34. Como Sabemos que Somos Salvos (Rm 8.5-11)

34. Como Sabemos que Somos Salvos (Rm 8.5-11) quero saudar a todos em nome do Senhor Jesus e dizer do nosso da nossa alegria do privilégio de podermos junto com os irmãos participar desse culto que nós oferecemos ao nosso Deus que ele se agrada de nós nessa noite que os Hinos cânticos leitura da palavra e as orações que já foram feitas sejam aceitas por.

34. Como Sabemos que Somos Salvos (Rm 8.5-11)

Ele na mediação de Jesus para a Glória dele alegria do seu povo Na continuidade do nosso serviço espiritual que prestamos ao nosso Deus nós ouviremos agora a sua palavra e em seguida a explicação da mesma Romanos Capítulo 8 versos de 5 a 11 Romanos Capítulo 8 versos de 5 a 11 é a nossa segunda exposição no Capítulo 8 de Romanos dentro da sequência que nós estamos.

Fazendo nessa carta ouçamos a leitura porque os que se inclinam para carne cogitam das coisas da Carne Mas os que se inclinam para o espírito das coisas do Espírito porque o pendor da Carne dá para a morte mas do Espírito para a Vida e Paz por isso tem dor da Carne é inimizade contra Deus pois não está sujeito a lei de Deus nem mesmo pode estar portanto os que estão na carne não.

Podem agradar a Deus vós porém não estás na carne mas no espírito se de fato Espírito de Deus habita em Vós E se alguém não tem o espírito de Cristo esse tal não é dele se porém Cristo está em vós o corpo na verdade está morto por causa do pecado mas o espírito é vida por causa da Justiça se habita em Vós o espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vive ficará.

Também o vosso corpo mortal por meio do seu espírito que em Vós habita até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ilumine na compreensão da mesma ó Deus toma-nos pela mão e nos faz Caminhar Pela e nos fazem Caminhar pela tua palavra desvenda-nos os seus mistérios Que ela possa nos instruir corrigir encorajar discernir mais íntimo do nosso coração e.

Da nossa mente tu sabes a situação de todos que se encontram aqui nessa noite crianças adolescentes jovens adultos idosos a todos com sede da Porção espiritual que vem através da tua palavra pedimos pela conversão de pecadores edificação dos Santos alegria do teu povo e glória para o teu nome em nome de Jesus porque em tudo isso é possível amém.

Hoje à noite a minha mensagem será sobre a certeza da salvação e do Perdão de Deus que é o tema da passagem que nós acabamos de ler no Capítulo 7 conforme já vimos algumas mensagens passadas ou apóstolo Paulo faz uma descrição do estado do homem debaixo da lei condenado à morte em desespero combinando com aquele grito que tá no final do capítulo 7 Miserável homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte ali Paulo.

Está descrevendo aquilo que ele vai chamar aqui no início do capítulo 8 da lei do pecado e da morte ou seja Deus baixou um decreto de que todo aquele que comete o pecado é condenado pela lei e o castigo é a morte Essa é a lei do pecado e da morte o Capítulo 7 descreve agonia de um homem debaixo dessa lei ele conhece a vontade de Deus sabe a vontade de Deus ele tem até prazer nas coisas de Deus Paulo Está se referindo esse homem aqui do do Capítulo 7 é o judeu piedoso.

Debaixo da lei ele tem prazer na lei de Deus conhece a vontade de Deus mas ele faz o que detesta não faz aquilo que Aprecia comete aquilo que ele sabe que é errado e deixa de fazer aquilo que é certo então ele grita desesperado quem me livrará dessa situação e a resposta de Paulo ainda do final do capítulo 7 é graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor Cristo é apresentado então ao eu de Romanos 7 como sendo a solução para aquele problema para aquela aquela crise.

Em que ele está mergulhado quando ele descobre a sua condenação porque não pode obedecer a Deus então Paulo no início do capítulo 8 faz duas afirmações que nós vimos na última mensagem a primeira delas ele diz que agora em contraste com o Capítulo 7 pois em vista do que Cristo fez já não há qualquer condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus Capítulo 7 passou estamos no Capítulo 8 e a segunda.

Afirmação que ele faz no verso 4 do capítulo 8 é que mediante a obra do Espírito Santo que nos aplica os efeitos da Redenção que Cristo obteve na cruz o preceito da lei de Deus se cumpre em nós ele diz isso no verso 4 o preceito da Lei se cumprir nós que Não andamos segundo a carne mais segundo o espírito ou seja as demandas da Lei toda a obediência requerida da Lei ela é cumprida em nós não por nossos méritos ou esforços porque o Capítulo 7 já.

Deixou claro que nós não podemos fazer isso mas porque o espírito de Deus atribui a nós imputa a nós a justiça de Deus em Cristo e portanto nós somos considerados justos cumpridores da Lei e Deus nos vê não mais como condenados não mais como pessoas que merecem o seu desprazer e a sua Ira mas Deus nos vê como justificados como recebidos perdoados salvos aceitos por ele o restante do capítulo 8 é uma exposição sobre essa vida nova no Espírito Santo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Em contraste com a vida antiga que Paulo chama de vida na carne e aqui no

    Capítulo 8 o apóstolo Paulo Tenta ou procura levar os seus leitores a ter plena certeza de que não há mais condenação contra eles e que eles foram recebidos por Deus Paulo faz isso assegurando os seus leitores de que o Espírito de Deus agora habita neles e que eles agora não estão mais na carne Capítulo 7 mas vivem em novidade de vida.

    Uma vida nova que Paulo chama de vida no espírito Ou andar no espírito ou estar no Espírito Santo e ele desenvolve Então esse tema mostrando alguns efeitos da presença do Espírito Santo em nós ele fala que aqueles que estão no espírito se inclinam para as coisas do Espírito versos de 5 a 8 que nós veremos hoje à noite aqueles que têm o espírito de Deus habitando neles eles têm vida aqui na.

    Eternidade versus de 9 a 11 também veremos hoje à noite aqueles que tem o espírito são guiados pelo Espírito de Deus que lhes da direção 14 a 15 veremos isso no próximo domingo se Deus quiser ele fala do testemunho interno do Espírito Santo que confirma com o nosso espírito que somos filhos de Deus isso está nos versos 16 e 17 ele fala que o espírito nos dá esperança no meio de um mundo que geme.

    Agoniado debaixo do pecado e das suas consequências versos 18 a 25 e finalmente que o espírito dá assistência em oração aqueles que Deus amou e escolheu antes da fundação do mundo versos 26 a 30 e o Capítulo 8 termina com uma doxologia termina com um hino de Vitória e de exultação em que Paulo celebra essa certeza quem poderá nos separar do amor de Deus é uma passagem bastante conhecida nós chegaremos lá.

    Hoje nós veremos então esses dois primeiros efeitos da atuação do Espírito Santo na vida do Cristão que estão descritos aí nos versos 5 a 11 que são primeiro a inclinação da nossa mente e do nosso coração para pensarmos nas coisas de Deus e também a vida aqui e na eternidade como resultado da Habitação e da presença do espírito em nós então vamos lá para a primeira como é que eu sei que eu estou no espírito como é que eu sei que eu não sou mais condenado como é que eu sei que eu fui justificado.

    Perdoado por Deus a resposta é porque o espírito santo que habita em mim ele me inclina para pensar e cogitar nas coisas do Espírito de Deus versus de 5 a 8 os que se inclinam para carne cogitam das coisas da Carne Mas os que se inclinam para o espírito portanto é viver não debaixo da influência da Carne mas agora de um poder superior que é o poder do Espírito Santo de Deus o que se.

    Contrapõe a carne não é a minha vontade que minha vontade é a carne mas o que Paulo contrapõe a carne é o espírito de Deus que atua sobrepuja carne nos influencia e nos guia quem anda no espírito então está debaixo do controle e da influência do Espírito de Deus em contraste a vida na carne em que as pessoas estão debaixo da orientação e do Poder da sua natureza pecaminosa.

    Portanto o que Paulo tá descrevendo aqui esse ponto é importante não são dois tipos de crente Às vezes as pessoas ficam com essa impressão quando ele diz os que estão na carne ele não tá se referindo aqui a um crente carnal e quando ele diz os que estão no espírito ele não está se referindo ao crente espiritual quem está na carne é o descrente estar na carne está perdido é estar debaixo da lei e aquele estado descrito em no.

    Capítulo 7 de Romanos estar no espírito é ter sido justificado é não ter mais condenação nenhuma é andar debaixo da influência e da Graça do Espírito Santo de Deus esse ponto é importante porque é muito popular entre os cristãos a ideia do crente carnal e quem popularizou esse conceito do crente carnal foi a famosa Bíblia de Scofield que a Bíblia dos dispensacionalistas a Bíblia é uma Bíblia cheia de notinha de rodapé e lá comentando o primeiro Coríntios Capítulo 2 e 3 disse que nós podemos classificar.

    A raça humana em três categorias o homem natural que é o descrente o crente

    Carnal que são os Coríntios e o crente espiritual que é o ideal Então você tem três possibilidades ou você um homem natural não é convertido ou você é convertido mas é carnal ou você é convertido e anda uma vida cheia do Espírito Santo e aí imagine Qual é a categoria que todo mundo quer crente carnal porque você tem o melhor dos dois mundos né você é crente você.

    Vai para o céu porque um dia levantou a mão no acampamento de adolescente aceitou a Jesus o acampamento da Mocidade tomou uma decisão numa igreja foi batizado na igreja mas você é carnal você ainda desfruta dos Prazeres da Carne Você ainda anda no pecado faz aquelas coisas erradas então você acha você diz assim eu não quero eu não quero galardão eu só quero entrar no céu não faço questão de lá receber coroa de ouro recompensa se entrar no céu para mim tá.

    Eu tenho uma má notícia para você não tem essa categoria na Bíblia quando Paulo se refere aos Coríntios como crente crentes carnais ele está apenas dizendo que o entendimento que eles tinham do Evangelho era como de criança tanto é que logo em seguida depois de chamá-los de carnais Paulo diz vocês são crianças em Cristo não tem nada ético ali não tem nada moral é epistemológico tem a ver com o nível de os Coríntios eram bebês em Cristo e.

    Nesse sentido eles tomavam atitudes que pareciam atitudes de descrentes no caso as divisões que tinha na igreja só de Paulo eu sou de Pedro eu sou de Apolo eu sou de Cristo e assim por diante Na verdade nós só temos duas possibilidades ou andamos na carne ou estamos na carne vivemos na carne e portanto condenados pela lei e castigados com a morte física e eterna ou nós estamos no espírito em Cristo perdoados regenerados.

    Justificados herdeiros da vida eterna são esses dois estados que Paulo está comparando aqui nessa passagem então naturalmente a pergunta mais importante a luz disso é como é que eu sei então que eu não estou mais na carne mas no espírito e nós vamos ver essa resposta nos três Versículos seguintes primeiro eu sei que eu não estou mais na carne mais no espírito examinando as.

    Coisas com as quais eu ocupo a minha mente peço 5 os que se inclinam para carne os que se empenam para carne são aqueles que são dominados pela carne estão na carne os que se inclinam para carne cogitam das coisas da Carne pensam cogitar significa focar dar atenção cogitam das coisas da Carne Mas os que se inclinam para o espírito ou seja aqueles que estão no espírito são guiados pelo Espírito Santo eles cogitam eles pensam nas coisas do Espírito ou.

    Seja quem está na carne inclinado pela carne ele cogita das coisas da Carne ele pensa nas coisas da Carne a sua mente é voltada para as coisas que a carne deseja ele tem a sua mente controlada pela sua natureza humana e pecaminosa em outras palavras como é que você sabe que você está ainda na carne ou seja que você está perdido que você não é regenerado e que você caminha para a perdição a resposta é simples o que é.

    Que ocupa o seu pensamento durante a semana do que que você cogita em quem você pensa o que é que enche o seu coração Netflix videogame rede social ver um monte de coisa da vida dos outros cuidar de assuntos que você sabe que não agradam a Deus não tenha dúvida se você consegue passar a semana inteira sem ter a menor vontade de ler a Bíblia de escutar alguma coisa sobre Deus se a.

    Semana inteira se passa e você não tem vontade de orar de buscar a Deus isso é indicativo de que você está na Carne porque quem está na carne se inclina para as coisas da Carne pensa nas coisas da Carne se ocupa com as coisas da carne e não com as coisas de Deus o mesmo é verdade do outro lado como é que eu sei que eu tô no espírito resposta o que é que ocupa seu pensamento durante a semana em que que você pensa durante a semana você pensa sobre Deus você pensa em agradá-lo você.

    Pensa no Senhor Jesus Cristo você pensa em fazer as coisas da maneira correta Quando Você erra você se preocupa e busca o perdão de Deus você tem prazer em conversar com alguém sobre as coisas de Deus você curte nas mídias sociais aqueles conteúdos evangélicos que abençoam que instruem e tudo mais se não se nada disso acontece não tenha dúvida Espírito de Deus não está em você não está em você você tá na carne então eu sei qual é o meu estado por.

    Aquilo em que minha mente se ocupa se eu inclino e cogito nas coisas da carne então eu estou na carne se eu me inclínico para as coisas do Espírito então estou no espírito é tão simples quanto isso agora isso não significa que uma pessoa que está na carne ela não possa eventualmente pensar uma coisa boa e fazer uma coisa boa porque a pessoas que estão na carne e que de repente são pessoas honestas ou pessoas que têm um.

    Gesto de caridade para com outros e ou então dão uma palavra de ajuda para outra pessoa ou são fiéis nos seus compromissos mas isso elas fazem Apesar delas isso não é mérito delas e não Brota da natureza carnal delas é aquilo que nós chamamos da Graça comum a graça comum é o favor de Deus sobre toda a humanidade independentemente se as pessoas acreditam nele ou não Como Jesus Cristo disse no sermão do Monte Deus faz com que o seu sol se.

    Levante sobre justos e injustos e que sua chuva caia sobre justos e injustos Deus abençoa a humanidade não somente com bençãos materiais indiscriminadamente mas Deus também abençoa a humanidade com dádivas do tipo honestidade bondade sinceridade para que a sociedade se mantenha para que a raça humana continue existindo porque se Deus não fizesse isso nós já teríamos nos mordido devorado e destruído há muito.

    Tempo atrás então uma pessoa que está na carne eventualmente ela pode pensar em fazer alguma coisa boa mas isso não é mérito dela e não significa que ela está salva e não significa que ela está salva da mesma forma uma pessoa que está no Espírito ela infelizmente eventualmente ela pode pensar e fazer alguma coisa errada mas isso ao fazer isso ela está indo contra a orientação Central dela.

    Contra o princípio dominante da sua vida que é o espírito santo ela está entristecendo o espírito santo ela está extinguindo o espírito santo está pecando contra o espírito de Deus e ela vai se arrepender disso ela vai confessar a Deus arrependido que fez e ela será restaurada no favor de Deus quando a Bíblia fala estar na carne no espírito se refere aos princípios dominantes da vida de cada um quem está na carne é dominado por esse princípio.

    De pensar cogitar fazer e gostar das coisas da Carne enquanto que aquele que está no espírito ele cogita ele pensa é orientado para as coisas do Espírito não quer dizer que isso é sempre no mesmo nível na mesma intensidade mas quer dizer que quem está no espírito finalmente o espírito santo vai ganhar eventualmente o espírito santo vai ganhar no final e quem tá na carne a carne vai ganhar no final pode ter esses momentos de bondade né mas a carne vai prevalecer no.

    Final então esses dois estados representam essas duas situações em que a humanidade se encontra diante de Deus então como é que eu sei que eu estou numa ou outra resposta aquilo que eu penso aquilo que ocupa o meu coração aquilo que eu dou a minha atenção durante a semana durante o meu dia segunda resposta de Paulo para pergunta como é que eu sei que eu estou na carne e no espírito resposta pelo resultado das coisas com as quais e ocupo a minha.

    Mente verso 6 ele diz assim o pendor da Carne dá para a morte mas do Espírito para a Vida e Paz Ele tá dizendo aqui em primeiro lugar que aqueles que estão na carne se inclinam para carne e cogitam das coisas da carne que o pendor da Carne o penhor aqui significa a inclinação final o resultado final o resultado final da inclinação da Carne dá para a Morte e a morte aqui é morte.

    No seu sentido mais abrangente é um estado de vazio e de separação de Deus é um estado de vazio de separação de outros seres humanos e finalmente a morte eterna e a separação eterna de Deus no inferno é isso que o pendor da Carne irá produzir Esse é o resultado de uma vida na carne e as pessoas que estão na carne ela já sentem essa morte que se manifesta através da angústia do vazio.

    Do desespero da falta de finalidade da falta de razão de existir uma insatisfação profunda constante insuperável que o descrente tem no seu coração e que ele tenta abafar através de um cheiro preencher através de coisas como Prazeres provisórios como sexo como dinheiro como gastar por ter consumir observar ver tem lazer e enfim trabalhar ganhar dinheiro e tantas outras coisas.

    Que ele usa para disfarçar ou tentar preencher o vazio profundo profundo do seu coração essa morte ela já se sente aqui e o depois da morte física ela se aprofunde e continua eternidade a fora por outro lado Paulo diz aqui ainda no verso 6 o pendor do espírito é Vida e Paz aqueles que estão no espírito andam no espírito se inclina para as coisas do Espírito O resultado é Vida e Paz aqui e.

    Na eternidade três coisas ele diz aqui primeiros que estão no espírito pensam nas coisas relacionadas com a vida aqui e agora já gozam paz e o resultado final o pendor do espírito é vida eterna e paz ou seja quem aqui já tem o espírito anda no espírito é guiado pelo Espírito Santo ele já Experimenta vida vida espiritual e ele já Experimenta paz paz com Deus paz consigo mesmo paz com outras pessoas.

    Respondendo a pergunta como é que eu sei que eu tô no espírito ou que eu estou na carne a resposta é pelos resultados que eles produzem a carne produz morte vazio desespero desesperança falta de sentido falta de entendimento das questões fundamentais da nossa vida que nós tentamos para encher com substitutos que não não tem efeito nenhum os que estão no espírito eles conhecem experimentam aqui vida e eles.

    Experimentam paz paz verdadeira no relacionamento com Deus e com outras pessoas terceira resposta de Paulo para pergunta como é que eu sei que eu estou na carne no espírito resposta é pela minha relação com Deus veja o que ele diz aqui no verso 7 o penhor da Carne é inimizade contra Deus porque não está sujeita a lei de Deus e nem mesmo pode estar ele faltou completar Mas os que estão no espírito e esses têm amizade com Deus né.

    Mas Paulo é assim às vezes ele começa uma sentença e a gente tem que completar Mas é óbvio que já que ele tá fazendo um contraste a segunda parte do contraste a gente tem que preencher ele disse aqui os que o pendor da Carne é inimizade contra Deus o que é que ele tá dizendo que a inclinação da carne ou seja aqueles que estão na carne andam na carne se inclinam para as coisas da carne que o pendor da carne que é morte ele disse isso no verso 6 também é inimizade contra Deus porque é que é.

    Morte porque a inimizade contra Deus Deus tem sua lei Deus tem sua vontade e o seu querer a carne se revolta contra Deus quebra a lei de Deus coloca Deus como inimigo dela e o resultado disso é a morte ou seja a minha natureza carnal ela me coloca em Minimizar e contra Deus esse é meu status você sabe como é no Facebook você vai numa pessoa e vê lá o status aí você diz amigo não é isso.

    Pois pensa agora num grande Facebook Celestial que você vai lá e clica na figura de Deus e status inimigo é isso o seu estado diante de Deus ele não te aceitou como amigo de jeito nenhum tá em estado Perpétuo de inimizade contra Deus por quê pendor da Carne é inimizade contra Deus é inimizade porque a carne deseja as coisas que Deus aborrece ela faz as coisas que Deus detesta por isso que é.

    Inimizade E por que que a carne é assim veio o final do verso 7 Pois o pendor da carne não está sujeito a lei de Deus Ou seja a inclinação da Carne nunca é obedecer a Deus nunca é se sujeitar a Deus se submeter a Deus o pendor da carne é se revoltar contra Deus é desobedecer a Deus a carne não.

    Aceita Deus Deus diz não mentiras a carne quer mentir Deus diz não adulterarás a carne e dizer eu quero a imoralidade eu quero a fornicação eu quero viver na impureza eu quero chafurdar na pornografia mas a lei de Deus está dizendo seja puro não mas eu ninguém vai me dizer o que fazer eu sou livre eu faço o que eu quiser de onde vem isso lá do jardim.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RScEpfMicjQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem