30. Mortos para a Lei (Rm 7.1-6)

30. Mortos para a Lei (Rm 7.1-6) Estamos dando continuidade à nossa série de mensagens nessa carta do apóstolo Paulo Estamos bem no meio da série de exposições aqui nessa parte central no miolo da carta onde Paulo trata da Santificação depois de ter falado da perdição de todos os homens da justificação pela fé Romanos Capítulo 7 de 1 a 6 porventura ignorais irmãos Pois fala os.

30. Mortos para a Lei (Rm 7.1-6)

Que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem toda sua vida ora mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive mas se o mesmo morrer desobrigada ficará da Lei conjugal de sorte que será considerada adúltera-se vivendo ainda o marido unisse com outro homem porém se morrer o marido estará livre da Lei e não será adúltera se contrair novas núpcias assim meus irmãos também vós morrestes relativamente a lei por meio do corpo de Cristo para pertencerdes a outro a saber.

Aquele que ressuscitou dentre os mortos afim de que frutificamos para Deus porque quando vivíamos segundo a carne as paixões pecaminosas postas em Realce pela lei operava em nossos membros a fim de frutificar em para a morte agora porém libertados da Lei estamos mortos para aquilo que estávamos sujeitos de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra Oremos irmãos.

Pai querido nós te damos graças pelo privilégio de cultuar te damos graças Porque podemos ouvir os teus louvores podemos entoar os teus louvores ouvir a tua palavra dirigeste orações e agora também ouvir a exposição explicação da tua Revelação escrita nós pedimos que o Senhor nos atenda que o Senhor nos Escute o pedido de iluminação para compreensão daquilo que o senhor pretendeu fosse o sentido.

Dessa passagem em sua aplicação para os nossos corações Oramos também pelo nosso país nesse momento de crise ó Deus que o Senhor tenha misericórdia dos nossos governantes Oramos pelo teu povo nessa grande nação teu povo sofrido Oprimido passando por dificuldades Oramos pelos doentes da nossa igreja os aflitos e necessitados queremos lembrar da irmã irineuza da igreja de Porangatu que o senhor esteja com ela no momento.

Enfermidade que ela atravessa também e pedimos pai que em tudo tu queiras nos guardar e livrar do mal assistem-nos agora pelo teu espírito santo na compreensão da tua palavra em nome de Jesus amém muito bem meus irmãos nós terminamos o capítulo 6 de Romanos E lá nós vimos como o apóstolo Paulo explica expõe de que maneira Deus nos livra do domínio do pecado e nos faz seus servos para que.

Nós possamos servi-lo aqui nesse mundo e durante a exposição dessa questão e na verdade desde o começo da carta Paulo havia feito várias referências à lei de Deus quando ele fala lei na carta aos romanos geralmente ele se refere àquela toda aquela legislação que Deus deu a nação de Israel através de Moisés no Alto do Monte Sinai nós temos o relato disso começando no livro de Êxodo e terminando no livro de Deuteronômio quando ele fala lei ele se refere a todo aquele corpo de regras regulamentos é.

Preceitos e determinações e decretos que Deus havia revelada na ação de Israel e que compreendiam leis relacionadas com a nação é o que a gente chama de lei civil leis relacionadas com o templo que eram as leis cerimoniais e que tratavam do sistema de sacrifícios as leis referentes a pureza e pureza o calendário judaico a dieta religiosa trabalho dos sacerdotes Play moral que estava encapsulada.

Resumida nos dez mandamentos na carta aos romanos é especialmente esse último aspecto da lei que Paulo enfoca quando ele usa o termo lei ele tá pensando na legislação Judaica mas particularmente nos dez mandamentos que são o resumo da Lei moral de Deus o que que Paulo havia dito até agora a respeito da lei ele tinha dito que ela havia sido dada para calar a boca dos homens tá lá no.

Capítulo 3 verso 19 também ele diz nesse mesmo Capítulo verso 20 que ninguém será justificado diante de Deus observando os preceitos da Lei no mesmo verso Ele disse que a lei não salva mas ela traz conhecimento do pecado no verso 28 do capítulo 3 ele diz que a justificação do pecador diante de Deus consequentemente a sua salvação é feita pela fé em Cristo Jesus sem a observância dos preceitos da.

Lei no capítulo 4 verso 13 ele diz que as promessas que Deus fez Abraão de que na sua descendência seriam benditas todas as nações da terra essa promessa não decorreu da guarda da lei Mas da fé que Abraão teve nas promessas de Deus e dois Versículos adiante no Versículo 15 desse mesmo Capítulo diz Paulo a lei na verdade ela provocaíra de Deus ela suscita A Ira de Deus e que a lei Capítulo 5 verso 20 ela veio para.

Aumentar o pecado e no capítulo 6 que antecede o que nós acabamos de ler agora mas especificamente Paula havia feito duas menções a lei Estamos nos versos 14 e 15 no verso 14 do Capítulo 6 ele disse o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei mas sim da Graça e no verso 15 ele repete havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim debaixo da graça.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Essas declarações de Paulo a respeito da Lei com certeza levantariam questões

    Entre os juDeus em Roma aonde essa carta era destinada e particularmente aos juDeus que haviam se tornado cristãos e que frequentavam a igreja de Roma quando a carta de Paulo chegasse lá e fosse lida na igreja com essas afirmações a respeito da Lei os judeu ia levantar sobrancelha né E dizer mas Pera aí que é isso aqui que Paulo está dizendo a.

    Respeito da lei porque porque para os judeu A lei foi dada por Deus como sendo o caminho da salvação a lei expressava a natureza santa e o caráter puro de Deus e a sua vontade para o homem e havia sido dada na ação de Israel como o caminho de vida para os JuDeus se ele guardasse os preceitos da Lei ele receberia a vida eterna como recompensa da parte de Deus além disso a lei como expressão da.

    Santidade de Deus ela era eterna perfeita pura e Santa Então por que que Paulo tava dizendo essas coisas ruins a respeito da lei que a lei provocaíra que a lei provoca o pecado a lei aumenta o pecado ninguém é salvo pelas obras da lei a lei foi dada para calar a boca de todo mundo Abraão não foi justificado pela lei Então por que que Paulo fica dizendo essas coisas é negativas a respeito da Lei essa Com certeza esse com certeza seria o questionamento que.

    Aconteceria lá na igreja de Roma quando a carta de Paulo fosse lida e não era então já havia a boataria a respeito de Paulo de que ele era um judeu traidor ele era um judeu aposta porque em todo lugar ele falava mal da Lei ele falava mal do templo ele falava mal dos sacrifícios ele falava mal da circuncisão ele dizia que Jesus Deus era maior do que Moisés Então os juDeus não estavam muito felizes com a pregação do apóstolo Paulo e com certeza eles.

    Queriam explicação especialmente para essa questão aqui se a salvação e a justificação do pecador é mediante a fé em Jesus Cristo porque é que Deus deu a lei porque que ele Deus Dez Mandamentos Por que que ele deu essa revelação escrita da sua vontade a nação de Israel é exatamente isso que Paulo responde no Capítulo 7 Capítulo 7 tem duas partes na primeira parte Paulo declara que da mesma forma que nós.

    Morremos para o pecado mediante a nossa união com Jesus Cristo nós também morremos para a lei o cristão não está mais debaixo da lei porque ele morreu para a lei mediante o corpo de Jesus Cristo e ele usa uma comparação para a gente entender isso que é comparação do casamento que nós vamos ver em seguida segunda parte do Capítulo que nós começaremos a ver no próximo domingo se Deus permitir Paulo.

    Explica a razão pela qual a lei foi dada ela foi dada para nos convencer do nosso pecado de maneira que o homem que está debaixo da lei ele agoniza ele geme ele grita de desespero porque a lei diz o que é o certo mas ele o homem sem Deus ele não consegue obedecer aos preceitos da Lei gerando todo aquele conflito que Paulo descreve aí na segunda parte do capítulo mas hoje à noite nós vamos.

    Ficar apenas com a primeira parte onde Paulo fala da nossa morte para a lei e vamos começar com o verso primeiro onde ele faz uma pergunta os seus ouvintes a pergunta já é antecipando aquela objeção que ele sabe que vão levantar diante das declarações que ele tinha feito diante da lei a pergunta é essa porventura ignorais irmãos Pois fala aos que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem toda.

    A sua vida é algo que Paulo aqui está se dirigindo particularmente é os juDeus né eu falo aos que conhecem a lei e não eram poucos aqueles que eram membros da igreja a lei aqui que ele se refere aos dez mandamentos em outras palavras ele tá dizendo assim eu sei que vocês vão compreender o que eu vou dizer irmãos porque vocês conhecem a lei de Deus então não tô falando para ignorante vocês sabem conhecem a lei de Deus Paulo também poderia estar fazendo uma.

    Referência muito geral as leis romanas que também regulamentam a questão do

    Casamento mas eu penso que especificamente pelo contexto ele está se referindo aqui a lei de Deus o que ele está dizendo aqui é que a lei de Deus ela tem domínio sobre o e homem aqui É genérico né sobre todas as pessoas durante o tempo da sua vida aqui no mundo ou seja Desde o dia que nós nascemos até o dia da nossa morte nós.

    Estamos debaixo do domínio da lei de Deus aqui Paulo fala da Lei como se a lei fosse um senhor um patrão e que tivesse escravos que lhe pertencem desde o nascimento era alguma coisa comum naquela época tinha gente que já nascia nascia no regime de escravidão nascia de escravos e ia permanecer a vida toda servindo aquele patrão e ia morrer como escravos então é uma figura que Paulo usa aqui para descrever o que ele quer dizer que a nossa escravidão a lei dura.

    O tempo da nossa vida nós nascemos debaixo do domínio da Lei e morremos debaixo do domínio da Lei ou seja o tempo todo da sua vida aqui do mundo você está debaixo da lei de Deus aquilo que Deus disse não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura não tomarás o nome do seu teu Deus em vão lembra-te do dia de descanso para os santificar a honra teu pai tua mãe e não adulterarás não mentiraás não furtarás não matarás não.

    Cobiçarás nada do teu próximo isso vale no dia que você nasceu até o dia que você vai morrer é isso que Deus quer de você todos os dias momentos segundos da sua vida não há um segundo da sua existência em que você não esteja debaixo do domínio da lei isso simplesmente quer dizer o seguinte que nós nascemos já obrigados a guardar toda a lei de Deus e portanto condenados porque Nenhum de Nós vai cumprir lá perfeitamente a lei.

    Nos enquadra como pecadores e portanto nos destina o castigo de Deus e Ajusta a ira de Deus esse é que é o problema nosso nascemos Sobre o domínio da Lei debaixo da lei a lei exige a lei cobra ela determina e pronuncia sentença se você não cumprir estas coisas você sofrerá A Ira de Deus e o castigo de Deus isso valia não somente para os juDeus que tinham recebido a lei escrita.

    Mas também para os pagãos porque os pagãos também receberam a lei de Deus eles receberam a revelação de Deus na consciência e no coração nós vimos isso no capítulo 2 quando Paulo diz que a lei de Deus está gravada no coração deles dos gentios e eles percebem a lei de Deus pela criação a criação fala da grandeza de Deus da existência de Deus de um Deus que antecede a realidade presente um Deus que tem governo e.

    Domínio sobre todas as coisas então quer seja uns pagãos e os gentios que é sejam juDeus não existe nenhuma pessoa nunca existiu qualquer pessoa que veio a esse mundo que não estivesse de baixo da lei e portanto debaixo da sua condenação da condenação da Lei e portanto enquadrado como pecador e destinado ao castigo com isso o que Paulo quer dizer aqui no verso primeiro a lei tem domínio sobre o.

    Homem enquanto ele viver Paulo está dizendo que não tem a menor possibilidade de você e eu escaparmos do domínio da lei sobre nós Enquanto estivermos vivos a morte é a única coisa que nos liberta do domínio da lei porque a morte cancela todos os contratos não é verdade a morte cancela todos os contratos então a única forma de nós sairmos desse contrato onde nós.

    Pelo qual nós somos condenados enquadrados e justamente colocados debaixo da Ira de Deus é pela morte e é esse exatamente o ponto que Paulo vai ilustrar aqui com uma analogia do verso 2 até o verso 3 ele falando a respeito do casamento ele diz no verso 2 hora a mulher ele tá explicando é como se ele dissesse assim por exemplo dois pontos o hora aí quer dizer isso por exemplo dois pontos a mulher casada ela.

    Está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive mas se o marido morrer ela está desobrigada da Lei conjugal aquilo era conhecimento comum na sociedade romana e é conhecimento comum na nossa sociedade a mulher tá ligada ao marido enquanto o marido vive enquanto o marido tá vivo ela é a mulher dele e de sorte né Paulo diz aí que somente se o marido morrer ela tá desobrigada da.

    Lei do marido para poder casar com outra pessoa ou permanecer viu e ele sempre fica no verso 3 dizendo não é ele explica de maneira que ela será considerada adúltera se vivendo ainda o marido o Nice com outro homem Claro ela está casada com aquele homem papel passado tem a lei ela é esposa daquele homem enquanto ele está vivo se enquanto ele estiver vivo e ela casada com ele ela se.

    Unir com outro homem isso constitui-se Adultério Adultério ela não pode ter dois homens ao mesmo tempo então ela estaria cometendo Adultério mas veja o final do verso 3 se o marido morrer ela está livre da lei da lei do marido e não será adúltera se contrair novas núpcias se o marido morrer ela está livre ela fica viúva a viúva pode casar com quem quiser.

    Ela não está cometendo Adultério porque o marido morreu e a morte terminou o contrato terminou a lei do casamento ela agora tá livre para casar uma outra vez Vocês entenderam obviamente O que é que Paulo tá dizendo aqui Vocês entenderam a comparação quem é a mulher somos nós quem é o marido com qual nós estamos casados por toda a eternidade Até que a morte nos separe a lei quem é o outro homem que se a gente casar com ele a gente comete Adultério Cristo.

    Deixa eu tentar ilustrar o que que Paulo tá querendo dizer aqui para vocês Imagine a seguinte situação um homem casado com a mulher só que esse homem ele é extremamente perfeccionista ele daquele tipo assim que acorda todo dia na mesma hora e já quer o café pronto na mesa Ele quer o café pronto ele quer a roupa passada do jeitinho que ele gosta a casa.

    Tem que estar arrumadinha do jeito que ele imagina tem que estar tudo limpinho a comida na hora do almoço tem que ser aquele cardápio que ele gosta para escrever o na temperatura certa na hora de tomar o banho a toalha tem que estar dobrada preparada lá no banheiro para ele vocês pensam que eu tô descrevendo um cara aí real não tem muito cara que é assim Pode perguntar as casadas por aí elas vão dizer Tá certo então é um cara tudo certinho roupa.

    Sempre limpa Impecável compre horário o horário que ele determina é horário que tudo acontece ele segue a vida é de uma assim em mínimos detalhes tá tudo programado tudo certo ele o problema que mulher dele é completamente desastrada a mulher completamente desastrada ela ela esbarra nas coisas ela quebra os vasos ela queima o arroz ela passa a.

    Camisa dele da forma errada bota pequeno arroz dele faz tudo que ele não gosta né e ela fica não é ela não limpa ela não lembra direito o que é que ele gosta o que é que ela quer e essa mulher vive nessa situação e o problema é que o marido não ajuda marido não ajuda toda vez que ela erra ele vai lá com o dedo em cima você não presta você não faz nada certo já é a décima.

    Vez que você faz isso e você sabe que eu não gosto das coisas assim ele não ajuda mulher não tem perdão não deixa passar uma se a mulher errou ele vem em cima e ele vem com crítica ele vem com condenação ele vem humilhando não fornece qualquer apoio para mulher não tem misericórdia e não tem compaixão gente eu não tô escrevendo casamento de ninguém aqui tá é hipotético embora eu sei que na realidade seja um pouco parecido com isso né.

    Aí o que que acontece num casamento desse a mulher fica né ela não consegue ela tá sufocada ela não faz nada que ela ela não acerta nada ela se sente absolutamente rejeitado por tudo que ela faz ela começa a pensar em outro homem começa a pensar em outro esse outro homem é tão exigente quanto o marido dela ou mais só que esse outro homem é eterno é compassivo é misericordioso é perdoador.

    Ajuda encoraja mas ela não pode pertencer a esse outro homem porque porque ela está presa pela lei do marido enquanto o marido viver Isso parece enredo da novela da Globo na verdade se fosse uma novela e você fosse o escritor qual era o fim que você daria essa história é óbvio a mulher botar um baita veneno de rato na comida do homem né ia matar o cara para poder casar com.

    Outro não é isso você já entenderam o enredo né de que que se refere a mulher somos nós que estamos casados com a lei a lei nos Condena nos critica não deixa passar uma toda vez que nós erramos a lei vem em cima e diz você pecou você errou você está condenado Não é a primeira vez você não presta você não aprende e a Lei não nos ajuda ela não nos ergue do chão ela.

    Não tem perdão ela não tem misericórdia e o outro homem a quem nós desejamos pertencer é o Senhor Jesus Cristo que é tão exigente quanto a lei Mas ele é misericordioso compassivo bondoso nos ajuda nos compreende nos sustenta e nos levanta mas eu não posso pertencer a Jesus Cristo porque Paulo explicou porque eu estou debaixo da lei estou debaixo do domínio da Lei casado com a lei Enquanto Eu Viver Qual é a única.

    Solução para esse dilema para esse casamento impossível nós pensaríamos que a solução seria a morte do marido ou seja Deus tirar a lei Mas a solução que Deus deu foi matar a mulher veja o que diz o verso 4 assim meus irmãos também vós morrestes e a mulher que morre vós morrestes relativamente a lei por meio do corpo de Cristo para.

    Pertencerdes a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos a fim de que frutificamos para Deus Essa é a grande sabedoria de Deus Da mesma forma como nós vimos no capítulo 6 que Deus para nos livrar do domínio do pecado o caminho de Deus não foi tirar o pecado de nós mas foi nos matar para o pecado nós morremos para o pecado em Cristo É isso que ele ensinou.

    No Capítulo 6 pecado Continua em mim mas eu não sou mais obrigado a obedecer ao pecado porque porque eu estou morto por pecado fui crucificado com Cristo não é isso que ensina o capítulo 6 nós vimos três sermões num Capítulo 6 onde Paulo tá dizendo isso o caminho de Deus para me livrar do pecado não foi tirar o pecado do meu coração mas me fazer Morrer para o pecado de forma que eu não preciso obedecer a ele porque ele não é mais meu patrão escravo morto não obedece ordem de ninguém.

    E agora é o mesmo esquema no que diz respeito à lei viver debaixo da lei é viver debaixo da condenação da lei da exigência da Lei ser enquadrado como transgressor e condenado à ira de Deus por conta dessas transgressões como é que Deus então me livra da Lei e da sua condenação não é tirando a lei porque a lei de Deus é perfeita pura e eterna O problema não é a lei Mas Deus age da mesma forma como ele agiu conforme Paulo descreveu no capítulo 6 a mesma morte de Cristo pela qual eu morri.

    Pelo pecado é a mesma morte também pela qual eu morro para lei e aqui nós avançamos um pouco mais o nosso conhecimento porque sobre Santificação porque até aqui nós temos visto que na cruz do Calvário Cristo nós somos unidos a Cristo na sua morte para nos livrarmos no domínio do pecado agora para louvar um pouco mais adiante diz ser livre do pecado não é suficiente nós precisamos também ser Livres da lei porque a força do pecado é a lei onde não tem lei.

    Também não tem pecado Então temos que ser Livres também da lei para poder servir a Deus e o caminho é esse Deus nos uniu a Jesus na sua morte de forma que com Cristo nós morremos para lei isso é possível porque Jesus como nosso representante ele cumpriu a lei perfeitamente enquanto o homem aqui nesse mundo e não somente isso na sua morte ele ele pagou o preço da nossa transgressão da lei de forma que agora Unidos a Cristo nós morremos para lei.

    Para as exigências e as demandas da Lei e morremos pela sua condenação só que a gente não fica viúvo não tem nem tempo para chorar mil vez porque morremos para lei imediatamente nos unimos ao outro homem que é Jesus Cristo pertencemos a ele e o resultado disso é que nós final do verso 4 para pertencerdes a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos a fim.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qNSB-oih-1c

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem