QUER SER FELIZ SEJA MANSO! - Hernandes Dias Lopes

QUER SER FELIZ SEJA MANSO! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos queridos nós vamos então abrir a palavra de Deus no evangelho de Cristo conforme o registro de Mateus Mateus capítulo 5 verso 5 Mateus 55 Nós Vamos considerar hoje a terceira bem-aventurança e está escrito bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra Você pode.

QUER SER FELIZ SEJA MANSO! - Hernandes Dias Lopes

Repetir comigo bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra eu quero tratar do seguinte tema Por que que os mansos são felizes esta bem-aventurança bem como todo o conjunto das outras e está na contramão daqu aquilo que o mundo entende por felicidade a pirâmide do Reino de Deus está de ponta cabeça felizes são os.

Humildes felizes são os que choram felizes são os mansos felizes são os que têm fome e sede de Justiça felizes são os misericordiosos felizes são os puros de coração felizes são os Pacificadores felizes somos perseguidos por causa da Justiça é claro que o mundo valoriza o forte o Poderoso o arrogante o que se impõe pela força mas.

Jesus está dizendo que feliz é o manso mas se você perceber Jesus com essa bem-aventurança de certa forma ele está frustrando as expectativas do seu povo e talvez ainda hoje senão vejamos o povo Judeu quando Jesus estava ministrando estas palavras estava debaixo de um julgo estrangeiro estava debaixo do poder de Roma e os vários grupos que tinham em Israel nutriam.

Diferentes expectativas em relação ao Messias por exemplo os fariseus eram os religiosos com observadores e na cabeça deles eles queriam um Messias milagroso eles pediam sinais eles queriam ver Coisas extraordinárias acontecendo os saduceus que eram os liberais da época eles queriam um Messias materialista que pudesse sustentar o status quo da sua posição que exploravam o templo o culto.

E toda a classe sacerdotal para se locupletar os elotes por sua vez que eram os ativistas que queriam se urgir contra Roma eles queriam certamente um Messias Guerreiro o Messias que se levantasse para se impor diante do Poder Militar de Roma mas se você parar para perceber a os essênios que eram os místicos da época que viviam nas cavernas de Conan perto de uma morto.

Eles queriam Talvez um Messias monástico um Messias retirado das multidões para se isolar nos seus guetos de espiritualidade até mesmo os discípulos nutriam ideias equivocadas sobre o Messias quando Jesus ressuscitou Falando para eles do batismo com o Espírito Santo da promessa do pai eles perguntaram vai ser nesse tempo em que tu vais restaurar o reino a Israel eles pensavam num reino político geográfico.

Onde Jesus Cristo assumisse o trono em Jerusalém e eles fossem seus ministros de estado e de certa forma Jesus então frustra toda essa expectativa dizendo o seguinte bem-aventurados são os mansos são os mansos então eu gostaria de tratar desse assunto com você olhando alguns aspectos primeiro o que não significa ser Manso que não significa ser Manso primeiro ser Manso não é um atributo.

Jesus tá falando daquela qualidade que você tem talvez de uma boa formação familiar Ou de uma personalidade amena ou de um temperamento Brando Jesus não está falando de algo externo convencional nas palavras nas palavras de Charles sermãos não é uma virtude ser manso é uma graça de Deus.

Nenhum de Nós é naturalmente Manso nesse sentido não é alguma coisa que você recebe de berço não é algo inerente à sua personalidade não é algo peculiar ao seu temperamento não é isso que Jesus querendo dizer por bem-aventurados os mansos mas em segundo lugar ser Manso não é ser mole não é ser frouxo não é ficar impassivo diante dos problemas da vida porque muitas vezes essa é a ideia que a sociedade tem de uma pessoa Mansa.

Uma pessoa que não tem coragem de se impor uma pessoa que não tem tutano para enfrentar os desafios uma pessoa que se curva se agacha ficando de cócoras diante das ameaças Não é esse o conceito que Jesus está querendo dizer não é ser medroso não é ser fraco não é ser tímido não é ser covarde não é ser indolente se você parar para perceber perceber os mansos à luz da Bíblia enfrentaram açoites enfrentaram prisões.

Enfrentaram o martírio de cabeça erguida eles não recuaram E se você parar para perceber Jesus se autodenominou Manso aprendei de mim porque eu sou manso e ele pegou o chicote e ele expulsou os vendilhões do templo e ele virou a mesa dos cambistas e ele teve coragem para morrer numa cruz em nosso lugar então ser Manso não é ser covarde medroso terceiro ser Manso não.

    Significa manter a paz a qualquer preço tem gente que pensa que ser manso é

    Aquela pessoa que sempre quer estar de bem com todo mundo em qualquer circunstância so quaisquer condições não é isso que Jesus tá dizendo por ser manso na verdade e essa tentativa humana do Politicamente correto de tentar agradar a gregos e troianos de ser neutro de viver sem cor sem sal sem sabor sem opinião própria é.

    Um desastre moral é uma catástrofe moral nós não podemos ser complacentes com o mal nós não podemos ser omissos daquilo que é iníquo nós não podemos aplaudir aquilo que deve ser reprovado peremptoriamente quarto lugar ser Manso não é apenas controle emocional externo porque essa a ideia que às vezes.

    Nós temos fulano de tal é Manso diante das lutas ou das afrontas ou diante de uma situação de injustiça ele ele não perde o controle ele não perde o equilíbrio ele tem palavras mansas ele tem atitudes mansas ele Tem reações controladas mas às vezes isso é apenas a casca é apenas a epiderme é apenas a superfície é apenas o externo Mas lá dentro tem um vulcão lá dentro tem uma tempestade lá.

    Dentro tem um Tsuname ele consegue esconder isso dos olhos dos homens mas ele não consegue esconder aos olhos de Deus o vulcão que está ali dentro aceso e cuspindo fogo no seu coração certamente não é isso que Jesus quer dizer por ser Manso eh algumas pessoas não explodem mas vivem cheias de fogo por dentro elas não falam mal mas elas desejam mal então isso não é ser Manso à luz do que Jesus está nos ensinando Então vamos ao segundo ponto o que significa então ser.

    Manso primeiro lugar ser manso e irmãos é ser uma pessoa submissa à vontade de Deus você ser Manso Eu quero dizer para você que uma pessoa Mansa não se rebela contra Deus para viver murmurando quando a providência de Deus é carrancuda nas palavras do pastor Arival hoje ele não se contra Deus quando Deus diz para vai lá e compra um terreno na.

    Cidade que tá seada E que vai ser tomada porque H tem horas que o projeto de Deus na nossa vida não é humanamente compreensível não é logicamente defensável Às vezes a fé nos leva a fazer aquilo que não é humanamente aceitável nós não caminhamos no terreno Da Lógica muitas vezes nós caminhamos no terreno do Sobrenatural eu fico olhando um homem por exemplo que sofre o golpe que Jó.

    Sofreu de de perder seus bens e de enterrar seus filhos e de perder sua saúde e diante do desafio da sua mulher que diz Para Ele amaldiçoa a Deus e morre ele responde temos recebido o bem de Deus porventura não receberíamos também o mesmo numa circunstância dessa ele não se rebela ou talvez na situação do apóstolo Paulo que estava preso e ele.

    Que tinha sonhos e ele que tinha ideais e ele que tinha projetos grandes de evangelizar as províncias de alcançar a Espanha de realizar uma obra além fronteiras ele está Algemado com a sua liberdade limitada e ele escreve a sua carta aos Filipenses dizend o seguinte eu aprendi a Viver Contente em toda e qualquer situação segundo lugar uma pessoa Mansa está debaixo do controle de Deus a.

    Palavra Manso irmãos na língua grega é uma palavra belíssima e ela é a palavra usada por exemplo para um animal que foi domesticado pense num potro selvagem que nenhuma pessoa comum a não ser um domador adestrado consegue adestrar aquele potro selvagem em send um potro selvagem ele é uma ameaça ele é um perigo ele não serve ele não tem utilidade mas quando ele é.

    Amansado então toda aquel força todo aquele poder que ele tem não se perde

    Mas é controlado para o bem esse ser manso é uma brisa suave refresca e alivia Mas pense comigo um furacão mata então ser Manso não é ser fraco ser manso é ter força sob controle ser manso é você ter toda a sua energia todo o seu potencial Não Para.

    Desgoverno e descontrole para você lançar fapas para todo lado mas é você manter essa força que vem de Deus para o bem isso é ser manso manso é aquele que tem a força sob controle por isso a Bíblia diz em provérbios assim aquele que domina o seu espírito é maior é mais forte do que aquele que conquista uma cidade ser.

    Grande ser forte não é dominar os outros ser grande ser forte é ser manso é dominar a si mesmo é ter controle é ter domínio próprio agora mais que é isso a ideia de Manso a palavra Manso traz a ideia de você e mesmo tendo direitos não reivindicá-los para benefício próprio que é um exemplo disso tá lá em Filipenses Jesus sendo.

    Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus quando você reivindica seus próprios direitos pros seus próprios benefícios você está colocando você em destaque e perdendo a característica de uma pessoa Mansa mais ainda manso é aquele que está disposto a sofrer o dano meus irmãos pensem comigo de forma.

    Prática Esse é um problema gravíssimo para nós quando Paulo escreveu sua carta aos Coríntios no capítulo 6 ele pontua a questão das brigas intestinas daquela igreja das tensões das correntes que existiam dentro daquela igreja de irmãos que estavam brigando com outros irmãos e levando seus problemas para fora da igreja pros tribunais.

    Seculares e o apóstolo Paulo diz o só o fato de existir demandas e brigas entre vocês já é pura derrota não tem alguém sabem no meio de vocês para ajudar a resolver esse problema não e aí ele dá uma orientação por que que vocês não sofrem o dano sabe o que que sofreu o dano é você ter consciência de que você tem o direito e você abre mão do direito que você tem is é ser Manso is é ser manso.

    Terceiro uma pessoa Mansa reconhece diante dos homens aquilo que ela reconhece diante de Deus olha olha bem isso aqui e um crente sempre é um bom teólogo De Joelhos via de regra perceber isso Você já viu um crente De Joelhos dizendo assim Senhor eu eu estou aqui de joelhos Porque eu sou uma pessoa maravilhosa eu estou aqui de joelhos porque eu tenho muitas virtudes e as minhas obras me recomendam eu estou aqui de joelhos.

    Porque é eu estou no controle da situação é assim que a gente faz quando você se cai de joelho senhor tu és soberano ó Deus eu sou um miserável pecador tem misericórdia de mim não é assim que a gente faz agora você que acabou de admitir diante de Deus eu sou um miserável pecador alguém chega para você e bota o dedo no seu nariz você é um miserável pecador você fica bravo com ele você briga com ele você sai com ele na.

    Mão aquilo que você acabou de admitir diante de Deus você tem dificuldade de admitir diante de quem das pessoas o manso é aquele que admite diante dos homens aquilo que ele admite diante de Deus ser irmãos deixa eu ilustrar isso para você certa feita o irmão André não sei quantos já ouviram falar no irmão André ele é conhecido por irmão André ah O Chamado contrabandista de.

    Deus que levava bíblias pros países comunistas e um dia esse irmão recebeu uma carta de uma irmã fazendo-lhe pesadas acusações no começo ele leu a carta e ficou muito bravo depois ele ficou triste depois ele orou e Ao Orar Espírito de Deus foi trabalhando o seu coração e em vez de dar o troco ou se defender ou dizer que aquela irmã Era pior do que ele para.

    Acusá-lo ele resolveu por direção Divina tomar um outro caminho escreve uma carta para irmã e disse minha irmã muito obrigado pela sua carta aliás se a irmã me conhecesse como Deus me conhece a irmã teria sido muito mais dura comigo a senhora foi muito complacente Deus sabe que eu sou pior do que a senhora disse nessa carta não era uma resposta hipócrita porque na verdade o manso é aquele que reconhece que ele é.

    Nada E você só reconhece que você nada quando você está de joelhos quando você est Deia suas virtudes seus méritos seus predicados seus valores seus dons sua capacidade seu conhecimento seu performance Isso é uma prova que a mansidão não chegou aí ainda bem-aventurados os mansos Felizes os mansos quarto lugar uma pessoa Mansa é uma pessoa que suporta injúrias em.

    Outras palavras uma pessoa não facilmente provocada Você conhece gente que basta riscar um palito de fóssil longe já pega fogo ela é facilmente provocada ela já anda igual igual porco espinho já tá tudo uado já espeta quem se aproxima algumas coisas irmãos que se opõe a mansidão quer ver uma delas.

    Precipitação precipitação tem gente precipitada tem gente que não se embriaga com vinho mas se embriaga com Ira e talvez tem mais gente embriagado com ira do que com vinho com álcool quer ver outra coisa a maldade uma pessoa Mansa não faz mal não fala mal não deseja mal não odeia seu irmão porque a Bíblia diz que aquele que odeia seu irmão é assassino.

    E outra coisa uma pessoa Mansa não lida com a questão da vingança quando eu falo Vingança irmão não tô pensando só naquela pessoa que uma uma pessoa chega e mata alguém da sua casa da sua família e você vai lá e e assassina aquela pessoa outra pessoa da família dela tô falando esse tipo de Vingança do coronelismo do trabu baioneta muitas vezes das histórias do Brasil aa Mas aquela.

    Vingança de uma pessoa ter feito mal para você muito Sutilmente muito polidamente muito politicamente só você sabe só você nota e você fica nutrindo ali no aquele sentimento você vai me pagar sua hora vai chegar eu posso até não fazer mas a hora que alguém fizer eu vou Celebrar ou seu coração é melhor do que.

    Isso a Bíblia diz a mim me pertence a vingança eu retribuirei diz o senhor Ah um Manso amados irmãos ele ele ele entende isso ele não retribui o bem com o mal porque isso é demoníaco e não retribui o mal com o mal ser um animal bruto mas ele retribui o mal com o bem.

    Se ser um cristão Manso uma pessoa Mansa não fala mal aliás talvez e tá escrito lá em provérbios 6 que o pecado que mais a alma de Deus abomina é aquele que espalha contenda entre os irmãos é o correio livre é aquele que leve.

    Trás é aquele que faz um comentário Sutil para minar a vida do outro a honra do outro o nome do outro o valor do outro a dignidade do outro e desta forma agindo assim ele não pode ser Manso uma pessoa Mansa é uma pessoa que perdoa as injúrias e nós passamos por injúrias irmãos a vida cristã não é um pact diversões.

    A sua casa não é uma estufa lá no seu trabalho você não vive numa redoma de vidro nem mesmo dentro da igreja nós vivemos num ambiente incum imune aos problemas de injúrias Há muitas pessoas doentes dentro da igreja que se o irmão sentar nessa sala aqui outroa no outro lado extremo Há muitas que se um Presbítero resolver sair com a bandeira da Santa C.

    Aqui e perceber que tem um membro lá ele muda para lá porque aquele membro não consegue servir e nós precisamos pensar que um Manso um Manso ele ele ele não pode guardar injúrias ele não pode aceitar injúrias ele não pode nutrir esse tipo de sentimento ele precisa ter a prontidão perdoar Assim como Deus em Cristo o perdoou uma pessoa Mana meus amados irmãos é uma pessoa que.

    Abre o coração para amar escancara alma para perdoar e se dispõe a receber assim como o pai do pródigo acolheu aquele menino cheio de lama e maltrapilho mas talvez você possa perguntar a Bíblia me oferece algumas razões para eu ser manso é importante dizer que a bíblia oferece sim primeira coisa irmãos é que Jesus o nosso Senhor o nosso.

    Redentor aquele a quem amamos Aquele que nos deu vida ele disse para você e para mim assim Vinde a mim você que está cansado você que está aí achatado pelos problemas da vida você que está aí pelas dores da vida você que está aí talvez decepcionado com tanta tantas pessoas com tantas situações Vinde a mim você que está aí com peso imenso nas costas que não consegue dormir que não.

    Consegue ter paz que não consegue ter alegria no coração que vive atormentado na sua mente na sua alma Vinde a mim eu sou manso sou humilde coração vou tirar esse fardo de você você vai aprender de mim você vai encontrar descanso para sua vida para sua alma eu tenho motivo para ser Manso porque o meu Senhor É manso e ele pediu e ele me orientou e ele me ensinou a buscá-lo e imitá-lo é muito curioso isso Jesus não.

    Disse aprendei de mim como fazer milagres aprendei de mim como levantar os coxos aprendei de mim como andar sobre as águas aprendei de mim como transformar água em vinho aprendei de mim como é que se multiplica pães e peixes mas ele diz aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração que motivo você tem para ser Manso pega os homens da Bíblia vamos pegar dois só para não ir muito longe a Bíblia fala de Abraão Abraão mostra a mansidão dele sabe como um dia os dois os dois os.

    Pastores de Abraão e de ló entraram em conflito Abraão era o l da caravana ele tinha a prioridade das escolhas e ele deixou que l escolhesse em primeiro lugar ele abriu mão dos seus direitos e deu prioridade ao seu sobrinho Isso é ser Manso ser manso é você ter direito e abrir mão deles tendo poder de requerê-los e se ser Manso vou L dar o segundo exemplo de.

    Moisés tá lá em números 123 TR quando a Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da terra Como assim mais manso da terra irmãos amados Você já pensou tinha 600.000 homens fora mulheres crianças e estrangeiros segundo os Estudios tinham 2 milhões de pessoas num deserto você leva uma caravana hoje né nós tivemos há poucos dias em Israel Às vezes você tá andando num lugar meio meio quente aí eu eu tô com sede não eu tô cansado e você percebe que é difícil.

    Você coordenar um grupo de 20 30 40 50 pessoas nós pegamos uma temperatura na viagem passada agora de 59º eu jamais imaginei na vida o que seria isso agora imagine você com criança com animal com gente velha com gente nova com bebê no colo num deserto que é um deserto não tem areia fina não é pedra pura é montanha é vale e e você não tem estrutura básica e é um negócio é.

    Inimaginável a murmuração a reclamação um reclama outro grita outro chora outro espen você tirou da gente lá pra gente morrer nesse deserto aqui não tem água aqui não tem pão aqui não tem isso aqui não tem aquilo e tanta murmuração e tanta reclamação e esse homem se põe na brecha orar por esse povo Quantas vezes a gente perde as estribeiras perde o controle perde a alegria perde a paz perde a capacidade de orar Manso tem motivo para ser.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dkcgHaM6dFw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem