60. Fracos e Fortes: Como conviver na Igreja (Rm 14.1-12)

60. Fracos e Fortes: Como conviver na Igreja (Rm 14.1-12) Quero saudar os irmãos em nome do Senhor Jesus nessa noite recebê-los com muita alegria também saudar aqueles que nos acompanham pela internet dizer da nossa alegria em com os irmãos Celebrar esse culto que é devido ao nosso Deus hoje que é o primeiro dia da semana para o mundo é o fim de semana não é mais para nós a semana começa hoje e nós começamos na presença de Deus cantando louvores fazendo súplicas no culto público e.

60. Fracos e Fortes: Como conviver na Igreja (Rm 14.1-12)

Ouvindo a sua palavra eu queria convidá-lo a abrir a escritura na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 14 e nós vamos ler do verso primeiro até o verso 12 dando assim continuidade a nossa série de mensagens na carta aos romanos que nós iniciamos no capítulo 12 agora Chegamos no 14 vamos no verso 1 até o Versículo 12 acolhei O que é débil na fé não Porém para discutir a opinião opiniões um.

Crente de tudo pode comer mas o débil come legumes quem come Não despreze o que não come e o que não come não julga o que come porque Deus o acolheu Quem és tu que julgas o servo alheio para o seu próprio senhor está de pé ou cai mas estará em pé porque o senhor é poderoso para o suster um faz diferença entre dia e dia outro julga iguais todos os dias cada um tem uma opinião bem definida em sua própria mente quem distingue entre.

Dia e dia para o senhor o faz e quem come para e quem come para o senhor come porque da graças a Deus e quem não come para o senhor não come da graças a Deus porque Nenhum de Nós vive para si mesmo nem morre para si porque se vivemos para o senhor vivemos se morremos para o senhor morremos quer pois vivamos do senhor foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu para ser.

Senhor tanto de mortos Como de vivos Tu porém porque julgas teu irmão e tu porque desprezas o teu pois todos compareceremos perante o tribunal de Cristo de Deus como está escrito por minha vida Diz o Senhor diante de mim se dobrará Todo joelho e toda a língua dará louvores a Deus assim pois cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus vamos orar mais uma vez queridos pedindo a iluminação do Espírito Santo na compreensão da sua palavra.

Senhor nós estamos diante da escritura inspirada por ti e nós pedimos que ter o bendito Espírito Santo aplique ao nosso coração a medida que os seus sentido fosseno desvendado Pedimos que orientes e Guis a nossa mente ó Deus Oramos por aqueles que aqui estão nessa noite desejosos e caricendo do alimento cotidiano do pão da vida da orientação da escritura nós pedimos que tu abençoes a tua igreja corrija disciplina.

Encoraje Fortaleza anime tudo de acordo com a vontade de cada um dos teus filhos com a necessidade de cada um dos teus filhos e Filhos que se encontram aqui nessa noite ouvir a nossa oração nós já fazemos em nome de Jesus amém queridos boa parte das divisões que a igreja cristã tem experimentado através da sua história tem como causa aquilo que nós chamamos coisas indiferentes ou questões que não.

São exatamente matéria de fé é impressionante a capacidade que nós cristãos temos para nos dividirmos sobre assuntos que no final não tem nada a ver ou não tem relevância para a nossa redenção e a nossa salvação a longa história da igreja está aí para provar isso dois assuntos em particular foram motivo de muita discussão no século primeiro e causou divisão nas igrejas onde havia.

JuDeus e gentios convertidos o primeiro tópico era com relação a comida com relação a comida havia restrições da lei de Moisés sobre a dieta dos judeu e muitos juDeus depois de se converterem tinham ainda escrúpulos com relação a comer determinados alimentos e tinham dificuldade em se relacionar com pessoas que achavam que não tinha nada demais comer outro tópico que também causou muita.

Discussão e polêmica calourada nos primeiros séculos mais no primeiro século foram também as leis do Antigo Testamento referentes aos dias de festa o chamado calendário sagrado dos juDeus havia as orientações para que se guardasse três festas em particular Páscoa Pentecostes e tabernáculos havia também o dia ou o Festival da lua nova e havia o sábado e mais uma vez muitos juDeus convertidos eles achavam que deveriam continuar a observar aquelas.

Regras que Moisés havia passado quanto a observação desses dias especiais particularmente o sábado e havia tensão nas igrejas havia problemas nas igrejas tanto é que o primeiro Concílio da igreja apostólica se deu em Jerusalém de acordo com o livro de Atos Capítulo 15 e o tema Era exatamente esse em que base juDeus e gentios podem conviver a igreja era composta na sua maioria de juDeus que.

Haviam se convertido a Cristo e lá em Jerusalém muitos deles continuaram a guardar as tradições judaicas quer com relação a comida as restrições sobre comida quer também o calendário sagrado e outras práticas a medida que não juDeus entravam na igreja e eles não tinham essas práticas criou-se um clima de confronto e de discussão se devia ou não comer determinadas coisas e se o gentios que não era os juDeus deveriam.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Ser admitidos a comunhão da igreja uma vez que ele se sentiu uma vontade comer de tudo e escandalizava o coitado dos

    Judeu né que achava que era pecado comer uma feijoada ou uma rabada ou alguma coisa assim que tivesse porco no meio né bom é interessante e esse foi a razão foi preciso reunir o Concílio à igreja lá em Jerusalém para discutir essa questão para discutir essa questão o apóstolo Paulo trata desses assuntos em pelo.

    Menos três das suas cartas quatro das suas cartas aqui em romanos na carta aos Gálatas na carta aos Colossenses e na segunda carta aos Coríntios Esses foram dois assuntos que causaram muita polêmica e muita discussão na igreja apostólica no primeiro século a questão das restrições com relação à comida e também as orientações a respeito dos dias especiais nos dias religiosos.

    Na sessão anterior aqui na carta aos romanos nós vimos que Paulo havia exortado os crentes de Roma se despertado Sony da indiferença Porque a noite já ia alta e um novo dia havia raiado em Cristo Jesus e portanto eles deveriam se revestir de Cristo e romper com as trevas e agora no texto que eu li para vocês ele se volta Mais especificamente para essa questão que estava ameaçando a comunhão na igreja entre juDeus e gentios que era exatamente as diferentes opiniões que.

    Havia sobre comida e dias sagrados Lembrando que boa parte da igreja de Roma era composta de juDeus que havia haviam se convertido com a pregação do evangelho e outra parte era composta de Romanos ou gregos que também haviam se convertido e frequentavam juntos a mesma igreja a questão é que essa diferença essas diferenças de opinião sobre assuntos estava dificultando o relacionamento entre eles e a comunhão entre eles Paulo vai tratar desse.

    Assunto em todo o Capítulo 14 e também no capítulo 15 então nas próximas mensagens a respeito na sequência de Romanos o tema vai ser esse Paulo gasta dois capítulos para resolver esse problema que naquela época e para muita gente hoje né isso aí pode ser também um assunto é que dá muita discussão Vamos então em primeiro lugar tentar entender qual era o problema mais de perto havia dois grupos na igreja de Roma que.

    Estavam discutindo essas questões um grupo Paulo chama de débeis e fracos na fé Capítulo 14 verso primeiro acolhei ao que é débil na fé e no capítulo 15 verso primeiro ele diz assim nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos Fracos então havia um grupo que Paulo chama de fracos ou débeis na fé e ele provavelmente Está se referindo a esse juDeus convertidos.

    Que ainda é que tinham dificuldade em deixar os costumes judaicos e que ainda guardavam a lei de Moisés com relação às restrições sobre comida entrando em detalhes você encontra essas restrições lá no livro de Levítico Capítulo 11 Onde Moisés deu uma lista de animais considerados puros que poderiam ser comidos e uma lista de animais que eram considerados impuros e que os judeu não devia comer não só isso a lei de Moisés dizia que quando judeu fosse matar um.

    Animal para comer ele devia degolar o animal deixar que todo sangue corresse sobre a terra e só então ele podia preparar um animal para comer seja O Judeu não comia animal que tivesse sido dilacerado por feras tivesse morrido de doença ou abatido a pancadas somente aquele que foi degolado e o sangue escorrido na terra e também havia proibição de que o judeu participasse dos festivais das religiões.

    Pagões onde animais eram oferecidos aos Ídolos e depois eram consumidos pelos que estavam presentes lá na no templo Pagão Então por precaução O Judeu e comeram de se contaminar os juDeus de Roma eles estavam preferindo comer só legumes vegetais e frutas e beber um pouquinho de água porque eles tinham medo de que talvez ele se contaminassem se eles fossem comer carne ali em Roma.

    Porque não sabiam se como aquele mal tinha sido abatido se ele tinha sido degolado eles tinham dificuldade de se

    Relacionar com os romanos e os gregos porque os romanos e os gregos na hora de comer eles comiam todo tipo de animal porco por exemplo que para o judeu na abominação então aqui Talvez os juDeus aqui estavam tomando como modelo de santidade Daniel todo mundo lembra da história de Daniel aquele jovem judeu que foi levado cativo para Babilônia e.

    Lá diz que Daniel resolveu firmemente no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei ou seja Daniel tinha resolvido seguir estritamente a lei de Moisés com relação ao que podia comer e não comer talvez Daniel era o ícone desse grupo de juDeus lá em Roma que dizia Olha nós não não vamos comer a melhor coisa é não comer carne porque corremos o risco de comer carne sacrificada animal que não foi degolado enfim eles tinham tomado essa posição e.

    Não somente isso eles achavam também que deveriam guardar aquilo que Moisés havia ensinado sobre determinados dias eles estavam com escrúpulos de deixar de guardar os dias de festa e particularmente o sábado nem todos os juDeus convertidos aparentemente eram assim mas provavelmente havia muito deles na igreja de Roma então a eles o fato de que eles creram em Cristo é conhecer o que Cristo era o salvador e o Messias para eles Não significava que eles.

    Tinham que abandonar a lei de Moisés então eles achavam que podiam deviam continuar a observar essa dieta Religiosa e guardar o calendário sagrado o outro grupo Esse é o grupo que Paulo chama de fracos e débeis na fé o outro grupo é aquele que Paulo chama de fortes e com o qual Paulo se identifica capítulo 15 verso primeiro Ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não.

    Agradarmos a nós mesmos Paulo está provavelmente se referindo aos juDeus que como ele haviam se convertido e que se sentiam Livres das restrições que a lei de Moisés impunha sobre a alimentação e sobre o calendário esse juDeus Como Paulo se sentiam libertos para comer qualquer tipo de comida e eles não vinham mais necessidade de guardar o sábado como a lei de Moisés mandava e muito menos os dias de festa para o apóstolo Paulo e.

    Para esse juDeus estas coisas faziam parte da lei cerimonial do Antigo Testamento e que haviam se cumprido em Cristo estas leis apontavam para a necessidade de Pureza e para necessidade de lembrar as ocasiões em que Deus age nesse mundo particularmente a Plenitude dos tempos quando Deus veio na pessoa de Cristo encarnou-se morreu por nós e ressuscitou uma vez que esses atos salvadores de Deus foram realizados em Cristo A lei.

    Cerimonial a dieta Religiosa e a guarda de determinados Dias havia perdido sentido para o Cristão então Paulo como judeu ele se sentia livre para sentar-se com os gentios e comer o tipo de comida que os gentios comia Paulo se sentia livre também para quando estava com os juDeus escrupulosos ele participava das festas ele evitava com medo determinadas coisas então Paulo.

    Chama se considera e chama aqueles que pensavam com ele de fortes no sentido de que a sua fé era uma robusta era uma fé forte o suficiente para fazê-los entender que a salvação deles a redenção deles e a Santificação não era baseada mais nestas coisas que eram características do Antigo Testamento mas somente na obra completa e finalizada do Senhor Jesus Cristo Paulo havia tomado então conhecimento de que esses dois grupos tinham essas.

    Diferentes opiniões lá na igreja de Roma e que característicamente os fracos estavam julgando fortes como se fossem libertinos isso é típico o fraco não é aquele que acha que não pode comer e que se tocar nisso é pecado começa em determinado tipo de comida vai estar se contaminando ou tentando a Deus ele tem a tendência de julgar aqueles que se sentem à vontade para.

    Comer todas estas coisas e geralmente assim é liberal ele tá comendo sangue tá comendo carne de porco isso é um Liberal ele não tem cuidado né ele pode se contaminar e ao contrário os fortes que se sentiam à vontade para comer qualquer tipo de comida e tudo mais eles olhava para o fraco e dizia assim isso é um legalista não conhece a graça religião dele é feita de norminhas de regrinhas como se isso fosse salvá-lo e os dois grupos.

    Ficavam um condenando o outro julgando o outro e aí a comunhão da igreja estava ameaçada por essas questões que o apóstolo Paulo considera secundárias Mas como eu já disse se você olhar a história da igreja você vai ver que boa parte das divisões fraturas que houve na comunhão da igreja não foi em cima de coisas essenciais ou matéria de fé mas via de regra nestas coisas secundárias sobre as quais os crentes gostam de discutir.

    Fico perguntando se eu fosse fazer uma enquete aqui nessa noite Suponha que saindo daqui indo para casa está morrendo de fome chega ali no Encruzilhada tem uma galinha preta uma vela vermelha uma garrafa de cachaça todo mundo sabe o que é aquilo né você tá com fome e você olha para um lado olha para o outro não tem ninguém e a galinha tá lá é uma galinha Não é preto É verdade mas é uma galinha né acompanhada de uma vela vermelha pergunta o crente pecaria se ele pegasse Aquela galinha e Comesse.

    Sim ou não se eu fosse fazer uma enquete aqui eu tenho certeza que ia dividir a situação hoje ficou mais fácil é porque em vez de galinha o pessoal bota tablete de Caldo Knorr por causa da Eucaristia né Tá muito caro a galinha o pessoal bota questões época de São João balinha de Cosme e Damião pode ou não pode né lá na sua escola vai fazer se eu tenho uma quadrilha a escola vai fazer uma quadrilha e seu.

    Filho estuda lá como é que vai ser pode ou não pode e eu poderia aqui fazer uma lista grande sobre assunto sobre os quais os crentes se pegam né e que eles realmente não afetam a essência da nossa fé mas é exatamente por essas coisas que os crentes gostam de brigar adoro brigar por esse tipo de coisa então Tava tendo essa confusão lá na igreja de Roma exatamente em torno desse desse assunto Paulo considera nós vamos ver isso aqui Paulo considera que essas questões referentes a comida e a guarda.

    De dias como sendo coisas secundárias e não essenciais para fé cristã ele trata os dois grupos fracos e fortes como irmãos em Cristo só isso é uma prova de que o fato de que um grupo achava que podia comer e outro grupo achava que não podia comer isso não era uma matéria de fé porque Paulo trata ambos como irmãos em Cristo ou seja a questão era periférica a preocupação de Paulo é com a comunhão da igreja e o convívio destes irmãos por exemplo nos cultos no momento da ceia ou.

    Especialmente nas festas de fraternidade que era um costume da igreja primitivo uma vez por semana os cristãos se reuniam eles traziam alimentos da sua casa e eles tinham refeição comunal que é chamada de festa de fraternidade no Novo Testamento a menção delas na primeira carta aos Coríntios Capítulo 11 e também na carta de Judas a menção dessas festas que foram foram continuadas no século II exatamente por conta de abusos que aconteciam mas era.

    Uma prática muito comum e era no meio dessas refeições que se celebrava a ceia do senhor se celebrava a ceia do senhor agora imagino uma igreja que tinha dois grupos que não conseguiam concordar no cardápio o que que nós vamos então Fulano que a gentil tá trazendo para festa uma carne que de coelho que o judeu não pode comer carne de coelho mas o Gentil não vê isso como um problema então era muito difícil a situação aqui.

    Nos e não somente isso né mas a discussão a respeito dos dias né que deveriam ser guardados Ou não Aqui como eu disse nos Capítulos 14 e 15 o apóstolo Paulo trata do assunto e ele coloca três princípios que deveriam ser observados pelos dois grupos para resolver o problema da comunhão primeiro que Cristo é senhor tanto dos fortes como dos Fracos vai aí no capítulo 14 do verso 1 ao verso 12 que é o que nós.

    Vamos ver nessa noite o segundo princípio que nós veremos próximo domingo mercê de Deus é que a nossa liberdade em Cristo é limitada pelo amor nós somos livres Paulo vai dizer isso somos livres para comer o que quiser mas a nossa liberdade ela tem que se limitada pelo amor ao próximo tudo é permitido Mas nem todo convém a terceira orientação Está no capítulo 15 de 1 a 13 é que Cristo nos deu o exemplo de como nós devemos renunciar aos nossos direitos para agradar aos.

    Outros e não a nós mesmos isso nós veremos então no capítulo 15 hoje como eu disse veremos o primeiro desses princípios que Cristo é senhor tanto de fortes e fracos e a partir dessa perspectiva Então os cristãos e viriam se acolher mutuamente lá na igreja de Corinto desculpa a igreja de Roma Paulo desenvolve esse ponto que Cristo é senhor de fracos e fortes em quatro partes e que estão aqui no texto que eu.

    Li para vocês na primeira parte ele vai dizer que fracos e fortes são servos do Senhor Jesus versus de 1 a 4 fracos e fortes desejam ambos agradar ao Senhor Jesus versus de 5 a 6 fracos e fortes vivem e morre para o Senhor Jesus de sete a nove e fracos e fortes compareceram ambos perante o senhor no dia do juízo versos de 10 a 12 então primeiro fracos e fortes são servos do Senhor Jesus vamos ver aqui do verso 1 até o verso 4 a orientação de Paulo aqui.

    Nessa passagem é para que fortes e fracos se acolham mutuamente veja o que ele diz no verso 1 acolhei O que é débil na fé e no final do verso 3 no verso 3 ele diz quem come Não despreze o que não come e o que não come que é o fraco não julgue o que come que é o forte porque Deus o acolheu Então Deus acolheu tanto o fraco como o forte e portanto nós devemos nos acolher mutuamente os fortes devem acolher os.

    Deveres na fé os fracos também devem acolher os fortes e ambos devem se acolher mutuamente pois foram acolhidos por Deus veja o que diz o verso capítulo 15 verso 7 portanto acolhei-vos uns aos outros como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus acolher significa aceitar alguém sem reservas E no caso aqui significa primeiro mas não para discutir opinião verso 1 e 2 verso primeiro acolhei o que é débil.

    Na fé não Porém para discutir a opinião porque todo mundo tem uma opinião verso 2 um crente de tudo pode comer mas o débil come legumes então pessoas têm convicções diferentes a respeito do que pode ou não pode comer e são convicções religiosas ele tá falando aqui de preferência particular quem é que gosta de comer isso ou aquilo outro né daqui não tem nada a ver com dieta saudável tem a ver com convicções religiosas tem pessoas que estão por motivos religiosos convencidos e que.

    Podem comer qualquer coisa e tem gente que por convicções religiosas acha que só deve comer legumes o que nós devemos fazer diz o apóstolo Paulo é nos acolher mutuamente mas não para discutir esse tipo de coisa é uma coisa que fica na consciência de cada um é uma questão entre de liberdade Cristã entre a pessoa e Deus não deve ser motivo de discussão porque não é uma matéria de fé não é matéria que pertence.

    A essência da Fé os fracos achavam que No mínimo era arriscado comer carne em Roma e que era falta de cuidar espiritual já os fortes não via o risco nenhum e achava que isso fazia parte da Liberdade em Cristo poder comer qualquer tipo de alimento e aí havia discussão entre eles disputas arengas todo mundo tinha sua própria opinião verso 2 Paulo Queria que eles parassem de se criticar e se julgar mutuamente e que se acolhessem e que.

    Vivessem em paz uns com os outros apesar da diferença de opinião o que nos ensina que dentro do cristianismo a áreas em que os cristãos podem discordar e continuar cristãos irmãos e amigos eu vou tratar disso mais quando chegar na parte final de aplicação acolher incluía não somente não discutir as opiniões verso 2 mas incluía também Não desprezar e não julgar o irmão veja aí o que diz o verso 3 quem come Não despreze o que não come e.

    O que não come Não julgue o que come porque Deus o acolheu a tendência dos fortes era desprezar os fracos o forte dizia assim rapaz essa Galinha cabidela é uma delícia né Esse legalista aí que não come galinha Cabedelo tá aí comendo cenoura né É muito fraco né ele não entendeu o evangelho e tudo mais então a tendência do Forte né que se sente liberto é exatamente julgar e exatamente.

    Desprezar o irmão o irmão fraco e a tendência dos Fracos por outro lado é julgar os fortes olha o cara comendo sangue tá dizendo na Bíblia que não pode o cara tá comendo carne de porco né quando o povo de Deus antigamente era proibido comer carne de porco e o cara tá aí comendo né Então esse é um Liberal é um libertino não leva a sério a vida espiritual tá riscando aí A sei lá ser.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Lc17MsvP1pE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem