03. A loucura da Cruz (1Co 1.18-25)

03. A loucura da Cruz (1Co 1.18-25) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 nós vamos hoje do verso 18 até o verso 25 dando continuação a nossa série de mensagens nessa importante carta do novo testamento todas são importantes mas quando eu falo importante eu me refiro a sua relevância os assuntos que são tratados na primeira carta de Paulo aos Coríntios São muito parecidos com os problemas que as igrejas enfrentam nos dias de hoje então por isso que eu creio.

03. A loucura da Cruz (1Co 1.18-25)

Que é uma dessas cartas que mereciam merecem um estudo Sempre Mais aprofundado primeiro aos Coríntios Capítulo 1 do verso 18 a 25 certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem mas para nós que somos salvos ela é o poder de Deus pois está escrito destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes Onde está o sábio Onde está o Escriba Onde está o questionador desse mundo não.

É fato que Deus tornou louca sabedoria desse mundo visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu por sua própria sabedoria Deus achou por bem salvar os que crêem por meio da loucura da pregação Porque os juDeus para ensinar e os gregos buscam sabedoria mas nós pregamos o Cristo crucificado escândalo para os JuDeus loucura para os gentios mas para os que foram chamados tanto juDeus Como gregos Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus porque a loucura de Deus é mais sábia do.

Que a sabedoria humana e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força aqui nós estamos diante do primeiro argumento que o apóstolo Paulo vai usar para tratar o problema das divisões na igreja de Corinto que era apenas um dos muitos problemas que afligiam aquela igreja das igrejas neotestamentárias Talvez seja a igreja mais complicada que tinha mais problemas e que deu mais trabalho ao seu fundador que foi o apóstolo Paulo que acabou gerando uma.

Correspondência de quatro missivas das quais duas estão preservadas aqui no Canon bíblico alguns desses problemas tinham a ver com disciplina falta de zelo da liderança com relação a membros que estavam em Pecado outras questões tinha a ver com o uso da consciência Cristã particularmente na comida sacrificada Ídolos e também na visão sobre casamento novo casamento e divórcio muita coisa muito problema relacionado com o culto e em particular.

O uso dos do espirituais especialmente línguas de profecia a gente vai se dedicar bastante com detalhes a isso quando chegar nos Capítulos 11 12 13 14 a igreja enfim era uma igreja que estava cheia de problemas doutrinários e problemas práticos embora predominar seus problemas práticos e um deles Era exatamente isso esse que havia a formação na igreja de partidos em torno dos grandes pregadores que tinham feito de alguma maneira história na vida da.

Comunidade recente Paulo que era o fundador da igreja Apolo que foi o pastor que veio para substituir Paulo Pedro que era o grande pregador conhecido daquela época especialmente pelo seu sermão de Pentecostes e havia um grupo que preferia optar por ser um grupo de Cristo e nós já descemos algumas observações sobre esse grupo Voltaremos a falar deles mais adiante o ponto é que a igreja se reunir no mesmo lugar mas ainda estava mais internamente ela tava rachada e a Razão para a criação ou o surgimento desses.

Grupos foi o gosto que os Coríntios tinham pelo brilhantismo retórico pela sofisticação de palavras que era inspirada pelos filósofos da época particularmente pelos sofistas que eram tipo de filósofo ambulante que ganhavam a vida entusiasmas entusiasmas Multidões com sua retórica com escolha de palavras frases de efeito e depois passava o chapéu para angariar ofertas para o seu.

Ministério escolhinhos gostavam disso até disse a segunda-feira passada que os Coríntios gostavam tanto de filosofia como os brasileiros gostam de futebol da mesma forma que os brasileiros têm os seus Ídolos no futebol os Coríntios também tinham seus Ídolos na área de filosofia e sempre fazer um comparações quem é o melhor quem prega melhor quem tem mais sabedoria quem era o mais o que aconteceu ele se converteram do apóstolo Paulo Entraram na igreja mas continuaram com a mesma mentalidade o.

Que fizeram foi transferir para os pregadores cristãos a mesma atitude que eles tinham para com os grandes filósofos quem é que prega melhor quem é o mais retórico quem é que tem uma fala mais rebuscada quem é o mais capaz teologicamente e aí eles começaram a discutir entre si e acabaram formando grupos em torno dos seus pregadores prediletos usando como critério a retórica a sabedoria de palavras a sabedoria na escolha de palavras o uso da linguagem como ferramenta para o convencimento das pessoas enfim outras.

Técnicas que eram comuns no mundo daquela época o primeiro manual de retórica que se tem notícia Ele nasce exatamente no morro no mundo grego Romano os gregos gostavam nesse tipo de coisa problema é que agora ele estavam pensando que na igreja era a mesma coisa Paulo então ele diz que tomou conhecimento desses problemas através de uma família encabeçada por uma pessoa chamada Chloe e que Paulo faz ele faz um apelo para que eles estejam Unidos e não se deixem de dividir por isso havia contendas e.

Havia brigas entre eles vimos isso na exposição anterior Paulo diz que quase que adivinhando que isso acontecer ele não deixou se batizar por ninguém e na pregação dele ele tomou Cuidado para não dar a impressão de que ele era mais do que era ele diz no final do verso 17 Cristo não me enviou para batizar mas para pregar o evangelho e aí ele solta essa frase que vai servir de gancho para esse primeiro argumento que.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Nós temos aqui pregar não com sabedoria de palavra como os sofistas os retóricos

    Os manipuladores das emoções para que não se anule a cruz de Cristo Paulo entendia que determinado tipo navegação acabava anulando a cruz de Cristo porque era tão ostensiva tão artificial tão composta e ela ela tinha um objetivo tão claro de manipular a mente as emoções do auditório que acabava anulando a cruz de.

    Cristo ou seja a mensagem da cruz o conteúdo ficava em segundo plano e o que chamava atenção era forma o Paulo disse que esse tipo de pregação anula a cruz de Cristo você não pode pregar a cruz de Cristo de qualquer maneira isso que nós dissemos não é então para determinadas coisas para determinada a pregação da cruz de Cristo existe um tipo de pregação simples direta Franca aberta é claro ela pode usar a da dinâmica natural da comunicação mas.

    Nunca como um fim em si mesmo chamando a atenção para o pregador para eloquência dele e a ponto de que as pessoas saiam de lá impressionados com pregador mas sem nenhum conteúdo espiritual sem ter aprendido absolutamente nada então esse é o argumento de Paula aqui no final do verso 17 e aqui do verso 18 até o verso 25 ele desenvolve o seguinte argumento que a pregação da Cruz que é algo simples despojado que foi o que ele fez lá representa o ápice da sabedoria de Deus.

    É onde Deus mostra realmente o quanto ela sabe mas isso os homens que são sábios de acordo com os padrões humanos consideram como pura loucura então é algo estranho é um mundo inverso aqui a loucura de Deus aliás a sabedoria de Deus Parece loucura para os homens e a loucura de Deus que é mais sábia do que a sabedoria dos homens e é esse o caminho que Deus escolheu para salvação então fazer esse jogo de.

    Palavras e esse e esse trocadilho de ideias para o desenvolve aqui de 18 a 25 esse tema que a sabedoria de Deus ela é superior a sabedoria dos homens que é o ponto que nós vamos ver aqui destacando cinco argumentos ou teses que Paulo coloca aqui nessa passagem que é reconhecidamente difícil de você é desmembrar Eu vim falar de um pregador muito famoso que esse nome dele agora mas o que o pessoal gostava dele é que ele tinha um Martelinho de Ouro.

    Simbolicamente parece que ele tinha um Martelinho de Ouro que ele chegava num texto como esse ele batia pum e o texto se abria em todas as suas partes eu queria ter um martelinho desse para pegar um texto complicado desse né dá uma batida e ele se abre em todos os seus componentes suas partes todas as suas estruturas né Paulo nem sempre é fácil para a gente fazer isso mas dá para ver aqui pelo menos cinco linhas de raciocínio do apóstolo Paulo dentro desse tema maior sabedoria de Deus é maior do que a sabedoria dos homens.

    Então por que que vocês estão seguindo atrás da sabedoria dos homens e usando ela como base para comparar os pregadores da cruz é isso que eu recomendo então o primeiro ponto é esse que a cruz ela representa diferentes coisas para diferentes pessoas verso 18 certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem mas para nós que somos salvos ela é o poder de Deus quando Paulo diz aí a palavra da cruz é loucura para os que se perdem Palavra da Cruz significa a mensagem a respeito da morte de Cristo na cruz que era a.

    Mensagem que Paulo pregou em Corinto e que ele continuava pregar e que os demais cristãos pregava que Deus enviou seu filho que seu filho foi rejeitado pelos juDeus que foi entregue aos romanos que o mataram numa cruz como um criminoso vulgar mas tudo isso era o cumprimento de um plano que Deus tinha elaborado desde a eternidade através do qual ele haveria de salvar pecadores então a loucura a mensagem da cruz em outras palavras a mensagem do evangelho.

    Que tem como centro a morte de Cristo para remissão de Pecados Então essa mensagem Palavra da Cruz Paulo diz aqui é loucura para os que se perdem os que se perdem aqui literalmente você pode inclusive ver isso em outras traduções literalmente significa para os que estão se perdendo eles estão caminhando para a perdição tá se referindo aqui é um processo essas pessoas estão se perdendo Porque elas estão ignorando a mensagem da cruz e elas estão seguindo o pensamento da filosofia humana então sendo enganadas.

    Estamos cegas pelo que a humanidade acha que tá certo e ao mesmo tempo rejeita

    Isso que seria a salvação deles que para eles é loucura então eles estão são aqueles que estão no processo de se perder caminhando para sua para sua condenação e as palavras de Paulo aqui são cuidadosas porque ele não tá dizendo que essas pessoas já estão condenadas porque enquanto a vida há esperança a gente só pode falar da condenação de alguém após a morte mas.

    Uma morte claramente convincentemente de um ímpio de um pagão de um incrédulo de alguém que isso rejeitou até a hora da morte a fé em Cristo Jesus e o evangelho só então a gente pode falar em alguém que se perdeu mas até lá nós podemos dizer que as pessoas estão se perdendo elas estão no caminho da perdição se elas continuarem assim Elas serão condenadas ao inferno eterno a destruição eterna por conta da sua ignorância por conta da sua dureza de.

    Coração e da sua incredulidade para essa um dos sinais destas pessoas ou uma das características das pessoas que estão se perdendo é que a palavra da cruz é loucura para elas loucura aqui é alguma coisa que não faz sentido é algo tolo a melhor explicação porque eu encontrei aqui para essa expressão é um episódio que Paulo havia passado que Paulo havia passado um pouco antes de chegar aqui em.

    Aliás era um episódio que Paulo vai passar algum tempo depois de ter escrito essa carta ele vai ser preso em Jerusalém e ele vai ser levado para cesareia com Prisioneiro político de César vai ficar lá dois anos nesse período ele vai ser inquirido por um procurador chamado festo que era um representante de Roma ele traz Paulo para Paulo se defender das acusações dos juDeus e Paulo começa a discursar ele começa a se defender começa a pregar o evangelho e de repente festo interrompe.

    O que Paulo tá dizendo e diz assim estás louco Paulo as muitas letras te fazem delirar essa palavra lá estás louco é a mesma palavra Maria que aparece aqui o Evangelho é a palavra da cruz é loucura para os que se perdem a gente sabe que festo tava no caminho da perdição porque ele ao ouvir a pregação do evangelho ele disse você está louco Paulo as muitas letras que fazem delirar essa palavra.

    Dele irá no original grego é de onde vem a nossa palavra mania para se referir ao estado de exaltação e alteração que alguém sofre de alguém que sofre de bipolaridade então é a palavra mania no grego vem exatamente daí que significa alguém que está delirando alguém que está fora de si então para o ímpio para aqueles que estão se perdendo a mensagem da cruz é um é a história é inventado por gente que tá fora de si que tá.

    Delirando que tá alterada que perdeu o sentido da realidade é assim que a mensagem do Evangelho parece para o mundo e quando você encontra pessoas que olham para Cruz a mensagem da cruz e tem essa reação isso é loucura isso é demência E vocês estão alterados vocês estão delirando Então você sabe que essa pessoa ela tá no caminho da perdição a menos que alguma coisa aconteça na vida dela que a salve que atire dessa situação para os que estão se perdendo a.

    Mensagem da cruz é loucura diz o apóstolo Paulo mas veja o que ele diz aí no final do verso 18 para nós que somos salvos e aqui ele se inclui aqueles que coloca essa tradução também ela não tá muito boa porque Paulo disse a mesma coisa Ele não disse que ele disse com relação aos perdidos ele disse literalmente nós que estamos sendo salvos e se você verificar em outras alternativas de versão você.

    Vai ver que algumas outras versões enfatizam isso Paulo tá dizendo nós que já estamos salvos embora Isso é verdade a Bíblia diga que quem crê em Jesus Cristo Ele já tem a vida eterna mas há um sentido em que a salvação é um processo porque ela envolve não somente a fé inicial em Cristo Jesus mas tem todo o processo de perseverança de santificação de mudança de vida até que a gente morra firme no Senhor então num certo sentido a salvação ela é um processo E é isso que Paulo tá dizendo aqui para nós que estamos sendo salvos.

    E qual é a evidência que você tem de que você está sendo Salvo é que a palavra da cruz não é loucura para você ela é o poder de Deus é a forma poderosa pela qual Deus livra você da sua culpa da sua condenação da dos seus pecados não somente da culpa deles mas no domínio do controle do pecado na sua vida o Evangelho é um poder o Evangelho é o poder que vem de Deus porque é necessário uma ação.

    Poderosa de Deus para nos livrar desse caminho para perdição no qual as pessoas pensam que o Evangelho é loucura então essa mudança de gente que tá se perdendo e que acha que o Evangelho é loucura para o outro lado para que ela seja salva somente um poder pode fazer isso que é o poder de Deus Somente o poder de Deus vai fazer com que as pessoas vejam a cruz de maneira diferente do que o mundo vê como uma demência como alguma coisa absurda uma mensagem que não faz o menor sentido.

    E através da história da igreja Essa tem sido uma das maiores críticas ao cristianismo né gente ridiculariza né com a ideia como é que como assim não é durante a durante a Alemanha de Hitler né com o surgimento do terceiro right e houve uma tentativa de mudar o cristianismo Alemão para seguir mais uma versão Ariana né da pureza da raça os arianos diziam assim eu não quero colocar culpa dos meus pecados nos ombros de ninguém Isso é um conceito judaico por isso que eles perseguiram os juDeus que achavam que a história da.

    Cruz é tinha origem nos juDeus então isso aí é coisa dos juDeus eu sou Ariano eu quero ser responsável pelos meus próprios pecados né tá igual aquela multidão que no dia da crucificação de Cristo disse que caia sobre nós e sobre os nossos filhos o sangue dessa pessoa então para o mundo realmente é loucura que um outro vai levar a culpa dos seus pecados diante de Deus para que você seja salvo mas é exatamente essa palavra da Cruz então primeiro ponto do apóstolo.

    Paulo aqui a gente vai ver depois que ele tá costurando aqui um argumento é que a cruz representa coisas diferentes para diferentes pessoas para os que estão se perdendo completa loucura mas para aqueles que já foram alcançados pela graça de Deus na verdade é o poder que os salva da condenação segundo ponto aqui tá 19 a 20 e é esse que o homem o ser humano no seu estado natural ele é impotente para chegar a esse conhecimento por si mesmo.

    Todo a sabedoria humana toda a erudição todo conhecimento filosófico da época E lembra que no tempo de Paulo a filosofia grega ela estava vivendo seu ápice né com suas escolas muito famosa Paulo disse que toda sabedoria humana não é suficiente para que se chegue ao conhecimento de Deus se tivesse 19 e 20 pois está escrito destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos.

    Inteligentes Onde está o sábio Onde está o Escriba Onde está o questionador desse mundo não é fato que Deus tornou louca sabedoria desse mundo aqui Paulo cita duas passagens do profeta Isaías com o objetivo de estabelecer algumas verdades que eu vou dizer quais são mas primeiro vamos para citações a primeira citação é de Isaías 29:14 aqui Deus falando através do profeta Isaías tá repreendendo a nação de Israel porque ele se achavam muito sábios se achavam.

    Muito capazes mas estavam rejeitando a pregação do profeta que chamava o povo ao arrependimento e que dizia que Deus haveria de castigá-los se eles não se arrependesse Como de fato aconteceu os juDeus não creram na mensagem do profeta Isaías continuaram no caminho da idolatria e Deus trouxe os babilônicos cerca de 700 anos antes Cristo que invadiram o reino do sul cercaram Jerusalém arrasaram a cidade mataram milhares de juDeus e levaram o resto.

    Cativo para Babilônia e eles deveriam estar vendo isso deveriam estar vendo isso porque eles estavam quebrando a aliança de Deus praticando idolatria desobedecendo a Deus e Deus mandou o profeta O Profeta disse vocês tem que se arrepender mas eles achavam que era sábios então o profeta O Profeta disse essas palavras aqui eu quero ler para vocês deixei mercadinho aqui continuarei Deus falando através de Isaías continuarei a fazer obra maravilhosa no meio desse povo sim farei uma obra maravilhosa e um prodígio de maneira que.

    A sabedoria dos seus sábios será destruída e o entendimento dos seus entendidos desaparecerá ou seja os entendidos aí os sábios os profetas Estão dizendo que não vai acontecer nada mas eu vou fazer uma coisa no meio de vocês que vai acabar com a sabedoria dos entendidos e vai destruir o entendimento dos dos sábios isso era o que o profeta Isaías disse ao povo da sua época Paulo pega essa passagem e usa aqui em primeiro aos.

    Coríntios como um princípio o princípio é esse que Deus confunde a inteligência dos arrogantes Deus confunde a maneira deles pensar eles podem pensar que eles têm todo o conhecimento que eles conhecem todas as coisas que tem um domínio da Ciência da arte da tecnologia mas Deus confunde o pensamento deles para que eles não vejam a simplicidade da realidade da vida e do caminho da Cruz de forma que um crente por mais simples que ele seja desse ponto de.

    Vista ele é mais sábio do que um phd em astrologia porque Deus confunde a inteligência das pessoas arrogantes que acham que elas podem conduzir seu próprio caminho ou viver sem Deus esse é o primeiro ponto de Paulo aqui nessa citação de Isaías a segunda citação tá aí no verso 20 Onde está o sábio Paulo aqui Está se referindo mais uma vez a Isaías só que dessa feita no Capítulo 44 verso 25 e aqui já é uma situação mais ao contrário né Vocês sabem que a partir do Capítulo 40 de Isaías a Deus já começa a.

    Falar da restauração de Israel até o Capítulo 40 Deus está dizendo vocês vão ser levados para o cativeiro a partir do Capítulo 40 Deus diz mas eu vou trazer vocês de volta e aí essa profecia é para um povo que está no cativeiro Que tá desanimado não é que o pessoal dizendo olha não vamos voltar mais Deus nos esqueceu aí Deus diz olha eu frustro os sinais dos que profetizam mentiras gente profetizando Deus nos abandonou estamos perdidos eu frusto os sinais dos que profetizam.

    Mentira e faço com que os adivinhos fiquem parecendo tolos obrigo os sábios a recuar e transformam o saber deles em tolice Essa é a Segunda passagem que Paulo cita e que vem na mesma na mesma direção Deus confundindo Deus escapando Deus se tornando misterioso Deus se ocultando da sabedoria humana por causa da arrogância do homem Deus se deixa achar pelo humilde de coração mas.

    O arrogante ele nunca vai encontrar a Deus Deus se esconde dele Deus confunde ele Deus manda o erro para ele quem diz isso não sou eu não gente nem foi Calvino quem tá dizendo isso é Paulo lá em primeiro segundo Tessalonicenses Capítulo 2 porque as pessoas rejeitam a verdade do Evangelho Deus envia a operação do erro Deus manda um engano exatamente por conta da arrogância venha pergunta de Paulo entendeu vamos agora voltar aqui verso 20 Onde está o sábio Onde está o Escriba Onde está o.

    Questionador desse mundo o que ele tá perguntando aqui é o seguinte o que é que essas pessoas nos disseram a respeito de Deus o sábio aqui provavelmente é o filósofo ao grande filósofo que perguntava sobre em queria sobre as coisas a origem do mundo se existe um Deus se esse Deus existe como é que ele se relaciona conosco como é que as coisas funcionam porque que existe alguma coisa em vez de nada esse era o sabe onde está o Escriba o Escriba era o sábio dos juDeus era o perito na lei de Moisés era o religioso que sabia.

    De tudo e o questionador ou inquiridor o pesquisador Geralmente se referia a os sofistas que iam para praça pública levantar questões retóricas a respeito da realidade já falamos bastante a respeito disso O que Paulo tá dizendo é esse pessoal nos levou aqui que conhecimento de Deus eles nos trouxeram cada filósofo é uma cabeça estude filosofia grega antiga filosofia antiga e você vai ver que cada filósofo é uma cabeça e que geralmente um grande.

    Filósofo ele gerava um discípulo que se levantava para contradizer as ideias do seu mestre era uma contradição completa como hoje ciência ciência tá na Manchete de ontem hoje que a Organização Mundial da Saúde nós nunca mandamos fazer o lockdown Love dar uma droga não funciona quando mandar claro que mandar então a instabilidade né a instabilidade.

    A falta de certeza de convicção e de conhecimento até hoje da ciência própria ciências contradiz propagacias Onde está o Escriba Onde está o sábio Onde está o questionador desse mundo aí vem ó final do verso 20 não é fato que Deus tornou louca a sabedoria desse mundo vamos entender uma coisa aqui Quando Paulo diz que Deus tornou louco a sabedoria desse mundo ele não quer dizer que nada do que os incrédulos produzem.

    Presta porque não é esse o ponto aqui Nós cremos na e Paulo sem dúvida né na graça comum pela misericórdia de Deus as pessoas mesmos mesmo que não acreditem em Deus Elas podem fazer descobertas relevantes para o bem da humanidade na área da Medicina na área da tecnologia na área da saúde na área da matemática na área da física que física química biologia Claro hoje inclusive nós desfrutamos de muitas dessas descobertas que foram feitas por.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AFp_D1XyNqI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem