JOÃO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #40

JOÃO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #40 Olá seja muito bem-vindo para mais um encontro com a palavra esse programa é parte de um estudo sobre todos os livros da bíblia iniciamos esse curso com o livro de gênesis o primeiro livro da bíblia nós estamos um novo testamento e concluímos o estudo dos três primeiros evangelhos mateus marcos e lucas conhecidos como os evangelhos sinópticos por possuírem conteúdos semelhantes iniciamos hoje o estudo do evangelho de joão não é o preferido e de muitas pessoas também as razões porque o evangelho de joão é especial é o seu estilo de narração e o seu propósito.

Quando foi escrito o autor deste evangelho ao mesmo do livro do apocalipse último livro do novo testamento se você estiver familiarizado com o livro do apocalipse já conhece um pouco o estilo do apóstolo joão além desses dois livros joão também escreveu três pequenas epístolas quando joão escreveu o livro do apocalipse usou uma linguagem de sinais e códigos percebemos esse mesmo estilo o evangelho de joão o apóstolo paulo deixou registrado no primeiro capítulo.

Da primeira carta aos coríntios que os gregos estavam vivendo uma busca intelectual portanto para eles o evangelho era besteira no mesmo capítulo paulo conta que os juDeus pediu sinais o que paulo quis dizer com isso ele quis dizer que os juDeus pediam sinais da parte de Deus como prova de que estavam sendo criados por ele por um caminho específico paulo também se referiu ao pensamento judaico ea forma de comunicação deles feita por meio de uma linguagem de sinais e símbolos apocalipse é um livro muito bonito.

Escrito dentro da linguagem sinais e símbolos dos juDeus quando joão escreveu o quarto evangelho e o livro do apocalipse inspirado pelo espírito foi como se ele escrevesse uma mensagem para o povo de Deus usando uma linguagem de códigos e para entender essa mensagem ao povo de Deus precisa de chaves que revelem esses códigos eu proponho que você procura alguma assistência chaves para que você compreenda tanto livro do apocalipse como o evangelho de joão a primeira.

Chave é saber que o evangelho de joão foi escrito dentro de uma linguagem judaica de códigos isso quer dizer que mesmo não usando um código de sinais tão complexos como no apocalipse ainda se devemos procurar a profundidade do significado do que joão escreveu no seu o evangelho este evangelho foi escrito em dois níveis uma simples criança pode compreender o primeiro nível e o mesmo ensinei meu primeiro filho a escrever através do primeiro capítulo do evangelho de joão então simples e.

Compreensível que ele é ao mesmo tempo esse livro também possui um nível mais profundo e muitas pessoas não chegam a atingir esse nível de compreensão joão usou muito essa linguagem alegórica no seu evangelho para apresentar esse significado mais profundo eu já ouvi falar que apesar de uma simples criança poder compreender o evangelho de joão no primeiro nível para começar a compreender o segundo nível é necessário ter mestrado em filosofia mas.

JOÃO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #40

Não é nada disso ninguém precisa de nenhum diploma de filosofia para entender o evangelho de joão do segundo nível aliás o evangelho de joão é o meu preferido justamente por causa do segundo nível por causa da alegoria e da inspiração da linguagem espiritual de código a outra chave que serve para revelar o código da mensagem do quarto evangelho é perceber que esse é o único livro da bíblia dirigido aos incrédulos apóstolo paulo na sua segunda carta a timóteo no capítulo 3 versículos 16 a 17.

Ele afirmou que o propósito da bíblia é que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra portanto a bíblia não é dirigida ao incrédulo basal crente em Deus Deus tem uma mensagem para o incrédulo e essa mensagem é e o evangelho e arrependa-se mas aos que creem em Deus Deus 66 livros santos inspirados para que se tornem perfeitos e maduros Deus quer que cresçamos espiritualmente e sejamos completos dentro do seu propósito e do seu plano.

Para nossas vidas a muito do evangelho de joão para o aperfeiçoamento do povo de Deus mas além disso também é o único livro da bíblia dirigido aos incrédulos para que creriam o apóstolo joão nos dias nesse evangelho na sua primeira epístola porque nos escreveram dar uma olhadinha nessas referências pode nos ajudar a compreender o propósito do quarto evangelho joão deixou um monte sinais registrados por sinais ele quer dizer milagres que provam que Jesus foi messias o cristo o filho de Deus e salvador do mundo no versículo 31 do.

Capítulo 20 joão afirma Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos que não estão registrados neste livro mas é inscrito para que vocês creiam que Jesus é o cristo o filho de Deus e querendo tenham vida em seu nome o propósito de joão quando escreveu o quarto evangelho foi para nos para nos ajudar para que examinasse temos o relato de sinais destas evidências que Jesus nos deixou que provam que ele é quem disse siri qual foi o seu propósito neste mundo no último versículo deste.

Evangelho joão afirma que se ele tivesse contado todos os sinais que Jesus fez não haveria livros suficientes para registrar tudo essencialmente joão nos diz que entre todos os sinais miraculosos que Jesus fez ele selecionou alguns e se nós examinarmos esses registros nos com venceremos que Jesus de nazaré foi o cristo o messias o filho de Deus e que se nós queremos nessa verdade anunciada neste evangelho teremos vida eterna e esse foi o propósito de joão ao escrever o quarto evangelho e isso faz.

Deste livro dentro do cânon das escrituras um livro especial porque ele é dirigido ao incrédulo e afirma categoricamente que se objetivo é que o incrédulo vem a crer entender qual foi o objetivo de joão quando escreveu este evangelho pode afetar profundamente a sua compreensão e nos fazer apreciá-lo ainda mais é por isso que quando alguém diz ao pastor que quer começar a ler a bíblia e pergunta por onde deveria começar ele o primeiro pergunta se a pessoa creia no evangelho se a resposta for não mas se ela está interessada.

    Então pastor sugere que começa pelo evangelho de joão porque o objetivo de joão foi fazer com que o incrédulo - Palavra

    Crescer receber se a vida eterna outra chave para compreender o evangelho de joão é perceber que diferentemente dos outros evangelhos o de joão apresenta uma argumentação sistemática no geral os outros evangelhos apresentam a biografia de Jesus um dos seus ensinamentos e de alguns dos seus milagres e curas como já falamos os evangelhos possuem perspectivas diferentes da vida de Jesus na terra mas.

    O de joão possui uma argumentação sistemática a questão que ele sustenta nos 21 capítulos do seu livro que Jesus é o cristo o filho de Deus ele traz esta a verdade em todo o livro começando do primeiro capítulo sempre batendo na mesma tecla joão foi consistente e sistemático reforçando sua argumentação de que Jesus o Jesus de nazaré o cristo o filho de Deus e salvador do mundo a Jesus não teve um nome como a maioria das pessoas tem como por exemplo joão da.

    Silva o edson bruno seu nome era Jesus mas ele era identificado como cristo quando nos referimos à ele como Jesus cristo estamos dizendo que Jesus o Jesus de nazaré é o cristo em grego a palavra cristo quer dizer messias quando o joão disse que Jesus é o cristo ele estava dizendo que o Jesus sobre qual lemos no novo testamento é o messias profetizado no velho testamento o apóstolo paulo um rabino antes de se converter afirma no livro de atos que em suas viagens missionárias ele ia de uma sinagoga.

    Outra provando aos rabinos juDeus pelas escrituras que Jesus é o cristo em suas cartas ele afirma que a base a doutrina básica da igreja do novo testamento era Jesus Jesus é senhor bom repetir Jesus é senhor mesmos isso em primeira coríntios 12 e no final do novo testamento em sua primeira epístola de joão afirma joão afirma que a doutrina básica da igreja do novo testamento era Jesus é o cristo.

    Quando juntamos todas essas informações chegamos ao que chamo de uma abordagem do evangelho de joão por causa dos propósitos de joão ao escrever o seu evangelho e a fim de ou estudarmos devemos colocar em perspectiva 3 questões a primeira quem é Jesus segunda e o que é fé terceira o que é vida no capítulo 21 do seu evangelho joão afirma que escreveu esse livro para fazer um relato dos sinais miraculosos que Jesus fez para nos convencer que a resposta à.

    Primeira pergunta é que Jesus é o cristo o messias o filho de Deus capítulo após capítulo joão nos afirma das mais variadas e belas maneiras que Jesus é o cristo o messias o filho de Deus em todos os capítulos desse evangelho encontraremos a resposta para pergunta o que é fé joão de claro que faria este relato a respeito de Jesus para nos convencer de que Jesus é o cristo o filho de Deus e que se acreditarmos nas verdades relatados neste livro a recebemos vida eterna em todos os capítulos do joão não está dizendo.

    Apenas para acreditarmos na sua argumentação sistemática sobre Jesus ele explica o que quer dizer quando nos exorta criarmos nosso argumentação sobre quem Jesus é e o que é fé o conceito de fé muito difícil de ser definido por isso em todos os capítulos joão faz ilustrações sobre quem é Jesus e nos mostra o que significa crer que Jesus é o cristo se entendermos e cremos em tudo que joão falou sobre quem é Jesus receberemos vida eterna essa vida eterna que ele.

    Menciona não é a vida que nunca acaba ele não está se referindo a quantidade de vida mas sim a qualidade no capítulo 10 versículo 10 joão registra as seguintes palavras de Jesus eu vim para que tenham vida ea tenham plenamente que tipo de vida Deus planejou para o homem é sobre isso que joão está falando com duas a expressão vida eterna vida eterna implica tanto em qualidade como em quantidade de vida o segundo joão não experimentamos essa.

    Qualidade de vida com o nascimento físico mas se vivenciar mas o que ele chama de novo nascimento nascimento espiritual aí sim teremos vida num plano mais elevado teremos vida mais abundante ou então teremos vida eterna em todo livro o joão não apenas explica mas também ilustra o que quer dizer com vida eterna então quando lermos o livro de Jesus devemos perguntar joão o que é vida o que você quer dizer por vida eterna lembre-se das perguntas que.

    Estaremos fazendo a medida que analisaram o seu livro de joão quem é Jesus o que é fé e o que é vida você

    Verá que eles vão responde a cada uma dessas perguntas em todos os capítulos do seu evangelho gostaria de dar uma tarefa para você fazer enquanto estuda o evangelho de joão observe quantos retratos de Jesus você consegue em cada capítulo eu encontrei 15 no primeiro capítulo e 14 no capítulo 4 veja quantos você encontrará depois disso procure memorizar cada um desses.

    Retratos a noite quando você não conseguir dormir adore a Deus através do evangelho de joão meditando nesses retratos de Jesus temos por exemplo no capítulo 1 uma ilustração o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo no capítulo 2 o doador da alegria e da vida agora vou terminar o programa ele cozido não ter o próximo até lá se usa bem vindo a mais um encontro com a palavra se essa é a primeira vez que você participa do nosso programa precisa.

    Saber que ele faz parte de um curso de estudo de todos os livros da bíblia esse curso apresenta uma introdução a um panorama das verdades da bíblia buscando nelas aplicações para a nossa vida estamos estudando o quarto livro do novo testamento o evangelho de joão no fim o programa passei uma lição de casa para você eu pedi que você lesse os 21 capítulos do livro de joão e buscasse neles retratos de Jesus como se o evangelho de joão fosse uma galeria de arte que retrata Jesus em todas as suas.

    Salas ou seja em todos os seus capítulos reflita sobre todas as formas nas quais Jesus é retratado neste evangelho no primeiro capítulo Jesus é apresentado como o cordeiro de Deus no segundo como aquele que transformou a água em vinho e com modulador da alegria e da vida no terceiro como único filho de Deus única solução de Deus em um único salvador no quarto como água viva no quinto como a chave das escrituras no texto o pão da vida no sétimo o mestre da parte de Deus.

    No oitavo aquele que sabe de onde vem para onde está indo no capítulo 9 luz do mundo no décimo o pastor de ovelhas no capítulo 11 a ressurreição ea vida o 12º a semente de trigo que cai na terra e morre para que produza frutos e glorifica seu pai no 13º o servo que lava os pés dos seus apóstolos no décimo quarto aquele que disse eu sou o caminho a verdade ea vida no capítulo 15 a videira que procura por seus ramos no.

    Capítulo 16 aquele que enviou o santo espírito 17 o sumo sacerdote que intercede pela sua igreja no capitulo 18 a testemunha que disse foi por isso que nasce e vim a este mundo para que eu possa dar testemunho da verdade no capítulo 19 como o cristo crucificado no 20 o cristo ressurreto e no 21 a grande comissão de cristo há alguns anos perguntaram a madre teresa de calcutá o que Jesus.

    Significava para ela sua resposta foi como uma lista de todas as descrições que o evangelho de joão e toda a bíblia fazem Jesus cristo a hora que você comece a criar o seu mosaico quem é Jesus cristo para mim selecione um dos capítulos e o retrato que ele traz de cristo acabei de apresentar a você a minha coleção de retratos de Jesus agora você deve selecionar um dos retratos da sua coleção é muito mais significativo.

    Se você tiver a sua própria coleção memorize e quais são os títulos que você deu a cada a cada capítulo ou aos retratos e medite sobre eles enquanto estudamos o evangelho de joão é fácil do pedido que os gregos fizeram uma felipe e a sua própria oração senhor queremos ver Jesus na primeira igreja da qual eu fui pastor havia essa inscrição no púlpito e todo domingo quando eu ia pregar li a frase senhor queremos ver.

    Jesus era como se a igreja de sucesso e para mim ou para qualquer um que lá pregar não queremos blablablá sociológico nem política nem psicologia queremos ver Jesus em cada uma das pregações feitas nesse púlpito estude o evangelho de joão com essa mesma oração no seu coração seguro queremos ver a Jesus pensa o espírito santo que reserve Jesus cristo para você último programa civil como uma introdução ao evangelho.

    De joão você está pronto para começar a estudar no capítulo por capítulo então vamos lá e os teóricos afirmam que os 18 primeiros versículos do evangelho de joão devem ser considerados como um prólogo uma visual de um pregador dizer que num sermão o pregador deve dizer três coisas dizer sobre o que falar falar o que se propôs a dizer e por último dizer tudo o que foi dito bom conselho este é exatamente isso que o.

    Apóstolo joão faz no seu evangelho os primeiros 18 versículos ele disse sobre o que vai falar do versículo 19 do primeiro capítulo até o versículo 30 do capítulo 12 ele diz aquilo que se propôs dizer e nos versículos 30 e 31 do capítulo 20 joão conta tudo que disse anteriormente neste paulo o joão apresenta o evangelho em miniatura não formato condensado ele afirma que Jesus.

    Cristo foi a palavra de Deus a palavra é o veículo de um pensamento se você quer transmitir uma ideia e eu uso a palavra Deus transmitir os seus pensamentos ao homem através de Jesus é isso que joão quer dizer quando afirma que Jesus era a palavra essa palavra viva de Deus estava com Deus no início essa é a mensagem principal do evangelho de joão a palavra se tornou carne e habitou entre nós para que existimos a glória de Deus Deus queria.

    Que o homem tivesse mais do que a palavra escrita do gênesis a malaquias Deus queria uma palavra que pudéssemos ver de carne osso e com quem pudesse nos interagir em seu prólogo joão anuncia qual é o seu propósito ao escrever seu livro aquele que a palavra estava no mundo e o mundo não reconheceu veio para o que era seu mas os seus não o receberam com teu irmão fala veio para o que era seu está se referindo ao povo judeu ea seguir ele passa a falar de maneira mais generalizada aos que o.

    Receberam aos que creram no seu nome o direito de se tornarem filhos de Deus aos quais não nasceram por descendência natural nem pela vontade da carne nem pela vontade de um homem mas nasceram de Deus em outras palavras nasceram de novo é sobre isso que joão fala sistematicamente em seu livro com duas pessoas respondem a Jesus e o recebem e creem nele nascer de novo não.

    Fisicamente mas do espírito elas nascem de novo de Deus é sobre isso que joão fala nos primeiros 18 versículos em todo livro a primeira coisa que joão fala a partir do versículo 19 é sobre o batismo de joão você se lembra de joão batista falamos sobre ele quando estudamos os evangelhos sinópticos observe que o apóstolo joão fala no seu prólogo sobre joão batista quando fala de Jesus a palavra que veio ao mundo e logo em seguida fala sobre joão batista que foi.

    Um precursor de Jesus e no prólogo de joão vemos que o autor afirma várias vezes que joão batista não era não era e não era é interessante perceber que a entrada de Jesus e de joão batista em cena é cumprimento de uma promessa mas joão batista estava sempre dizendo eu não sou eu não sou eu não sou é o que lemos no capítulo 3 eu não sou o cristo mas sou aquele foi enviado adiante dele é necessário que.

    Ele cresça e que eu diminua por outro lado Jesus afirmava eu sou eu sou eu sou eu sou logo no primeiro capítulo lemos o registro do testemunho de joão batista quando batizou Jesus eu vi o espírito descer dos céus como uma pomba e permanecer sobre ele eu não teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não tivesse feito aquele sobre quem você ver o espírito descer e permanecer este é o que batiza.

    Com o espírito santo é esse o testemunho que já e sistematicamente em seu livro no capítulo 1 ele fala que Jesus é o filho de Deus porque o espírito veio sobre ele como uma pomba enquanto ele estava sendo batizado por joão batista ainda no primeiro capítulo joão batista apresenta Jesus mais uma vez para seus discípulos entre eles andré vejam é o cordeiro de Deus depois disso os discípulos de joão passaram a seguir Jesus Jesus então.

    Vira-se pergunta a eles o que vocês querem essa é uma pergunta é importante nós somos crianças com capacidade de escolher e Deus nunca vai violar esse direito o direito de escolha é sagrado para Deus e nos torna a imagem e semelhança do nosso criador é claro que há camas com as consequências das nossas escolhas mas mesmo assim podemos fazer nossas próprias escolhas quando Jesus perguntou aqueles homens o que vocês querem eles responderão a ren onde estás hospedados essa foi uma pergunta bem.

    Pragmática e Jesus respondeu com o pragmatismo venham e vocês verão o texto continua relatado que me seguiram Jesus e todos morreram por ele por causa do que viram quando assumiram o compromisso de ir e ver onde esses homem chamava-se natanael que aparentemente era um homem muito temente a Deus é provável que todos os que se tornaram apóstolos conhecessem bem as escrituras mas natanael parecia ser extremamente de volta e as escrituras dão a entender que.

    Ele tinha seus momentos e meditação a palavra e oração debaixo de uma figueira ninguém além dele mesmo sabia disso só ele Deus e quando Jesus o encontrou disse aí está um verdadeiro israelita em quem não há falsidade em outras palavras esse é um santo jubileu natanael respondeu de onde me conheces e Jesus disse eu ouvi quando você ainda estava debaixo da figueira antes e felipe o chamar natanael foi convencido e falou mestre tu és o filho de Deus tu és o rei de israel.

    E como Jesus sabia que natanael buscava bios debaixo da figueira natanael ficou maravilhado nós Jesus acrescentou você queria porque eu disse que houve debaixo da figueira você verá coisas maiores do que essa e será que assim como natanael você também tem um lugar onde se encontra com Deus e agora você se lembra das três perguntas o início do programa quem é Jesus o que é fé e o que é vida quem é.

    Jesus no capítulo 1 Jesus é a palavra que se tornou o carro também que viveu entre nós a graça ea verdade vieram através de Jesus Jesus nos deu também a graça para podermos aplicar a verdade que veio por meio dele tem a Jesus no capítulo 1 ele é a palavra eterna em carne para que possamos ver Deus expresso através do homem e também sua glória e sua graça ele a cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo você pode descobrir outros títulos para Jesus.

    No capítulo 1 de joão quem é Jesus e o que é ser no capítulo 1 fé responder a Jesus quando a palavra eterna Jesus veio em carne e viveu entre nós ela foi para os juDeus mas esses não receberam por isso Jesus e voltou para todos os que o recebessem e crescendo nele a todos os que o receberam aos que creram nele ele deu o poder de se tornarem filhos de Deus ou então nascidos de novo.

    Por isso no capítulo 11 fé é crer em Jesus e recebê-lo a fé está ilustrada naquele encontro pragmático de Jesus com aqueles homens que se tornaram seus apóstolos mais tarde fé é o vigo à pergunta o que vocês querem fé é ir e ver que não requer aprovação no exame de teologia é responder o convite de Jesus para ir e ver bom e o que a vida no capítulo 1 vida é nascer de novo é assumir o compromisso.

    De viver é mudar totalmente por causa da decisão de seguir a Jesus de acordo com o capítulo 1 é isso que Jesus é é isso que é fé é isso que é vida convido você a estar atento ao nosso próximo programa Deus e abençoe seja bem-vindo para mais um programa encontro com a palavra depois de termos estudados velho testamento estamos no novo testamento estudando os quatro evangelhos e mais especificamente o evangelho de joão parece atenção na leitura do segundo.

    Capítulo e no terceiro dia houve um casamento em caná da galiléia a mãe de Jesus estava ali Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento tendo acabado o vinho a mãe de Jesus lhe disse eles não têm mais vinho respondeu Jesus que temos nós em comum mulher a minha hora ainda não chegou sua mãe disse aos serviçais façam tudo o que eles mandar ali perto ali essa spots de.

    Pedra do tipo usado pelos juDeus para as purificações cerimoniais em cada pote cabiam entre 80 e 120 litros disse Jesus aos serviçais encham os potes com água e eles encheram até a borda então Jesus lhe disse agora leve um pouco ao encarregado da festa eles assim fizeram e o encarregado da festa provou a água que for a transformada em vinho sem saber de onde estive era embora o soubesse os serviçais que haviam tirado a água então chamou o noivo e disse tudo.

    Certo em primeiro o melhor vinho e depois que os convidados já beberam bastante o vinho inferior é servido mas você guardou o melhor até agora e este se não virar kuloso em caná da galiléia foi o primeiro que Jesus realizou a revelou assim a sua glória e os seus discípulos creram nele quando joão se propôs a escrever este evangelho e declaro que o seu propósito é a relatar os sinais e milagres de Jesus porque ele cria que assim as pessoas examinariam aquele relato e se convenceriam de que Jesus é o cristo o.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=sR9WXr7R2Is

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem