08. A Serpente e a Mulher (Gn 3.14-24)

08. A Serpente e a Mulher (Gn 3.14-24) Quero convidá-los abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 3 nós vamos do verso 14 até o verso 24 você que nos acompanha pela internet também Abra sua Bíblia e mantém aberta para acompanhar a exposição da palavra de Deus Gênesis 3 14 a 24 então Senhor Deus disse a serpente por causa do que você fez você é maldita.

08. A Serpente e a Mulher (Gn 3.14-24)

Entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens você rastejará sobre o seu ventre e como era como era todos os dias da sua vida porém inimizade entre você e a mulher entre a sua descendência e o descendente dela este lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar e a mulher ele disse aumentarei muito os seus Sofrimentos na gravidez com dor você dar a luz filhos o.

Seu desejo será para o seu marido e ele é governará e Adão disse por ter dado ouvidos a voz de sua mulher e comido da árvore que o havia ordenado que não comesse maldita e a terra por sua causa enfadigas Você opera dela o sustento durante os dias de sua vida ela produzirá também espinhos e ervas daninhas você comerá a erva do campo no suor do seu rosto você comerá o seu pão até que volte à Terra pois dela você foi formado porque você é pó e ao pó voltará e o.

Homem deu a sua mulher o nome de eva por ser a mãe de todos os seres humanos o Senhor Deus fez roupas de pele com as quais vestiu Adão e a sua mulher então Senhor Deus disse Eis que o homem se tornou como um de nós conhecedor do bem e do mal é preciso impedir que Estenda a mão tome também da Árvore da Vida coma e viva eternamente por isso Senhor Deus o lançou fora do Jardim do Éden para.

Cultivar a terra da qual havia sido tomado e depois de lançar fora o homem Deus colocou quero bens a leste do Jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções para guardar o caminho da da vida até aqui queridos a leitura da palavra de Deus como nós dissemos anteriormente o capítulo 3 de Gênesis é provavelmente o capítulo mais importante de toda a.

Escritura porque aqui Nós aprendemos não somente a origem do pecado do sofrimento e da Morte que afligem a humanidade mas também a providência de Deus para redimir o seu povo e das consequências de tudo isso e o seu maravilhoso plano de Redenção Capítulo 3 é essencial talvez por isso é um dos Capítulos mais atacados sempre foi um dos Capítulos mais atacados da Bíblia através da história da igreja.

No início do capítulo 3 conforme nós vimos Na mensagem anterior Moisés descreveu aquele momento Terrível em que ao ser tentada pela serpente a mulher tomou do fruto comeu deu ao seu marido e desobedecendo a ordem de Deus ele também comeu e assim precipitaram a si mesmos e todos os seus descendentes na vergonha na culpa no medo e finalmente na morte no texto que nós temos agora diante de nós Moisés relata o juízo de Deus sobre.

Os três protagonistas a serpente a mulher e o homem terminando com a expulsão do casal do Jardim que Deus havia preparado para eles queira nosso Deus abençoar a exposição da sua palavra e nos fazer ver aquilo que está no texto e aplicar o nosso coração conforme nós vimos no relato da Tentação na vez anterior não se tratava de uma serpente comum ela podia falar ela.

Estava par da ordem que Deus havia dado ao homem ela confrontou a Deus distorceu a Palavra de Deus e negou frontalmente o que Deus tinha dito a serpente queria levar a mulher a desobedecer a Deus e com ela o seu marido estava claro que ela estava sendo usada por um poder espiritual maligno e que era inimigo de Deus muito embora Moisés não nos diga De onde veio esse poder a Bíblia ensina porém que esse ser que.

Estava por detrás da serpente é um poderoso anjo caído a quem a Bíblia chama de satanás também chama de diabo também chama de adversário belzebu e outros nomes o Senhor Deus tinha plena consciência pleno conhecimento da existência desse poder espiritual e de que era ele que estava por detrás daquele animal e o castigo que Deus impõe a serpente revela que esse poder maligno não é igual ao poder de Deus mas.

Estava debaixo da autoridade de Deus tanto é que Deus o amaldiçoa e pronuncia a sua desgraça e a sua destruição final nos versos 14 e 15 o Senhor Deus faz seis declarações a serpente e ao poder maligno que estava por detrás dela veja como começa o verso 14 por causa do que você fez ou seja Deus atribui responsabilidade a serpente e na verdade.

A aquela entidade que estava por detrás da serpente a primeira declaração é você é maldita Entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens a serpente se torna o único animal da criação de Deus a ser amaldiçoado todos os demais Deus abençoou mas do que isso esse ser espiritual que estava usando a serpente ele se torna amaldiçoado por isso que na.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Bíblia não há Redenção não há arrependimento não há salvação para

    Satanás existe para raça humana mas não para Satanás e os seus anjos Eles foram amaldiçoados aqui Note que apenas a terra e Satanás são amaldiçoados o homem não é amaldiçoado e nem a mulher amaldiçoado a redenção para eles como nós vamos ver mas adiante mas não há para esse poder maligno que lá no Jardim através da serpente.

    Manchou o plano de Deus segundo a declaração de Deus a serpente e por extensão ao diabo ela passaria a se arrastar pelo chão e comeria pó todos os dias da sua vida ainda no verso 14 a serpente se torna o símbolo de tudo aquilo que é odioso e causa mal e medo e é mais tarde vai ser declarada como um animal impuro para os israelitas por implicação Satanás vai ser derrotado.

    Humilhado e comer o pó da terra no antigo Oriente na cultura de Moisés alguém se lançar sobre o São João e se arrastar sobre o chão era o sinal da mais profunda derrota e da humilhação E é isso que Deus diz a serpente Satanás você vai rastejar e você vai comer o pó da terra pronunciando aqui já a derrota daquele poder maligno que ousou afrontar a Deus no Jardim terceira declaração de.

    Deus a serpente Deus colocaria inimizade Entre a Serpente e a mulher está indo verso 15 porém inimizade entre você e a mulher inimizade é uma palavra que no hebraico é usada para se referir a um conflito que geralmente leva a guerra visando a destruição do seu oponente inimizade aqui significa uma guerra constante significa uma luta sem fim que só termina com a destruição do seu oponente e era isso que Deus disse que colocaria.

    Entre a mulher e a Serpente seres humanos em geral eles têm medo de cobra e quando a gente descobre um a gente faz tudo para matar É verdade que tem umas pessoas estranhas que gostam né Tem até como Pet Mas isso não é o normal do padrão da humanidade Geralmente as pessoas têm medo tem medo de serpente quarta declaração de Deus ele estenderia essa inimizade Entre a Serpente e a mulher para Os descendentes da mulher e Os descendentes da serpente Como está.

    Indo verso 15 entre a sua descendência e o descendente dela eu porei inimizade descendência ou semente da serpente notar que essa palavra descendência é uma palavra Hebraica singular que significa simplesmente semente a descendência ou semente da serpente não é toda a humanidade como vai ficar claro mas adiante mas aqueles que de entre os filhos de Adão e Eva haveriam de seguir a serpente Satanás assim como Eva seguiu.

    Estes são a descendência a semente da serpente pessoas desobedientes a Deus amantes de si mesmo querendo autonomia e Prazer como Eva Quiz Como ela foi seduzida pela serpente mas adiante Moisés vai chamar a descendência da serpente de filhos dos homens no capítulo 6 quando chegamos na história do dilúvio Então essa essa nomenclatura vai ficando mais clara já descendência da mulher ou descendente dela já vimos semente no.

    Hebraico pode ser entendido como coletivo ou como singular um descendente em particular Moisés aqui usa a palavra Em ambos os sentidos Quando Moisés fala a descendência da mulher se refere primeiro aos filhos do casal que haveriam de crer haveriam de temer e amar a Deus acima de tudo que mais tarde serão chamados pelo próprio Moisés de filhos de Deus no capítulo 6 que já é.

    Uma referência a igreja quando é dito aqui no verso 15 porém inimizade entre a descendência da serpente e a descendência da mulher já é uma profecia da igreja descendência da mulher é a igreja em geral é o povo que vem da mulher do primeiro casal temente a Deus e especificamente um que haveria de esmagar a cabeça da serpente quando ele diz aqui Este é parte é singular já é.

    Bem singular este mostrando que Moisés tinha em mente um descendente particular

    Especial da mulher que haveria de esmagar a cabeça da serpente ele haveria de nascer da mulher curioso aquela que foi enganada pela serpente daria luz um filho que esmagaria a cabeça da serpente a ironia de Deus ele haveria de desferir o golpe fatal mortal e reversível na cabeça da serpente um prenúncio aqui da destruição e da derrota final daquele.

    Poder maligno que estava no Jardim a última declaração de Deus a serpente ainda no verso 15 é tu haverás de ferir o seu calcanhar a serpente haveria de ferir o calcanhar do descendente da mulher mesmo a palavra não hebraico ele te ferirá a cabeça e tu Fer faz o seu calcanhar a diferença é só o local do ferimento a serpente a ela foi dada apenas a alcançar o calcanhar não mais mas Deus deu ao descendente da mulher autoridade.

    Para esmagar a sua cabeça então é a mesma palavra no hebraico feri ferir a diferença é onde vai ser a ferida e a ferida na Serpente é mortal a ferida na Serpente é mortal é Irreversível Geralmente as cobras picam os seres humanos no pé no calcanhar e aqui essa expressão de que o descendente da serpente ou a serpente haveria de ferir o calcanhar do filho da mulher significa que o filho da mulher o seu.

    Descendente aquele que haveria de trazer a vitória alcançaria essa vitória Não antes de passar por Sofrimentos na mão da serpente de alguma maneira picar o calcanhar representa dores sofrimento pelo qual o filho da mulher haveria de passar e Aqui nós temos uma profecia a respeito da morte do sofrimento do filho da mulher o Messias para que Ele pudesse esmagar a cabeça da.

    Serpente antes do seu Triunfo final queridos o que nós temos aqui no verso 15 é o que os estudiosos de longa data os pais da Igreja Já chamam de proto evangelho você já é a primeira vez que aparece o evangelho na Bíblia até aqui não há esperança até aqui é miséria é morte e Castigo mas agora aqui no verso 15 Deus revela o seu plano de trazer da mulher alguém que Triunfo sobre o mal que havia entrado no jardim e estragado.

    A criação de Deus essa promessa da chegada do Messias é daqui que vem o conceito de Messias aquele que vai ser o salvador redentor que vai triunfar sobre o mal essa promessa de que ele virá é feita no contexto do início do maior de todos os conflitos do mundo o conflito que define e explica a história que é o conflito entre a descendência da serpente e a descendência da mulher o conflito entre os filhos dos homens.

    Seduzidos por Satanás e os filhos de Deus esse é o tema que domina o restante do livro de Gênesis domina todo pentateuco e toda a Bíblia e termina no livro de Apocalipse aqui em Gênesis 3:15 Deus revela seu plano de derrotar o mal que havia se instalado no mundo e causado a queda do homem e a contaminação de toda a criação Ou seja que um descendente da mulher pagar a cabeça da serpente vai retomar o.

    Domínio da criação de Deus que o homem entregou a serpente quando obedeceu a ela que voltando a reinar sobre todo o universo quando o mal seria derrotado para sempre e a descendência da mulher haveria de triunfar sobre a descendência da serpente nós estamos diante do versículo que poderia ser dito que é o tema de toda a Bíblia Capítulo 3 verso 15 do livro de Gênesis aqui tem início o conflito que marca a história daqui para.

    Frente nós vamos ver esse essas duas linhagens se distanciando e mantendo a guerra Capítulo 4 Caim e Abel filho da serpente filho da mulher no livro Capítulo 6 de Gênesis nós encontramos na história do dilúvio Deus dizendo que os filhos dos homens se misturaram com os filhos de Deus misturando a linhagem Santa depois do dilúvio Noé se embriaga e vem um.

    Episódio em que ele abençoa dois dos seus filhos e amaldiçoa um e a linhagem vai se separando cada vez mais claramente Deus chama Abraão e de Abraão saí Ismael e Isaque uma escolhido de Isaque vem Jacó e Esaú um escolhido a linhagem da serpente e a linhagem da mulher toda a história do antigo testamento é isso.

    Deus escolhe um povo de Entre todos os povos para ser o povo de onde viria o Messias o filho da mulher Faraó manda matar todas as crianças a serpente querendo que sabe da profecia querendo acabar com todos os descendentes da linhagem Santa Herodes mandando matar as crianças Jesus sendo confrontado no deserto por Satanás sendo traído por Judas que estava.

    Possesso pelo diabo até aquele final glorioso no dia do Senhor que está narrado no livro de Apocalipse quando o paraíso vai ser reaberto a árvore da vida outra vez será acessível e a linhagem da mulher sobre a liderança da sua semente o Messias Jesus Cristo filho de Deus vai morar para sempre no Paraíso restaurado toda a história bíblica está resumida.

    Aqui Você é daqui que você pode entender a Bíblia o que é o cristianismo O que é o mundo que é a história e onde nós estamos vivendo e o porquê de todas essas coisas Vamos para o verso 16 porque é só o começo agora vem o castigo da mulher apesar da mulher ter colocado a culpa na Serpente né a serpente me enganou e eu comi Deus não considerou inocente Deus não caiu na conversa da mulher não é então ele pronuncia dois castigos sobre a mulher estão aí no verso 16 O primeiro.

    É aumentarei muito os seus Sofrimentos na gravidez com dor você dará a luz filhos esse primeiro castigo está relacionado com a descendência que já foi mencionada no verso anterior a descendência dela haveria de triunfar sobre a serpente mas essa descendência ela viria com dor ela viria com sofrimento por conta do seu pecado isso não significa que a mulher já tinha tido filhos antes Está simplesmente dizendo que depois do pecado suas dores para ter.

    Filhos seriam muito maiores do que teria sido normalmente de vez em quando o pessoal pergunta mas a mulher não tinha tido filho antes absolutamente não porque se ela tivesse tido filho antes do pecado nós teríamos uma raça de gente Sem Pecado no mundo mas a Bíblia diz que todos pecaram e carecem da Glória de Deus é claro que ela não teve filhos antes disso e o pecado acentua uma dor que seria natural para ela ter filhos antes do pecado mas agora.

    Essa dor foi acentuada o segundo castigo está relacionado com o seu marido e talvez dos dois seja o pior o seu desejo será para o seu marido e ele a governará essa frase o seu desejo será para o seu marido pode ser interpretada de várias maneiras primeiro você vai ter desejo sexual pelo seu marido o teu desejo será para o teu marido quer dizer é ele que você vai desejar sexualmente Ou você não vai poder desejar nada que não seja o.

    Desejo do seu marido então você não tá livre para querer o que você quer você só vai querer aquilo que seu marido quiser ou você vai ter desejo de dominar o seu marido que eu creio que é melhor interpretação pela frase seguinte e ele mas ele te dominará mas ele te dominará Vocês estão entendendo agora né seu casamento agora ficou Claro.

    Essa interpretação que nós entendemos que é a melhor o que Deus está dizendo a mulher é você agora lutará todos os dias da sua vida contra o desejo de governar o seu marido porque isso vai estar no seu coração briga para por espaço por domínio Mas é ele que vai dominar você então aquilo que antes da queda havia sido estabelecido por Deus como uma relação de Harmonia de complementaridade farei uma Auxiliadora.

    Para o homem que ele seja idônea que esteja como que diante dele agora se torna algo reforçado imposto como castigo que antes seria um deleite para mulher servir a com seu marido no papel de ajudadora agora é alguma coisa que se torna penosa frustrante e que provoca ira na mulher ela sujeitasse ao seu marido ela tem que lutar contra isso porque o desejo dela é dominar sobre ele está por cima dele.

    E eu tenho certeza que ninguém aqui vai contestar isso aqui então fica claro que Deus não tinha desistido do plano original ao criar o homem e a mulher só que agora o propósito de Deus o processo pelo qual esse propósito seria obtido seria penoso e sofrido a descendência deles estaria manchada pelo pecado pela culpa pela corrupção e o relacionamento deles no casamento seria marcado pela luta por domínio luta.

    Por domínio agora vamos para o castigo do homem verso 17 a 19 Deus começa declarando a base em que ele vai castigar o homem no verso 17 e Adão Deus disse por ter dado ouvidos a voz de sua mulher em vez de ter dado ouvido a minha voz quando eu disse não coma porque você deu ouvido a voz da sua mulher não é porque ela era mulher mas porque o que ela tava dizendo era diferente daquilo que Deus havia dito.

    Então porque você ouviu aquilo que sua mulher disse E por que você comeu da árvore que eu disse que você não comesse Essa é a base para o castigo do homem ele ouviu outra voz que não é de Deus e ele desobedeceu frontalmente uma ordem Clara de Deus Note que aqui Deus não aceitou as desculpas do homem né porque o homem tinha dito assim não mas foi a mulher que me deu o fruto E por sinal senhor a mulher que tu me deste o marido colocou.

    A culpa primeiro na mulher e finalmente em Deus Deus não aceitou as desculpas do homem e vem então responsabilizá-lo pela sua atitude e como resultado daquela decisão desobediente as seguintes consequências haveriam de vir primeiro a terra seria amaldiçoada verso 17 maldita é a terra por sua causa isso é ela não mais se sujeitaria docemente ao domínio do homem aquela terra de onde Deus fez brotar.

    Tantas coisas lindas cheia de rios de material precioso para o deleito do homem Agora ela foi amaldiçoada ela não estava ela não seria mais aquela benção para o homem como havia sido no princípio por isso ainda no verso 17 a segunda o segundo castigo ele teria de obter o seu sustento em meio a muita fadiga teria de trabalhar duro para conseguir o que comer a terra não ia.

    Entregar mais com facilidade o seu fruto como era no Jardim o homem agora tinha que cavar ele tinha que lavar ele tinha que suar para poder arrancar alguma coisa do chão que tinha sido amaldiçoado por Deus terceiro a terra que você vai lavrar ela não vai só produzir coisa boa para você comer não ela vai produzir espinhos ervas daninhas e todo tipo de coisa ruim e a gente sabe que a luta do agricultor é contra a erva daninha né É É contra.

    Praga contra bicho contra todo tipo de coisa que vem para acabar com a plantação e Deus disse não pensa que vai ser fácil não Adão consequência do que você fez você vai ter que suar você vai ter que cavar vai ter que brigar com as ervas daninhas para você poder ter alguma coisa e por isso né Ele diz no verso 18 você vai comer a erva do campo em vez dos frutos deliciosos que estão aqui dentro do Jardim já dizendo já tá aqui diz antecipando né que ele vai expulsar o homem do Jardim Então você.

    Agora vai comer a erva do campo aquilo que você conseguir produzir e você vai fazer isso em quinto lugar ainda vai ser 19 com o suor do seu rosto com suor do seu rosto você vai comer o seu pão ou seja seu trabalho vai ser pesado e você vai ter que suar para conseguir comida com a benção que era o jardim só agora Adão viu a gravidade do que ele tinha feito É uma pena que a gente não.

    Pensa nas consequências antes né não é verdade só quando elas vem e a gente olha para trás e diz meu Deus o que é que eu fiz Eu coloquei tudo a perder troquei um paraíso por uma terra amaldiçoada desobedecia Deus e agora vou sofrer as consequências e essa história se repete essa é a história da humanidade Gênesis é o livro dos começos é o livro.

    Das explicações e É nesse estado que o homem vai viver e ele diz no verso 19 e isso vai acontecer Adão até que você volte à Terra verso 19 até que voltes à Terra pois dela você foi formado porque você é o pó tornará Deus aqui coloca o homem no seu devido lugar diante daquela arrogante pretensão que ele tinha de ser igual a Deus Lembra não foi isso mesmo que a serpente disse você vai ser como.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=al2Y4R-Ii84

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem