DISCÍPULOS DE JESUS Marcella Oliveira Conversa da Tarde IPP TV

DISCÍPULOS DE JESUS Marcella Oliveira Conversa da Tarde IPP TV conversa da tarde no ar sejam muito bem-vindos a mais um programa estreia da nossa nova temporada e eu quero convidar você que está passando aqui pelo YouTube a não sair desse vídeo porque o programa de hoje é muito especial nós iremos falar sobre um tema que todo Cristão precisa parar e refletir nós somos chamados para sermos discípulos de Jesus e é por isso que toda a temporada do conversa da tarde nós vamos falar sobre.

DISCÍPULOS DE JESUS Marcella Oliveira Conversa da Tarde IPP TV

Discipulado e esse é um tema importantíssimo nas palavras do pastor Arival o pastor da nossa igreja ele diz que o discipulado é uma das maiores necessidades da igreja hoje porque nós precisamos de discípulos fiéis de Jesus Cristo é isso que nós precisamos crentes maduros crentes que sabem exercer a sua fé fora das quatro paredes no seu trabalho na sua escola por onde você for você precisa se lembrar de que você é um discípulo por isso a nova temporada do conversa da tarde é sobre discipulado e.

Os programas com certeza serão muito especiais toda semana nós iremos trazer aqui para conversar com a gente para bater um papo os nossos discipuladores são as pessoas que têm trabalhado com discipulado aqui na nossa igreja pessoas que TM dedicado a sua vida a caminhar com outros crentes e a nossa conversa eh irá girar em torno dos materiais que nós utilizamos o disp lado aqui na igreja de Pinheiros e um doss materiais é esse livro daqui discípulos de Jesus escrito pelo pastor Arival princípios bíblicos.

Para ser e fazer discípulos e talvez você esteja pensando aí mas eu nunca ouvi falar sobre discipulado Essa não é uma realidade na minha igreja não tem um trabalho assim esse vídeo também é para você Você também precisa aprender e entender o que é o discipulado e é por isso que nós iremos nos esforçar para conversar a respeito desse tema e deixar muito claro para você Como você pode iniciar um trabalho de discipulado na sua igreja ou como você pode fazer isso informalmente porque todo crente precisa fazer discípulos não apenas alguns não.

Apenas a liderança não apenas os pastores mas todo crente precisa se preocupar em fazer discípulos e nós vamos ver a luz da Bíblia sobre esse tema mas antes eu quero te apresentar Como tem sido o trabalho de discipulado aqui na Igreja Presbiteriana de Pinheiros nós preparamos o material muito especial para que você possa conhecer e entender a importância do discipulado Vamos assistir 2024 é o ano do crescimento espiritual nós temos como tema litúrgico do ano né crescendo em tudo em Cristo e o discipulado tem um.

Papel fundamental no crescimento e no amadurecimento do crente nós precisamos não somente crescer em número nós não devemos crescer T somente também influência né mas nós devemos crescer ser também maturidade é o ministério do discipulado na igreja Ele atende a toda a igreja toda a necessidade da igreja né discipulado para mim foi algo essencial na minha caminhada da Fé existe uma Amanda antes do discipulado e uma Amanda depois do discipulado o discipulado é para todos os crentes então não importa.

Se você tem um ano de vida cristã ou se você já tá na igreja há muitos anos se você é um discípulo você é um eterno aprendiz e precisa se envolver com esse trabalho sendo discipulado e também discipulando outras pessoas discipulado é pra vida toda e ele tem que fazer parte da vida de todo Cristão para que a gente entenda o que é ser discípulo o que é amar o próximo o que é você estar na igreja O que é você servir a Deus o que é você servir ao outro o que é perdoar o que é amar não tem como a.

Gente saber isso se a gente não estuda a palavra e o discipulado Ele traz tudo isso nós temos turmas E essas turmas Tê temas onde nós estudamos principalmente a palavra de Deus e acompanhamos alguns livros eh do pastor Arival nós ali aquelas pessoas nós formamos uma rede de apoio um pro outro que é aquela coisa de forças para continuar né ai eu t mei fraquim o outro vem lá me ajuda não Ó você fez sua oração hoje você estudou seu capítulo que você precisava estudar então é um sempre dando força pro outro continuar tome a decisão de em 2024.

Investir na sua vida espiritual por isso Acesse o I pinheiros.org.br bar discipulado e faça sua inscrição gratuitamente em um dos nossos cursos de discipulado Pois é esse é o trabalho que tem sido feito aqui na igreja e várias pessoas de outras cidades até de outros países também T sido beneficiados através do trabalho de discipulado para saber mais você pode acessar o site IP pinheiros.org.br.

Barra discipulado e para aprender mais sobre esse tema você também pode acompanhar conosco aqui a nossa conversa que hoje recebe uma das nossas discipuladoras várias pessoas têm trabalhado várias pessoas vão passar por aqui por essa mesa vão conversar com a gente e hoje a nossa primeira entrevistada é a Marcela que é uma das discipuladoras Boa tarde Marcela Boa tarde Pastor Boa tarde a todos conta pra gente como tem sido essa essa experiência essa jornada de discipulado Como tem sido para você você como uma Cristã se envolver no trabalho de.

Discipulado olha pastor eh Essa é a segunda turma de discipulado que eu sou participando Uhum E a primeira e foi na verdade a terceira porque a primeira foi com com você A segunda foi com a Isa e ela também já é bastante experiente nessa área do discipulado e essa terceira eu tenho percebido uma coisa eh diferente primeiro eu tenho entendido melhor o que é o discipulado né eu fiz o treinamento de líderes e nesse treinamento algo ficou no meu coração eh.

Que vocês eh vocês comentaram que o discipulado é um método que foi utilizado por Jesus né o Senhor Jesus utilizava esse método com os seus discípulos e Isso mudou muito eh a minha visão sobre o que é o discipulado e ao estudar na prática eu percebi que não é só um grupo de estudo né a gente aprende a caminhar com as irmãs A gente amadurece né E foi isso que eu senti na minha vida eu pude experimentar o que é conhecer as irmãs além das paredes da igreja a gente aprende a orar umas pelas.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Outras a gente aprende a crescer com o testemunho umas das outras né e eu percebi muito isso quanto eu amadureci

    Ouvindo testemunho de outras irmãs e o quanto esse testemunho edificou a minha vida e geralmente no final do discipulado a gente consegue compartilhar um pouco né Aprendi com com a irmã fulana aprendi aquilo com t testemunho então acredito que o amadurecimento eh o crescimento espiritual e principalmente essa comunhão umas com as outras isso faz a gente crescer muito espiritualmente então o amadurecimento acho que é um dos.

    Frutos maiores o amadurecimento espiritual um dos frutos maiores que o discipulado produziu na minha vida e eu vejo que produz na vida das minhas irmãs também é verdade e como a gente precisa buscar esse amadurecimento né você comentou sobre sobre essa questão assim de olhar para Jesus como nosso modelo como aquele que instituiu mesmo o discipulado né Eh eu gosto muito da capa desse livro porque nos mostra isso né Jesus aqui no barco com outros discípulos né ensinando os pescadores a pescar homens né E esse modelo de.

    Discipulado a gente enfatiza muito isso não é o modelo da igreja de Pinheiros não é o modelo criado pelo pastor Arival mas é o modelo do Senhor Jesus né foi ele quem nos chamou e nos disse assim agora vocês também irão fazer outros dis discípulos né façam discípulos que fazem discípulos Esse é o ciclo do discipulado Jesus em seu ministério terreno escolheu caminhar de perto com pessoas através da sua vida ele ensinou essas pessoas ele testemunhou ele treinou homens para darem continuidade né a pregação do.

    Evangelho e é isso que nós temos nos esforçado a fazer né Eh já é meio meio Óbvio essa a resposta dessa pergunta né Marcela Mas a gente sempre gosta de de olhar a luz da Bíblia e entender quem nos chamou para ser discípula discipuladores né e ser discípulos porque é muito comum que as pessoas que estão nos assistindo digam assim Quem Sou Eu para discipular alguém né Quem Sou Eu para eh de alguma forma contribuir na vida de outra pessoa ou caminhar com outra pessoa porque eu tenho um monte de problemas eu tenho.

    Muitos defeitos tenho muitas limitações Então quem sou eu quem me chamou para essa obra como a gente pode responder a essa pessoa Nós estudamos sobre isso nesse livro né discípulos de Jesus e eu queria responder essa pergunta primeiro lendo texto e é uma fala do próprio senhor Jesus Cristo tá lá no livro de João João Capítulo 15 eu vou ler um Versículo Versículo.

    16 senhor fala assim não fostes vós que me escolhestes a mim pelo contrário eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto pedirdes ao pai em meu nome ele V lo conceda então nessa nessa passagem né nessa fala do Senhor ele deixa muito claro que é ele quem nos chama né E como o Pastor falou Às vezes.

    A gente escuta uma mensagem você pode escutar uma mensagem e pensar não eu decidi ir para Jesus porque ouvi essa mensagem porque ouv uma pregação Ouvi uma música naquele momento eh eu decidi ir para Jesus Mas de fato o senhor quem nos escolheu né foi ele quem nos escolheu e a Bíblia fala que ele nos escolheu antes da fundação do mundo né Então antes que existisse qualquer outra coisa o senhor nos chamou o Senhor nos escolheu e se pararmos também para pensar se existe algo em nós né Será que existe algo em mim que seja Digno né.

    Para para que o senhor me escolha a gente sabe que não tem né se analisarmos a nossa própria vida nós vamos ver que não há nada que que poderia agradar ao Senhor em nós né Não existe nada hã que chamasse a atenção de um Deus perfeito porque somos pecadores imperfeitos então o pastor Arival Inclusive fala nessa nessa lição sobre ser escolhido né ele fala assim os motivos pelos quais Deus escolhe são Mistério para nós e um segredo exclusivo da Trindade Então.

    Também não vale a pena a gente ficar tentando descobrir qual a razão quais os critérios que o senhor utilizou para que para escolher os seus a Bíblia não nos nos revela né pastor Então nós não temos como saber se analisarmos a nossa vida nós não vamos encontrar nada que nos dê credibilidade para ganhar a salvação mas é pela graça o Senhor escolheu ele quis que fosse assim e é um mistério da Trindade porque ele nos escolheu né É É um mistério porque a gente eh olha as.

    Pessoas que ele chamou e vê pessoas tão diferentes umas das outras né com características diferentes qualidades e

    Defeitos diferentes então não há uma uma unidade eh eh no sentido de eh padrão né nas pessoas que Deus escolhe mas de alguma forma essas pessoas se tornam né se se tornam eh um corpo e e tem o mesmo objetivo o mesmo alvo que está logo após esse texto que você leu né Você leu o João 15 16 né não fostes vós que me escolhe.

    Estes mas eu que escolhi vocês e depois no verso 17 ele diz assim Isto vos mando que vos ameis uns aos outros né então ele deixa claro que nos chama que ele que nos chama nos dá essa missão de fazer discípulos e deixa claro assim vocês vão fazer isso por amor né porque discipular caminhar com outras pessoas é a resposta de um mandamento e nós achamos assim que amar uns aos outros é você presentear com coisas caras né mas às vezes amar é dedicar tempo né é se.

    Importar é orar pelo outro como você falou e o pastor Elivaldo tem um vídeo muito interessante em que ele fala o motivo pelo qual nós devemos nos importar com o discipulado e eu quero te convidar para assistir esse vídeo agora vamos ver Jesus disse de fazei discípulos de todas as nações né E o que tem acontecido na igreja brasileira e em algumas em algumas outras igrejas é que nós temos hoje membros de igreja que são.

    Simplesmente participantes de culto Eles não têm uma vida de discípulo durante a semana eles não têm uma vida eh produtiva do ponto de vista de testemunho de envolvimento com a obra de Deus fora daquele espaço de culto sim então nós precisamos mudar esse conceito esse conceito de ser meramente um participante de culto um membro de igreja Uhum E entendermos que nós somos discípulos de Jesus certo cada um na sua área né Você tem um um profissional.

    Liberal Você tem o O Estudante da Universidade então onde ele estiver ele é um discípulo de Jesus e é um discipulador também e é um discipulador né só faz discípulo quem é discípulo né Então esse é um ponto que a gente aprende na Bíblia e e ser discípulo não é simplesmente fazer um curso né mas quando a gente estuda a bíblia a gente descobre que ser discípulo é a vida do crente ele é um eterno discípulo com isso o senhor tá dizendo que a igreja ela precisa ter não apenas quantidade.

    Mas também qualidade isso perfeitamente e não existe qualidade se nós não investirmos nesse treinamento pessoal individual eh o grande propósito do treinamento de discipulado é formar no discípulo o caráter de Cristo uhum uhum Esse é o grande projeto né o projeto bíblico é nós uma linguagem de S lus formamos pequenos cristos né que o sujeito ele ele tenha o caráter de.

    Cristo que ele tenha também a influência de Cristo onde ele estiver isso é Ser Cristão isso é fazer discípulo de Jesus isso mesmo se todo discipulador é um aprendiz se todo discípulo é um aprendiz dees de Jesus todo crente deveria se importar com o discipulado O que é muito comum de acontecer são pessoas mais velhas dieri assim ah já sou Tô há muitos anos na igreja discipulado não é para mim não eu já li a Bíblia tanto tempo né E quando nós nos encaramos com.

    A escritura ass nos deparamos com as escrituras nós percebemos que há muito ainda para aprender né Há muito para conhecer do nosso Deus e e é um grande privilégio ser um aprendizes de Jesus né Nós nós não podemos olhar para discipulado como um fardo mas como um privilégio sermos chamados para ser discípulos né legal isso mesmo eu achei interessante que o pastor falou no vídeo sobre congregar né a importância de congregar tem os irmãos que congregam eu queria trazer uma observação Que Eu Acho interessante a gente conversar uhum que.

    Existem pastor eh igrejas que são verdadeiramente bíblicas mas que não aplicaram ainda o discipulado em seus ministérios sim eu acredito que não Eles não não conseguiram entender o verdadeiro significado do discipulado porque geralmente essas igrejas têm PG né pequenos grupos tem grupos de encontro grupos de estudo eh mas o grande diferencial do discipulado é essa.

    Questão do caminhar junto Porque nós estudamos a palavra né Mas além disso tem essa questão de eh ficarmos mais próximos uns dos outros né e ter a a intimidade para exortar para orientar para orar pela vida um do outro Como Eu mencionei o que eu já vivi no discipulado na prática e às vezes no grupo de estudo geral eh não existe esse momento né não existe essa afinidade e o discipulado propõe justamente isso né.

    Andarmos juntos pegar na mão do irmão e andar junto eh então mesmo igrejas que são bíblicas eh acho que ainda não conhecem muitas ainda o senhor até comentou no começo do programa né muitas ainda não conhecem o discipulado não colocam na prática Então acho que é muito importante quanto mais a gente falar divulgar eh para que as igrejas apliquem né isso na prática eh pros membros mesmo para sair dessa questão só do só do estudo apesar de ser.

    Muito importante aprendermos mais da palavra mas a gente aprende aplica aquilo que que aprendemos na nossa vida e ouvimos o testemunho das irmãs e vamos aprendendo e sendo edificadas né então o discipulado tem esse grande diferencial é e uma das maiores dificuldades é nessa parte da aplicação né como eu faço com tudo isso que eu aprendi já estudei muito ouve muito sei muito de teologia Mas como eu aplico isso na minha vida né na segunda-feira lá quando eu dou de cara com o meu chefe como eu coloco toda essa bagagem teológica em Ação agora né.

    E o discipulado nos ajuda isso é interessante você comentar sobre eh a a falta que isso faz numa igreja porque muitas vezes Pequenos Grupos eh Eles são muito eficientes para gerar comunhão né para para um estudo bíblico mas quando a gente só tem a comunhão e e essa comunhão não gera laços mesmo fraternais assim né quando a comunhão não gera amizades sólidas e profundas nós não temos a esse crescimento no sentido de de ter liberdade para exortar alguém né.

    Eh nos conhecemos sabemos o nome onde a pessoa trabalha mas é uma amizade superficial de oi tchau tudo bem nós não temos essa liberdade de pedir uma oração de abrir o coração de confessar um pecado de pedir ajuda pedir socorro e Deus também trabalha através de pessoas né ele também usa a vida de pessoas para nos ajudar ainda aquelas pessoas que já sofreram muito em out as igrejas né vem com muitas feridas e dizem assim olha aqui eu não quero me abrir com ninguém não quero conversar com ninguém eu quero.

    Só receber né mas não é não foi para isso que nós somos chamados a vida cristã foi foi feita para ser vivida junto caminhar junto orar uns pelos outros eh se preocupar uns com os outros e isso tem tudo a ver com o discipulado isso é muito importante pra gente desenvolver né Eh e todos nós somos discipuladores temos mais um vídeo aqui para nos lembrar dessa grande verdade das escrituras vamos ver e Paulo tá dizendo.

    Aqui que a sua Filosofia de ministério a sua Filosofia de ministério é investir em pessoas para que essas pessoas elas sejam não somente convertidas mas que elas sejam levadas a maturidade então chama a sua preciosa atenção veja lá em Colossenses Capítulo 1 que Paulo vai colocar no Versículo 25 que todo missionário discipulador em.

    Primeiro lugar ele é um mordomo ele diz assim da qual me tornei Ministro De acordo com a dispensação da parte de Deus que me foi confiada Então veja bem essa palavra dispensação da parte de Deus significa que eu e você ao nos tornarmos cristãos nós nos tornamos dispenseiros mordomos de Cristo e que nós temos que compartilhar a palavra o dispenseiro é aquele que tem a chave da dispensa e que.

    Dá alimento para todos da casa então Paulo tá dizendo que ele pela graça de Deus pela misericórdia de Deus foi constituído mordomo de Cristo mas em segundo lugar se você observar ele vai colocar uma expressão eh muito forte aí que ele vai dizer do qual me tornei Ministro De acordo com a dispensação que me foi confiada a vosso respeito e aí Paulo vai usar outra figura que é muito importante aqui.

    Versos 25 e 26 da qual me tornei Ministro ele vai colocar no Versículo 26 o o mistério que estiver oculto dos séculos e das Gerações agora todavia se manifestou ao seus santos Então Paulo ele não é somente um dispenseiro Mas agora ele é um missionário de Deus e ele tem que levar o evangelho que ele chama de mistério não coisa oculta Mas uma coisa que estava secreta mas que agora foi revelada o evangelho segundo Paulo é o.

    Mistério de Cristo e através do Evangelho é que ele vai revelar quem é Jesus Cristo e qual é a obra de Jesus Cristo mas o que me impressiona nesse texto é que ele vai dizer que Cristo Ele é em vóz a esperança da Glória isso aí todo crente é um discipulador e quando a gente discipula nós estamos também.

    Evangelizando né também estamos cumprindo o ID porque nós ouvimos muito falar so sobre o ID né e pensamos em missões transculturais né em fazer uma mochila e fazer missões lá fora mas o Versículo completo nos diz ide fazer discípulos id e fazer discípulos né Eh então a gente não faz discípulos simplesmente entregando um folhetinho indo embora a gente não faz discípulo eh eh somente eh falando 5 minutos e indo embora o evangelismo ele é importantíssimo ele deve acontecer ele faz parte da vida cristã mas nós também.

    Precisamos nos preocupar com o que está cendo com essas pessoas que foram evangelizadas agora Que Elas tiveram contato com a palavra aceitaram o Senhor Jesus daqui praa frente quem tá Caminhando com elas quem tá ajudando para que elas se tornem discípulos de Jesus para que elas realmente se aprofundem na fé né Nós não podemos evangelizar depois que a pessoa se converteu missão cumprida não Aí sim fazer discípulos e se faz discípulos caminhando gastando tempo se dedicando né Eu queria ouvir sua experiência Marcela Como tem sido caminhar com essas.

    Meninas né seu grupo é um grupo feminino e você tem visto uma transformação na vida dessas meninas você tem e eh tido a oportunidade porque eu digo que é um privilégio mesmo poder contemplar isso né do Senhor transformando a vida os corações dessas meninas é pastor é impressionante como o senhor age durante todo o curso né durante todo o tempo do discipulado e principalmente no começo nós vemos pessoas muito diferentes de.

    Idad diferentes que vieram de lugares diferentes nós temos no grupo pessoas que não moram no Brasil então cada uma cada mulher tem uma particularidade tem uma realidade né e é impressionante como o senhor junta pessoas completamente diferentes para ouvirem a mesma mensagem serem edificadas de formas diferentes né então nós vemos a algumas meninas que chegam com pouca base menina novas que querem aprender nós vemos também pessoas que foram convertidas em como o senhor mencionou né em igrejas diferentes com e.

    Eh teologias diferentes às vezes com a teologia deturpada Então vem pessoas muito diferentes o tempo todo né nos grupos e o que a gente percebe é que o mesmo ensino tá sendo passado para todas então todas estão tendo a oportunidade de aprender a verdade né a teologia verdadeira então a gente vê pessoas que carecem de amizades e amizades verdadeiras amizades cristãs que as façam crescer amadurecer espiritualmente eh então o grupo ele ele proporciona.

    Isso proporciona ouvir a palavra e conhecer pessoas maduras na fé né É claro que nós não estamos prontos para sermos exemplo mas é uma das coisas que eu até queria comentar mais tarde sobre essa questão de ser um discípulo eh nós precisamos entender entender que somos Exemplo né isso não tem nada a ver com soberba espiritual por exemplo mas Paulo mesmo fala né seed meus imitadores como eu sou de Cristo então nós como discipuladores precisamos entender a.

    Nossa responsabilidade para com as outras pessoas né para com as pessoas que estão sendo discipulados por nós precisamos ser exemplo elas precisam disso então nós vemos muito o crescimento dessas pessoas dessas meninas né porque meu grupo é feminino aprendendo com nossa Líder aprendendo com com testemunho de outras mulheres que já estão há mais tempo na nossa igreja enfim temos mulheres muito diferentes e vemos que todas compartilham e aprendem umas com as outras Então isso é é fantástico é é é.

    Muito é muito bonito de ver e no treinamento com os nossos líderes né nós sempre falamos sobre os dois cenários do privilégio que é ver essas vidas sendo transformadas e de evitar uma frustração de quando isso não acontece como a gente esperava né Por quê Porque quem age é o espírito santo né então se nós H em algum momento dedicamos tempo investimos na vida dessas pessoas e não vemos a mudança acontecer como nós esperávamos precisamos lembrar de que uma semente.

    Foi plantada ali né e Em algum momento ela irá germinar e irá frutificar e eu quero falar sobre frutificação daqui a pouco com você Uh mas eh precisamos lembrar que esse é um trabalho de plantação né de de colocar a semente e regar aquela semente mas também Deus nos dá essa graça de ver essas meninas né sendo transformadas e eh tendo experiências realmente com o senhor né tendo suas orações atendidas e é tão gostoso quando a gente compartilha uma oração e na outra semana a gente volta e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3IDV_SXy9qo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem