DÍZIMOS E OFERTAS, SÃO PARA HOJE

DÍZIMOS E OFERTAS, SÃO PARA HOJE palavra da verdade a exposição bíblica como hernandes dias lopes meus irmãos eu gostaria de nesta manhã é conversar um pouco com vocês um assunto que hoje é um assunto tenso é um assunto complexo é um assunto onde não tem existido unanimidade entre.

DÍZIMOS E OFERTAS, SÃO PARA HOJE

Pastores é onde até certo constrangimento da parte algum sem tocar no assunto outros exageram com tratar do assunto e por isso é necessário nós temos um balizamento claro seguro na escritura para não ficarmos à mercê das ondas que vem equivau eu queria conversar um pouco com vocês então sobre a questão se os.

Dízimos são ainda para hoje eu escrevi juntamente com passou a levar um livro que saiu recentemente dízimos e ofertas são para hoje e Deus me inclinou a escrever esse livro por uma razão simples todas as vezes que o poço estava algo nas redes sociais sobre dízimo chovia de críticas às mais ácidas e de herege a.

Explorador dos fiéis acontecia palavras assim bem fortes agosto muitos idiomas nesse ponto o choro é bíblico acho que o senhor ensina a bíblia mas o senhor se esse desvio da palavra nesse ponto então hoje quando você diz que você é dizimista e que você crê nessa verdade bíblica que você ensina essa verdade.

Bíblica para alguns você um herege para alguns você é um apóstata alguns você o explorador e nós não queremos ir um centímetro além da escritura e não queremos ficar um sentido aquém da escritura por isso eu queria tratar esse assunto hoje com vocês aqui eu não vou ler um texto específico porque não é meu propósito de expor um Deus da bíblia mas tratar do tema do assunto eu queria começar esse livro escrevi.

Sobre disco três capítulos depois passou de volta 3 sobre ofertas nos três capítulos escrevia primeira primeiro capítulo trato dos desvios dos excessos dos posicionamentos de exploração que tem de certa forma fortalecido esta posição de oposição porque quando você encontra um líder religioso extremado ensinando aquilo que não está.

Na palavra ou usando de artifícios psicológicos de técnicas de comunicação ou depressão emocional ou afastando se do ensino bíblico quem não é cristão bota todos nós no mesmo balaio rotula todo mundo e se existe um discurso que o homem quer ouvir é esse você está desobrigado hoje sendo de.

Vista porque dinheiro é algo muito sensível a única entidade que Jesus tratou de senhor na bíblia o dinheiro Jesus chamou de abuso senhor Jesus chamou césar de senhor Jesus não chamou o mundo do senhor mas é chamou o dinheiro do senhor ninguém pode servir a dois senhores a Deus que as riquezas o dinheiro um senhor que exige dedicação exclusiva.

É por isso que Jesus cristo disse onde estiver seu tesouro aí estará o teu coração e portanto há muitas críticas inclusive de gente da mais alta categoria teológica no brasil contra o dízimo a tese de doutorado contra o dízimo a pastores conceituadíssimo de igrejas históricas contra o desvio o que vamos fazer então primeiramente vamos levantar aquilo que eu chamaria de os desvios.

A primeira coisa que eu quero destacar a uma a manipulação para arrecadar dinheiro eu rodo por aí por esse brasil afora já peguei mais de 1500 igrejas e alguns lugares o domo verdadeiros sustos quando eu percebo que a parte mais elaborada do culto é hora do levantamente ofertas e dízimos onde você nota claramente que a intenção daquele pastor daquele pregador é arrancar o último centavo que o cara tem no bolso e ele usa de artifícios.

Pra que ele alcance esse propósito e fica claro que o sucesso daquele culto é medido pela quantidade de dinheiro arrecadado daquele conta quando um culto público se transforma num instrumento não de adoração a Deus mas arrecadação de dinheiro perdeu sentido perdeu o sentido nós não podemos entrar por esse caminho.

Eu estava escutando um cidadão certa feita num programa de televisão e ele estava se expondo sobre gênesis 22 a exposição até bonita do sacrifício de abraão de entregar isaac eu acompanhando assim agradando do que ele estava expondo quando chega na conclusão e disse o seguinte bom abraão sacrificou o seu isaac você tem que sacrificar o seu saque então você tem um carro de um carro a.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Igreja você tem um apartamento passa o apartamento não da igreja

    Você tem dinheiro na poupança transfira o dinheiro da poupança para a igreja bom aí matou o texto né retorceu texto aí você percebe que toda a pregação que ele fez não tinha intenção de edificar o povo destruir o povo mas sua intenção de induzir o povo o erro esse tipo de prática leva as pessoas a se oporem ao dízimo porque pensam que.

    Todos vão ser igual àquele cidadão que estava induzindo povo aquele erro segunda coisa é a idéia da oferta como barganha nós podemos fazer uma coisa errada com motivação errada nós podemos fazer uma coisa errada com motivação certa nós podemos fazer uma coisa certa como tios errada e nós podemos fazer uma coisa certa como motivação certa por exemplo.

    Existe a lei da semeadura não existe quem semeia pouco pouco colherá tá na bíblia mas eu chego pra minha congregação e disse você tem que dar tanto porque se você é tanto vai receber tanto mais e essa foi a motivação virou barganha então a minha motivação em ser fiel a Deus não é porque eu quero glorificar a Deus não é porque eu quero que o reino de Deus avance mas eu quero mais.

    Então como eu sou uma pessoa que ama o dinheiro e se eu vou dar 10 vai receber 100 então esse é um bom negócio ser um bom negócio é um investimento na bolsa celestial sucesso garantido você está fazendo a coisa certa mas a sua motivação não está boa virou negócio e isso nós não podemos fazer vamos fazer a coisa certa como motivação certa você não entrego.

    Desmo prioritariamente para ter mais porque se você está fazendo isso seu tamanho é o dinheiro você tá maluco seu projeto aí não é amar a Deus e glorificar a Deus ver a obra de Deus avançar então esse negócio de barganha com Deus se vai dar tantos você dê tanto você recebe tanto mais e aí induz o camarada que você quer ficar rico você quer crescer sequer de ter mais coisa faça isso a motivação da boa.

    Mesmo fazendo a coisa certa a terceira coisa que eu acho que tem visto por aí afora falta de transparência no trato com o dinheiro arrecadado vocês conhecem hoje igrejas que são empresas onde o património e do pastor onde tudo que entra é do pastor onde o que entra ninguém sabe quanto entrou e nem para onde foi esse tipo de prática.

    Nós não podemos concordar não está de acordo com a escritura nós precisamos lidar com dinheiro com muito cuidado porque nós precisamos manter intacta a credibilidade do ministério a integridade das motivações é um exemplo quando o apóstolo paulo faz aquele levantamento de ofertas para as igrejas da judéia e ele faz isso durante um bom tempo e ele recolhe um dinheiro.

    Considerável porque até o rei ficou interessado no dinheiro arrecadado em cesaréia mas ao levantar os recursos paulo no meia a uma nomeação de equipe pedi um time pra levar o dinheiro paulo podia levar sozinho já faz questão não levar porque para manter a integridade não lide com dinheiro sozinho ainda que você seja íntegro você tem que.

    Evitar a aparência do mal e do mal então é preciso ter transparência quanto entrou pra onde foi o que foi feito com esse dinheiro a qualquer pessoa nós não fazemos isso eu conheço nosso sistema eu acho que você deve ter a mesma prática se uma membro da igreja precisar chegar na sua área daí eu gostaria de saber como é que tá nós temos condições da relatório de cada.

    Centavo que entrou e para onde o dinheiro foi integridade barata coisa

    Que eu tenho visto é o problema infelizmente hoje do desengajamento tratamento das indulgências com novas roupagens é triste isso está na mídia todo dia toda hora então nós estamos voltando ao período misticismo se vende uma lasca da cruz de cristo na idade média e alguém já fez um.

    Cálculo que se se juntar todas as lascas da cruz de cristo foram vendidas a construir a arca de noé a multiplicação da madeira hoje as pessoas ouvindo vozes jidá além surgido toalha suada e por aí fora até tijolo para construir a nova jerusalém e do vendendo esse tipo de prática é que.

    Gera de certa forma essa resistência da oposição que botam todos na mesma fila nós não podemos entrar por esse caminho bom o que eu tenho notado ainda é a questão da armadilha que se usa pra pegar o dinheiro das pessoas do medo da culpa e da ganância se você não entregar Deus amou sua vida se você não entregar.

    Você vai estar debaixo de maldição você não entregar você vai ficar pobres o inferno ou você vai ficar capenga na vida inobstante a desobediência traz grave risco mesmo nós não precisamos usar truques de ameaças dessa forma de pressão psicológica para levar a pessoa à.

    Obediência nós podemos e devemos ensinar a bíblia nem mais nem menos nem adocicando a mensagem nem exagerando a mensagem restringindo nos o ensino bíblico tenho visto hoje igreja chamada empresas onde o público é um balcão onde o evangelho às vezes até diluído é um produto onde os crentes são consumidores.

    Onde o tempo é uma praça de negócios onde o vetor que move todo o lucro pra fechar o que eu tenho visto por aí é o problema do mercado de jamendo da palavra é tratar pregadores e cantores como astros de cinema e à tietagem evangélica grave nós não podemos entrar por esse caminho é o cachê que o cara cobra pra.

    Pregar para cantar e eu penso que todos vocês imaginam da mesma forma nós devemos aprender a ser generosos mas eu entendo uma coisa se você convida um pregador e ele exige eu vou mas eu recebo cobro tanto a pegar na minha opinião ainda que você tivesse o propósito de dar uma oferta maior você deve convidar essa pessoa motivação.

    Não está boa nós não podemos fazer do evangelho um comércio deixa eu lhe dar um exemplo se engraçado de uma experiência que eu tive eu estava pregando estados unidos na igreja um colega meu lado o vitória ele é uma pessoa muito espirituosa muito engraçada e ele convidou um dos da época dos estrelas da música gospel e ligou para o cidadão aqui no brasil e sobre o irmão gostei tanto que você viesse participar conosco na programação.

    Especial da igreja e 77 morto aleluia eu vou com o maior prazer com um detalhe primeiro eu quero duas passagens de primeira classe segundo eu quero que você me bote no hotel cinco estrelas terceiro eu quero um carro de luxo no aeroporto à minha disposição 4 eu quero que você deposita antecipadamente 10 mil dólares 5º eu quero que você tem o compromisso.

    De vender tanto cds aí o pastor disse assim para ele o irmão está encrencado para atender você primeiro que não tem hotel cinco estrelas na minha cidade eu sou passou na cidadezinha do interior aqui próxima grande cidade não tem hotel cinco estrelas na minha cidade segundo eu não tenho um carro de luxo pode levar o de deixar o aeroporto à sua disposição terceiro que eu não tenho 10 mil dólares.

    Para votar na sua conta agora e quarto porque eu já perdi a vontade de convidar então acho que é mais ou menos isso eu não estou de forma nenhuma dizer que nós não devemos ser generosos e honrar as pessoas que nós convidamos o que estou dizendo é que isso não pode virar um comércio a motivação não pode ser financeira e nós temos que vigiar o nosso coração porque o nosso coração é desesperadamente corrupto motivação.

    Certa bom quais são hoje as principais críticas que se fazem à prática contemporânea do dízimo primeira crítica o dízimo é da lei cerimonial a lei cerimonial foi abolida por cristo logo eu estou desobrigado de ser dizimista como é que nós vamos responder a uma situação patética dessa primeira coisa o dízimo não é apenas da lei ser mulher.

    E até porque não é da lei rouanet ele foi instituído por Deus do antes da lei ser dada primeiro registo claro de diz na bíblia de abraham 430 anos antes da lei ser dada então não pode ser um pacote da lei cerimonial o disco faz parte da lei sim foi incluída na lei o desvio está presente também nos livros históricos não apenas no pentateuco o.

    Desvio da presença dos livros poéticos o desvio está presente nos livros proféticos o desvio está presente nos evangelhos o desvio está presente nas epístolas o desvio está presente em toda a bíblia aí a pessoa entra com outro argumento bom esse argumento não vale dizem os críticos porque também a circuncisão existiu antes da lei fez parte da lei e hoje não circuncidados.

    Mais as crianças com 8 anos de idade então argumentos que o desvio era antes da lei não vale dizem os críticos que você responde uma situação dessa é verdade a circuncisão anterior à lei a circuncisão fez parte da lei e é verdade que hoje nós não mais praticamos a circuncisão porque não porque assim como a páscoa foi substituída pela ceia.

    A circuncisão foi substituída pelo tabagismo mas me mostre na bíblia onde algo substituiu o dízimo ao contrário Jesus ratifica o dízimo em mateus 23 23 Jesus que estes assim ai de vós escribas e fariseus que das do desvio do entrudo hortelã e do cume e negligências o principal da lei a.

    Justiça misericórdia fé de vista mas estas coisas justiça pois ele pode até se omitir aquelas a prática do dia a dia agora dizem os críticos não não não o que Jesus está combatendo aí é o problema do farisaísmo e não referendando o dízimo uma mulher o texto é claro que Jesus está dizendo aí um ascensor para a nossa censura aos escribas e fariseus a ai de vós escribas e fariseus porque dais o dijon do enduro.

    Da hortelã do comum as hortaliças menores o que Jesus está combatendo aqui o dízimo não o que Jesus está combatendo aqui eh eh eh a prática errada dos escribas e fariseus anos que pratica errada o uso scripts e fariseus usava o dízimo como escudo como amuleto como salvo conduto só dizimista agora tá tudo bem eu conheci um cidadão que escreveu o seguinte jogam era dizimista porque se.

    Fosse nem Deus podia tocar a vida dele é forte essa é a idéia dos escribas e fariseus sou dizimista do blindado só dizimista então o resto é resto só dizimista então Deus está obrigado e me abençoar e Jesus.

    Cristo não combate o desmate Jesus combate à prática é errada do dízimo a prática da ostentação agora preste atenção comigo aqueles que argumentam que eu não sou otimista porque o disco faz parte da lei eu não estou mais debaixo da lei sim da graça por coerência hermenêutica também estariam isentos da justiça da misericórdia e da fé o que é justiça.

    Geri córdia e fé fazem parte da lei quem é a pessoa em sã consciência que diz hoje que eu estou exemplo da justiça da misericórdia da fé Jesus arremata o argumento e mateus 23 23 disse que devia fazer essas coisas estão negligenciando principal da lei justiça misericórdia e fé mas ao fazer essas coisas justiça mas ele pode fé vocês não estão isentas das outras coisas a prática do dízimo então não é uma coisa outra é uma coisa e outra logo.

    Jesus não combater o desmate Jesus ratificou confirmou a prática do dízimo no novo testamento se é verdade que não mais praticamos a circuncisão porque era anterior da lei fez parte da lei não é verdade que o desvio seja anterior à lei está na lei agora não existe mais não é verdade outro argumento que se usa o dízimo era.

    Para sustento do sacerdote dos levitas hoje não tem mais sacerdotes e levitas logo nós estamos isentos de entregar o disco é verdade que hoje nós não temos mais sacerdote levitas no mesmo aspecto que tínhamos lá porque quem eram os sacerdotes e os levitas uma tribo hoje quem são os sacerdotes todos nós somos raça eleita sacerdócio.

    Real porém porém quando você vai para a escritura o mesmo sistema de contribuição pros sacerdote levitas que eram os dízimos e ofertas o apóstolo paulo referindo ainda o mesmo modelo para os obreiros agora do novo testamento senão vejamos.

    Abra sua bíblia e em 1º coríntios capítulo 9 olha o que está escrevendo sobre o assunto mergulhos capítulo 9 a partir do versículo 7 até o versículo 15 ele faz a seguinte argumentação quem jamais vai à guerra à sua própria custa quem planta a vinha e não come do seu fruto ok apascentar o rebanho e não se alimenta do leite do rebanho por ventura.

    Falo isto como homem ou não diz também a lei olha a comentários retomando a lei porque na lei de moisés está escrito não atacarás a boca ao boi quando pisam trigo acaso é comboios que Deus se preocupe o é seguramente por nós que ele o diz é certo que é por nós que está escrito pois o que lavra cumprir fazê lo com.

    Esperança e o que piso trigo faça ou na esperança de receber a parte que lhe é devida se nós não semeamos as coisas espirituais será muito recolhermos de voz bens materiais se outros participam desse direito sobre vós não temos nós em maior medida entretanto não usamos desse direito a suportamos tudo por não criarmos qualquer obstáculo o evangelho de cristo.

    Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio tempo se alimentam e quem serve ao altar do altar tira o seu sustento assim também ordenou o senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho se você notou paulo está pegando é que exatamente a maneira como se sustentava o sacerdote na lei para dizer que esse.

    Mesmo modelo é praticado e deve ser usado como referencial para sustentar os obreiros no novo testamento então nós não temos mais sacerdotes até porque abraão pagou desmarquem sedec Jesus é sacerdote de que ordem da ordem dos levitas não Jesus essa segunda ordem de melquisedec e se abraham pagou o dízimo a melquisedec nós filhos de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Aetbe8KBsnE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem