer o comentário Eu descobri uma coisa muito melhor que eu acreditava até então eu pensava que a fofa a cama era mais do que um colchão d'água e já teve gente doença na família que se eu comprar um colchão d'água e a fa cama.

    É a expressão aí é curar se levantar da cama a fa cama significa que o leito não vai ser o leito da enfermidade Mas vai ser o leito do descanso e que Deus lhe dar saúde e em vez de você está presa o leite doente você está descansando com saúde na sua cama é porque eu não sei se você já percebeu isso cama é uma benção você tá cansado.

    E na verdade e agora quando você tem que ficar na cama doente um dia dois dias uma semana a cama viram tormento é totalmente e a fará cama traz a ideia de que a cama não vai ser um lugar onde você tá preso nela mas vai ser um lugar de refrigério e descanso que Deus agora curou você e Deus saúde e você vai para lá para descansar e não para sofrer essa é uma promessa de Deus alguém que é.

    Generoso essa é a primeira parte O que é a primeira parte agora vamos sua segunda parte é por isso que eu disse para vocês que são as experiências da vida porque esse Salmo parece que ele não tem muita harmonia no sentido de que ele narra pedaços da vida que não estão necessariamente conectados é porque a transição para o verso 4 então não tá combinando parece que não é a mesma pessoa e não é a mesma pessoa não é a mesma.

    Pessoa só que pintando quadros diferentes da vida em qual o próximo quadro o próximo quadro é de um crente doente em diante de inimigos em pedaços bom Então veja comigo primeiro ponto que uma confissão honesta não vejo quatro disse eu compadece-te de mim senhor Sara Minha Alma é porque pequei contra ti e vamos entender isso aqui agora Davi um.

    Pecador em que pecou contra Deus bom e o que é que está assistindo agora ele tá sofrendo o e veja bem pecado e sofrimento o seu irmão gêmeos e não tem como ter cara e não sofrer e o pecado sempre traz sofrimento é aliás o pecado nos faz sofrer mais da doença.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q1NIusbtLmQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem