CREIA: DEUS VAI TE DAR O LIVRAMENTO! - Hernandes Dias Lopes

CREIA: DEUS VAI TE DAR O LIVRAMENTO! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes cumprimentamos as pessoas que estão conectadas conosco Deus abençoe a todos hoje nós vamos tratar do Salmo 901 peço que você abra sua Bíblia comigo neste clássico poema conhecido como Salmo 91 Salmo 90 e.

CREIA: DEUS VAI TE DAR O LIVRAMENTO! - Hernandes Dias Lopes

O texto diz assim o que habita no esconderijo do altíssimo e descansa a sombra do onipotente Diz ao Senhor meu refúgio e meu Baluarte Deus meu em quem confio pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa cobrir-te a com a suas e sobre as suas asas estarás seguro a sua verdade é pavês e escudo não te assustarás do terror noturno nem.

Da seta que voa de dia nem da peste que se propaga nas trevas nem da mortandade que assola ao meio-dia cai o meu ao teu lado e dez mil à tua direita tu não serás atingido somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios pois disseste O Senhor é o meu refúgio fizeste do Altíssimo à Tua Morada Nenhum Mal Te sucederá praga nenhuma chegará a tua tenda porque aos seus anjos dará ordens.

A teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares em alguma pedra pisarás O Leão e a aspede calcarás aos pés o leãozinho e a Serpente porque a mim se apegou com amor eu livrarei peloei a salvo porque conhece o meu nome ele me invocará e eu lhe responderei na.

Sua angústia eu estarei com ele livrá-lo-ei e o glorificarei sacia-lo-ei como longevidade e lhe mostrarei a minha salvação amém esse Salmo trata do poderoso livramento de Deus esse é o tema que nós damos a este poema tão precioso bom é muito curioso que este Salmo faz parte do quarto livro deste 150 poemas.

E o quarto livro é o menor livro Um ao 41 primeiro livro 42 aos 72 o segundo livro 73 a 89 o terceiro livro 90 106 o quarto livro e 107 a 150 o quinto livro do saltério Esse é o menor dos livros que vai do 90 ao 106 se você observar a maioria desses Salmos não tem o autor indicado.

Não tem a data precisa não tem sequer um título mas esse Salmo e obstante isso não sabemos quem o escreveu quando escreveu é um grande clássico e é curioso que esse Salmo é muito usado Infelizmente como uma ferramenta Mística na casa de muita gente abre a Bíblia no Salmo 91 bota no móvel na sala como se isso fosse uma espécie.

De Talismã uma ferradura espiritual para espantar mau olhado para espantar demônio para livrar a família dos males que rondam a família não é essa uma boa maneira de usar o Salmo mas não usamos a Bíblia de forma Mística nós não usamos nenhuma porção da Bíblia no sentido de que ela misticamente vai nos proteger o salmista foi Claro no Salmo 119 guardo.

A Tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti você guarda melhor coisa a palavra de Deus no melhor lugar no coração com o maior propósito para não pecar contra Deus então você podia encher sua casa de Bíblia aberta no Salmo 91 se você não colocar essa palavra no seu coração de nada vai adiantar ela não é um Talismã ela não é um emblema Místico para proteger as pessoas eu estou convencido de que o.

Salmo 91 é uma espécie deversão né o testamentária de Romanos um 31 Quem lembra Romanos um 31 se Deus é por nós quem será contra nós eu acho que o Salmo 91 ressoa de forma eloquente esta mensagem de Paulo aos romanos Se Deus é por nós quem será contra nós então vamos examinar esse texto primeiro Deus a nossa morada segura é o que tá aí.

No verso 1 a 4 então vamos olhar os gestos 1 e 2 como nós temos uma habitação plenamente segura em Deus o que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa a sombra do onipotente uma primeiramente entender isso aqui veja você que ele não disse que você é um morador temporário ou um visitante ou um turista você faz visitas rápidas e vai embora o.

Texto diz o que habita o que que habita é mora é algo permanente não é uma visita ocasional né que você se lembra de Deus na crise e depois da crise passa você se esquece de Deus de novo mas o texto está dizendo que habita no esconderijo do altíssimo é algo permanente que é para a vida toda Deus não é apenas um hóspede que vem vai Deus é a nossa própria casa é a nossa.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Própria morada então preste atenção nisso você mora numa casa você mora no apartamento você

    Deu conforto a sua casa você deu conforto ao seu apartamento você trouxe segurança para sua casa você botou porta você botou tranca você botou alarme você mora lá Mas além de você morar na sua casa no seu apartamento mais do que tudo você deve morar em Deus ele a sua habitação ele é a sua casa onde você deve morar é.

    Nele que você deve residir é a ideia do texto agora notem que quando você habita em Deus Pai de Deus a sua habitação você pode descansar porque por que que você chega na sua casa e descansa Você se acha o que aí seguro protegido guardado você sabe que ninguém vai incomodar você você botou uma tranca você botou alarme você tem um vigia lá na porta se você mora num prédio tem uma portaria que blinda a entrada de.

    Estranhos Então você descansa você dorme você não fica inquieta será que vai chegar alguém Será que você incomodado por um estranho não você descansa quando você mora em Deus você pode descansar a sombra do onipotente isso que traz descanso para o coração mas veja o verso 2 Diz ao Senhor meu refúgio meu Baluarte Deus meu em quem confio esse Salmo é conhecido como salmo.

    Da guerra da Batalha dos perigos visíveis e invisíveis humanos e demoníacos nós estamos aí rodeados de riscos não é só de bala perdida na rua não né só de assalto não é só de arrombamento não na só de homens maus e violentos não nós estamos rodeados de perigos que nós não vemos não enxergamos mas são reais são de fato perigos concretos.

    Inobstante não vermos porque são espirituais mas o texto está mostrando para você agora num campo de guerra num campo de batalha existem lugares que o soldado O Guerreiro o que está no meio de uma guerra acesa encontra proteção na hora do aceso da Batalha para lá ele corre é o refúgio dele é a Fortaleza dele e é isso que o texto está dizendo você passa por perigos você enfrenta.

    Ameaças tem hora que você se sente Encurralado tem hora que você se sente acuado tem hora que você se sente intrincheirada e sitiado pelo inimigo para onde você corre para onde você foge onde você encontra abrigo e segurança o Salmo tá dizendo é nessa hora que você recorre a Deus e o Senhor é o meu refúgio é o meu Baluarte o Deus meu em quem eu confio você não tá.

    Confiando em você na sua saúde na sua inteligência na sua força o seu dinheiro nos seus dons os seus talentos nem mesmo na sua espiritualidade você está confiando em Deus Ele é o seu refúgio foi essa é a primeira coisa que esse texto está nos ensinando aqui então a pergunta que eu lhe faço já fazendo aplicação é essa você permanece em Deus ou você é um turista se hospeda no hotel no final de semana e depois vai embora.

    Você se lembra de Deus só no final de semana no começo da semana o Deus é o seu refúgio a semana toda o mês todo o ano todo a vida toda essa é a pergunta segunda coisa temos Livramento das armadilhas escondidas do caminho Olha o verso 3 a parte A pois ele te livrará do laço do passarinheiro bom a palavra laço já tá por si explicado é uma armadilha real mas que.

    Você não percebe você não vê e há muitos laços irmãos que ou Deus nos livra ou nós caímos neles são muito sutis e aqui tem duas coisas aqui que muda para o campo da caça a casa quem já pegou passarinho em arapuca aqui na infância sobretudo quem morou na região Rural.

    Você bota lá isca arma arapuca e fica escondido olhando

    E o pássaro Apetitosa refeição que é oferecida para ele achando que ele encontrou o prazer do dia dele o sustento da vida dele que vai ser segurança dele e nem sabe que por trás tem uma armadilha tem um laço tem uma arapuca Há muitas arapucas Armadas contra nós.

    Era poucas espirituais nós não temos todo o discernimento nós não temos todo o conhecimento nós não temos toda a percepção Nós não enxergamos no escuro Nós não enxergamos na curva nós não temos capacidade de olhar todo esse cenário que nos rodeia para nos tentar e ficar atentos você sabe que nós lidamos com três inimigos.

    O Mundo a Carne e o diabo tá lá em Efésios Capítulo 2 1 a 3 e esses inimigos são perigosíssimos porque um deles está dentro de nós a carne o outro está ao nosso redor o sistema do mundo e o outro está aí nas regiões Celestiais que você não sabe você não vê mas é tá articulando é o diabo e as suas hostes.

    Colocando no nosso caminho laços armadilhas para nos apanhar o que que nós precisamos ficar atentos aqui Paulo diz lá em segundo Coríntios 2 Versículo 11 que nós não podemos ignorar os desígnios de Satanás nenhuma pessoa sensata e sábia é olhou para esse mundo espiritual como alguns hoje tentam fazê-lo como se o diabo fosse uma formiguinha inofensiva.

    E até afronto e até falou um bobagem até se julgam muito espirituais e muito poderosos e não é o tratamento que a Bíblia ensina sobre essa batalha não se Deus não nos livrar nós não temos capacidade Então esse texto está mostrando como consequência como resultado de você habitar em Deus permanentemente aí O resultado é esse pois ele te.

    Livrará E se ele te livrará não tá dizendo que Deus é parceiro nas nossas loucuras Que Se nós formos turistas para buscar a Deus só em ocasiões especiais e depois saímos fugirmos que nós teremos livrados do laço passarinheiro não é resultado de você habitar em Deus é quando você está morando em Deus é que Deus livra você do laço do passarinho.

    Mas veja mais não só do laço do passarinheiro mas temos Livramento da peste perniciosa o verso 3B diz e da peste perniciosa o que seria peste perniciosa aqui obviamente ele está tratando das doenças normalmente das doenças endêmicas e pandêmicas é primeiramente vamos entender uma coisa aqui para a gente não chegar à conclusões é apressadas ou perigosas nós estamos aí.

    Ainda né convivendo com a pandemia nós tivemos problemas graves do passado como a peste negra na Europa que dizimou um terço da Europa nós tivemos no começo do século 20 a chamada febre espanhola que foi muito letal e agora no século 21 em março de 2020 a chegada de uma pandemia que tornou-se é praticamente universal por isso chamar de pandemia.

    Apenas uma epidemia mais de 6 milhões de pessoas ceifadas e nós de forma alguma estamos sugerindo que quem foi ceifado na pandemia era menos crente ou menos piedoso do que você e eu que estamos aqui gente melhor do que nós se foi até porque hoje nós temos um conceito diferente de morte no cristianismo e Paulo vai dizer isso e Filipenses 1:21 para mim eu viver em Cristo e morreremos.

    Morrer não é uma tragédia para um cristão Paulo diz lá em Filipenses 1:23 morrer é Partiu para estar com Cristo o que ele comparavelmente melhor ou segundo Coríntios 5:8 morrer e deixar o corpo e habitar com o senhor ou Apocalipse 14:13 bem-aventurados são aqueles que desde agora morrem no Senhor para que descansem da sua fadigas e as Suas Obras nos acompanha porém Nós cremos também e é verdade também que quem nos livra da peste perniciosa das doenças.

    Perigosas é Deus Você crê nisso meus irmãos nós somos vulneráveis demais você tá andando por aí tem vírus aí que você não enxerga tem bactéria que você não vê de quantos livramentos Você quantos você já teve na sua vida nessa área você tem ideia você tem noção o apartamento mais alto e mais seguro.

    Não livro Uma pessoa de ser infectada por um vírus por uma bactéria você pode usar a maior proteção de luvas de máscara de roupas especiais que não blinda totalmente você então também isso é verdade que quem nos livra quem nos dá saúde quem nos dá proteção das enfermidades é Deus e mais mesmo depois que a enfermidade vem quem.

    Nos cura também é Deus e Deus cura como pelos meios sem os meios e apesar dos meios o médico e a medicina são os instrumentos mas em última instância quem cura é Deus é por isso que toda cura é divina Deus usa o médico Deus usa o remédio mas o que que tá escrito na escritura ele quem perdoa todos os nossos.

    Iniquidades e quem sara todas as nossas enfermidades Então esta é outra verdade que o texto está nos mostrando o livramento de Deus da peste perniciosa mas temos outra coisa aqui nós temos também uma proteção amorosa e eficaz Você pode ler quatro comigo vamos juntos cobrir-te a com as suas penas sobre as suas asas estarás seguro a sua verdade é pavês e escudo bom agora ele sai do campo da caça.

    Lá no mato Onde você tá pegando passarinho para o campo doméstico da galinha eu acho que quem já viveu no interior já viu essa cena e se você nunca viu presencial já viu fotografias eloquência dessa cena forma-se uma chuva a água cai as enxurradas vem e a galinha com seus montes de filhotes quando vê o perigo ela para chama toda a filhotada para debaixo das asas e sofre o revés da chuva para proteger os filhotes.

    Que figura bonita e figura eloquente do amor de Deus da proteção de Deus do cuidado de Deus eu queria que você lesse comigo dois Salmos dois Versículos para ilustrar a riqueza e a beleza desse texto primeiro Salmo 36 versículo 7 olha aí que Preciosidade de verdade que está aí 36 7 vamos juntos vamos lá como é preciosa ó Deus a tua.

    Benignidade Por isso os filhos dos homens se acolhem a sombra das tuas asas Por que que você corre para debaixo das asas de Deus porque ele é benigno Se você correr para ler não vai escorraçar você e não vai pisar em você ele não vai esmagar você ele não vai condenar você Jesus disse todo aquele que vem a mim eu não lançarei fora tá na hora da angústia da dor da Tempestade dos riscos dos perigos corre para ele.

    Se agasalho debaixo das asas dele e você encontrará a proteção mas olha comigo ainda o Salmo 57 verso 1 Olha que precioso esse aqui agora é um pedido é uma Súplica é uma oração Leia comigo verso primeiro 57 Versículo vamos juntos tem misericórdia de mim ó Deus tem misericórdia pois em ti a minha alma se refugia a sombra das suas asas me abrigo até que passa em ais.

    Calamidades que que tá admitindo que tem aquela amizade tem dia de tempestade tem dia de prova o crente não é blindado eu não vivo no estufa Ele não vive num xing-rila da vida num jardim grinalda de flores ele vive num campo de batalha de enfrentamento de perigos mas quando esse perigo chega para onde.

    Você foge para onde você corre onde você encontra abrigo debaixo das asas de Deus e você vai ficar aí até que passem as calamidades Deus é o nosso amoroso protetor e a verdade de Deus a sua verdade é pavês e escudo o que tá querendo dizer para nós é que a verdade Deus os protege irmãos é tão precioso isso e quem foge da Verdade Deus quem pode debaixo das asas de Deus vai sofrer o revés vai.

    Sofrer o revés eu gosto muito da ilustração da Águia os estudiosos que examinaram um pouco mais detidamente a águia diz que quando a águia está voando e ela detecta a chegada de uma tempestade ela Diferentemente do Inhambu já viu falar no Inhambu Inhambu é uma ave é muito comum aqui no Brasil pequenininha do tamanho de uma pomba e ela baixo.

    Só debaixo da Tempestade levando os reveses da Tempestade mas quando a águia à vista a tempestade ela gigante os seus esforços voa para cima das nuvens Tudo Está calmo e sereno mudando a figura Quando A Tempestade chega já que você não voa como águia Mas você como um pintinho vulnerável que não se protege a si mesmo não tem.

    Poder de cuidar de você mesmo mas quando chega a tempestade você corre para o seu refúgio e esse Refúgio é debaixo das asas do onipotente aí você encontra descanso e proteção Mas notem mais notem mais esse texto em segundo lugar vai tratar para nós que Deus é o nosso protetor incomparável primeiro ele é a nossa morada segura agora ele é o nosso protetor incomparável e o destaco algumas coisas aqui primeiro temos o.

    Livramento dos terrores que assaltam a nossa alma Versículo 5 não te assustarás o terror noturno nem da seta que voa de dia bom agora ele sai do campo doméstico já lidou lá com a caça Campo doméstico agora ele entra num campo de guerra campo de guerra e esse Deus é o Deus que traz Livramento e eu chamo a sua atenção para o fato.

    Do assustar do terror noturno a seta que voa de dia uma pessoa assustada uma pessoa com medo e o medo meus irmãos não é um sentimento o medo é um espírito que oprime quando o Paulo vai escrever a sua segunda carta a Timóteo Capítulo 1 Versículo 7 e vai dizer Deus não nos deu o espírito de medo.

    Mas de poder e de moderação o apóstolo João vai dizer que o amor lança fora todo medo Então por que que eu tenho medo por que que você tem medo porque nós somos vulneráveis tudo aquilo que foge ao nosso controle traz medo é óbvio você não tem controle você tem medo nós não temos controle sobre muita coisa lembra lá do Salmo 23 Versículo 4 ainda.

    Que o ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum não é porque ele é bom porque ele é forte que ele conhece tudo sabe tudo pode tudo não não temerei mal nenhum porque tu estás comigo então o segredo de vencer o medo e tem muitos medos né Tem até fobias né Tem gente que tem medo de altura e eu por exemplo tenho tem jeito tem medo do lugar aberto tem gente que tem lugar no meio do lugar fechado claustrofobia eu também tenho eu quase morri uma vez sem saber que eu.

    Tinha claustrofobia lá dentro das pirâmides Quase que eu vi uma múmia do faraó lá horrorosa da vida depois de subir vários várias escadas íngremes no meio daquela multidão gente suando cheiro de camelo que é troço todo lá pelas tantas o fôlego acabou falei meu Deus Morri porque não dá não tira ninguém assim com emergência de lá o que me Valeu foi que eu tava do lado de um colega pastor eu falei rapaz eu vou morrer eu não consigo respirar falei.

    Calma fecha os olhos faça de contas no jardim eu fechei os olhos pensei numa Campina bem Verde daqui a pouquinho o ar voltou mas eu descobri ali que eu tinha aquela sua família tem muitos medos né muitos medos tem gente que tem medo da vida tem gente que tem medo da morte tem gente que tem medo da Solidão tem gente que tem medo da multidão tem gente que tem medo de ficar doente tem gente tem medo de ficar assim sem poder.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LtPIRhL-6R8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem