JESUS ACALMA A TORMENTA - Hernandes Dias Lopes

JESUS ACALMA A TORMENTA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes povo feliz que adora Deus com o coração com a alma eu quero partilhar com vocês a palavra de Deus e Convido você para abrir sua Bíblia comigo em Marcos Capítulo 4 versos 35 a 41 Marcos 4:35 a 41 peço a gentileza de lid do texto você manter sua Bíblia aberta no na passagem.

JESUS ACALMA A TORMENTA - Hernandes Dias Lopes

Para que você acompanhe comigo essa exposição Marcos 4:35 a 41 Jesus aalma uma tempestade naquele dia sendo já tarde Disse Jesus aos seus discípulos passemos para outra margem e eles despedindo a multidão o levaram assim como estava no barco e outros barcos o seguiam ora levantou-se grande temporal.

De vento e as ondas se arremessavam contra o barco de modo que o mesmo já estava a encher-se de água e Jesus estava na popa dormindo sobre o travesseiro eles o despertaram e lhe disseram mestre não te importa que pere e ele despertando repreendeu o vento e disse ao mar acalma-te emudece o vento se aquietou e fez-se grande Bonança então lhes disse por sois assim.

Tímidos como é que não tendes fé e eles possuídos de grande temor diziam uns aos outros quem é este que até o vento e o mar lhe Obede o tema que eu gostaria de tratar com vocês nesta noite é você não precisa ter medo você precisa ter fé e eu quero a guisa de introdução fazer aqui quatro.

Declarações e a primeira delas é que as tempestades da vida existem e elas são inevitáveis Nenhum de nós passa pela vida blindado numa estufa numa redoma de vidro a vida não se Desenrola num jardim engrinaldada de flores mas num campo minado pisamos estradas junc de Espinhos.

A viagem da vida nem sempre é com céu de brigadeiro com águas esmaltadas passamos tempestades talvez a pandemia que assolou o mundo seja uma prova disso os mais ricos e os mais pobres sofreram de igual modo os empresários e os empregados os velhos e os jovens os mais crentes e os mais céticos.

Sofreram de igual modo ninguém esteve ileso do problema é assim na vida crente fica doente crente bate carro Crente sofre acidente crente enfrenta tempestade a a segunda declaração que eu quero fazer é que as tempestades não só são inevitáveis elas são também imprevisíveis elas chegam de súbito nos colhem de surpresa nos.

Surpreendem você vai para médico para um exame de rotina e descobre que tá com uma doença grave você sai para uma viagem como aconteceu aqui do lado na cidade de Itapema tive aqui semana passada meu coração partiu a ouvir essa história de um dos pastores da Igreja pastor veterano cuja filha o ano passado veio para passar Dia das Mães e sofre um acidente morre a.

Filha marido um filho no Dia das Mães tinha três caixões no funeral Você não espera mas um fato acontece é uma separação amarga é um luto doloroso é uma situação que você nunca imaginou passar na vida mas tá passando sabe por quê Porque as tempestades.

São imprevisíveis mas em terceiro lugar as tempestades são também inadministrável boa parte desses discípulos tinham nascido ao redor desse Lago pelo menos quatro deles eram pescadores viviam não apenas ali mas trabalhavam naquele Lago tiravam daquele Lago o seu ganh pão conheciam Cada Palmo daquele Lago de.

21 km de comprimento por 14 de largura já tinha enfrentado outras tempestades e superado desta feita eu fico pensando que eles disseram assim vamos deixar o mestre descansar nós temos conhecimento nós temos experiência nós sabemos resolver esse problema mas não conseguiram aquilo que é doméstico fica estranho aquilo que você conseguia resolver com o seu conhecimento com a sua experiência com a sua habilidade agora não consegue.

Mais mas uma quarta verdade que eu gostaria de trazer aqui a guisa de introdução é que as tempestades são também pedagógicas isso é consolador e significa irmãos que o nosso Deus é soberano e ele não é pego de surpresa Deus não fica em Apuros Deus não está lá no céu esfregando as mãos sem saber o que vai fazer com essa guerra que assola o Oriente.

    Médio Deus não fiqu Apuros com os problemas que assolam a sua

    Vida você e eu cremos que nem um fio de cabelo da nossa cabeça pode ser tocado sem que Deus saiba sem Que Deus permita sem que Deus um propósito a sua vida não está solta ao lé jogada de um lado pro outro ao sabor das circunstâncias a sua vida está nas mãos daquele que governa os céus e a terra a hisória está a.

    Deriva a história caminha para uma consumação e na consumação da história A Vitória já está decretada é de Cristo e da sua igreja bom dito isto ag guisa de introdução vamos ao exame do texto o contexto dessa passagem é que Jesus Passar o dia naquele dia todo melhor dizendo ensinando as parábolas do reino se você já deu aulas ou já pregou.

    Ou já ensinou um dia inteiro no final do dia você está exausto é normal diz o texto que Jesus tendo ensinado Então as parábolas do reino e tá escrito no verso 35 já sendo tarde naquele dia Jesus disse aos seus discípulos passemos para outra margem e Jesus pegou o travesseiro e foi lá para trás do barco e deitou e dormiu ele era perfeitamente homem estava exausto cansado dormiu e enquanto ele dorme vem a.

    Tempestade subitamente repentinamente e aqueles discípulos tentam resolver o problema mas não consegu o barco fica rodando no meio do mar a fúria do vento joga o barco de um lado pro outro os discípulos querem avançar e recuam querem ir pra direita ou vão pra esquerda as rédias os remos não estão mais em suas.

    Mãos e na hora do maior desespero diz o texto no verso 38 que eles recorrem a Jesus com uma pergunta em tom de censura mestre não te importa que pereçamos e diz o texto que Jesus Então se desperta repreende o vento repreende o Marz acalma emudece e o vento se encolhe e o mar.

    Recua e a grande Bonança e Jesus Então pergunta para eles assim no verso 40 por que que vocês estão com medo por que sois assim tímidos como é que não não tem des fé e eles tomados de grande espanto no verso 41 pergunta uns pros outros quem é este que até o vento e o mar lhe obedece se vocês perceberam comigo esse texto está regido por três.

    Perguntas a primeira pergunta no verso 38 é a pergunta dos discípulos a Jesus mestre Não te importa que pereçamos a segunda pergunta é de Jesus aos discípulos no verso 40 por que sois assim tímidos como é que não tendes fé e a terceira pergunta no verso 41 é entre os discípulos quem é este que até o vento e o mar lhe Obede Ora se o texto está regido por.

    Essas três perguntas é sobre elas que precisamos conversar a partir de agora então vejamos a primeira pergunta porque essa é a sua pergunta essa é a minha pergunta essa é a pergunta da nossa alma aflita do nosso coração angustiado das noites mais escuras da Alma dos gemidos mais pungentes do coração das horas em que nós sentimos a morte nós a sua.

    Carranca no momento mais angustiante da nossa vida onde não temos mais saída onde parece que a vida vai perecer e eles recorrem a Jesus não com a pergunta apenas mas com uma censura Severa mestre não te importa que pereçamos em outras palavras não estáis vendo o perigo que estamos passando não vais fazer nada vais continuar.

    Dormindo a grande pergunta é por que eles estão fazendo

    Essa pergunta em t de censura o que que não tá bem resolvido na cabeça deles primeiro o que não tá bem resolvido na cabeça deles é conciliar a ordem de Jesus passemos para outra margem com a tempestade porque no nosso.

    Imaginário pensamos assim se eu estou fazendo o que Jesus me mandou fazer vai dar tudo certo é céu de brigadeiro não tem tempestade à vista Pastor Alex eu fui num berço evangélico E desde criança eu aprendi uma música infantil na igreja com cristo no barco tudo vai muito bem vai muito bem vai muito bem só.

    Que Jesus Tava no barco que não tava nada bem nada bem entender que Deus mandou atrás do profeta Jonas é fácil ele estava numa rota de desobediência notinha de rodapé aqui viu irmãos crente desviado é endereço certo de tempestade Deus vai mandar tempestade atrás de você não para destruir você para trazer.

    Você de volta agora como você vai entender que você fazendo a vontade de Deus Enda Jesus e você tá enfrentando uma tempestade como é que você vai entender que você é um dizimista fiel e um ofertante Generoso e perde o emprego como é que você vai entender que você é um homem de Deus cheio do Espírito Santo e fica prostrado numa cama consumido por um câncer como é que você vai entender que.

    Você é um pastor Cheio da graça de Deus e tem que sepultar uma filha Essa é angústia desses homens e essa é a minha angústia Essa é a sua angústia Mas é uma segunda coisa que não tá bem resolvida na cabeça desses homens Por que que eles estão fazendo essa pergunta em todo censura Eles não estão conseguindo conciliar direito a urgência do problema deles com a parente demora de Jesus o que Jesus tá fazendo no barco dormindo.

    Quem tá dormindo não está agindo e tem hora irmãos que a nossa angústia é tal que um minuto parece uma eternidade eles estão enfrentando uma crise medonha o mar está revolto o barco está enchendo-se d'água a morte está mostrando para eles a sua carranca e Jesus tá.

    Dormindo essa é a nossa grande angústia Obrigado meu amado muito obrigado a demora eu vou lhes dizer que a demora de Deus às vezes nos machuca mais do que a própria circunstância é Quando Você Grita socorro e a única voz que você escuta é o eco do seu.

    Desespero Às vezes a demora de Deus grita mais alto nos ouvidos da nossa alma que o ruído mais barulhento das circunstâncias mais adversas eu acho que foi o que Mara enfrentou em Betânia quando o seu irmão Lázaro estava enfermo ela mandou um recado para Jesus num tom teológico muito adequado ela não disse Cancela tudo aí corre para cá não falou isso não está enfermo Aquele é quem amas.

    Quem ama tem pressa em socorrer a pessoa amada quando Jesus recebe o recado a mensagem que ele manda é essa olha essa enfermidade Não é paraa morte é paraa glória de Deus mas ficou mais dois dias onde estava quando ele chega o lado está sepultado a qu dias se você fizer bem as contas você.

    Vai descobrir uma coisa muito engraçada boa muito interessante Pelo menos é que de onde Marta morava para onde Jesus estava era um dia de viagem Que dia Lázaro morreu no mesmo dia que o emissário saiu da casa de Marta para dar o recado para Jesus Aliás quando Jesus recebeu o recado ele disse paraos seus discípulos assim o lzo morreu agora notem que se ele gastou um dia para ir gasta outro dia para voltar e ele volta ES bafd e diz essa.

    Enfermidade não é pra morte é pra Glória de Deus mas o lá já tá morto e sepultado se gastou um dia para ir Jesus fica mais dois dias são três dias no quarto dia que Jesus vai o Lázaro está morto e sepultado Há quro dias quando Jesus Chegou em Betânia a a Marta nem falou Shalom para ele ela foi logo despejando a sua mágoa se tu estiveres aqui meu irmão não teria morrido senhor chegou tarde demais agora também não tem mais não tem mais jeito.

    Agora também não adianta Jesus disse ô Marta o teu irmão há de ressurgir ela diz eu sei eu sou crente e vai ressurgir no último Marta tinha conjulgado o verbo no passado se tu estiveres aqui agora Marta conj o verbo no futuro eu sei que vai ressurgir no último dia e Jesus disse para ela não eu não fui eu não serei eu sou a ressurreição e a.

    Vida a grande pergunta é por Jesus esperou até o quarto dia para ir porque Jesus J não tem acaso não tem coincidência tem propósito havia uma crença entre os rabinos que até o terceiro dia era possível que Deus usasse um homem para fazer um milagre de ressurreição como aconteceu no ministério de Elias de Eliseu no próprio Ministério de Jesus no ministério de Pedro e de Paulo mas a partir do quarto dia a.

    Crença deles é que somente o próprio Deus em pessoa podia fazer isso sem instrumentalidade humana pois Jesus esperou até o quarto dia para que a nação de Israel se rendesse a verdade de que ele não era apenas um grande homem ele era o próprio Deus entre os homens eu quero dizer para você que Jesus não chega atrasado o cair de Deus não é igual Cronos humano o tempo de Deus não.

    Nosso parece estar atrasado é que ele está preparando algo maior e melhor paraa nossa vida porque não há Deus como o nosso que trabalha para aqueles que nele esperam Mas agora vamos à segunda pergunta porque diz o texto que Jesus se despertou e repreendeu o vento e repreendeu mais diz aalma emudece e eu preciso dizer para você que o vento tem ouvidos e o mar escuta a voz.

    Do Criador Aleluia aliás aliás todo o universo escuta o criador ele dá uma ordem pro sol e o sol para ele dá uma ordem pras estrelas e elas aparecem ele dá uma ordem pro mar e ele se abre ele D uma ordem e o Maná cai do céu ele dá uma ordem e água Brota da Rocha el D uma ordem uma mula profetiza el D uma ordem um verme corta uma planta.

    Uma ordem os demônios tem que bater em retirada el de uma ordem os anjos saem para obedecer o seu comando a sua voz é poderosa e o universo inteiro se rende ao poder da sua voz mas depois que Jesus dá uma ordem à natureza agora ele faz uma pergunta pros discípulos e a pergunta assim por que que vocês estão com medo como é que vocês não tem fé ô meus irmãos me permita essa pergunta se você estivesse lá naquela.

    Circunstância já de noite num barco frágil se enchendo d'água o barquin da pique você estaria com medo eu só fiz um cruzeiro em navio grande na vida eu fiz muitos Cruzeiros pequenos mas em navio grande só fiz um saiu de Santos pras praias do interior do Rio de Janeiro e eu Prometi a mim mesmo nunca mais fazer outro Cruzeiro na.

    Vida esperem Deus cumprir a promessa foi um horror foi desesperador era um congresso a Bordo meus irmãos ondas de 5 m todo mundo naquele navio ficou nauseado todo mundo as pessoas saíam para jantar iam cambaleando pelo corredor Não chegavam no restaurante e voltavam vomitando pelo Corredor no dia que nós saímos sabendo.

    Eu que tinha 8 horas e já estava insuportável na saída eu fiz uma oração para Deus disse meu Deus ou eu durmo ou Eu morro eu não aguento isso agora imagine você num barco pequeno no meio do mar de noite o barco se enchendo d'água e Jesus Pergunta assim vocês estão comendo por causa de quê que vocês não têm fé a pergunta é por que que aqueles.

    Discípulos deveriam ter fé e não medo para lhes ajudar darei um recurso mnemônico com quatro palavras com a letra Por que que deviam ter fé e não medo Primeiro eles deviam ter fé e não medo por causa da Promessa de Jesus do verso 35 Jesus diz assim passemos para outra margem Se Jesus disse passemos para outra margem qual era o destino deles a outra margem se você esquecer todo o Sermão da.

    Noite mas lembrar-se desta frase Me Dou por satisfeito e a frase é esta promessa de Jesus e realidade são a mesma coisa porque ele é o avalista da sua própria palavra nenhuma das suas promessas cai por terra em todas as promessas dele nós temos o Sim nós temos o Amém então se você conhece as promessas de Deus você não precisa ter medo você precisa ter fé se ele prometeu ele é.

    Fiel para cumprir e quando ele faz ninguém pode impedir a sua mão de fazê-lo a segunda razão porque eles deviam ter fé e não medo é por causa da presença de Jesus com eles quem é Jesus o criador do céu o criador da Terra o criador do mar o criador do vento todas as coisas foram feit intermédio dele e sem ele nada do que.

    Foi feito se fez ele fez todas as coisas visíveis e invisíveis a criatura não é maior do que o criador a criatura não pode vencer o criador disse para vocês na introdução que o fato de nós sermos crentes não nos isenta de tempestade mas o fato de Jesus estar conosco nos livra do naufrágio Alelu irmãos o maior antídoto contra o.

    Medo não é a nossa saúde não é a força dos nossos músculos não é a quantidade de dinheiro que você tem no banco não é a influência política ou Econômica ou social ou religiosa que você exerce no mundo o único antídoto contra o medo é a consciência de que Jesus o todo poderoso Deus está conosco e ele prometeu Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos.

    Séculos a terceira razão pela qual os discípulos deviam ter Fei não medo é por causa da Paz de Jesus eu pergunto a vocês o que Jesus esta fazendo no barco dormindo Jesus sabia que a tempestade viria Claro que sim e se sabia por dormiu Dormiu porque sabia que tudo estava sob controle então preste atenção.

    Nisso PIS não é ausência de tempestade pais é a consciência de que apesar da Tempestade tudo está sob controle não do seu não do meu não do nosso controle mas do controle de Jesus quarto lugar por que que eles viam ter f não medo primeiro por causa da Promessa segundo por causa da presença terceiro por causa da Paz.

    Quarto por causa do Poder de Jesus é muito interessante que Marcos reúne ao redor desta passagem outros episódios que retratam o poder de Jesus primeiro aqui Jesus demonstra poder sobre as forças da natureza me permita remeter você oo livro de Apocalipse porque às vezes nós olhamos.

    Os fenômenos da natureza e algunas as pessoas diz é a natureza em fúria como se a natureza pudesse agir a revelia do criador é terremoto é maremoto é tsunami é tufão é seca Severa é tempestade borrascosa são enchentes avassaladoras Mas quando você vai para o livro de Apocalipse e vai estudar sobre.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s5PfXnFUKdw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem