DEUS PROVERÁ! - Hernandes Dias Lopes

DEUS PROVERÁ! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus irmãos nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis Gênesis Capítulo 22 Gênesis Capítulo 22 até o Versículo 9 19 22 1 a 19 está escrito depois dessas coisas pois Deus Abraão a prova e lhe.

DEUS PROVERÁ! - Hernandes Dias Lopes

Disse Abraão este lhe respondeu eis-me aqui acrescentou Deus toma teu filho teu único filho Isaque a quem amas e vai-te à terra de Moriá oferece ali em holocausto sobre um dos Montes que eu te mostrarei levantou-se pois Abraão de madrugada e tendo preparado o seu jumento tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque seu filho rachou lenha.

Para o Holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado ao terceiro dia erguendo Abraão os olhos viu o lugar de longe então disse a seu servos esperai aqui com o jumento eu e o rapaz iremos até lá e havendo adorado Voltaremos para junto de vós tomou Abrão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque seu filho ele porém levava nas mãos o fogo e o cutelo assim caminhavam ambos.

Juntos quando Isaque disse a Abraão seu pai meu pai respondeu Abraão eis-me aqui meu filho perguntou-lhe Isaque Eis o fogo e a lenha mas onde está o cordeiro para o Holocausto respondeu Abraão Deus proverá para si meu filho O Cordeiro para o Holocausto e seguiam ambos juntos chegaram ao locar que ao local que de ao lugar que Deus lhe havia.

Designado ali edificou Abraão Um Altar sobre ele Despois a lenha amarrou Isaque seu filho e o deitou no Altar em cima da lenha e estendendo a mão tomou o cutelo para imolar o filho mas do céu lhe bradou o anjo do Senhor Abraão Abraão Ele respondeu eis-me aqui então lhe disse não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe.

Faças pois agora sei que teme a Deus porquanto não me negaste o filho teu único filho tendo Abraão erguido os olhos viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho e Pis Abraão por nome aquele lugar o senhor proverá Daí dizer-se até o dia de hoje.

Monte do Senhor se proverá então do céu bradou pela segunda vez o anjo do Senhor Abraão e disse jurei por mim mesmo diz o senhor porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho que de Veras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência com as estrelas dos céus e com areia da praia do mar a.

Possuirá a cidade dos seus inimigos nela serão benditas todas as nações da terra porquanto Obede a minha voz então voltou Abraão aos seus servos e juntos foram para berba onde fixou em residência você pode por gentileza e repetir comigo Versículo 8 vamos Jun respondeu Abraão Deus proverá para si.

Meu filho O Cordeiro para holocausto e seguiam ambos juntos agora o verso 14 toda a igreja também e pois Abraão por nome aquele lugar o senhor proverá daí dizer até o dia de hoje no monte do Senhor se Proverá meus amados por muitos anos Deus estava em silêncio sem nada falar a Abraão e agora Deus rompe o.

Silêncio e cada palavra proferida por Deus Abraão é como uma faca que corta profundo em seu coração Abraão já tinha passado por várias as provas mas agora ele enfrenta a maior de todas as provas a coroa de todas as.

Provas ele que havia esperado 25 anos o cumprimento da Promessa para o nascimento de Isaac agora que Isaque é um jovem Deus o pede em sacrifício em holocausto chocamos ficamos perplexos com essa cena às vezes aturdidos sem compreendermos como Deus requer algo que ele mesmo.

Proíbe em sua palavra como Deus parece estar se contradizendo como parece que a palavra de Deus está contra a palavra de Deus mas Deus prova para mostrar ao mundo a maior expressão de amor jamais vista e jama mais comunicada esse texto não trata propriamente de Abraão trata do próprio.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Deus porque para Isaque houve um substituto Deus poupou Abraão e Deus

    Poupou Isaque mas Deus não poupou a si mesmo Deus não poupou o seu próprio filho e esse texto tem um propósito maior é comunicar a nós que Deus nos amou de tal maneira que deu seu filho unigênito que Deus não poupou seu próprio filho antes por todos nós o entregou eu gostaria de olhar esse texto.

    Dentro de algumas perspectivas primeiramente versos 1 e do trata da prova e notem vocês depois dessas coisas pois Deus Abraão aprova quem está provando aqui não é o diabo quem está provando aqui não é o mundo esta prova não tem nenhum outro agente senão o próprio Deus prova não é tentação tentação Visa nos derrubar a.

    Prova Visa nos fortalecer a tentação Visa nos afastar de Deus prova Visa nos aproximar de Deus a tentação tem como propósito enfraquecer a nossa fé a prova tem como razão tonificar os músculos da nossa alma e fortalecer a nossa fé é curioso que quando Deus diz Abraão este lhe respondeu eis-me aqui ele nem sabe o que que Deus vai.

    Pedir mas ele está pronto a obedecer e o verso 2 é algo chocante porque Deus toma teu filho teu único filho Isaac a quem amas e vai à terra de Moriá e ofereço ali holocausto sobre um dos Montes que eu te mostrarei aqui Deus está pedindo não algo importante está pedindo tudo aqui Deus está pedindo não algo mas.

    Alguém Isaque é tudo que Abraão tem é o sonho dele é o futuro dele é o conteúdo da promessa que Deus fez para ele e Deus está pedindo nada menos do que Isaac Isso é uma prova e a fé só tem valor quando ela é provada como o metal só tem valor quando passa pelo fogo como soldado só pode entender a luta num campo de.

    Batalha alguma casa não pode enfrentar os Vendavais da vida a não ser que ela seja surrada pelas ondas ou pelo vento estando ela firmada na rocha Deus tá provando Abraão Abraão já tinha passado por provas distintas como a prova da família Quando Deus ordenou sair do meio da sua parentela já tinha passado pela prova da Fome fracassado no Egito já tinha passado pela prova da a cordialidade quando ele dá oportunidade ao seu sobrinho escolher na frente.

    Dele Deus já tinha Abraão já tinha passado pela prova da riqueza dispensando as riquezas de Sodoma e Gomorra ele tinha passado pela prova da paciência e fracassado de novo quando ele escuta o conselho de Sara e arranja um bebê de proveto ou uma barriga de aluguel mas agora ele tá enfrentando maior prova entregar o seu próprio filho o filho a quem ele ama e aqui irmãos Nós gostaríamos de.

    Pensar nessa prova primeiro a prova Exige uma fé que não questiona eu não sei se se eu estivesse no lugar do Abraão não faria algumas perguntas para Deus antes de bater continência Deus me explica melhor esse negócio aqui é isso mesmo que Senor tá falando eu entendi direito ele podia dizer Deus o problema é que Isaac não é só meu filho é filho da filho da Sara também e se eu não conversar com a Sara eu vou ter problema só vai me criar um problema.

    Conjugal aliás se eu sacrificar Isaac eu acho que nem para casa eu consigo voltar mais vai ter uma segunda morte porque a s vai vai me matar mas Deus o senhor proíbe isso na tua palavra como é que o senhor requere isso de mim a prova Exige uma fé que não questiona Abraão não questionou Abraão obedeceu a prova exige a prioridade da devoção Por que que Deus está pedindo.

    Isaque porque Isaque poderia ser o sonho o futuro a herança de Abraão o tesouro

    De Abraão o sentido do amor de Abraão o coração de Abraão e Abraão precisava mostrar pro mundo que Deus ocupava o primeiro lugar no trono do seu coração a prova exige ainda obediência inegociável ele não discute com Deus apesar da ordem de Deus parecer absolutamente.

    Absurda e por que que ele obedece Hebreus Capítulo 11 verso 19 diz porque ele tinha plena convicção de que Deus era poderoso para ressuscitar o seu filho Vale destacar que não há registro de ressurreição na história até então e ele crê que Deus pode ressuscitar o menino por isso que ele obedece Sem questionar sem retardar sem.

    Procrastinar mas olhemos em segundo lugar as providências que ele toma talvez Abraão pudesse meu Deus eu sei que o senhor tá fazendo esse pedido e eu vou obedecer Mas o senhor me dá um tempo talvez se eu tivesse L eu faria isso com Del falei Deus me dá um tempo deixa eu amadurecer essa Assunta primeiro deixa esse negócio ficar bem resolvido no meu coração me permita eu orar e jejuar por essa causa talvez a gente fizesse com o Paulo por esta causa vou me colocar De.

    Joelhos mas ele toma providências não para fugir de Deus como Jonas mas para obedecer veja você o Versículo 3 e 4 comigo vamos ler juntos esses dois versos levantou-se pois Abraão comigo levantou-se pois Abraão de madrugada e tendo preparado o seu jumento tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque seu filho Rachou o lenha para o Holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado ao terceiro dia Endo.

    Abraão os olhos viu o lugar de longe esse local ficava de bercea a muriá mais de 80 km a pé percurso de três dias bem andados ele não vai na semana que vem não naquela mesma madrugada ele se levanta ele racha lenha ele pega o jumento chama dois servos pega Isaque e.

    Pé na estrada sabe o que que acha impressionante nesse registro é que em momento algum a Bíblia fala das emoções de Abraão Será que ele não as teve Será que no coração dele alguma coisa não aconteceu Por que três dias por tão longe porque talvez no meio do caminho ele pudesse pensa bom eu caminhei um dia mas será que eu vou conseguir no segundo dia caminhar ou Imagine você que Abraão está.

    Olhando pro seu filho quando eles param armam A Tenda para passar noite o menino dormindo e ele sabendo que vai sacrificar o filho quem sabe as lágrimas rolando no rosto terceiro dia a viagem acontece e de longe ele Av Vista o monte e de repente o coração é tentado a recuar a Bíblia não menciona nada nada nada das emoções dele apenas a sua pronta.

    Obediência pronta obediência mesmo quando essa obediência ele requer dele alguma coisa que parece é contrária à palavra de Deus Deus não aceita sacrifício humano Deus condenou as religiões pagãs por fazerem sacrifícios humanos a ordem de Deus é contrária à afeição de Abraão o filho a quem amas a ordem de Deus era contrária ao bom senso porque o próprio Deus havia.

    Dito que a descendência dele seria por meio de Isaque e por meio de Isaque a descendência dele seria numerosa como as estrelas do céu como as areias da praia ele obedece toda a ordem de Deus era contrária à própria a promessa de Deus ele obedece Quando Deus não lhe dá nenhuma explicação e nenhum.

    Motivo para ir oferecer o seu filho ele obedece talvez e a Bíblia não menciona esse fato de nunca mais poder olhar pro rosto de Sara ele obedece apesar de correr o risco talvez humanamente falando de ser e ter a reputação manchada diante dos egípcios dos filisteus e dos cananitas irmãos a obediência de.

    Abraão é porque ele conhecia o Deus a que ele servia e fé só é entendido quando você conhece a Deus portanto você confia Deus não erra Quando Deus parece que está se contradizendo ele não está se contradizendo é porque está criando algo muito grande para que você tenha uma experiência muito profunda com ele e para que a experiência que você vai ter reverbere na vida de muitas e muitas e muitas pessoas ao longo da história ou seja a fé não exige explicações a fé descansa nas promessas de.

    Deus então vejamos a confiança dele em terceiro lugar Você pode ler o verso 5 e se comigo vamos juntos então disse a seus servos esperai aqui com o jumento eu e o rapaz iremos até lá e havendo adorado Voltaremos para junto de vós tomou Abraão a lenha do holocausto a colocou sobre Isaque seu filho ele porém levava nas mãos o fogo e o cutelo assim caminhavam ambos.

    Juntos preste atenção em alguns detalhes do texto há o momento em que dois servos caminham um jumento carrega lenha há uma hora entretanto que não dá mais pros servos irem aquele momento só dele e só do seu filho os dois caminham juntos o Isaque não era mais uma criança porque ele tem força suficiente para carregar a lenha que o jumento vinha carregando.

    E diz a bíblia que então Abraão disse pros rapazes pros dois servos ficai aqui esperai aqui com o jumento e eu e o rapaz iremos lá lá a palavra dele para sacrificar meu filho para emolar meu filho não iremos lá fazer o quê adorar é um ato de adoração Deus não disse para ele olha vai lá e me Adore vai lá e sacrifique.

    Seu filho mas notem mais lotem mais e havendo adorado Voltaremos para vós eu disz havendo adorado voltarei para vós havendo adorado Voltaremos para vóz e Gênesis não explica o que que quer dizer mas Hebreus 11:19 explica o que quer dizer Voltaremos não porque ele acha que não vai imolar o seu filho não vai.

    Cumprir o que Deus ordenou Voltaremos porque ele sabe que Deus é poderoso para ressuscitar o seu filho porque a palavra de Deus não Pode falhar e se Deus prometeu que a descendência viria por meio de Isaque Deus não frustraria sua promessa Deus é uma avalista das suas promessas nós Voltaremos Então vamos observar aqui algumas lições primeiro uma fé capaz de transformar as provas em.

    Adoração a prova mais dura em adoração segundo uma fé que vê a ressurreição de todas as promessas de Deus porque todas as promessas de Deus estavam plenamente Claras diante dele e como Deus está pedindo o filho ele tá entendendo uma coisa o Deus que me exige que eu que eu sacrifique o meu filho é poderoso para ressuscitar o meu filho e ressuscitar todas as promessas que já me.

    Fez terceiro uma fé que caminha sozinho com seu filho rumo ao altar isso está repetido preste bem atenção nisso aqui por gentileza Versículo 5 volta junto de vós Versículo 6 parte B assim caminhavam ambos juntos Versículo 8 e seguiam ambos.

    Juntos meus amados Essa é uma das figuras mais eloquentes da Bíblia e aqui não há mais paralelo entre Isaac e Jesus porque Isaque está caminhando até então sem saber para onde tá indo mas a Bíblia diz que a obra da Redenção o pai e o filho caminham juntos desde a eternidade o PL Tá feito o pai entrega o filho e Jesus.

    Voluntariamente se entrega ele não vai pra cruz sem saber a cruz não foi um acidente foi uma agenda o pai e o filho sempre caminhando juntos o que eu acho impressionante aqui no texto é que Abraão não podia depender dos seus sentimentos o apóstolo Paulo chega a perguntar e dificilmente alguém daria a sua vida por um justo de repente por um justo até que alguém se anime a dar sua.

    Vida mas Deus prova o seu próprio amor para conosco tendo Cristo Jesus morrido por nós sendo nós ainda pecadores nenhum pai faz o que Abraão fez sem que o coração esteja pulsando mais forte e Deus permitiu que isso estivesse registrado para nós termos um pequeno lampejo do que foi o amor do Deus Pai entregando Deus filho por amor a mim.

    Você é preciso que essa experiência venha pro campo humano para que nós entendamos O que significou a cruz do Calvário para nós Abraão não podia depender das pessoas os dois servos não estavam mais com ele Sara estava longe é só ele e o filho isso representa a cruz Abraão aprendeu aend totalmente da promessa e da provisão de Deus mas me permita olhar um outro.

    Aspecto agora que é o sacrifício nos versos 7 a 10 vamos ver aqui a pergunta de Isaque no verso 7 Leia comigo o verso 7 por favor quando Isaque disse Abraão seu pai meu pai perguntou Abraão eis-me aqui meu filho pergunta o Isac Eis o fogo e a lenha Mas onde está o cordeiro para o Holocausto Qual a conclusão que você chega três dias de caminhada.

    Abraão cumpre a ordem de Deus mas o Isaac não tem ciência do que tá indo eu fico até imaginando aí criando imaginação na minha mente quem sabe foi o primeiro passeio do Isaac com o pai três dias a Sara não tá bom meu filho já pode ir já tá grandinho já vai ser legal demais mais vai ser um passeio maravilhoso com seu pai conhecer lugares novos Eu imagino Isaac todo festeiro Pela Estrada Fora feliz da vida sorrindo brincando celebrando comunhão com o pai.

    Que legal eu tô viajando com meu pai primeiro dia segundo dia terceiro dia tira a lenha do jumento bota nas costas do Isaac e o Abraão não abre mão de duas coisas o fogo e o facão e o cutelo e o menino fica intrigado Uai nós vamos fazer um sacrifício tá faltando o principal tem lenha tem fogo tem cutelo Mas e o cordeiro e o.

    Cordeiro e a resposta de Abraão é alguma coisa extremamente fascinante Deus proverá para si o cordeiro meu filho e o cordeiro já tinha sido provido antes da fundação do mundo porque Apocalipse 13:8 diz que o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo a provisão já tava feita o.

    Substituto de fato e de verdade que haveria de responder às necessidades do Abraão e de todos os filhos de Abraão ao longo da história é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo o verdadeiro substituto Deus proverá para si meu filho a resposta de Abraão é que o homem de fé crê na providência divina ele não sabe.

    Como Mas sabe que Deus vai fazer o extraordinário isso é fé e aí chega o verso de número nove que eles estão subindo encosta é o Monte Moriá Onde está o Templo estava o Templo de Jerusalém leio o nove comigo por favor chegaram vamos juntos chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado ali Abraão.

    Um Altar sobre ele dispôs a lenha amarrou Isaque seu filho e o deitou no Altar cima da Lei esse texto para mim é quase incompreensível A não ser que a não ser que uma conversa ten tido pai e filho porque o Abraão essas alturas um homem bem idoso porque a Bíblia diz que quando Isaque nasceu o corpo dele já estava amortecido.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v7qGY2rPals

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem