AS ESTRATÉGIAS DE JESUS PARA SALVAR UMA VIDA - Hernandes Dias Lopes

AS ESTRATÉGIAS DE JESUS PARA SALVAR UMA VIDA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes João Capítulo 4 inicialmente faremos a leitura até o Versículo 30 depois dos versos 39 a 42 e do texto uma tem a sua Bíblia aberta por favor no texto aí quando foi hoje o senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele Jesus fazia e batizava mais discípulos que João Se bem que Jesus mesmo não bate zava e sim seus.

AS ESTRATÉGIAS DE JESUS PARA SALVAR UMA VIDA - Hernandes Dias Lopes

Discípulos deixou José e retirando-se outra vez para a Galileia o e era-lhe necessário atravessar a Província de Samaria Repita comigo e era-lhe necessário atravessar a Província de Samaria ficou Pois é uma cidade Samaritana chamada sicar perto das terras que Jacó dera a seu filho José estava ali a fonte de Jacó cansado da viagem assentaram-se Jesus junto a fonte por volta da hora sexta ou seja do.

Meio-dia e nisto veio uma mulher samaritana tirar água disse-lhe Jesus dá-me de beber pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos então lhe disse a Mulher Samaritana como sendo tu judeu me pedes de beber a mim que sou mulher samaritana Porque os juDeus não se davam com os samaritanos replicou-lhe Jesus se conheceras o dom de Deus e quem é o que te impede dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria Água Viva respondeu-lhe ela Senhor tu não tens com que a tirar e.

O Poço Fundo onde pois tens a água viva é isto porventura maior do que Jacó nosso pai que nos deu o poço do qual ele mesmo bebeu vem assim seus filhos eo seu gado afirmou de Jesus e Quem beber desta água tornará a ter sede aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede pelo contrário a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida.

Eterna disse-lhe a mulher senhor Dame dessa água para que eu não mais tenha sede nem precise vir aqui buscar lá disse-lhe Jesus vai chama teu marido e vem cá e ao que me respondeu a mulher não tenho marido replicou-lhe Jesus bem disseste não tenho marido porque cinco maridos já tiveste e esse que agora tens não é teu marido isto disseste com verdade o senhor disse-lhe a mulher e vejo que.

Tu és profeta nossos pais adoravam neste Monte E vós entretanto dizeis que é em Jerusalém é que o lugar onde se deve adorar disse-lhe Jesus mulher pode escrever e a hora vem quando nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o pai vós adorais o que não conheceis nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos juDeus Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e.

Em verdade porque são estes que o pai procura para seus Adoradores Deus é espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade eu sei respondeu a mulher que há de vir o Messias chamado Cristo quando ele vier nos assumir a nos anunciará todas as coisas disse-lhe Jesus eu sou e eu que falo contigo neste foto chegaram os seus discípulos e se.

Admiraram de que estivesse falando com uma mulher todavia nenhum lhe disse que perguntas ou por que falas com ela quanto a mulher deixou o seu cântaro foi a cidade e disse aqueles homens vinde comigo e vejo um homem que me disse tudo quanto tenho feito será este porventura o Cristo saíram pois da cidade e vieram ter com ele perto 39 muito samaritanos daquela cidade creram nele em virtude do.

Testemunho da mulher que anunciará ele me disse tudo quanto tenho feito vindo pois os samaritanos ter com Jesus pediu-lhe que permanecesse como eles e Ficou ali dois dias muitos outros creram nele por causa da sua palavra e diziam a mulher já agora eu quero que disseste que Nós cremos mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do.

Mundo Amém nós vamos falar nesta manhã sobre as estratégias de Jesus para salvar uma vida e as estratégias de Jesus para salvar uma vida e cuidadosamente o evangelista João reúne o próximo desse texto dois exemplos de grande contraste o Nicodemos EA Samaritana ele judeu.

O rico o culto mestre fariseu membro do sinédrio ela A Mulher Samaritana em conta vivendo a vida aí moral e entretanto Em ambos necessitavam de ouvir as boas novas da salvação Em ambos estavam perdidos precisando do Evangelho da Graça E é claro que.

Que o Senhor Jesus vai fazer abordagens distintas para pessoas distintas em Jesus como o maior Evangelista como o maior comunicador como aquele que entende com tanta clareza alma humana adota métodos diferentes para alcançar pessoas diferentes e curiosamente o texto começa dizendo o que o senhor sai da judéia para a Galiléia por uma razão.

Veja Também, Vai te Interessar:

    E é aquele em formato de que os fariseus estão comentando o seguinte fato que

    Jesus fazia e batizava mais discípulos do que jogo e eu acho isso tão curioso porque essa tendência humana e esse é o nosso jeito de ser nós gostamos de comentar essas coisas quem faz mais e quem trabalha mais quem tem mais resultados quem batiza mais com a igreja que está crescendo mais quantos membros tem a sua igreja eu fico às vezes surpreso quando eu vou fazer determinada.

    As viagens que antes da pessoa me fala bom dia pergunta quanto mais você a sua igreja e quase que me passando a seguinte ideia se você tiver uma igreja média para grande eu vou devolver se você tiver vai congregação pequena não quer nem saber quem é você as pessoas têm essa mania e se Jesus percebeu que esta é uma discussão inócua e sem razão de ser e ele não queria gastar suas energias em discussões desnecessárias inóculos sem qualquer.

    Propósito para não entrar no mérito dessas discussões estéreis Jesus abandonar judéia e vai para a Galileia e depois agora curiosamente está aí no versículo de número 4 que era-lhe necessário a atravessar a Província de Samaria e a pergunta é porque era necessário em abril 13 caminhos e da judéia para a Galiléia esse caminho.

    Por meio da Província de Samaria era o mais curto fazer o mais perigoso era o menos usado era atravessaram a região conflito Rosa era entrar em território estranho inimigo Ah mas por que que era necessário Jesus sair da Galileia e saiu da Judeia para Galileia atravessando pela Província de Samaria é porque a viu agenda de Deus a rádio agenda do céu Fabi um propósito.

    De Jesus para alcançar aquela mulher que talvez uma mulher rejeitada da sociedade Samaritana que talvez alguém que ninguém tinha coragem de publicamente conversar com ela uma mulher aqui já vivera cinco realidade de casamento simples divórcios e agora está namorando com o amante mas Jesus que valoriza a pessoa não pelos predicados que ela tem mas pela necessidade que ela possui resolve fazer.

    Uma viagem para alcançar o coração daquela mulher para transformar Aquela mulher e para fazer dela não apenas uma pessoa salva mais uma missionária e eu quero aqui olhar com os meus amados e para Jesus alcançar o coração daquela mulher samaritana e levá-la a salvação ele tem que quebrar algumas Barreiras quebrar alguns preconceitos quebrar alguns tabus o senhor Jesus Cristo sempre elastecer.

    Seu os métodos o e nunca Abriu mão da Verdade e às vezes nós somos mais radicais na defesa dos nossos preconceitos e tabus e métodos e tradições do que com a própria verdade às vezes relativizam os a verdade mas injeção ambos os métodos em Jesus está nos ensinando que nós precisamos entender o que absoluto e o que é relativo o que pode ser mudado e o.

    Que não pode ser mudado o que pode ser negociado que não pode ser negociados a verdade aí negociável os métodos podem ser mudados e para alcançar esta mulher Jesus quebra alguns preconceitos primeiro Jesus quebra o preconceito cultural e não tem vocês O que Jesus envia seus discípulos a cidade de sicar para comprar comida e secar significa a cidade dos bêbados dos borrachudos dos embriagados mais do que.

    Isso era território Samaritano e O Judeu entendia que o pão do samaritano era imundo O Judeu não tinha comunhão com o Samaritano O Judeu não se assentava a mesa com o Samaritano O Judeu não bebia água no mesmo jarro de um samaritano então Jesus envia seus discípulos uma cidade Samaritana para comprar pão na cidade dos bêbados ele está quebrando aqui alguns tabus alguns preconceitos.

    Que a planta alguns protocolos segundo fator cultural é um homem não falava em público com a

    Mulher um Rabino não podia falar em público nem com a sua esposa e se nota em vocês que Jesus em Itabuna a conversa com a Mulher Samaritana sozinho eu vi uma mulher de reputação duvidosa o que diríamos hoje que Jesus arranhou a sua imagem.

    E ele correu o risco de ser mal interpretado pelas pessoas quebrando Talvez um protocolo de convivência social para sua cultura porque para ele mais importante era a salvação daquela mulher o fato era tão grave que diz o Versículo 27 que quando os discípulos chegaram de secar e viram Jesus conversando com aquela mulher diz a bíblia que eles se admiraram quase que.

    Se escandalizaram de Jesus está falando em pouco aquela mulher Jesus Quebra esse preconceito não faz mais do que isso Tercer lugar aquela mulher tinha uma vida moral reprovada pela lei ela já tinha tido cinco maridos agora estava vivendo uma amante Ah e não obstante isso Jesus se aproxima dela e curiosamente Jesus não faz nenhuma acusação e não começa no você está.

    Perdida você está vivendo a vida e moral você é uma mulher indigna e eu não começa assim e ele começa assim em Jesus tem a capacidade a sensibilidade de alcançar o coração das pessoas onde elas estão é Mas vejamos em segundo lugar que além do preconceito cultural Jesus tem que quebrar um segundo preconceito que é o preconceito racial racial.

    O Versículo 9 veja aí comigo E então lhe disse a Mulher Samaritana como sendo tu judeu me pedes de beber a mim que sou mulher samaritana é porque os juDeus não se davam com os samaritanos e nós temos que entender aqui amados irmãos o pano de fundo do que tá acontecendo vocês se lembram que eu amo 722 antes de Cristo sargão segundo e invadir Samaria e conquistas a Maria Oi e ele era um camarada estrategista que que ele fez ele sabia que a unidade.

    Cultural racial o que religiosa de um voo é que fortalece o povo então eles vão levou todos os elementos do reino do norte de Israel do cativeiro Ficaram algumas pessoas lá ainda em Santa Maria o que que ele fez trouxe outros povos de outros lugares para aquela região e então com uma finalidade para que houvesse o que nós chamamos de mistura de raças a miscigenação racial trouxe.

    Também outras crianças para que também houvesse uma mistura de crenças chamando que nós chamamos de sincretismo e de repente Então se formam um povo híbrido e o povo sincrético o povo com mistura de raças com mistura de crenças isso gerava o que uma fragilidade pois bem e o reino do sul chamado Reino de Judá também foi levado para o cativeiro mais tarde no anno de mil no ano de 586 por Nabucodonosor o cativeiro do reino do.

    Sul durou 70 anos portanto em516 os juDeus Retornam para Jerusalém com a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo e agora esse samaritanos querem fazer aliança com esse juDeus que voltam da Babilônia para reconstrução do tempo e os juDeus não aceitam a proposta não por questões raciais mas por questões teológicas e doutrinárias porque eles voltaram mantendo assim a sua identidade racial EA sua identidade religiosa a sua fidelidade à palavra de Deus.

    E com isso que que acontece os samaritanos ficam revoltados com essa rejeitando rejeição dos juDeus e constroem Gerizim no templo rival a vocês não querem que nós usamos com vocês depois nós vamos construir agora o nosso tempo com o nosso culto a nossa liturgia a nossa crença e fizeram um tempo rival em Gerizim no ano 129 João hircano o general Caudilho dos juDeus ataque essa Maria destrói Samaria.

    Destrói o templo Samaritano agravando ainda mais a mágoa e o ódio que existe entre juDeus e samaritanos e por isso quando Jesus vem essa mágoa esta ferida e já dura 700 anos a Jesus Cristo quebrando essa barreira racial o preconceito racial e comunica-se com esta mulher para levá-la a salvação.

    E os amados irmãos a uma terceira barreira que Jesus golpe que a barreira religiosa a mulher faz questão de nós samaritan mos samaritanos afirmamos que atinge ele tem que você adora você juDeus dizem que é lá em Jerusalém se adora E ai Jesus disse mulher Oi já chegou a hora em que nem Jerusalém nem Jeri sim porque Deus é Espírito o que Deus exige requer que os seus Adoradores o adorem em espírito e em.

    Verdade mulher O problema não é o nude o problema é como quantas vezes nós ainda colocamos a a questão da adoração dentro de uma geografia é aqui é ali é lá e depois é no tempo é na rua em casa é no seu quarto secreto é no mercado é no seu escritório é no hospital é na indústria é lá na no seu lazer não importa onde você está Mas como você.

    Adora a Deus Deus é espírito e que a ser adorado em espírito e em verdade que é pratos esses preconceitos e eu chamo a sua atenção então para as estratégias que Jesus usou para alcançar esta mulher nós estamos no Congresso está discutindo evangelização o e certamente nós vamos ouvir aqui muitas análises da evangelização pessoal do discipulado e nós precisamos aprender a com Jesus Ele foi um evangelista o evangelista por excelência.

    E quais foram as estratégias que Jesus usou para alcançar esta mulher primeira estratégia a Jesus desperta a sua simpatia olha comigo os versos 7 A 9 e nisso vê uma mulher samaritana tirar água e Jesus lhe disse dá-me de beber a Jesus poderia ter tirado a água do poço a Jesus poderia ter feito um milagre ali fazer brotar uma fonte naquela região Ah mas Jesus resolve criar uma ponte de.

    Contato com esta mulher e pede a ela um favor e na verdade Jesus está querendo apenas construir um caminho de contato para alcançar o coração desta mulher que significa isso nós precisamos evangelizar começando de onde as pessoas estão e veja vocês que Jesus não tem um método engessado de evangelismo eu não tenho o único método onde ele usa aquele mesmo Neto para todas as pessoas em todos os.

    Lugares em todas as circunstâncias Jesus Faz uma leitura do texto e do contexto ele faz uma leitura da palavra e da cultura ele faz uma leitura do ambiente da pessoa e ele começa onde a pessoa está o que coisa fantástica isso John Charles vai eu disse certa feita aqui é em vão esperar que as pessoas viram a nós procurar conhecimento nós devemos.

    Começar com elas e nós devemos fazer uma leitura de que relação ao contexto a vida delas é para quem então nós entremos por essa brecha para levar eles a palavra de Deus E você tem feito isso se você emprega o mesmo método para todas as pessoas em todos os lugares em todas as circunstâncias Ou você tem essa flexibilidade para abordar as pessoas.

    Com o evangelho segundo lugar segunda estratégia de Jesus Jesus desperta não apenas a sua simpatia mas em segundo lugar desperta a sua curiosidade olha comigo os versos 10 a 12 replicou-lhe Jesus se conheceras o dom de Deus e quem é o que te PED Dame de beber tu lhe pedirias e ele te daria Água Viva o que coisa fantástica Jesus está dizendo mulher o seu problema é falta de.

    Conhecimento primeiro você precisa conhecer quem é que tá aqui na sua presença quem é que tá falando com você que é que está lhe pedindo lado se você precisa conhecer Qual é o dom de Deus Bom dia você quer dizer o seguinte Olha você eu vou falar para você de algo que é grandioso que é Sublime que é maravilhoso às vezes nós vamos levar o evangelho para as pessoas a gente traz uma ideia tão tão sombria de Evangélico as pessoas ficam também então esse.

    Negócio eu quero não eu tô querendo outra coisa Jesus aqui como que jogando sal na boca dessa mulher para gerar sede no coração dela você precisa conhecer quem é que está falando com você se você soubesse quem é que tá falando com você você me pedir um favor você me pediria a água e eu daria para você água da vida água que satisfaz água que mata a sua sede água que preenche o vazio da sua alma água que faz sentido para sua eternidade e é curioso eu chamo a sua atenção para isso olha comigo no verso 11 o que que.

    Essa mulher respondeu para Jesus Senhor tu não tens com que a tirar e o posto é fundo a palavra poço aqui vem do grego frear é de onde vem a nossa casa portuguesa lençóis freáticos a ideia aqui de Poço é de Cacimba e olha a resposta de Jesus o verso 14 aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede pelo.

    Contrário a água que eu lhe der será nele uma fonte a jogar para a vida eterna e a palavra fonte aqui não é frear é pegue nossa hein vocês que Jesus está dando uma dica para essa mulher tá me dizendo ali a mulher a sua vida é como Esse poço essa Cacimba de águas paradas onde junto ao lodo e a sua vida está assim sem sentido sem sabor sem novidade.

    O seu experiência concreta e real com o eterno pois eu quero lhe apresentar não posso não há cá cima eu quero apresentar uma fonte uma fonte que jorra também não joga apenas para esta vida jorra para vida eterna eu quero apresentar uma vida gloriosa Sublime maravilhosa eu quero apresentar a melhor notícia que você já pode ouvir a Jesus gera nessa mulher uma ideia de curiosidade de conhecer a Jesus e conhecer o dom de Deus.

    Ah mas Jesus o terceiro strategy é a primeira delas é despertar nela simpatia pedir um favor o segundo despertar curiosidade certeza conhecer quem é que faça com você e o dom de Deus 3º despertar sua necessidade olha comigo já essas três a quinze afirmou de Jesus Quem beber desta água tornará a ter sede aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais.

    Terá sede pelo contrário a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna disse-lhe a mulher senhor Dame dessa água para que eu não mais tenha sede nem precise vir aqui buscar lá o que eu acho curioso é que o doutor Nicodemos um entendeu a linguagem de Jesus EA mulher em curta de Samaria também não entendeu a linguagem Jesus e sabe por quê Porque o evangelho não é uma novidade uma notícia que se diz.

    Perna com a mente com a cultura com a inteligência com saber uma se cerne ele é espiritualmente a Jesus falou para Nicodemos sobre Novo Nascimento EA pensou que era voltar o vento a mãe para ver pensou na metempsicose a transmigração das Almas a reencarnação isso não lhe deu só falam de outra coisa para você eu tô falando nascer de cima nascer do Alto das eu de Deus nascer do Espirito ser nova criatura a mulher quando ouviu falar de água viva Ela pensou Puxa vida Que.

    Notícia boa agora não vou precisar mais pegar o meu canto iria todo dia para Esse poço com 30 metros de profundidade puxar água lá de baixo A Ju tá querendo ir para aquela mulher é que as coisas deste mundo não satisfazem a alma um estudo que você jogar para dentro do seu coração não vai satisfazer você dinheiro sucesso Prazeres.

    E conquistas medalhas diplomas nada disso pode preencher o vazio do seu coração nada disso e os homens estão buscando muitas coisas muitas experiências muitas novidades muitas crenças muitas doutrinas muitas religiões muitos Prazeres Muito sucesso muita riqueza e tudo isso não satisfaz E olha que coisa boa você tem a única novidade mensagem notícia que pode.

    Satisfazer o coração do homem e se você não pode sonegar essa Boa Nova para aqueles que estão buscando rank acima se você fala de uma fonte que jorra para vida eterna a água do poço de Jacó não é uma água permanente água do poço de Jacó fica fora da alma e não é capaz de satisfazer as necessidades água do poço de Jacó EA.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cl8LULEqI3I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem