07. Desenvolvendo a Salvação (Fp 2: 12-18)

07. Desenvolvendo a Salvação (Fp 2: 12-18) Hoje nós iremos queridos expor Filipenses Capítulo 2 do verso 12 a 18 na sequência da carta aos Filipenses que nós estamos fazendo essa já é a Sétima mensagem se você gostaria de acompanhar as anteriores Você pode procurar no aqui no canal da nossa igreja ou no meu canal no YouTube a série sobre Filipenses Filipenses Capítulo 2 do verso 12 ao verso 18 assim meus amados como vocês.

07. Desenvolvendo a Salvação (Fp 2: 12-18)

Sempre obedeceram não só na minha presença porém muito mais agora na minha ausência desenvolvam a sua salvação com temor e tremor porque Deus é quem efetua em vocês tanto querer como realizar segundo a sua boa vontade Façam tudo senhor morações nem discussões Para que sejam irrepreensíveis e puros filhos de Deus incupáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na Qual vocês brilham como luzeiros no mundo.

Preservando a palavra da vida assim no dia de Cristo poderei me gloriar de que não corria em vão nem me esforcei inutilmente entretanto mesmo que eu seja oferecido como libação sobre o sacrifício e serviço da fé que vocês têm ficam contente me alegro com todos vocês assim também vocês pela mesma razão fiquem contentes e se alegrem comigo até aqui a leitura da palavra de Deus nós.

Vamos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreens da palavra de Deus Lembrando que somente Deus torna a sua palavra eficaz no coração dos ouvintes o pregador no máximo pode esclarecer o sentido do texto mas a compreensão Salvador e transformadora é uma obra do Espírito Santo Soberana da parte de Deus no coração das pessoas por isso que nós sempre Oramos depois da leitura da Bíblia antes de começar a exposição.

Porque nós sabemos que somente Deus pode tornar esse momento no momento Salvador santificador regenerador e renovador da vida do seu povo oremos sim pai nós sabemos que é o senhor quem quem torna a palavra eficaz e é o senhor que através dela Execute os seus propósitos na vida das pessoas Tu conheces quantos precisam de Novo Nascimento ou de santificação também de aprender.

Coisas novas de corrigir pensamentos Quantos estão abatidos precisando de ânimo a cada um dispensa conforme a tua multiforme graça ó Deus usando-nos nessa noite por amor do teu nome amém Filipenses Capítulo 2 de 12 a 18 queridos na passagem anterior o apóstolo Paulo havia manifestado a sua alegria a igreja de filipos pelo fato de que eles eram os membros daquela igreja eram.

Acolhedores se amavam se consolavam mas Paulo ficaria ainda mais alegre se eles progredissem na vida cristã em busca da unidade e parasse com as discórdias e as dimensões que havia entre eles é o que nos diz o capítulo 2 de 1 a 4 a causa principal desses conflitos era o egoísmo a busca dos próprios interesses e o considerasse superior aos outros e É nesse contexto que Paulo coloca o.

Exemplo de Cristo diante dos Filipenses e ele faz isso na forma de um hino conforme nós já observamos Na mensagem anterior o hino de duas partes com três linhas Cada Um Na primeira parte Paulo fala de como Cristo se esvaziou Ele abriu mão da sua glória e se humilhou se tornando um de nós andando entre nós e foi obediente até a morte e morte de cruz com o objetivo de nos salvar de nossos pecados na segunda parte do hino Paulo fala da.

Exaltação de Cristo que Deus lhe deu como recompensa ressuscitando dos Mortos lidando o nome que está acima de todo nome e plena autoridade no céu e na terra isso está aí no Capítulo 2 do verso 5 até o verso 11 e agora aqui no verso 12 Paulo retoma suas exortações para que igreja de filipos prossiga no caminho da santidade Esse é o Tom dele aqui no capítulo 2 é.

Uma grande exortação para a Santificação nós veremos na passagem que Lemos quatro áreas nas quais o espírito de Deus desejava trabalhar a vida dos Filipenses através do Ministério do apóstolo Paulo eles deveriam crescer a exemplo de Cristo em pelo menos quatro áreas que nós iremos ver agora então primeiro lugar eles deveriam desenvolver a sua salvação versos 12 e.

13 meus amados assim meus amados como vocês sempre obedeceram não só na minha presença porém muito mais agora na minha ausência desenvolvam a sua salvação com temor e tremor exortação de Paulo é para que eles desenvolvam a sua salvação eles tinham sido salvos da culpa do pecado mediante a fé em Jesus Cristo eles haviam sido justificados quando creram na pregação de Paulo de que Jesus.

Era o Messias o filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados mas a salvação da culpa do pecado A justificação Era apenas o começo de um longo processo que ia durar a vida toda aqui e terminaria somente na vinda de Jesus Cristo isso é um ponto que nós precisamos entender salvação na Bíblia nunca é somente um ato muitas pessoas identificam salvação somente com aquele ato inicial da justificação entretanto nós precisamos.

    Ser salvos não somente da culpa do pecado que é o que acontece quando Nós

    Cremos e somos justificados mas nós precisamos ser salvos do Poder do Pecado em nossa vida que é um processo que dura vida toda e que recebe o nome de santificação e nós precisamos ser salvos da presença do Pecado em nós que só vai ocorrer na ressurreição dos Mortos ou na glorificação portanto do ponto de vista bíblico salvação é um processo então no.

    Sentido está certo o crente dizer eu já estou salvo ele está se referindo ao fato de que ele já foi salvo da culpa já não tem mais nenhuma condenação e está certo também ele dizer eu estou sendo salvo mas aí ele não tá se referindo a justificação que é um ato de Deus é um é um momento é pontual ele tá se referindo a Santificação que é um processo e que termina na glorificação então quando Paulo diz aqui aos Filipenses.

    Desenvolvam a sua salvação ele tá querendo dizer não que eles deveriam procurar pelas obras obter o perdão de Pecados uma vez que eles já tinham sido salvos pela graça mas que eles deveriam avançar nas consequências de terem sido salvos pela fé em Cristo Jesus porque a justificação acarreta consequências então desenvolvam aquilo que vocês já ganharam a justificação é apenas o.

    Primeiro passo vocês devem progredir e particularmente no caso dos Filipenses eles deveriam buscar a unidade que é o Ponto Central das exortações de Paulo aqui no capítulo 2 eles deveriam como Cristo aprender a buscar humildemente o interesse dos outros anulando-se ou se esvaziando da busca pelos seus próprios interesses eles deveriam lutar juntos para defender o evangelho e espalhar o evangelho em.

    Filipos essa exortação de Paula primeiro exortação desenvolvam a sua salvação e é uma exortação para nós também claro nós deveríamos estar todos engajados nesse processo de desenvolver a salvação a vida cristã ela não é estática não é assim eu creio em Jesus Cristo tô salvo agora é só esperar a morte e vou morrer e vou para o céu não a todo um processo envolvido a todo um mecanismo usado por Deus para transformar gradativamente.

    Progressivamente a nossa vida até que sejamos finalmente a imagem e semelhança plena de Deus em Jesus Cristo na sua vida Note que depois de Paulo dizer desenvolvam a sua salvação não é que depois não é Paulo já havia estabelecido um parâmetro eles deveriam desenvolver essa salvação da mesma forma como sempre obedecer uma Paulo meus amados como vocês sempre obedeceram não só na minha presença porém muito mais.

    Agora na minha ausência desenvolvam a sua salvação com temor e tremor porque ele tá dizendo é o seguinte da mesma forma como vocês seguiram a minha orientação quando eu estava aí em filippos pregando o evangelho para vocês e também da mesma forma como vocês têm seguido as minhas orientações mesmo quando eu estou longe preso aqui em Roma assim também vocês devem desenvolver a salvação de vocês quando Paulo esteve lá em filipos.

    Pastoreando a igreja os crentes da cidade Se mostraram humildes obedientes e dispostos a obedecer as orientações do apóstolo Paulo depois que Paulo partiu de lá Paulo continuou em contato ainda com a igreja de filipos e sempre passando orientações e pastoreando a distância no certo sentido e agora cerca de 10 anos depois de ter estado em filipes ele está preso em Roma e os Filipenses ainda continuam mostrando disposição em obedecer a Paulo como uma espécie de pastor emérito sempre pastor.

    Da igreja Paulo diz olha como vocês sempre me obedeceram e como vocês sempre seguiram que eu disse ausente ou presente vocês também devem desenvolver a salvação de vocês Não esperem a minha presença não dependam da minha presença física mas isso é algo que vocês têm de fazer Paulo diz também que eles deveriam desenvolver a salvação deles com temor e tremor isso aí tá no final do verso 12 tremor aqui significa respeito e.

    Reverência Há muitos casos na Bíblia de pessoas que se Viram Diante de uma manifestação da Glória de Deus ou de

    Cristo e que tiveram como reação o tremor eu posso pensar por exemplo no Apóstolo João lá na ilha de Patmos quando ele viu a manifestação da Glória de Deus através do Cristo glorificado que ele caiu tremendo diante de Jesus Cristo ou posso pensar também no antigo testamento Quando Deus se manifestou em Glória no templo e o.

    Profeta Isaías todo trêmulo declarou que estava diante da santidade de Deus e receava morrer uma vez que ele era pecador a presença de Deus ou a manifestação de Deus ela produz referência temor e reverência respeito e portanto tremor que seria uma manifestação física diante dessa poderosa presença de Deus eu já tenho dito algumas vezes e não e eu acho que.

    Não cansa repetir eu não tenho problema com manifestações físicas se elas são decorrentes de uma verdadeira apreensão ou compreensão da Glória de Deus da santidade de Deus ou dar graça de Deus se uma pessoa ela é levada pelo Espírito Santo a compreender e ver a majestade de Deus isso pode ser ter um efeito tão grande sobre ela que a estrutura física entra em colapso a pessoa pode tremer pessoa pode cair no.

    Chão Então esse tipo de queda de tremor diante da santidade da majestade de Deus uma vez que a pessoa aprendeu de Deus Aprendeu o evangelho eu não tenho dificuldade nós temos na Bíblia exemplos disso e na história da igreja também o que é complicado é quando as pessoas estão tremendo estão gemendo tão rodando tão caindo no chão e a gente procura Qual foi o que foi que causou aquilo e não houve nenhuma exposição da grandeza de Deus não houve nenhuma demonstração do Evangelho de Cristo A não houve nenhuma explicação da.

    Glória da salvação da misericórdia de Deus em Cristo Jesus muitas vezes esses fenômenos emocionais em algumas igrejas eles são simplesmente induzidos psicologicamente não são resultado de compreensão da palavra de Deus ou das grandes verdades do Evangelho mas o tremor como respeito e reverência diante da grandeza de Deus é perfeitamente válido desenvolvam a sua salvação e os apóstolo.

    Paulo com tremor e em seguida com temor com respeito a esse Deus e que é exatamente o ponto que vem logo em seguida dando a razão pela qual nós devemos operar a salvação com temor e tremor diz o verso 13 depois veja só a sequência final do verso 12 desenvolvam a salvação com temor e tremor porque Deus é quem efetua em vocês tanto querer como o realizar segundo a sua boa vontade tá aqui a.

    Razão pela qual nós devemos tremer e tremer nesse processo todo de desenvolver a salvação porque é Deus quem está agindo em nós e nos capacitando a desenvolver a salvação essa expressão do apóstolo Paulo aqui é bastante esclarecedora Ele tá dizendo primeiro que é Deus quem efetua que opera que realiza em nós o querer é preciso que a pessoa queira é preciso.

    Que a pessoa deseje ser Santa é preciso que ela deseja arrepender-se e confessar os seus pecados e seguir uma vida de acordo com a vontade de Deus mas a nossa natureza pecaminosa caída ela não quer essas coisas o nosso coração deseja satisfazer a carne os desejos e as paixões mundanos mundanas e pecaminosas querer as coisas de Deus querer a Cristo querer a santidade e a pureza é alguma coisa que.

    Se Deus não fizer no nosso coração Nós não somos capazes de fazer por nós próprios e eu não tô falando dos ímpios das pessoas não regeneradas eu estou dizendo que mesmo uma pessoa que já nasceu de novo e recebeu uma nova natureza ainda assim ela reluta em fazer a vontade de Deus é Deus quem fala o coração é Deus quem cria o desejo no coração daquela pessoa para que ela voluntariamente diga eu quero fazer isso eu escolho fazer isso eu tomo essa.

    Decisão eu vou modificar esse pecado eu vou fazer essa coisa certa é Deus que está por trás disso e ele não somente nos dá o querer Veja só o que é que Paulo tá dizendo aqui Deus é quem efetua em vocês tanto querer como o realizar não somente Deus nos dá o desejo de prosseguir de desenvolver a nossa salvação mas ele nos dá a capacidade de.

    Fazer o que é necessário é Deus quem estimula e capacita ele nos dá força para que nós digamos não ao pecado e sim para as coisas de Deus e Deus tem muitas maneiras para fazer isso ele atua no coração do seu povo e ele faz isso de maneira direta o espírito santo agindo na nossa mente no nosso coração enchendo nossa mente com pensamentos Santos ternos afetos de Misericórdia movendo o nosso coração na direção das coisas de.

    Deus ou através de determinadas circunstâncias Deus tem todos os acontecimentos na sua mão e ele pode fazer com que as circunstâncias despertam em nós o desejo de fazer a coisa certa às vezes um quadro que nós observamos de desgraça de miséria provoca em nós desejos de compaixão bondade misericórdia para ajudar abençoar aquela pessoa e outras circunstâncias Deus tem muitas maneiras de fazer isso mas o ponto aqui é esse.

    Desenvolva a sua salvação com temor e tremor sabendo que é Deus que está agindo no seu coração lidando desejo de fazer isso e dando a capacitação para fazer isso mas então porque o temor e tremor porque uma vez que nós sabemos que é Deus que está trabalhando em nosso coração é ele que nos estimula para termos uma vida Santa se nós estagnarmos isso se nós pararmos o desenvolvimento da salvação ou se nós resistirmos a.

    Nosso Deus que é o nosso salvador e santificador então nós estamos cometendo um grave pecado nós estamos Resistindo ao próprio Deus uma vez que ele age opera em nossa mente em nosso coração dando impulsos de oração impulsos de santidade desejo de ler a Bíblia desejo de ouvir a palavra de Deus se você resiste a tema e tema porque você está Resistindo ao Espírito Santo de Deus ao próprio Deus é por isso que eles deveriam fazer ou desenvolver a sua.

    Salvação com temor e tremor porque é Deus Quem realiza quem efetua em nós tanto querer quanto o realizar veja aqui nessa passagem eu não poderia ir em frente sem fazer o comentário da maneira como harmoniosamente a soberania de Deus se relaciona com a nossa responsabilidade no verso 12 Paulo dá uma ordem Desenvolva a salvação e ele então coloca a responsabilidade de crescermos espiritualmente em nós mas aí no verso 3.

    Ele diz Deus é quem opera em você o querer e o realizar dizendo que se não for a ação de Deus em nossa vida nós não conseguimos por nós mesmos desenvolver a nossa salvação de uma maneira que a gente não consegue explicar de uma maneira profunda e misteriosa o querer de Deus se une e trabalha de maneira Concorde com o nosso desejo e o nosso querer de forma que Deus permanece absolutamente soberano e nós completamente.

    Irresponsáveis Então Deus nos diz seja Santo mas é ele mesmo que nos dá essa condição se um dia você deixar de ser santo você não pode responsabilizar a Deus por isso responsabilidade sempre é sua e se tiver qualquer benção qualquer crescimento qualquer Vitória é simplesmente pela graça de Deus a gente convive com esse aparente paradoxo né que não é um paradoxo Mas é uma maneira misteriosa em que Deus no.

    Seu poder e na sua soberania faz a sua vontade em conjunto com querer humano harmonizando-se perfeitamente suavemente sem violência sem constrangimento e forma que nós com alegria com gratidão seguimos todo o querer e toda a vontade do nosso Deus essa é a primeira exortação de Paulo então desenvolvam a sua salvação vamos para a segunda versos 14:15 deixe-me ler outra vez Façam tudo sem.

    Murmurações nem discussões Para que sejam irrepreensíveis e puros filhos de Deus em culpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na Qual vocês brilham como luzeiros do mundo Façam tudo sem murmurações nem discussões fazer tudo tomem todas as decisões tudo que vocês fizerem em casa na sua família no trabalho diante dos incrédulos ou na igreja no relacionamento uns com os outros onde quer que sejam o que quer que seja Façam.

    Tudo veja como é abrangente essa expressão né Façam tudo sem murmuração e contendas murmuração reclamação queixas sem motivos críticas contendo brigas e discenções com essas pessoas era essa causa das divisões na igreja de filipos pessoas insatisfeitas murmurando se queixando umas das outras fazendo comparações entrando em contendas e discussões Façam tudo sem murmurar sem reclamar e.

    Sem brigar entre vocês diz o apóstolo Paulo e aqui a imediatamente somos remetidos ao tempo de Israel no deserto Paulo sempre como Rabino Paulo tem um antigo testamento na cabeça o tempo todo e ele raciocina a partir das escrituras do Antigo Testamento no antigo testamento quem murmurava e quem reclamava o tempo todo era o povo de Israel especialmente aquela geração dos 40 anos no Deserto o tempo todos eles estavam insatisfeitos se queixando de tudo se queixava do Maná se queixava do.

    Calor se queixava de que estava andando muito durante o dia se queixavam de Moisés se queixava uns dos outros reclamavam de tudo ficavam fazendo contendas provocando a Deus aquela geração dos 40 anos do deserto permanece como um paradigma de um povo insatisfeito um povo murmurador um povo reclamador um povo que vivia movido por um espírito vendas em contraste a isso está o espírito de Cristo que Paulo acabou de descrever na passagem anterior Cristo humilhou-se a si mesmo ele não.

    Entendeu o que era o direito dele de reter sua posição como Deus mas ele abriu mão da sua glória se tornou um de nós sem reclamação sem murmuração suportou dores suportou a tortura da morte a morte de cruz para que Ele pudesse nos redimir e nos salvar por isso Façam tudo sem murmurar e sem reclamar fiquem satisfeitos sejam satisfeitos com o que vocês têm se.

    Alegram com a Vitória dos outros quando o outro é promovido louvado seja Deus Diga sempre como João Batista importa que ele cresça e que eu diminua o propósito para que eles vivessem sem queixas e contendas está aí no verso 15 são três objetivos Se você prestar atenção no verso 14 ele diz Façam tudo sem murmuração e contendas e no verso 15 para que e aí vem três objetivos Primeiro para que vocês sejam irrepreensíveis e puros Ou seja que não.

    Haja nenhuma mancha nenhuma falha diante das pessoas com quem você se relacionam notem que murmuração contendas e brigas elas mancham elas sujam daí a recomendação não murmurem e não discutam para que vocês sejam irrepreensíveis e puros diante das pessoas com quem vocês convivem na família em casa na igreja e no público.

    Em geral segundo não murmurem nem se queixam para que vocês sejam filhos de Deus incupáveis Filhos de Deus eles já eram pela fé em Cristo Jesus Mas eles deveriam viver como filhos de Deus é isso que Paulo tá dizendo aqui isso porque ele se apresentavam na cidade de filipos como verdadeiros filhos de Deus em Cristo Jesus que tinham sido perdoados haviam sido adotados por Deus em Cristo Jesus Mas então se eles são filhos de Deus eles.

    Deveriam viver assim de forma a não dar razão para serem Condenados pelos ímpios eles não poderiam ser culpáveis diante das pessoas a quem ela se apresentavam como crentes no Senhor Jesus Cristo e que elas não condenassem os Filipenses e não e não os criticassem por conta das murmurações e das brigas que propósito maravilhoso isso né Vejam o argumento de Paulo não murmurem e não.

    Briguem Primeiro para que vocês sejam irrepreensíveis e puros uma vez que murmuração e discussão são como que manchas no caráter na reputação e no testemunho do Evangelho segundo para que vocês sejam ao vivo como filhos de Deus incupáveis Que ninguém possa culpar vocês por conta dessas murmurações e reclamações e terceiro finalzinho do verso 15 para que vocês brilhem como luzeiros no mundo Como Estrelas No Céu.

    Como Estrelas No Céu no meio de uma geração pervertida e corrupta essa expressão geração pervertida e corrupta o apóstolo Paulo está tirando de Deuteronômio 32 versos 5 Onde Moisés se refere aquela geração do deserto como sendo exatamente nesses mesmos termos uma geração pervertida Rebelde corrupta de murmuradores queixosos que tentavam a Deus em todo tempo essa é a descrição que Paulo usa para se referir a geração dos Filipenses a cultura daquela época.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pkByYFkr1M8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem