CUIDADO COM SUAS PALAVRAS - Hernandes Dias Lopes

CUIDADO COM SUAS PALAVRAS - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes a Esse é um privilégio poder partilhar com você nesta noite e a Preciosa a palavra de Deus Ah eu convido você para abrir comigo a sua Bíblia é a carta de Tiago Capítulo três e nós vamos ler do verso 1 ao verso 12 Tiago Capítulo 3 versos de matou-se.

CUIDADO COM SUAS PALAVRAS - Hernandes Dias Lopes

E depois que nós terminarmos a leitura eu peço que você continue com a sua Bíblia aberta porque é muito importante você acompanhar comigo a a exposição desta passagem o Tiago diz assim meus irmãos e não nos torneios muitos de vós Mestres sabendo que havemos de receber maior juízo é porque todos tropeçamos em muitas coisas E se alguém não tropeça no falar é perfeito varão capaz de refrear também.

Todo o corpo e ora se pomos Freios na boca dos cavalos para nos obedecerem também lhes dirigimos o corpo inteiro observar igualmente os navios que sendo tão grandes e batidos de rir Juventus por um pequeníssimo Leme São dirigidos Para onde queira o impulso do timoneiro e assim também a língua pequeno órgão se.

Gaba de grandes coisas Verde como uma fagulha põe em Brasas tão grande selva a hora a língua é fogo é mundo de iniquidade e a língua está situado entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro Ah e não só põe em Chamas toda a carreira da existência humana como também é posta ela mesma Em Chamas pelo inferno Ah pois toda espécie de feras de aves de.

Répteis e de seres marinhos se doma e tem sido Domada pelo gênero humano e a língua porém nenhum dos homens é capaz de domar tu é mal incontido é carregado de veneno mortífero e com ela bendizemos ao Senhor e pai também com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus bom Juá sua boca procede bênção e.

Maldição meus irmãos não é conveniente que essas coisas sejam assim o acaso pode a fonte jogar do mesmo lugar o que é doce e o que amargoso um acaso meus irmãos pode a figueira produzir azeitonas ou a videira figos nem tão-pouco fonte de água salgada pode dar a água doce eu gostaria de conversar com vocês sobre o seguinte tema hoje a noite.

Cuidado cuidado com as suas palavras é bom esta carta foi escrita por Thiago e é preciso prestar atenção que este água que não é o Tiago Apóstolo o irmão de João é porque aquele foi morto em Jerusalém é por ordem de Herodes e a gripe o primeiro é este o Tiago aqui é o Tiago irmão de.

Jesus filho de Maria O que foi um dos líderes da igreja de Jerusalém e esse Thiago é um dos Colunas da Igreja de Jerusalém é e esta carta que ele escreveu e essa chamada de O Livro de Provérbios do novo testamento é porque uma carta prática o que trata de assuntos práticos.

E ele traz no bojo desta carta Quais são as evidências de uma pessoa salva pela fé Oi e ele evidencia então que você prova a sua fé em Cristo mediante as obras diante dos homens Oi e um dos assuntos práticos que Tiago trata nesta carta exatamente a questão do cuidado com ele e no Capítulo primeiro.

E no verso 19 O Tiago já Chama sua atenção para esse fato todo homem seja tardio para falar e o silêncio é mais uma corrente é do que eu Falatório desproposital Oi filha avança um pouco mais no capítulo 1 verso 26 e vai dizer se alguém supõe ser religioso deixando de refrear a língua.

E antes enganando o próprio coração a sua religião Evan e o que Tiago está dizendo que se de fato Você e eu somos religiosos no sentido de sermos legítimos cristãos isso implica em que a nossa língua terá controle haverá domínio próprio e quem está no comando da nossa vida é o próprio Espírito de Deus isso também na área da comunicação.

O livro de provérbios e lá no capítulo 18 verso 21 está escrito assim a morte EA vida estão no Poder da língua tem bem a utiliza e come do seu fruto bom então você pode dar vida ou você pode matar os seus relacionamentos dependendo da maneira como você se comunica e no livro de provérbios ainda há um texto que para mim é emblemático e eu.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Gostaria que você com a Bíblia aberta comigo pudesse observar esse texto

    É porque ele trata de seis pecados que Deus aborrece o filho de um sétimo pecado a alma de Deus abomina O que é o ponto culminante da abominação de Viena e quais são esses seis pecados que alma de Deus aborrece primeiro ele diz aí.

    Olha comigo verso Capítulo 6 17 olhos altivos Deus não tolera a gente soberba o segundo língua mentirosa mentiroso aborrece é Deus o terceiro mãos que derramam sangue inocente e pensa comigo hoje enquanto os abortos são praticados no Brasil e quantas Quantos bebês O que são martirizados trucidados.

    Esquartejados no ventre materno é isso gados de lá e do sacrário mais vendido da vida o ventre ou uma verruga para este lento e se aborrece a Deus e depois o texto dias em quarto lugar Coração que trama projetos iníquos gente que fica paquerando mal a Deus aborrece Us e depois Deus diz pés que se apressam a correr para o mal gente que não só consegue mas tem pressa para praticar o mal Deus aborrece isso.

    O sexto lugar testemunha falsa que profere Mentiras Que inverte os fatos Deus aborreces É mas o set para o pecado que a alma de Deus abomina presta atenção este o que semeia contendas entre irmãos é o que Eu Fico impressionada que Deus diz que esse pecado é mais grave aos seus olhos porque o assassinato e já pensou nisso as pessoas que jogam irmão contra o outro.

    As pessoas que usam a sua língua para provocar contendas brigas discórdias dissensões que maculam a imagem do seu irmão diante de outro irmão para destruir a sua reputação a Bíblia diz que Deus abomina isso eu vejo lidam Marcelo e lá no primeiro livro de Samuel Quando Saúl já insano.

    A perseguir o seu genro Davi para matá-lo o que diz a bíblia que nessas fugas de Davi E por que Davi tivesse medo do seu sogro Porque deve fosse covarde Davi tinha consciência de que não podia tentar contra o seu sogro a vingar-se do seu sogro então certa frente é passou por Nobre onde havia uma comunidade sacerdotes e Davi foi acolhido ali por eles Oi e o indivíduo separado do EG é de um relatório.

    É tendencioso malicioso maleficent a Saul o e Saul se enche de Fúria ó e vai a NOB e mata 85 sacerdotes mata homens crianças um assassina um derramamento de sangue porque alguém maldoso joga uma pessoa contra a outra e criam um cenário terrível de conspiração que leva à morte de muitos inocentes.

    E a língua e é perigosíssima bom então cuidado com a sua língua cuidado com as suas palavras e voltando ao texto que Lemos para spolu abra comigo então lá em Tiago 3 o Tiago começa alertando para o seguinte fato olha comigo Versículos 1 e 2 meus irmãos não vos torneis muito simples sabendo que havemos de receber maior juízo então preste atenção o quanto mais alta a posição que você.

    Tiver mais de você será exigido o quanto mais privilégios é mais responsabilidades e o grau de exigência vai crescer mas no verso 12 diz assim porque todos tropeçamos em muitas coisas é a primeira realidade que o nosso nesse Versículo é que Thiago está sendo prático e honesto e se você é uma pessoa nesta você sabe.

    Que você também como eu e tropeçamos tropeçamos a nossa própria

    Língua e quantas vezes nós falamos quando onde viemos e falado e quantas vezes nós nos calamos quando Deveríamos ter falado e quantas vezes as nossas palavras não foram as melhores não trouxer a edificação e quantas vezes as nossas palavras as.

    Nossas palavras não transmitiram graça aos que nos ouviram E então todos nós tropeçamos em muitas coisas e Thiago disse E se alguém não tropeça no falar é perfeito varão capaz de refrear todo o seu corpo bom então diante deste aspecto Tiago vai nos ensinar três lições aqui que eu quero destacar protesto primeiro é que a.

    Língua tem o poder de dirigir é isso que é trata nos versos 3 e 4 segundo e a língua tem o poder de destruir eu quero trata no gesto 58 o terceiro a língua tem o poder de deleitar trazer prazer é o que ele fala dos versos 9 a 12 então eu quero tratar com você esses três aspectos da língua Ela dirige ela destrói e ela deleita.

    E vamos olhar Então a primeira lição a língua tem o poder de dirigir e eu não gasto três ele compara a língua como um freio de um cavalo O cavalo é um animal doméstico que é usado o trabalho doméstico ou para montar ou para o serviço tua força Deus como não você não consegue medir forças com cavalo o Porém quando o Cavaleiro do mato você.

    Põe nele um freio a si mesmo que uma criança suba nas ela com as rédeas na mão aquele cavalo obedece o comando e o que Tiago está dizendo o que a nossa língua pode nos dirigir e com freio dirigir um cavalo e toda nossa força e toda nossa energia pode ser canalizada para o bem e não por mal tá bom bom serviço e não por um desastre.

    É a segunda figura que Tiago usa tá no riacho quatro eu peço que você Observe comigo ele compara a língua que dirige como um Leme de um grande navio o que singrando os mares encapelados enfrentando as ondas revoltas nos mares da vida aquele pequeno Leme o timoneiro consegue conduzir o navio para não se chocar contra as rochas para não.

    Enfrentar um iceberg para não ir ao naufrágio trazendo prejuízos perdas e desastres com muitas mortes bom então Thiago está dizendo que da mesma maneira que um Leme pode conduzir o timoneiro pode conduzir o navio nos mares revoltos da vida se você tiver domínio na sua língua se a sua língua estiveram tomada pelo Espírito Santo você vai ser conduzido em segurança não.

    Trata permitido que você produzza desastres por onde você passar e esse é o primeiro o sueco é bom você conhece tantas pessoas é por causa das suas palavras levam pessoas a ruína e eu já assisti alguns filmes por exemplo da segunda guerra mundial é sabido de todos que Adolf Hitler era um morador que eletrisa Vaz multidões e ele conseguia manter presa.

    Há uma vasta multidão com seus discursos eloquentes mais induzindo essas pessoas para o mal e a destruição e para ruína o pão dos homens mais perversos da história é um homem que manchou suas mãos de sangue a e deixou um legado inglório vergonhoso desastroso para a história da humanidade porque esse tom da palavra foi usada.

    Para o mal e ao mesmo tempo você pega o exemplo de Martin Luther King O que foi um homem que o sol o seu discurso e não para provocar desavenças descensão guerra mas não tempo de grandes extensões do seu país de segregação racial em consegue fazer um grande movimento de paz.

    É porque você pode dirigir a sua vida para o bem ou para o mal não tem domina sua língua consegue dominar todo o seu corpo é mas agora o Tiago vai tratar da segunda figura a língua tem o poder de destruir eu chamo a sua atenção porque ele vai dizer no Versículo 5 e assim também a língua pequeno órgão se gaba de grandes coisas Verde como uma fagulha põe em Brasas tão grande céu.

    E o ano passado e este ano também nós tivemos no mundo muitos insetos terríveis em sete na Austrália Califórnia Amazônia eu acho que vemos incêndios de grandes monumentos em uma Catedral de Notre Dame em Paris o e às vezes é uma pequena fagulha voz porque você disse ou uma guimba de cigarro e pode provocar um incêndio.

    A água Salvador é descomunal e de consequências trágicas o que prejuízos colossais E assim a língua ou comentário maledicente e sobretudo em épocas de fake News de redes sociais e onde se mina reputação das pessoas se.

    Espalha mentiras Acerca das pessoas É sim induz as pessoas a formaram opinião errada a cerca de outras pessoas o Fiesta pequena fagulha vai provocando um incêndio e vai alastrando incêndio e vai destruindo pessoas e vai ruim Nando reputações vai tendo assassinato de reputações então cuidado com a sua língua não promova mentira não promova maledicência não coloque as suas mãos para espalhar mentiras e fake News.

    Cuidado cuidado com a Sônia e olha comigo Versículo 6 hora a língua é fogo o mundo de iniquidade Oi Aline está situado entre os membros o nosso corpo e contamina o corpo inteiro e não só põe em Chamas toda carreira da existência humana como também é posta ela mesma Em Chamas pelo inferno e outras palavras aqueles que permanecem nos pecados da língua e não se arrependem deles estes não eram darão o.

    Reino de Deus e sofrerão penalidade eterna das chamas que não se apagam no inverno eu fiz uma coisa pequena e não é coisa pequena e nós já falamos aqui a luz de provérbios 6 que este o pecado que a alma de Deus abomina Ah mas deixa eu dizer algo para você ainda e além da língua ser perigosa.

    É porque é como fogo destruidor e agora veja comigo no verso 7 que Tiago vai dizer que a língua também é Indomável e hoje Toda espécie de feras de aves de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido Domada pelo gênero humano Então as aves os animais da terra e os peixes do mar e os voláteis e os anfíbios peixes.

    E os animais que rastejam pela terra nem todos podem ser domados todos retomados pelo homem e agora olha comigo por gentileza o verso Oi a língua porém nenhum dos homens é capaz de domar o Tiago prossegue e mal incontido bom e mal incontido e eu não sei quanto a você mas.

    E eu reconheço tantas vezes a minha insensatez o e às vezes eu fico com vergonha de mim mesmo o porquê e às vezes eu falo que eu e deveria ter vergonha de ter falado e às vezes falo na hora mais inoportuna e às vezes eu falo se você moções assaltadas.

    E a Bíblia diz que provoca a ira e às vezes é o contribuo para aqui e as pessoas sejam o mal faladas e o meu mentindo o contribuindo para isso Oi e eu preciso admitir a luz do diagnóstico do texto bíblico e de fato a língua é um mau.

    O incontido é uma fera enjaulada traz os nossos dentes e até hoje e não conseguiu ser tomada é sexta-feira não tem sido Domada hoje mais do que nunca o vale Então galera cuidado com as suas palavras as palavras que saem da nossa boca não.

    Voltam mais são com uma Flechas uma flecha que é atirada é um comentário mal feito e é como subir no alto de uma montanha e solta um saco de penas não se recolhe todas mais é mas ainda Tiago vai dizer Oi Jéssica língua Allende O perigoso Indomável ela é também um veneno mortífero.

    E olha comigo Versículo Oi e ela é carregado de veneno mortífero eu ia se veneno é pior que o relé de uma cobra é porque o veneno da cobra é o próprio Deus quem coloca nela É mas esse veneno da língua e não é Deus em coloca e ela para integridade do nosso pecado Oi e a inclinação da nossa carne quer.

    Inimizade contra Deus é e quantas vezes esse veneno letal mortífero tem sido a causa de tantas desavenças de tantas separações de tantos divórcios e de tantas famílias divididas de tantas igrejas em conflitos de tantos relacionamentos desfeitos de tantas minimizadas estabelecidas de tantas guerras promovidas de tanto derramamento.

    De sangue o cuidado e as suas palavras e vai Tiago avança um pouco mais para nos informar algo tremendo nesse texto é que a língua também é incoerente coerente é o que vai dizer dos versos navegadores o verso 19 eu disse com ela bendizemos ao Senhor e pai também com ela amaldiçoamos os homens feitos à imagem e semelhança de Deus meus irmãos Quantas.

    Vezes você acaba de sair de um culto devocional onde você cantou hinos e fez orações Quem proclamou a palavra de Deus o e às vezes até mesmo dentro do pátio da igreja após o serviço sagrado a conversa muda e o assunto muda e o irmão fala mal do outro e o irmão crítico outro o irmão joga o irmão contra o outro.

    E ao mesmo tempo que com esta língua eu louvei a Deus com a mesma língua daqui a pouquinho eu já tô falando mal do meu irmão que foi feito À imagem e semelhança de Deus quem coherence o Tiago Então vai fechar e eu termino também e mais duas figuras no verso 11 ele vai dizer que a língua é como a fonte acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce o que amaram e depois a última figura que ele usa a figura do fruto verso 12 acaso meus.

    Irmãos pode a figueira produzir azeitonas ou a videira figos E olha que coisa interessante você já viu isso Você já foi na fonte e você vai lá hoje Água Doce aí você volta no outro de água essa obra aí você volta no terceiro dia ficou de novo se volto 4 dias até salgada não existisse o A fonte é sua Louvre salobra em água doce ou água boa ou é ruim.

    Se você já parou para perceber na linguagem dele aqui Você já viu por exemplo um pé de figo para você azeitona hoje ou você já viu uma videira que tem que produzir luva para você fico Você nunca viu isso e não tem essa incoerência no mundo vegetal o Tiago disse Mas esta incoerência sem nós e por isso é terminar assim tão pouco.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sKka4iIyFpU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem