07 - Salmo 126: Como viver sempre alegre

07 - Salmo 126: Como viver sempre alegre Eu queria convidá-los abrir a escritura no Salmo 126 Estamos dando sequência a nossa série de mensagens nos salmos de romagem salmo 126 Esse é o sétimo Salmo que nós estamos expondo na sequência são 15 o Salmo 126 fala da Alegria do Povo de Deus Vamos ler tudo juntos salmo 126.

07 - Salmo 126: Como viver sempre alegre

Quando o senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo então entre as nações se dizia Grandes Coisas o Senhor tem feito por eles com efeito grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres restaura senhor a nossa sorte como as correntes.

Amém Esse é um dos Salmos prediletos do Povo Cristão é um Salmo que fala de restauração de alegria de júbilo a palavra de Deus nos convoca a vivermos assim que sempre alegres muitas passagens do novo testamento falam a respeito disso como por exemplo alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos.

Esse desafio de permanecer alegres em toda e qualquer situação tem provocados cristãos através da história a buscar a Deus por orientação de que maneira nós podemos sempre viver alegres quando a vida está cercada de dificuldades e problemas e adversidades conflitos angústias temores a orientação da escritura é Clara Deus deseja que o seu filho aqui nesse mundo.

Sempre tem um espírito tranquilo de regozijo de gratidão por todas as coisas a grande dificuldade é como fazer isso aqui esse Salmo nos fala de que maneira nós podemos cultivar sempre um espírito alegre mesmo no meio das grandes dificuldades Nós não sabemos Quem compôs esse Salmo mas com certeza ele ao fazê-lo expressou muito bem os sentimentos do Povo de Deus depois que a nação de Israel foi.

Libertada do cativeiro da Babilônia Esse é o contexto em que esse Salmo provavelmente foi escrito ele começa dizendo ou se referindo a restauração da Sorte de Sião no verso primeiro que é uma referência libertação da Nação de Israel do cativeiro babilônico como vocês se recordam bem da história a nação de Israel havia entrado na Terra Prometida sob a liderança de Josué e.

Pela graça de Deus Israel conquistou todas aquelas Nações que já habitavam ali e se tornou o poder dominante na terra a Terra passou a ser da Nação de Israel era a terra prometida que Deus havia jurado dar aos descendentes de Abraão só que depois o povo de Deus já na terra esqueceu de Deus e começou a adorar outros Deuses começou a se misturar com os povos pagãos começou a adotar os seus.

Costumes Deus mandou juízes Deus mandou o profetas Deus levantou Reis piedosos que reformaram parcialmente a religião do seu povo mas o povo continuava idólatra endurecido de coração até que finalmente usando um termo humano não é paciência de Deus se esgotou e Deus resolveu castigá-los expulsando-os daquela terra que ele havia dado com grande poder e glória através do ministério de Moisés primeiro Deus manda os assírios que eram.

Na época a nação que dominava o cenário político econômico e Mundial os assírios invadem o reino do norte o reino do norte tinha a capital em Samaria aquele tempo em Israel estava dividido nessas duas potências não é o reino do norte com Capital em Samaria curioso que lá em Samaria tinha o culto ao Bezerro de ouro eles em vez de adorarem a Deus adoravam Bezerros de ouro imaginando que foram estes Deuses que os tinham tirado da terra prometida Deus então manda os.

Assírios como seu chicote para castigar o seu povo e leva o reino do Norte em cativeiro e passa algum tempo o reino do sul cuja capital era ajudar da dinastia de Davi continua nos mesmos erros do reino do norte Deus então manda os assírios digo manda os babilônicos que já tinha dominado os assírios a essa altura e eles levam cativo o restante do Povo de Deus Babilônia ou seja Eles foram presos muitos morreram morreram.

Velhos crianças a nação foi assolada o templo foi destruído os muros de Jerusalém foram derrubados os juDeus perderam tudo que tinham e eles foram levados em massa para Babilônia para servirem ali como escravos ficou somente um resto de povo ali na terra e eles ficaram cerca de 70 anos como escravos lá dos reinos que dominavam a Babilônia no começo foi o rei Nabucodonosor depois veio o Ciro o peça que Dominou a.

Babilônia E durante esse tempo 70 anos lá no cativeiro os juDeus ficaram sem o templo ficaram sem a terra ficaram sem os sacrifícios ficaram sem os sacerdotes ficaram sem o seu rei embora Deus não tenha se esquecido deles Deus mesmo que o seu povo estava no cativeiro ministrou a eles através do Profeta Daniel e outros que ele havia levantado Como por exemplo o Escriba Esdras passado cerca de 70 anos Deus se lembrou.

    Do seu povo Deus teve misericórdia do seu povo e moveu o coração de Ciro o rei

    Da Pérsia que dominava o mundo naquela época que havia tomado Babilônia e todos os reinos e o Rei Ciro Então passou um decreto libertando os juDeus e autorizando que eles voltassem para a sua terra deu presente deu dádivas inclusive guarda e escolta para viagem e disse vocês vão e reconstruam sua cidade.

    E reconstruam o templo ao Deus de vocês Deus moveu o coração daquele governante cerca de 70 anos depois do cativeiro e os juDeus então é voltaram não todos mas muitos juDeus voltaram e preocuparam aquelas cidades antigas que um dia eles pertenceram e começaram a reconstruir estas cidades as suas casas começaram a reconstruir os da cidade começar a reconstruir as o templo Esse é o período.

    De Esdras é o período de Neemias e do profeta Ageu Zacarias e Malaquias que são os três últimos profetas que nós encontramos no antigo testamento Mas a vida não era fácil não estava fácil por um lado eles estavam muito alegres pela restauração da vida deles como nação como povo como é culto como os sacerdotes foram restaurados mas as dificuldades para Recomeçar eram muitas primeiro tinha a hostilidade dos povos.

    Ao redor Ninguém queria os juDeus de volta a terra não tinha ficado vazia não é que saíram da terra outros povos ocuparam e agora viu o problema de ter que conviver com vizinho que não quer que você esteja ali e não era fácil e havia também a tentação deles voltarem a cometer os mesmos pecados na verdade muitos dos juDeus que voltaram do cativeiro Eles já estavam se misturando com as mulheres daqueles outros povos e já estavam começando a praticar.

    Idolatria a praticar idolatria de novo as dificuldades as dificuldades financeiras eram muito grandes porque eles receberam permissão para voltar para a terra mas ainda era um povo subjugado era um povo debaixo do domínio do rei da Pérsia ainda tinha que pagar tributo havia impostos a serem pagos eles não podiam ter o seu rei de volta sempre era um preposto alguém enviado pelo rei da Pérsia para poder dominar sobre eles E além disso muito juDeus haviam ficado lá na Babilônia O Retorno.

    Foi um retorno parcial então o salmista ele escreve esse Salmo nessa situação Ele olha para trás vê a restauração ver como Deus mudou a sorte do seu povo libertou o seu povo ele relembra o sentimento que eles tiveram naquele dia a alegria que eles sentiram quando chegou a notícia de que eles podiam voltar aí ele olha para a situação presente as dificuldades que eles estão vendo que a restauração não é completa ele Ora para que Deus termine a.

    Restauração e ele olha para frente para o futuro Quando Deus haverá de trazer uma restauração completa ao seu povo por isso o Salmo tá dividido em duas partes na primeira a alegria pela restauração passada pelas bençãos Que Deus já deu está indo verso 1 até o verso 3 e a segunda parte é a alegria pela restauração futura por aquilo que Deus haveria de fazer o que eu quero dizer para vocês nesta manhã é que aqui nós encontramos o padrão.

    Do procedimento de como nós podemos atender a ordem de Deus de vivermos contentes em todo lugar e sempre primeiro é nos lembrando do que Deus fez lembrando do que Deus fez da do que ele nos deu em Cristo Jesus e segundo olhando para o que ele ainda Nos fará E no meio disso tudo orando para que ele cumpra a sua promessa Vamos então passar a exposição do Salmo em primeiro lugar.

    O salmista se alegra ou registra a alegria do Povo de Deus pela restauração passada versus de 1 a 3 eles na Terra Prometida olham para trás para aquele momento da libertação e lembram os sentimentos que tiveram os sentimentos que tiveram Quando essas coisas aconteceram são três coisas aqui quatro na verdade verso primeiro Quando o senhor restaurou.

    A sorte de Sião ficamos como quem sonha então o sentimento foi dizer eu não

    Acredito nós estamos livres nós podemos voltar para casa é isso isso é um sonho não pode ser verdade é bom demais para ser verdade então a primeira impressão foi uma mistura assim de uma incredulidade alegre né como que a gente às vezes é surpreendido por uma circunstância boa.

    Por exemplo o Brasil ter ganhado antes da Alemanha a gente diz eu não né estamos com quem sonha não é possível que coisa a gente não imaginava um negócio desse então foi essa a sensação que os juDeus sentiram quando chegou o decreto do Rei dizendo vocês estão livres vocês podem voltar para a terra de vocês quando Deus restaurou a sorte de Sião Sião é outro nome para Jerusalém Sião é o nome do monte onde a cidade de Jerusalém está construída não é então.

    Quando eles dizem quando Deus restaurou a sorte de Sião ele tá se referindo ao fato de que agora senão com Jerusalém e toda aquela região voltou a ser deles e aí eles ficaram como quem sonha naquele estado de uma alegria quase inacreditável pelo que Deus fez não é Deus se lembrou de nós Miseráveis pecadores que estávamos aqui ele tinha nos castigado nós estávamos aqui por causa das nossas faltas das nossas culpas nós merecemos tudo isso mas agora ele teve misericórdia de nós ele de nós.

    E eles ficaram como quem sonham quando a notícia chegou a segunda reação está aí no verso 2 ele diz então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo juDeus começaram a rir à toa né começaram a rir à toa a felicidade entrou no coração dele eles batiam no ombro um do outro e se juntavam para rir para Celebrar para agradecer era só felicidade porque a Deus havia mudado a.

    Situação deles né Deus nos havia restaurado daquela situação tão difícil e complicada e a boca dele se encheu de júbilo ou seja eles começaram a falar da Alegria do gozo o que eles estavam sentindo por aquilo que Deus havia feito a alegria era tão grande que eles não conseguiam se conter mas a boca a língua se encheu de júbilo ou seja eles expressavam para as pessoas chegava para os vizinhos né que eram de outras Nações lembrem que lá na Babilônia não tinha.

    Somente os juDeus mas outros povos que haviam sido conquistados também pelos pelos babilônicos assírios e peças né eles chegaram dizia você ouviu ouviu a boa notícia o rei dos libertou nós vamos voltar para casa né e os outros povos olhavam e dizia Puxa vida e aí é até ser o fruto disso aí não é no final do verso 2 então entre as nações se dizia Grandes Coisas o senhor fez por eles é verdade olha só o que é que o Deus deles fez por eles eles eram escravos agora estão.

    Livres estão voltando para a terra deles grandes esse Deus desse povo nós continuamos escravos aqui mas o Deus desse povo deu essa libertação e aí os juDeus Diz aí no verso 3 né o testemunho de glória a Deus eles disseram com efeito grandes coisas fez o Senhor por nós por isso nós estamos alegres que dias gloriosos aqueles dias em que chegou a notícia coração alegre coração exultante coração.

    Em bandeirado boca em festa alegria testemunho lembrando de tudo que Deus fez de como Deus teve misericórdia a língua cheia de júbilo e tudo isso redundando em glória para Deus de fato Deus fez Foi Deus Quem assinou o Decreto foi o rei mas a gente sabe quem é que segurou a mão do Rei e mandou ele escrever isso aí foi o nosso Deus é ele que está por trás de cada libertação de cada Providência grandes coisas fez o Senhor por nós por isso nós estamos.

    Alegres que dias gloriosos mas aqueles dias estavam no passado porque agora veja no verso 3 no verso 4 ele ora e diz o que Restaura a nossa sorte ué mas Deus não tinha restaurado não é o que diz o verso primeiro Quando o senhor restaurou a nossa sorte mas aqui no verso 4 ele Ora senhor Restaura a nossa sorte O que é que tinha acontecido é que passados primeiros.

    Momentos os primeiros dias meses e anos né daí Euforia e da Alegria eles perceberam que a vida mais ou menos como que retornar ao seu ritmo normal eles estavam de volta na Terra Prometida mas a reconstrução da cidade era complicado é só ler um livro de Esdras e Neemias e vocês vão ver as dificuldades que os samaritanos por exemplo os amonitas estavam colocando para reconstrução do tempo havia calúnia havia armadilhas gente que ia lá para o.

    Rei fazer fuxico juDeus eles estavam lutando contra aquilo né Além disso o povo parecia meio que desanimado em vez de construir a casa de Deus e trabalhar na reconstrução do templo o pessoal tá preocupado em levantar a lojinha abrir o seu negócio abrir a sua oficina e o que sobrava eles traziam para Deus O Profeta g o levantou-se nessa época dizendo por que que vocês estão preocupados com a casa de vocês e não estou reconstruindo a casa de Deus O Profeta Zacarias também reclamando do Povo nesse tempo Esdras o.

    Escriba que Deus levantou como líder juntamente com Neemias juntava o povo dizendo por que que vocês estão devagar vocês estão oprimindo os irmãos de você vocês estão casando com essas mulheres desses povos aí vocês estão começando a cometer os mesmos pecados que nos levaram um dia lá como escravo para Babilônia a situação não era fácil além do que eles iam e muita gente ficou na Babilônia muita gente não voltou agora a alegria se transforma em oração ó Deus Restaura a nossa sorte O senhor.

    Já restaurou a nossa sorte mas ainda não completamente ainda muita coisa a ser feita senhor muita coisa precisa ser avançada restaura nossa sorte e aí ele usa o salmista usa duas analogias nessa oração como expectativa daquilo que Ele quer que Deus faça a primeira ainda no verso 4 né Ele diz restaura senhor a nossa sorte como as correntes do neguebe o neguebe é uma região Deserta que fica o sul da Judeia e ela.

    Passava a maior parte do tempo seca e tinha muitos riachos que ficam secos a ponta do leito ficar rachado boa parte do tempo aqueles Ribeiros eles eram como veias mortas de um cadáver ressecadas expostas ao sol é duras não é não servia para nada de repente chovia nas montanhas vinham a inundação descendo montanha abaixo e aqueles Ribeiros se enchiam de água que desciam como uma torrente.

    Irrigava o deserto e era tempo então deles começarem a semear eles começarem a semear quando a um pouco antes daquelas águas chegarem o que o salmista está dizendo com essa analogia é Deus Da mesma forma que inesperadamente de repente poderosamente tu mandas a água que enche aqueles Ribeiros secos lá no sul do negueb faz a mesma coisa conosco Restaura a nossa sorte vem com poder vem com graça vem com Majestade abundância.

    Restaura completamente o teu povo termina obra que o senhor começou exatamente como aquelas correntes do neguebe Essa é a oração do salmista no verso 5 a 6 nós temos a segunda ilustração que ele usa da Restauração completa que ele deseja que Deus faça ele disse os que Com Lágrimas semeiam com júbilo ceifarão quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os.

    Seus feixes naquelas épocas de seca eles tinham que plantar mesmo que o terreno estivesse seco à espera das torrentes do negueb o agricultor ele saía espalhando a semente Semeando em Esperança Esperança porque ele dependia das chuvas enquanto ele semeava as lágrimas disse um dos olhos porque ele não sabia o que é que ia acontecer se a torrente viria se as chuvas viriam.

    Estava Semeando em terreno seco e aqui o salmista lembrando da fidelidade de Deus ele diz isso aqui os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão porque o negueb será inundado com as águas mandadas por Deus quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os seus feixes Note que ele se alegra olhando para trás.

    Quando Deus restaurou a nossa sorte ficamos como quem sonha e a boca se encheu de júbilo e agora ele se alegra olhando para frente dizendo senhor nosso trabalho de semeadura aqui nessa terra ela agora é feita com lágrimas essa semeadura mas um dia nós Voltaremos trazendo os feixes com júbilo é a mesma palavra que é usada no início do sal eu olho para trás vejo o que Deus fez e eu.

    Me alegro e eu olho para frente para o que ele fará e eu me alegra é assim que nós vivemos felizes nesse mundo a nossa alegria ela não está restrita aos bens materiais ou qualquer outra coisa que mas na ação de Deus na história da Redenção aquilo que ele fez por nós e aquilo que ele haverá de fazer é isso que o Salmo nos ensina quanto a viver Alegremente nesse mundo ele nos lembra.

    Em primeiro lugar que devemos olhar para trás e no caso do Cristão nós devemos lembrar o que Deus já fez por nós em Cristo Jesus nós temos mais motivo de alegria olhando o passado do que os juDeus quando foram libertos do cativeiro porque Deus nos libertou de um cativeiro pior do que o cativeiro político pior do que o cativeiro econômico Deus nos libertou da escravidão do pecado em.

    Cristo Jesus quando ele nos perdoou as nossas ofensas ele nos livrou do cativeiro de satanás quando nos tirou do reino das trevas e nos levou para o reino do filho do seu amor ele Perdoou a nossa dívida que é muito dívida espiritual salário do pecado é a morte ele nos perdoou isso que é muito maior e melhor do que o Rei Ciro ter Perdoado as dívidas da Nação de Israel e tem liberado aquele povo ele nos fez parte do seu povo.

    Isso é motivo de sonharmos de rirmos e de falarmos e de darmos testemunho é isso que a Bíblia se refere como a alegria da salvação a salvação é um fato consumado na vida do crente ela já aconteceu e nós olhamos para trás e dizemos como é que Deus pode perdoar um pecador Como eu como é que Deus pode me restaurar minha sorte eu miserável pecador debaixo do cativeiro de Satanás da escravidão do pecado condenado pelos meus delitos com uma.

    Dívida diante de Deus que eu só posso pagar com minha alma no inferno Deus perdoou Deus esqueceu Deus me libertou Deus me fez seu filho e mais do que simplesmente me dá uma terra como Deus juDeus ele me fez herdeiro dele ele me deu o mundo inteiro Cosmos inteiro eu sou herdeiro de Deus e portanto tudo isso me pertence gente a razão primeira da nossa alegria.

    É olhar para trás e dizer grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres Sabe por que que a gente vive triste vive abatido desanimado porque a gente esquece do que Deus fez razão tem aquele hino quando diz Conta as bençãos conta quantas são e você vai ver surpreso o quanto Deus já fez eu sei que esse hino tá se referindo a providência de Deus aos cuidados que.

    Deus tem por nós aqui nessa vida mas é essencialmente ele nos lembra da grande restauração que Deus nos deu em cristo Jesus é assim que nós vivemos alegres nesse mundo olhando para trás vendo quem nós éramos e vendo em que Deus nos tornou de Jesus Cristo o Salmo também nos ensina que aqui nesse mundo essa restauração ela ainda não é.

    Completa a gente expressa isso da seguinte maneira o reino de Deus já veio o reino de Deus já começou a nossa salvação já teve início mas ainda não está terminada Deus nos libertou do pecado mas nós ainda pecamos ele nos livrou da condenação da morte mas ainda vamos morrer ele quebrou o poder de satanás sobre nós mas o diabo ainda anda ao redor procurando alguém a quem devorar ele já nos livrou da condenação.

    Eterna mas nós ainda vamos experimentar a morte Já mas ainda não por isso o senhor restaurou mas ainda assim nós Oramos restaura Senhor Já mas ainda não e enquanto aqui nesse mundo nós Oramos para que o ainda não termine e que ele venha completamente o reino de Deus já veio Jesus disse aos seus discípulos o reino de Deus está entre vós Mas ele nos ensinou a orar.

    Como venha o teu rei o reino veio mas ainda virá já nos restaurou mas nós Oramos restaura nos Senhor e nós olhamos então para o futuro para que para aquele grande dia em que Deus nos dará restauração completa quando ele nos ressuscitará dos Mortos vencendo a morte definitivamente só a ressurreição vai vencer a morte definitivamente Quando Ele nos dará a vida eterna e a morte.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XfQ5U5TXlE0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem