11 - O que movia o apóstolo Paulo (2Co 5.11--6.3)

11 - O que movia o apóstolo Paulo (2Co 5.11--6.3) Segundo aos Coríntios Capítulo 5 lemos a partir do verso 11 são são duas passagens hoje duas sessões que nós vamos tentar cobrir nessa noite se a gente conseguir chegar no final da primeira já vai ser bom se o tempo der a gente vai para o final da segunda primeira parte é Capítulo 5 de 11 a 17 Paulo escrevendo aos Coríntios diz e assim conhecendo o temor do senhor.

11 - O que movia o apóstolo Paulo (2Co 5.11--6.3)

Persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus e espero que também a vossa consciência nos reconheça não nos recomendamos novamente a voz outros pelo contrário damos-vos encejo de vos gloriardes por nossa causa para que tenhais o que responder aos que se gloriam Na aparência e não no coração porque sim enlouquecemos é para Deus e se conservamos o juízo é para vós outros pois o amor de Cristo nos constrange.

Julgando nós isto um morreu por todos logo todos morreram e ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou assim que nós daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne e se antes conhecemos Cristo segundo a carne já agora não conhecemos desse modo E assim se alguém está em Cristo é nova criatura as coisas antigas já passaram Eis que se fizeram novas.

Essa é a primeira parte Vamos ler agora do verso 18 até o capítulo 6 verso 3 hora tudo para vem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da Reconciliação a saber que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da Reconciliação de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo como se Deus exortasse por nosso intermédio em nome de Cristo pois.

Rogamos que vos reconcilieis com Deus aquele que não conheceu o pecado ele o fez pecado por nós para que nele fossemos feitos justiça de Deus e nós na qualidade de cooperadores com ele também vos exortamos aqui não recebais em vão a graça de Deus porque ele disse eu te vi no tempo da oportunidade e te socorrei no dia da salvação eis agora o tempo sobre modo oportuno eis agora o dia da salvação só até aqui porque na verdade o verso 3 ele.

Faz parte da sessão seguinte A Nossa como vocês sabem essas divisões essas subdivisões em Capítulos Versículos e os subtítulos Eles não estão no original grego isso foram as sociedades bíblicas que na tradução colocaram com o objetivo de ajudar o leitor mas a é claro que o verso 3 ele não pertence ao que vem antes ele inicia uma nova seção Então esse subtítulo aí.

Que tá em cima do verso 4 deveria estar na verdade em cima do verso 3 porque outra é outro assunto aqui que Paulo tá começando e o capítulo 6 aí na sua Bíblia ele deveria estar na verdade no verso 3 aí começa um novo Capítulo Capítulo 5 na verdade o assunto do Capítulo 5 vai até Capítulo 6 verso 2 ninguém se escandalise com isso porque como eu tô dizendo a Bíblia é inspirada mas o subtítulo de visão de Capítulo e.

Versículo não é isso aí foi feito pela igreja com o tempo e nem sempre eles eles acertaram Tá bom então é só até o verso 2 bom queridos ao ponto central dessa parte da carta de Paulo que nós estamos estudando como nós temos visto é a defesa que ele faz contra os ataques de falsos mestres que tinham se infiltrado na igreja de Corinto conforme já vimos também esses falsos Mestres eram oriundos de Jerusalém se apresentavam como autêntico.

JuDeus trazendo cartas de autorização do sinédrio e outras autoridades judaicas para anunciar a mensagem deles Vimos que essa mensagem era uma mensagem que nós chamamos de judaizante que tinha como objetivo fazer com que aqueles que não eram juDeus e que creram em Jesus Cristo eles se tornassem juDeus sobre o pretexto de se tornar incompletos ou seja na mensagem desses falsos Mestres crerem Jesus Cristo não era suficiente para salvação era preciso guardar a lei.

De Moisés para que Então essas pessoas pudessem receber de Deus o perdão de Pecados só que para que eles tivessem ouvidos e uma audiência eles precisavam primeiro detonar a autoridade do apóstolo Paulo porque essas igrejas foram fundadas por Paulo e discipuladas por ele e Paulo ensinava que a salvação é pela graça mediante a fé e não por obras da Lei então eles faziam um ataque a omney quer dizer a pessoa de Paulo não somente questionavam os argumentos e a mensagem.

De Paulo mas também atacava uma pessoa de Paulo e diziam que Paulo era que Paulo pregava um falso evangélico que ele era um judeu desviado que ele tinha interesses financeiros implantar igrejas e começar a comunidades que ele não podia ser de Deus porque ele vivia sendo rejeitado sofria era apanhava e era preso expulso das cidades ele não tinha autorização lá das autoridades em Jerusalém para pregar o que ele estava pregando e que Paulo na verdade havia enlo.

Por pregar que a salvação era somente pela graça e não por mérito nosso ou qualquer esforço da nossa parte então era essa jogada desses Mestres não é atacar a reputação de Paula questionar os motivos de Paulo e pintá-lo como um falso profeta diante da igreja de Corinto com o objetivo então de ocupar o lugar de Paulo e ensinar e fazer adeptos para esse ensino deles bem Paulo escreve essa carta entre outras coisas com o objetivo de se defender de todas essas.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Acusações a nossa última mensagem nós vimos que ele apresenta as razões

    Pelas quais eles sofrem porque era um dos argumentos dos falsos mestres que Paulo vinha sendo ele sempre era rejeitado e pelos juDeus onde que é aquele que qualquer cidade que ele chegasse a resposta de Paulo é que o Sofrimentos fazem parte do mundo presente e que eles eram estratégia de Deus para que a glória de Cristo brilhar vocês lembram o nosso exploramos aquela analogia que.

    Paulo faz de que ele é como um vaso de barro dentro do qual está um tesouro precioso e que o vaso tem que ser quebrado para que esse tesouro apareça para que seja revelado Então os Sofrimentos na vida de Paulo e nos crentes em geral tem como objetivo quebrar essa aparência exterior aquilo que nós parecemos ser por fora para revelar o verdadeiro tesouro que está no nosso coração que é o conhecimento de Cristo que é o evangelho e não há não é.

    Possível que nós brilhemos ou reflitamos o conhecimento de Deus sem que primeiro nós sejamos quebrados enquanto o vaso permanece intacto a luz que está dentro dele ou tesouro que está dentro dele permanece velado e oculto é primeiro necessário que ele seja partido para que o seu conteúdo seja revelado é assim que Paulo explica os Sofrimentos que ele passava Deus permitiu o na vida dele porque através de Paulo Deus estava levando o conhecimento de Cristo a muitas pessoas aqui na passagem que nós lemos.

    Paulo termina essa parte de defesa é do seu apostolado com dois apelos poderosos aos Coríntios seus filhos na fé Primeiro para que eles o recebam como Ministro de Cristo Paulo explica Quais são as suas motivações e os isolas se reconciliem com Deus através do ministério de Paulo e depois ele faz um apelo também para que eles não admitam mais e não deem mais Apoio aos.

    Falsos profetas que estão no meio dele Aquela famosa passagem né que é bastante conhecida Não vos conhecem jogo desigual com os incrédulos que o pessoal pensa que tá falando de casamento misto mas na verdade não Paulo tá se referindo aos falsos profetas né não se põe em jugo desigual com esse pessoal no qual é a comunhão que tem Cristo com esse tipo de gente né mas nós vamos chegar lá na próxima quarta-feira se Deus permitir por enquanto nós vamos ficar aqui com esses dois apelos que.

    Paulo nós vamos ficar com o primeiro apelo que Paulo está fazendo que os Coríntios o recebessem como Ministro do Evangelho ministro da Reconciliação e depois nós veremos esse segundo apelo para que eles não dessem lugar para os falsos Mestres termina essa primeira parte da carta onde Paulo faz uma defesa do seu evangelho a parte seguinte Só por curiosidade é sobre dinheiro Paulo vai falar nos Capítulos 8 9 8 e 9 a respeito de uma oferta que ele está levantando e para qual ele quer a.

    Participação dos Coríntios né então tenho certeza que porque eu disse isso as audiência vai esvaziar a partir do momento que a gente começar aqui no Capítulo 8 né mas eu garanto que eu não vou passar a sacola tá não vou pedir nada a vocês como a gente não tem pedido até bom então vamos lá para o que nós nos propomos hoje que é do Capítulo 5 verso 11 até o capítulo 6 verso 2 sempre com essa ressalva de que não sei se nós conseguimos chegar até o final senão fica para a próxima vez.

    No verso 11 a 12 o apóstolo Paulo aliás do verso 11 até o verso 17 Paulo apresenta três motivos para ele fazer o que ele faz pregar o Evangelho começar a igrejas persuadir as pessoas e ensinar essas pessoas que Jesus de Nazaré é o cristo filho de Deus ele faz isso porque ele estava sendo questionado quantas suas motivações diziam que ele fazia isso por dinheiro Tem muita gente que faz isso por.

    Dinheiro que usa religião como sendo um meio para amealhar uma fortuna enriquecer garantir o futuro e uma série de outros motivações escusas e outras motivações escusas mas Paulo aqui ele apresenta três motivações que o levavam a ser o que ele é e pregar aquilo que ele pregava a primeira delas é que ele sabia qual era o temor que era devido a Cristo verso 11 e assim verso 11 e 12 e assim conhecendo.

    O temor do senhor persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus

    Esperamos que também a vossa consciência nos reconheça não nos recomendamos novamente a vós outros pelo contrário damos vos encejo de vos gloriardes por nossa causa para que tenhais o que respondeu aos que se gloriam Na aparência e não no coração o verso 11 começa com essa declaração dele conhecendo o temor do senhor ou seja conhecendo o temor que devemos ter pelo Senhor e aí ele vai em.

    Frente esse versículo é resultado do que ele disse no verso anterior houvesse anterior ele tinha dito que todos nós vamos comparecer perante o tribunal de Cristo lembra dessa passagem que a gente viu onde nós receberemos o bem ou mal que tivermos feito por meio do corpo então né assim ou seja a luz desse fato de que um dia nós vamos comparecer diante de Cristo e que nós seremos julgados por ele nós conhecemos o temor que se deve a Cristo porque ele é o nosso juiz ele é o nosso salvador e será que ele também que haverá de julgar o mundo então ele deve.

    Ser temido ele deve ser amado deve ser crido deve ser adorado e seguido Mas isso não exclui o temor a ele porque ele é o senhor de tudo e de todos e ele é quem tem o poder de nos salvar ou nos condenar e fazer sofrer eternamente então se a Bíblia diz que a gente não deve temer os homens porque o máximo que eles podem fazer é matar o nosso corpo mas nós temos que temer aquele que pode não somente matar o nosso corpo mas fazer perecer no inferno a nossa alma eternamente então nós temos a Cristo.

    Porque ele é o Salvador e Juiz de todos conhecendo esse temor diz o apóstolo Paulo Nós persuadimos os homens aquele tá dando a razão pela qual o trabalho da vida dele é persuadir as pessoas convencer as pessoas que elas têm que se arrepender dos seus pecados e crerem em Jesus Cristo ele faz isso porque ele sabe que no final da história a um julgamento que se aproxima e que Cristo deve ser amado querido respeitado e temido então movido por esse temor Santo.

    Temor é que Paulo faz o que ele faz ele procura convencer as pessoas e alertar elas a respeito do juízo vindouro e essa motivação ele diz aí no verso homem verso 11 é conhecida por Deus conhecendo o temor do senhor persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus Deus me é como se ele tivesse invocando a Deus como testemunho aqui Deus me conhece cabalmente me conhece totalmente ele sabe que essa é a minha.

    Motivação e não só Deus final do verso 11 Espero que também a consciência de vocês nos reconheça é como se Paulo dissesse vocês sabem vocês me conhecem eu estive aí eu preguei o evangelho para vocês eu estive aí em Corinto durante três anos convivi com vocês para não receber dinheiro de vocês eu trabalhei com minhas mãos eu fiz tendas para não dar motivo de briga nenhuma acabei quase não batizando ninguém para que vocês depois não fizesse um fã clube né daqueles que.

    Foram batizados por Paulo ele diz isso no início da Primeira carta então vocês me conhecem vocês sabem que minha motivação é essa correta eu faço isso por conta do temor que nós temos para com Cristo e que Vocês deviam ter também aí no verso 12 ele já faz uma ressalva né Não estou me recomendando novamente a vocês porque poderia aparecer quando Paulo diz assim vocês me conhecem Deus me conhece poderia parecer que Paulo tava fazendo propaganda dele aí ele.

    Disse não não estou me recomendando novamente a vocês eu tô dizendo isso por dois motivos primeiro para você se gloriarem por minha causa quer dizer para vocês poderem dizer assim graças a Deus que nos deu um pastor um pregador missionário que é motivado pelas razões corretas então Paulo tá dizendo isso para dar a eles um motivo de glória para se gloriarem no trabalho de Paulo e também para dar uma resposta final do verso 12 aos que.

    Se gloriam Na aparência e não no coração as razões então pela qual Paulo está expondo os seus motivos são Primeiro para que os Coríntios pudessem agradecer a Deus por ter um pastor um pregador que é motivado corretamente e segundo para que eles pudessem responder aqueles falsos profetas que julgavam pela aparência e não conheciam o coração ou seja Paulo tá fazendo isso por amor a eles por amor a eles Esse é o primeiro motivo né que ele apresenta aqui que ele.

    É motivado pelo temor do senhor a segunda motivação que ele apresenta é o amor de Cristo está aí do verso 13 a 15 primeiro o temor de Cristo e segundo o amor de Cristo ele diz a partir do verso 13 sim enlouquecemos é para Deus e se conservamos o juízo é para vós outros pois o amor de Cristo nos constrange Você viu que primeiro foi o temor não é verso 11 e agora é um amor de Cristo nos constrange julgando nós isso morreu por todos logo todos morreram e aí ele.

    Continua até assim o verso 15 ele morreu por todos para que os que vivem e não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou o amor de Cristo nos constrange quando Paulo diz nos constrange é porque essa carta ele escreveu juntamente com Timóteo e outros cooperadores não é então ele às vezes coloca nós mas com frequência esse nós aqui é o chamado o plural de de respeito né ele não quer dizer eu então ele usa nós mas ele tá se.

    Referindo aqui creio a ele mesmo usando o plural isso é muito faz parte da linguagem ao invés de dizer eu né para não parecer uma coisa muito pessoal Personalista individualista a gente diz assim olha nós estamos tranquilos né nós sabemos que a verdade é essa tal na verdade todos quero dizer eu né mas a gente usa o nós então ele tá falando no plural aqui mas eu creio que ele está se referindo a ele mesmo quando ele diz assim no verso 13 sim enlouquecemos como.

    Os falsos profetas estavam dizendo porque ele tava pregando Um Evangélico era baseado somente na graça sem as obras se eu enlouqueço ou se eu estou louco como esse pessoal tá dizendo é para Deus eu tô louco porque é isso que Deus quer de mim eu tô fazendo a vontade de Deus então isso pode parecer loucura para essas pessoas E se eu conservo o juízo Ou seja naquelas vezes que eu pareço que eu estou que eu não estou louco né que eu.

    Estou nos meus sentidos é por amor a vocês é porque eu amo vocês e falo de uma maneira que eu quero que vocês compreendo e você sejam salvos quer dizer a minha loucura ela tem um propósito em seguida ele fala dessa loucura da qual ele era acusado por que que ele falava parecendo louco lembra que a palavra da cruz é loucura para os que perecem porque que Paulo pregava a palavra da cruz por que que ele pregava que a salvação era pela graça uma mensagem que parecia realmente fora de.

    Propósito né Não Faz Sentido se uma pessoa tem que se salvar ela tem que pagar por isso ela tem que fazer por onde ela tem que merecer né Deus como diz a teologia da traseira do caminhão Deus abençoe Deus ajuda Quem cedo madruga né não tem isso é teologia de para-choque de caminhão não é mas é reflete o que todo mundo pensa né então você chegar dizendo que Deus salva gratuitamente graciosamente ele perdoa pecadores sem.

    Exigir absolutamente nada deles isso de fato é loucura para as pessoas e mesmo que elas não digam isso abertamente no fundo do coração elas elas não podem aceitar não é isso aí elas sentem que deveriam fazer alguma coisa para poder receber de Deus algum mérito algum perdão então Paulo disse se eu tô louco pregando isso eu faço isso para Deus mas eu vou dizer a vocês por que que eu faço isso diz ele no verso 14 o amor de Cristo me constrange eu estou dominado estou constrangido.

    Assim eu eu não posso resistir ao amor de Cristo por mim o amor dele por mim para os Está se referindo ao fato de que Jesus Cristo morreu por ele na cruz e deu sua vida por ele diante de Deus Paulo sendo aquilo que ele era perseguidor da igreja perseguidor dos cristãos Inimigos de Deus blasfemo odioso odiando e sendo odiado então assim mesmo Cristo o amor e morreu por ele então aquela demonstração de amor de Cristo na cruz por Paulo.

    Constrangia Paulo ele se via Obrigado diante de Deus né constrangido por tamanho amor esse amor é que motivava o apóstolo Paulo em que consistia esse amor e aquele tira cinco conclusões nos versos 14 e 15 na verdade quatro né Quatro implicações disso aí primeiro o amor de Cristo nos constrange julgando nós isso quer dizer ele vai explicar em quem é que consiste.

    Em que sentido ele está constrangido primeiro um morreu por todos Cristo morreu por todos segundo logo todos morreram ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos e quarto que vivam para aqueles que por ele morreu e ressuscitou o que que ele tá dizendo aqui o amor de Cristo consistiu no fato de que ele Cristo morreu por.

    Todos o que significa que todos morreram é claro que nessa hora aqui toda vez que calvinista ali a palavra todos na Bíblia as bandeiras vermelhas se levantam né morreu por todos né morreu por todos Como assim um morreu por todos os verso 14 verso 15 ele morreu por todos uma dica eu não vou negar que essas têm passagens difíceis mas uma dica para a gente interpretação é você ver primeiro você tem que saber que nem sempre a palavra todos quer dizer o mundo inteiro segundo para você entender o significado.

    De todos Você tem que ver se no contexto tem algum limite limitador da palavra todos o exemplo mais claro disso é João 3:16 Deus mesma coisa com a palavra mundo Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito o mundo aí fica limitado pela frase seguinte para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna então você poderia pensar que o amor de.

    Deus pelo mundo faria com Que Deus salvasse o mundo todo e quisesse a salvação de todos mas o próprio Versículo limita a salvação somente aqueles que crêem é a mesma coisa que quando Paulo diz que Cristo morreu por todos esse todos aqui são restringidos aos que vivem verso 15 ele morreu por todos para que os que vivem Quem são os que vivem aqui são os que vivem espiritualmente os que creram em.

    Jesus Cristo e receberam a vida eterna eles não vivam mais para si mesmos mas para aqueles que por eles morreram e ressuscitou então a própria passagem Deixa claro aqui que todos porque em Cristo morreu São todos aqueles que creem nele e que recebem a vida eterna não é a humanidade toda porque se fosse se Paulo Aqui tá dizendo que Cristo morreu é ficar as mente pela humanidade toda nós teríamos que chegar à conclusão lógica do universo alismo que Deus vai.

    Salvar a todos porque Cristo morreu por todos Cristo pagou o pecado de todos se Cristo pagou o pecado de todos Deus não tem o direito de castigar o mesmo pecado duas vezes seria injusto ele primeiro castigou o pecado na cruz e em seguida vai mandar o indivíduo para o inferno se Cristo pagou o pecado de Zé vai ser salvo Zé vai ser salvo todos aqueles porque em Cristo morreu serão salvos e como não.

    São todos salvos segue-se que ele morreu apenas por esses que a Bíblia diz que tem fé que creem que se arrepende dos seus pecados e recebem Jesus como salvador estou evitando a palavra predestinados e eleitos estão notando né Mas é isso mesmo então todos aqui é limitado no contexto pela palavra os que vivem pelos quais Cristo morreu não é isso que ele diz aqui ó verso 15 ele morreu por todos para que os que.

    Vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou ou seja por quem foi que Cristo morreu e ressuscitou por aqueles que estão vivos e vimos aqui são os que creem é vivos espiritualmente e como resultado né Paulo está constrangido constrangido esse amor de Cristo Cristo tendo morrido para dar.

    Vida a pecadores como Paulo é o que o motiva esse grande amor de Cristo por ele e também a convicção de que esse amor não foi em vão se Cristo morreu por pecadores e eles são muitos se Cristo morreu por pecadores eles são muitos então o ministério de Paulo é persuadir os homens chamá-los e dizer a Eles crê em Jesus Cristo como seu senhor e salvador e você receberá a vida eterna e Crendo a pessoa.

    Ela é um desses pelos quais é Cristo Cristo morreu Então essa é a segunda motivação do apóstolo Paulo ele parecia louco por pregar a salvação pela graça mas essa loucura era o constrangimento que ele sentia diante do amor de Cristo Cristo morreu por mim para que eu vivesse o que que eu posso fazer se não anunciar esse amor ao mundo é o que me é o que me move é o que motiva a terceira motivação de Paulo Estado verso 16 a 17 que é a consciência a consciência da do.

    Que ele vai chamar aqui de uma nova criação essa passagem aqui eu sei que você tá acostumado a especialmente conversa 17 né assim se alguém está em Cristo é uma nova criaturas coisas antigas já passaram esse que se fizeram novas geralmente essa passagem é usada com respeito a conversão individual as coisas antigas é o meu passado as novas é o que eu sou depois de crente mas há um significado muito mais amplo aqui do que simplesmente a escatologia individual Aliás a soteriologia individual na doutrina da salvação na.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HCW8i6-a5Zk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem