20. O selo da fé salvadora (Rm 4.9-12)

20. O selo da fé salvadora (Rm 4.9-12) Queridos nós estamos dando hoje à noite e continuidade a exposição da carta aos romanos e dessa feita estamos no capítulo 4 versos de 9 a 12 passagem para qual eu chamo a sua atenção nesse instante a leitura será feita do verso 9 até o verso 12 Romanos 4 de 9 a 12 vem pois essa bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou.

20. O selo da fé salvadora (Rm 4.9-12)

Também sobre os circuncisos visto que dizemos a fé foi imputada Abraão para a justiça como pois ele foi atribuída estando ele já circuncidado ou ainda em ser conciso não no regime da circuncisão e sim quando em circunciso e recebeu o sinal da circuncisão como selo da Justiça da fé que teve quando ainda em circunciso para vir a ser o pai de todos os que creem embora não circuncidados a.

Fim de que eles fossem imputada a justiça e pai da circuncisão Isto é daqueles que não são apenas circuncisos mas também anda nas pisadas da fé que teve Abraão nosso pai antes de ser circuncidado uns orar pedindo que o nosso Deus nos ajude a compreender essa passagem parece um pouco confusa complexa tem muitos conceitos aqui mas o que o apóstolo Paulo nos ensina aqui é da maior relevância para nós e para nossa vida oremos.

Pai mais uma vez pedimos a orientação do teu espírito santo que ele queira usar a exposição da palavra para atuar no coração na mente de todos que aqui se encontram nessa noite de acordo com tua vontade queremos que tu nos diz entendimento clareza para perceber percebermos as maravilhas da tua lei os tesouros da tua palavra é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém.

Nós vimos como no capítulo anterior Capítulo 3 a partir da sua metade verso 21 Mais especificamente o apóstolo Paulo começou a falar a respeito de como Deus justifica pecadores e ele explica que Deus faz isso mediante a fé em Jesus Cristo e esse caminho que é o caminho da salvação pela fé em Jesus Cristo vale para quem é judeu Os descendentes de Abraão os membros da Nação de Israel e para aqueles que não são que são chamados de gentios ou.

Pagãos que pertenciam a outros povos ou seja na questão da salvação Deus não faz diferença entre quem é judeu e quem não é isso Paulo explicou no capítulo 3 de 21 a 31 depois ele demonstra esse ponto entrando no capítulo 4 apelando para a experiência daquele que era o pai da Nação Judaica Abraão Abraão era considerado pelos juDeus Como o pai espiritual deles o amigo de Deus a pessoa que era.

Por Excelência o tipo o padrão da obediência a Deus e que era o herói Nacional Paulo então toma Abraão e mostra que Abraão foi salvo pela fé e não pelas coisas que ele praticou Paulo faz isso apelando para Gênesis Capítulo 15 onde está escrito no verso 6 que Abraão Creio em Deus e isso lhe foi considerado como Justiça ou seja Deus considerou Abraão justo a partir do momento em que Abraão creu nas promessas que Deus havia feito.

E depois Paulo também explica esse ponto citando Davi que é um outro herói da Fé conhecido dos juDeus respeitado pelos juDeus Como sendo o rei por Excelência e aquele que tinha recebido as promessas de cuja descendência viria o soberano que reinaria sobre Israel Paulo faz isso no capítulo 4 do verso 6 até o verso 8 ou seja o tempo todo Paulo está dizendo escrevendo e dizendo Deus salva.

Pecadores mediante a fé em Jesus Cristo e nisso não tem distinção quer seja para os JuDeus para o povo de Israel que seja para os não juDeus para demonstrado na vida de Abraão está exemplificado na vida de Davi agora aqui no texto que nós lemos Paulo está levantando o seguinte questionamento Ok Abraão foi justificado pela fé vamos imaginar um judeu respondendo a Paulo eu concordo com você Paulo concorda Abraão foi justificado pela fé e não pelas obras da lei Mas.

Convenhamos Abraão é o pai dos juDeus Ele é o pai dos circuncidados ele se circuncidou e toda sua descendência foi circuncidado isso não prova que é a salvação é somente para Os descendentes de Abraão e o que Paulo responde aqui no trecho que eu li para vocês É que na verdade Abraão quando foi salvo ele nem circuncidado era logo a salvação não é por conta da circuncisão e não é para Os.

Descendentes físicos de Abraão somente Mas é para todo mundo em toda parte que crê em Jesus Cristo que tem fé nas promessas de Deus como Abraão teve antes de ser considerado Então esse é o ponto que Paulo está fazendo aqui nessa passagem o que eu quero ver com vocês nessa noite é como ele levanta esse assunto a resposta que ele dá explicando a sequência histórica da vida de Abraão e algumas aplicações que eu quero fazer para nós nessa noite na expectativa de.

Que Deus nos abençoe e que saiamos tocados abençoados pela sua palavra nessa noite Vamos então examinar o texto começando com a pergunta que Paulo levanta no verso 9 vem pois essa bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos visto que dizemos que a fé foi imputada Abraão Paulo aqui está fazendo uma referência aquele episódio conhecido de Gênesis.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Capítulo 15 Quando Deus apareceu Abraão e renovou as promessas que ele havia

    Feito Gênesis 15 Depois desses acontecimentos veio a palavra do senhor Abraão numa visão e Deus lhe disse não temas Abraão eu sou o teu escudo e teu galardão será sobre modo grande respondeu Abraão Senhor Deus que me haverá se continua sem filhos fazia vários anos que Deus tinha aparecido Abraão e tinha.

    Dito para ele você vai ter muitos filhos e um deles vai ser rei em Israel e dele e nele serão benditas todas as nações da terra mas o tempo passou e Abraão não tinha filhos e a mulher dele era estéril e Deus apareceu de novo e disse tua recompensa vai ser grande Abraão disse mas como eu não tenho filho tô ficando velho e minha mulher é estéril como é que vai acontecer isso o tempo tá passando e o que o senhor prometeu não tá acontecendo.

    E ele disse ainda verso 2 Senhor Deus eu continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o Damasceno Eliéser Ou seja no caso de Abraão não ter filhos quem ia herdar toda a propriedade dele o nome dele todas as riquezas de Abraão seriam mordomo da casa dele que era um homem de Damasco chamado Eliéser e no verso 3 Abraão ainda continua dizendo a Deus a mim não concedeste descendência Apesar de que o senhor prometeu e um servo nascido na minha.

    Casa que era exatamente o Eliéser esse será o meu herdeiro a isso respondeu logo o senhor dizendo não será esse o teu herdeiro mas aquele que será gerado de ti esse será o teu herdeiro E então conduziu para fora o que dá impressão de que Abraão teve essa visão quando estava na tenda dele não é de noite Deus então conduziu para fora e disse olha para os céus e conta as.

    Estrelas se é que podes assim será a tua posteridade ou seja assim será a tua descendência os teus filhos serão tão numerosos como as estrelas do céu e diz o verso 6 que Abraão creu no Senhor e isto lhe foi imputado para a justiça Abraão creu no que Deus disse de que ele teria um filho e que esse filho nasceria de forma sobrenatural Abraão já era bem idoso a sua mulher estéril e que desse.

    Filho viria aquele que seria uma benção para todas as nações e outras palavras Abraão creu no Messias na chegada do Messias que Deus haveria e cumprir a sua promessa e Deus ali o considera como Ju ali Deus recebe Abraão como justo declara que os seus pecados são perdoados e o Recebe como sendo justificado de todas as suas iniquidades É nesse momento que Abraão ele é declarado justo por Deus e isso.

    Aconteceu porque Abraão creu na palavra de Deus ele Creu que Deus haveria de fazer tudo aquilo que havia prometido Mas a questão então que se segue é a seguinte logo depois Abraão é circuncidado recebe um selo não é uma marca que vai caracterizado e todo o seu povo isso não significaria então de que essa Justiça pela fé seria para Abraão e os seus.

    Descendentes e que outros povos estariam excluídos completamente Essa era uma pergunta que os juDeus que estavam lá em Roma e que talvez faziam parte da igreja ao receber essa carta eles levantariam essa questão mas Abraão é o pai dos juDeus e ele se considerou e toda sua descendência a circuncisão era e se tornou a marca distintiva de todos os juDeus aqui essa passagem só vai fazer sentido para nós.

    Se a gente tiver bem consciente da importância da circuncisão para os JuDeus a circuncisão era remoção da carne do prepúcio ou seja da Pele que cobre o órgão masculino e foi determinado por Deus para ser no órgão masculino Provavelmente porque eram selo um símbolo da Aliança de Deus com aquela pessoa e os filhos daquela pessoa daí a circuncisão e a circuncisão acabou se tornando o marcador Nacional de identidade os juDeus se definia como.

    Sendo circunciso quando uma criança nascia quando o menino nascia aos oito

    Dias ele era levado ao Rabino e o Rabino Então executava aquela operação e o menino então era considerado como um judeu legítimo a ponto de que se o menino não fosse circuncidado mesmo que ele era da linhagem de Abraão da raça de Abraão ele não era considerado judeu mas adiante para poder participar da páscoa.

    De todas as festas entrar no templo oferecer sacrifício tinha que ser circuncidado se não fosse não podia fazer nada disso a circuncisão era tão importante que os juDeus diziam que ninguém circuncidado entrava no inferno e que se um judeu fosse tão ruim tão ruim que merecesse o inferno Deus mandava um anjo desde circuncidar ele para que Ele pudesse ir para o inferno dei circuncidado porque circunciso nenhum entraria no inferno porque o.

    Judeu entendia que ia circuncisão era a marca da salvação do Povo de Deus e identificava a descendência legítima de Abraão então era muito é muito importante para o judeu essa questão da circuncisão daí então essa pergunta se Abraão foi justificado pela fé depois ele foi circuncidado e toda a sua descendência isso não significa que a salvação é.

    Somente para os JuDeus circuncidados estariam excluídos as outras Nações os gentios então estão condenados e sem esperança e aqui também é preciso lembrar como é que os juDeus vinham gentios os pagãos eles olhavam para os pagãos como incircuncisos os filisteus que moravam na Costa do mar mediterrâneo os egípcios eram considerados em circuncisos os gregos e.

    Os romanos tinham nojo dessa questão de circuncisão e enviam com estranheza Esse costume que os judeu tinha de fazer isso com os meninos aos oito dias e os juDeus olhavam para Esses povos como sendo condenados indignos da salvação e merecedores do inferno era um pecadores Sem perdão alheios da vida de Deus a ponto de que era proibido para os judeu sentar para comer com não ser conciso se os judeu sentasse com um povo de outro.

    Alguém de outra raça que não era ser considerado ele e comesse daquela comida ele era considerado imundo ou impuro e ele tinha que passar todo um processo de purificação e no tempo oferecer sacrifícios e tudo mais por isso que lá não é nos evangelho Jesus conta até a história né de que os mo que os fariseus quando iam para o mercado é comer comprar comida e outras coisas quando chegava em casa lavava tudo lavava as mãos lavava o que tinha comprado no mercado mas não era por higiene não era.

    Uma lavagem é espiritual para poder se livrar da contaminação porque sabe lá se passou na mão do Gentil não é fruta que ele comprou não sei de onde veio um animal que ele comprou lá se foi um Gentil que cuidou e tudo mais então O Judeu tinha essa essa distância dos gentios então a separação era muito grande entre judeu e não judeu naquela época era muito grande daí então essa pergunta a salvação de Deus ela era só.

    Para os JuDeus Os descendentes de Abraão os circuncidados ou era para os outros povos também já que Abraão ele foi ser considerado a resposta de Paulo está aí nos versos de 10 a 12 ele começa dizendo que Deus lembrando a sequência histórica dos fatos a sequência histórica dos fatos verso 10 Paulo diz responde com uma outra pergunta como pois lhe foi atribuída como é que é a justiça de Deus foi atribuída Abraão estando ele já.

    Circuncidado ou ainda em circuncidado em circunciso ele responde Não no regime da circuncisão e sim quando incircunciso o que Paulo está fazendo aqui é uma revisão da história de Abraão que está no livro de Gênesis a sequência é fácil Capítulo 12 Deus aparece Abraão quando Abraão era um Pagão Adorador de Deuses estranhos morando Numa cidade chamada ur na região da caldeia que fica lá na Mesopotâmia Deus apareceu para ele e.

    Disse para ele Abraão sai dessa terra da tua parentela vai para terra que eu vou te mostrar de te farei uma grande nação abençoarei os que te abençoarem amaldiçoarei os que tinha amaldiçoarem em tua descendência serão benditas todas as nações da terra sai daqui vai para terra que eu vou te mostrar isso foi em Gênesis Capítulo 2 Abraão fez as malas Pegou sua esposa saiu com sobrinho que tinha com ele e então fez uma rota lá da mesopotâmia e peregrinou um tempo seu pai morreu no caminho e ele então chega em Canaã na terra que Deus mostrou que é.

    O tempo passou e Deus apareceu para ele no capítulo 15 né Deus apareceu aqui no capítulo 15 que nós acabamos de ler e refez as promessas te darei essa terra das tuas peregrinações na tua descendência serão benditas todas as nações da terra de te virar aquele que vai abençoar o mundo todo aí foi quando Abraão disse mas como é que isso vai acontecer o senhor me chamou lá no capítulo 12 Nós já estamos no 15 e não nasceu ninguém eu continuo velho ficando.

    Cada vez mais e minha mulher tá estéril como é que é isso não Abraão vai nascer um filho Abraão creu em Deus e ele foi justificado capítulo 15 passaram-se 14 anos Gênesis 17 Deus aparece Abraão mais uma vez agora o filho já tinha 13 anos de idade Abraão tinha perto de 90 anos e Deus diz agora eu vou dar um selo para você da sua fé você vai receber um selo que é um sinal.

    Da Aliança que eu tenho com você e um selo da Justiça da fé e deu então a circuncisão Então é isso que Paulo tá contando aqui ele disse é fácil responder essa pergunta quando Abraão foi salvo ele foi salvo antes ou depois de ser circuncidado resposta 14 anos antes então quando o Abraão foi salvo pela fé nas promessas de Deus ele nem tinha ouvido falar ainda desse negócio de concisão Deus não tinha nem tocar nesse assunto ainda então.

    Quais são as conclusões que a gente pode tirar disso e ele vai fazer essas conclusões daqui a pouco final do verso 11 e o capítulo 12 deixe-me apenas aqui destacar Mais um ponto que Paulo menciona ele ao se referir a circuncisão no verso 11 quando ele diz assim e Abraão recebeu o sinal da circuncisão como selo da Justiça da fé que teve quando ainda era em circunciso eu quero que você veja aqui comigo como Paulo se.

    Refere a circuncisão Gênesis 12 Abraão é chamado Gênesis 15 ele é salvo pela fé Gênesis 17 Deus aparece para ele e diz para ele eu vou fazer uma aliança contigo e essa aliança eu queria estar lá em Gênesis 17 eu não vou ler porque a passagem é muito grande Essa aliança Deus disse eu tô tentando resumir aqui para vocês para não ter que ler o texto todo Deus disse Abraão que faria entre.

    Ele e Os descendentes dele uma aliança e que daria um sinal dessa aliança e ao fazer isso Deus não mudou os termos da salvação que tinha acontecido 14 anos antes não introduziu condições não disse que ia circuncisão era condicional para isso a circuncisão era alguma coisa que veio como sinal daquela fé que Abraão teve e Deus então mandou que Abraão se circuncidasse tinha 99 anos o velhinho tinha que se circuncidar circuncidar Isaque que tinha 13 anos e.

    Todo menino de 8 dias para cima menino que tivesse oito dias para cima Abraão era uma espécie de chefe um Patriarca de um clã de uma tribo devia ter 200 300 pessoas com ele era um nômade que vivia né pelas pela pela região da Palestina vivendo num lugar no outro era uma tribo de nômades Então tinha umas 200 300 pessoas com ele então menino de 8 dias para cima tinha que ser circuncidado porque Deus estava colocando aquele sinal da que ele tinha com Abraão e com.

    A sua descendência é nessa ocasião que Deus inclusive muda o nome de Abraão o nome dele era Abraão e a partir de Gênesis 17 fica Abraão Abraão quer dizer pai exaltado Abraão quer dizer pai de muitos uma referência é o que Deus tinha dito de que ele seria pai de uma numerosa multidão E Deus então dá esse sinal dessa aliança é por isso é que no verso 11 não é voltando aqui é o texto.

    De Romanos 4 Paulo diz e ele recebeu o sinal da circuncisão como selo da Justiça da fé que teve quando ainda era incircunciso e Deus mandou que esse sinal fosse aplicado Abraão e toda a sua descendência ao ser aplicada a circuncisão aos filhos de Abraão e aos netos bisnetos e assim por diante a circuncisão ela passa a ser a marca do povo de Abraão a marca dos juDeus o.

    Símbolo da Aliança de Deus com aquele povo a conclusão veja que Paulo diz aqui no verso 11 ele se refere a circuncisão como sendo o selo da Justiça da Fé selo da Justiça da fé a circuncisão era um sinal externo daquela aliança que Deus tinha com Abraão e era o selo da fé que Abraão teve e eu quero que você perceba que Deus mandou que a circuncisão que era.

    Selo da Justiça da Fé fosse aplicada ao menino de 8 dias que não tinha Fé que não cria que não tinha menor consciência do que estava acontecendo só ia sentir a dor e a gritar muito mas ele tinha oito dias quando seria circuncidado a circuncisão sendo o selo da Justiça da Fé então Note que Deus Manda aplicar a um menino de 8 dias o símbolo da Fé mesmo que aquela criança não tenha fé ela não.

    Tenha consciência ela não saiba do que está acontecendo mas aquele sinal era símbolo da inclusão daquela criança no povo de Deus aquela criança era admitida recebida como parte do Povo de Deus é o selo da Justiça da fé que Deus manda que se aplique ao aos descendentes de Abraão Olha a conclusão de Paulo ainda no final do verso 11 no verso 12 Ele disse que Abraão recebeu o sinal da.

    Circuncisão como ser da Justiça da Fé aí vem a resposta para vir a ser o pai de todos os que creem embora não circuncidados a fim de que lhes fossem imputado à justiça em outras palavras Abraão é pai espiritual de todo aquele que crê em Deus nas promessas de Deus ainda que não seja circuncidado e significa você e eu nós que somos gentios brasileiros nós.

    Não somos juDeus não somos circuncidados não recebemos essa marca Mas nós somos legitimamente filhos de Abraão Ele é o pai de todos os que creem como ele Creu Ele é o pai de todos aqueles que Confiam em Jesus Cristo como sendo Messias por isso é correto dizer que a igreja que é composta de todos aqueles que crê em Jesus Cristo ela é a continuação espiritual dos juDeus Deus não tem dois povos ele.

    Nunca teve dois povos Ele sempre teve um povo que é aquele povo que crê nele quer seja judeu quer não seja e a prova disso é Abraão Abraão quando Creu ele não tinha sido circuncidado nem havia o conceito de judeu ainda então a igreja cristã ela é a continuação espiritual da Nação de Israel porque ela anda nas pisadas de fé que Abraão teve como Paulo está dizendo.

    Aqui que Abraão foi salvo antes da circuncisão para ser o pai de todos os que creem então eu sou filho de Abraão e sou herdeiro das promessas de Abraão e assim é todo aquele que crê no verso 12 Paulo diz que não somente Abraão é o pai dos gentios que crêem Mas ele também é o pai do juDeus que crêem pai da circuncisão verso 12 Isto é daqueles que não são apenas.

    Circuncisos mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão nosso pai antes de ser circuncidado o que Paulo está dizendo aqui é que Abraão também é pai dos juDeus mas não de todos judeu dos judeu que anda nas pisadas da fé que Abraão teve em outras palavras um judeu que não crê em Jesus o Messias o filho de Abraão prometido ele não pode legitimamente dizer a luz.

    Disso aqui que Abraão é pai dele ou seja eu sou mais judeu do que ele nos termos de Paulo porque eu tenho a fé que Abraão teve mas que ele não tem esse judeu não tem ou seja Abraão é o pai dos que creem quer seja juDeus que sejam gentios e recebeu uma marca disso eu quero aqui lembrar que Paulo já tinha tocado nesse ponto antes.

    No Capítulo 2 de 1 a 24 ele havia demonstrado que tantos juDeus Como gentios estão debaixo da condenação de Deus todos são pecadores no Capítulo 2 de 25 a 29 ele tinha dito que o verdadeiro judeu é aquele que é por dentro e que a circuncisão ela representa circuncisão do coração é isso que vale diante de Deus e também no capítulo 3 de 29 a 30 quando acabou de falar a respeito da justificação nós vimos isso há pouco tempo atrás Paulo disse que Deus justifica pela fé O Judeu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2w_pu5RoSPM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem