05. A criação do homem (Gn 2.4-17)

05. A criação do homem (Gn 2.4-17) Agora nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis no capítulo 2 ouviremos a leitura do verso 4 até o verso 17 Gênesis 2 de 4 a 17 sei que nos acompanha também pela transmissão tem a sua Bíblia aberta para que você possa seguir a exposição da palavra de Deus Essa é a Gênese dos céus e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus os criou não havia Ainda nenhuma.

05. A criação do homem (Gn 2.4-17)

Planta do Campo na terra pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra e também não havia ninguém para cultivar o solo mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo então Senhor Deus formou o homem do pó da terra ele soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente e o Senhor Deus plantou um jardim No Éden na direção do.

Oriente e pois nele o homem que havia formado do solo o Senhor Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento e também a Árvore da Vida no meio do Jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal e um rio saia do Éden para regar o jardim e de lá se dividia repartindo-se em quatro braços o nome do primeiro é pison que rodei a terra de Avilar onde a ouro ouro dessa terra é bom também se encontram lá o bdélio e a pedra de Ônix.

O nome do segundo Rio é gion é o que rodeia a terra de Kush o nome do terceiro Rio é tigre é o que corre pelo leste da Síria e o quarto Rio é o Eufrates o Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar e o Senhor Deus ordenou ao homem de toda a árvore do Jardim você pode comer livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer porque no dia em que.

Dela comer você certamente morrerá pai damos iluminação compreensão da tua palavra que nós vejamos as maravilhas da tua lei para que nós compreendamos grandeza da Graça do Evangelho fala o nosso coração pedimos em nome de Jesus amém queridos nós estamos assim dando continuação a nossa série de mensagens em Gênesis de 1 a 11 e nós vimos no.

Capítulo anterior no capítulo 1 o relato de Moisés sobre a criação dos céus da terra e de tudo que neles há a criação do homem a imagem e semelhança de Deus macho e fêmea e o descanso de Deus no dia 7 agora o alvo de Moisés aqui nesse capítulo 2 é preparar o cenário ou preparar é preparar o cenário para o evento tremendo terrível do capítulo 3 que vai ser a queda do homem que Deus.

Criou a sua imagem e semelhança em um estado de Inocência Moisés então aqui no capítulo 2 ele volta na história para nos dar os detalhes daquilo que ele já havia descrito que foi a criação do homem no sexto dia a imagem semelhança de Deus e o alvo dele aqui agora é enfatizar alguns pontos da criação do homem que vão servir de plano de fundo para compreensão da seriedade daquilo.

Que foi a queda do homem a desobediência do homem o foco dele agora no capítulo 2 é o homem e não Cosmos que foi o foco do capítulo 1 a criação de tudo que há nós veremos hoje as três primeiras partes da narrativa do capítulo 2 que são Como Deus criou o homem em detalhes aí do verso 4 a 7 a criação do Jardim do Éden local da Habitação do homem verso 8 a 14 e a ordem que Deus deu ao homem que não comer da árvore do conhecimento do bem e.

Do Mal verso 15 a 17 vamos ver cada uma dessas partes e no final vamos tentar tirar as implicações e aplicações para nossa vida hoje então começando com a criação do homem do pó da terra versus 4 a 7 Moisés diz que aqui ele vai descrever o que ele chama 13 dos céus e da terra no verso 4 Essa é a Gênesis dos céus e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus os criou palavra Gênesis significa a história ou relato das origens de alguma coisa e quando se refere a pessoas ou.

Linhagem familiar é traduzido aqui na Bíblia como genealogia e esse termo aparece mais três vezes no período que nós vamos cobrir Gênesis de 1 a 11 quando fala da genealogia de Adão genealogia de Noé e a genealogia de 100 então é interessante que aqui é genealogia dos céus e da terra gênesis dos céus e da terra que é o que ele vai contar em seguida introduzindo o que é que aconteceu depois da criação dos céus.

E da terra até a próxima Gênese que é Capítulo 5 verso 1 onde vai falar sobre a linha familiar de Adão mas nós são 10 vezes que aparece esse termo Gênese no hebraico no livro de Gênesis e nós vamos ver hoje o primeiro que é exatamente o que que acontece depois que Deus cria os céus e a terra a segunda observação aqui é que agora Deus é referido por Moisés por outro nome até aqui Deus é Moisés.

Havia chamado Deus de Deus Elohim que é uma palavra Hebraica comum para Deus ou Deuses mas agora ao lado de Elohim Moisés coloca a palavra Yahoo é que significa senhor que o sentido é desconhecido para nós o termo hebraico é desconhecido para nós mas que é relacionado com o verbo existir ou ser de onde então nós concluímos que é o nome de Deus né E ao é significa eu sou o que sou foi assim que ele se.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Apresentou a Moisés muito tempo antes de Moisés escrever aqui esse livro de

    Gênesis Nós acreditamos que essa mudança de nome é intencional tá querendo dizer que Elohim o Deus criador do capítulo 1 ele é também e Ave ou Jeová o Deus que se revelou Abraão e aos seus descendentes e a nação de Israel por meio de uma aliança e a partir de agora é essa combinação que vai marcar a descrição de Deus com.

    Algumas exceções daqui para frente mas o alvo é esse mostrar aqui o Deus criador do capítulo 1 é o Deus que faz uma aliança com o homem com Abraão e com Israel do Capítulo 2 em diante em seguida Moisés Nos diz como estava a Terra quando Deus criou o homem no sexto dia versos 5 e 6 ele diz aí no verso 5 que não havia Ainda nenhuma planta do Campo na terra pois ainda nenhuma erva do campo havia.

    Brotado porque o Senhor Deus Não havia feito chover sobre a terra não tinha ninguém para cultivar o solo tinha uma neblina que subia da terra e regava o solo o ponto é que já existia a vegetação sim porque ela foi criada no terceiro dia e nós estamos aqui revendo o sexto dia em detalhes o que Moisés está dizendo é que aquela vegetação que Deus criou e que Deus disse que se reproduza segundo a sua espécie planta e.

    Segundo a sua espécie fruto segundo a sua espécie ainda não tinha germinado eles ainda ainda não a vegetação ainda não estava se reproduzindo por dois motivos que Moisés diz aqui primeiro porque Deus não tinha feito o chuveiro ainda e segundo porque não tinha ninguém para cultivar Deus criou a vegetação com poder de multiplicação mas era necessário a chuva que Deus não tinha dado ainda E era necessário que alguém lavrasse a terra alguém cultivasse alguém preparasse né replantasse enfim fizesse.

    Todo o trabalho de agricultura e é que tava claro então que era preciso alguém para tomar conta e é nesse contexto que surge o aumento É nesse contexto você vê que o passo seguinte no verso 7 é a criação do homem não tinha planta não tinha vegetação quer dizer não tinha crescido ainda porque não tinha chuva e não tinha quem lavrasse o solo Então disse Deus vamos fazer o homem o homem então aqui representado como sendo aquele que é criado já com uma missão.

    Com um propósito que nós vamos ver mais adiante verso 7 então ou então aí é a conclusão né do que vinha sendo dito antes o Senhor Deus formou o homem do pó da terra ele soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente essa linguagem aqui é melhor entendida como sendo antropomórfica eu sei que o termo é complicado deixa eu explicar esse termo quer dizer em forma de homem ou a semelhança de homem.

    E é o termo que a gente usa para aquelas vezes na Bíblia em que Deus é referido como se ele fosse um homem como por exemplo os olhos de Deus estão em toda parte os ouvidos do senhor estão em todo lugar a mão do senhor não está encurtada para que não possa Salvar Deus não tem mão Deus não tem olhos Deus não tem ouvidos e Deus não tem boca Deus é Espírito eterno vimos isso no início de Gênesis Deus existia de toda a eternidade ele é espírito por isso ele não tem forma humana mas a linguagem bíblica ela se adapta a nós e descreve.

    Deus ou as ações de Deus as reações e decisões de Deus como se Deus fosse um de nós para que nós possamos entender o melhor percebeu O que é que Deus está fazendo então aqui no verso 7 o que nós temos é um desses momentos em que Deus é falado referido em termos humanos quando ele porque eu lendo aqui a impressão que você tem é que Deus chegou não é botou a mão no barro Tira aquela aquele pedação de Barro ele começa a trabalhar com suas mãos faz um molde e depois ele chega aí.

    Ele sopra não é essa é a figura que nós temos aqui e essa é a figura que Moisés quer que nós tenhamos na mente mesmo por várias razões que eu vou mostrar em seguida mas lembremos que exatamente como foi nós não não não temos como saber a descrição é essa daqui e Nós aceitamos né Deus de fato fez o homem ele pessoalmente fez fez do pó da terra e colocou nele O sopro da vida como um Escultor pega a massa molda e em seguida sopra e da vida aquele molde Aquele.

    Modelo que ele fez Então essa é uma das muitas vezes em que nós vamos encontrar

    A linguagem desse tipo se referindo a Deus mas o ponto aqui tudo que quer ser destacado aqui usando se essa linguagem é isso aqui que eu vou tentar resumir primeiro que o homem foi forma do pó da terra como os animais a palavra formar que é usada aqui por Moisés ela é usada para o trabalho do Artesão trabalho de um artífice e implica um processo como.

    Um artista que vai fazer uma obra e leva tempo fazendo enquanto que tudo mais tinha sido feito assim aja isso aja isso haja isso aqui na hora de formar o homem Deus leva um processo leva tempo para fazer Deus se envolve pessoalmente na feitura desse ser único que não tinha semelhante ainda e o material que Deus Usou é o mais simples possível vocês leram aqui na descrição que naquela região tinha ouro tinha.

    Pedra preciosa e tinha uma resina aromática muito cara chamada bidélio não é eram algo muito quer dizer Deus poderia ter feito homem de qualquer desses materiais O que é que Deus foi escolher ele pegou a coisa mais desprezível em significante que era o pó que cobrinha superfície da terra e que provavelmente tava úmido porque diz aqui que tinha uma neblina né que saía que cobria tudo uma espécie de nevoeiro né.

    Que deixa que torna todo úmido então fácil até de Deus moldar né porque maldade a terra seca é complicado mas quem é essa neblina Então essa terra ela Provavelmente na terra úmida e Deus cria o homem a coroa da sua criação do material mais desprezível e insignificante que tinha ali que era o pó da deram nem a Terra é o pó da terra é de lá que Deus faz a gente então sempre lembre quem você é tá lembro de.

    Onde você veio você quando pensa muito de você mesmo veja de onde você veio de onde nós viemos e aqui é um jogo de palavras no hebraico no verso 7 quando diz que o Senhor Deus formou o homem Adão em hebraico do pó da terra a Dama Adão foi feito de a Dama então há um jogo aqui para mostrar essas essa ligação entre o homem e a terra que vai continuar por toda a história do Homem nós dependemos da terra Estamos ligado a terra todos os materiais.

    Químicos que nos compõem são encontrados na terra isso é Ciência né química né tudo que nós temos e somos todos os minérios tudo que nós somos tem na terra também porque é de lá que nós somos feitos do pó da terra inicialmente era um molde sem vida quando Deus primeiro faz como A escultura de argila e Deus então que figura linda né Deus então só para quando ele fez né ele fez já com os olhos fez com o nariz fez o homem não é todo né todo um molde perfeito e Deus se.

    Chega bem pertinho dele e sopra nas narinas dele o fôlego da vida o quadro aqui é de intimidade é quase como se Deus tivesse despertando aquele boneco a vida com um beijo quando ele chega próximo e sombra mostrando essa relação especial do Criador com aquela criatura que ele acaba de fazer do pó da terra e diz aqui o texto que o homem se torna uma alma vivente tradução um ser vivo Como os seres que havia.

    Antes dele muito embora haja agora uma diferença radical porque naquele sopro que veio de Deus para o homem veio a imagem e semelhança de Deus E é isso que vai fazer do homem diferente de tudo o que Deus havia feito até então sopro de Deus em fundo nele e mago dele a imagem de Deus aí a mulher vai ser formada mais adiante ainda não tinha mulher que ela vai ser formada mais adiante e de um.

    Processo diferente a gente vai gastar tempo também explicando tudo isso mas o ponto aqui primeiro Parte narrativa é essa Moisés descreve em detalhes aquilo que já tinha sido dito no capítulo 1 que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e como é que Deus fez Deus se envolve pessoalmente ele faz o homem daquele material mais simples que é o pó da terra Deus o mal da com suas mãos e Deus lhe sopra de maneira é bem bem próxima íntima o seu próprio sopro O sopro da vida que vem do próprio Deus e.

    O homem então se torna alma vivente se torna um ser vivente em seguida Moisés Nos diz que Deus planta um jardim como sendo o local da Habitação do homem e o ponto de encontro de Deus com o homem está indo verso 8 a 14 nos é dito no verso 8 que esse Jardim foi plantado no Éden e plantou o Senhor Deus um jardim no éden éden é uma região que a gente não sabe.

    Onde está e nessa região Deus plantou um jardim o apenas o que a gente sabe aqui em termos de localização é que ele era para direção do oriente o Oriente é o leste a sua direita se você ficar olhando para o norte Oriente a direita é onde o sol nasce e é interessante que essa referência aqui Moisés está dando como se ele estivesse falando de Canaã lembra que quando ele escreveu esse livro ele não tinha entrado na terra ainda ele tava do lado de cá esperando o momento da da entrada na Terra Prometida.

    Mas ele descreve a localização do Éden como alguém que tá falando da terra de Canaã obviamente porque ele sabe que a sua literatura ia ser levada com os israelitas e a celida lá pelos juDeus lá na terra de Canaã E então se você estiver em Canaã o leste vai ficar para a direita e a ponte exatamente para região da Mesopotâmia que é onde a gente acredita que era inicialmente o Jardim do Éden em seguida Deus esse enche o jardim de todo tipo de árvore três tipos são mencionados aqui primeiro de maneira bem genérica.

    Muitas árvores agradáveis à vista e boas para alimento verso 9 do solo o Senhor Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boa para alimento ou seja árvores lindas com frutos deliciosos de muitos tipos diferentes uma riqueza uma riqueza de frutas e segundo segundo tipo Deus planta uma árvore no meio do Jardim que Moisés chama a árvore da vida ainda não verso 9.

    A Árvore da Vida no meio do Jardim Mas não sabemos que tipo de árvore era essa entendemos que era uma árvore literal como as outras ela estava bem no meio do Jardim é chamada de árvore de vida ou da vida porque a comer dela prolongaria a vida ou continuaria dar vida ao ser que Deus havia acabado de criar e talvez no meio do Jardim para lembrar Exatamente isso de onde procedia a vida e quem era o sobre autor de todas as coisas mas aí também Nós lemos sim tem um detalhe aqui que.

    Eva mais adiante ela vai dizer que essa árvore ela era a perdão árvore do conhecimento do bem e do Mal Eva vai dizer que a árvore do conhecimento do bem do mal ela era agradável aos olhos e boa para comer essa é a segunda árvore né que foi plantada por Deus no centro do Jardim provavelmente ao lado da Árvore da Vida Como eu disse Nós não sabemos que tipo de árvore também Essa era tem um mito de que era uma maçã isso é muito popular né que essa árvore.

    Do conhecimento do bem e do mal era uma maçã não pode até ter sido mas não tem nada no texto que diga que tipo de fruta era ela era chamada devia ser uma árvore comum como qualquer outra ela é chamada de árvore Apesar de que é bonita né Eva vai dizer isso que era uma árvore bonita aos olhos e gostosa parecia deliciosa saborosa para comer ela é chamada de árvore do conhecimento do bem e do mal porque Deus ia usar essa.

    Árvore para ensinar o homem e a mulher que existe uma diferença entre o certo e o errado que existe uma diferença entre o bem e o mal porque essa árvore vai ser usada por isso para isso é que ela é chamada da árvore do conhecimento do bem e do mal não é que ela tivesse em si mesmo um poder Místico de passar esse conhecimento a quem comesse mas é que ela ia ser usada como teste.

    Para mostrar o como didaticamente usada por Deus para ensinar ao homem mais uma distinção percebem nós temos dito desde o começo da exposição do capítulo 1 Deus é um Deus de distinção ele cria luz separa das Trevas ele cria as águas separa água de cima de baixo ele cria os oceanos separa da terra seca ele cria o homem separado dos animais o mundo é separado dele e agora uma distinção muito importante a separação entre o bem e o mal Existe.

    Diferença Entre o certo e Existe diferença entre o errado e era isso que Deus queria ensinar ao homem por isso ele coloca essa árvore lá no meio no meio de todo aquele Pomar todo aquele parque maravilhoso tem uma árvore que Deus então coloca que ele vai usar como mestre para ensinar sua criatura em seguida pode parecer até um detalhe a gente não sabe Exatamente porque Moisés.

    Gastou tanto tempo nisso mas talvez para enfatizar a generosidade a bondade de Deus para com o homem quando ele descreve que o Jardim tinha plenitude de águas águas em abundância e do verso 10 até o verso 14 ele disse que o Jardim era regado por um rio que nascia do Éden e entrava pelo jardim e irrigando e mantendo a vegetação tá e saía um rio do Éden para regar o jardim de lá se dividia repartindo em quatro braços e aí ele diz o nome dos quatro afluentes.

    Desse Rio primeiro é o Rio pisom tá aí de 11 a 12 ele diz que esse rio rodeava uma terra chamada Ávila onde havia um ouro de alta qualidade havia pedras preciosas como Onix E essa resina aromática também muito cara que é o bidélio Nós não sabemos onde está hoje essa terra chamada de Ávila e muito menos onde está esse rio chamado Rio pisom lembre que depois disso aqui vai.

    Ter um Grande Dilúvio que mexeu com toda a geografia da terra e o que é que acontece é que os nomes foram mantidos mas os locais Já não são mais os mesmos então a gente não sabe de muito a gente praticamente não tem ideia da Geografia Que era antes do dilúvio não não sabemos esse período aqui a gente não consegue identificar muita coisa nos dias de hoje com algumas exceções o segundo Rio é o rio gion que Moisés diz aqui que rodeia a terra de Kush cuja localização em certa também e depois o Rio Tigre vs 14.

    Que corre pelo leste da Síria esse existe até o dia de hoje e o rio Eufrates também mencionaram no verso 14 conhecido também até o dia de hoje lembra então que Moisés aqui tá dando uma localização e também descrevendo a irrigação do Jardim do Éden a partir do conhecimento geográfico e cartográfico da sua época a exceção do Rio Tigre e do rio Eufrates que estão no Iraque e que correm para o Golfo pérsico nós sabemos exatamente onde eles estão hoje Nós não sabemos de onde pisom a Villar Kush a gente não tem.

    Ideia portanto não adianta você procurar você não vai achar o Jardim do Éden a gente não sabe onde é sabe que naquela região ali da Mesopotâmia lá no afluente lá desses rios que iriam frates que corresponde hoje ao moderno e Iraque né em algum lugar naquela região Mas a gente não tem como achar não tem como achar perguntei por que que essa descrição aqui de Moisés eu creio que Moisés quer destacar a bondade de Deus.

    Deus criou um paraíso é isso que a palavra Éden significa às vezes significa um local irrigado ou também uma palavra significa Paraíso que é a tradução que ficou que pegou não é Éden o paraíso é geralmente considerado a mesma coisa porque Paraíso árvores belas frondosas frutíferas deliciosas uma terra cheia de ouro uma terra cheia de resina aromática uma uma terra irrigada de rios e correntes ou seja eram Paraíso.

    Era um santuário como nunca se viu uma coisa extraordinária que Deus criou para o homem por que que Moisés está destacando isso para jogar em relevo a ingratidão do homem ele só ele ele não tinha que comer só de uma árvore para ver a seriedade do pecado do homem ele pecou contra um Deus Generoso um Deus bondoso um Deus que lhe deu todas estas coisas o cenário está sendo preparado aqui no capítulo 2 para o que vai acontecer no.

    Capítulo 3 por isso essa ênfase aqui nos rios os detalhes da terra e tudo para mostrar a generosidade e a bondade de Deus o Santuário Cheio de árvores lindas e boas com duas árvores especiais que haveriam de definir o relacionamento do homem com Deus que é Árvore da Vida é árvore do conhecimento do bem e do mal e aqui então chegamos na parte final que é a ordem que Deus dá o homem do verso 15 até o verso 17 Moisés Diz aí no verso 15.

    Que após preparar o Jardim Deus coloca ali o homem que havia formado o homem que havia formado nós temos que o homem foi formado no campo ele não foi feito no Jardim ele foi feito lá no pó da terra do campo e Deus então só depois o coloca no Jardim do Éden naquele Santuário Portanto o homem não pode exigir cidadania dizendo eu nasci no Éden sou cidadão Celestial não ele foi.

    Trazido para dentro do Éden e por isso que ele vai ser expulso de lá também quando ele desobedece a Deus mas ele não foi feito no Jardim foi feito no campo e é para o campo que ele vai voltar depois que ele peca para ali ganhar o seu pão de maneira dura enfim Deus traz o homem para o Jardim e lhe dá a razão da sua existência imagina Adão acordando né o homem.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bBq0GDW6nos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem