62. Suportando as Debilidades dos Fracos (Rm 15.1-13)

62. Suportando as Debilidades dos Fracos (Rm 15.1-13) Irmãos abramos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 15 Romanos Capítulo 15 queremos saudar a todos os irmãos que estão aqui nessa noite que vieram para o culto que prestamos ao nosso Deus também aqueles que nos acompanham pela internet nós vamos ler Romanos 15 do verso primeiro até o verso 13.

62. Suportando as Debilidades dos Fracos (Rm 15.1-13)

Romanos 15 de 1 a 13 Ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradarmos a nós mesmos portanto cada um de nós a grade ao próximo no que é bom para edificação porque também Cristo não se agradou a si mesmo antes como está escrito as injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim pois tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e pela Consolação das.

Escrituras tenhamos Esperança ora o Deus da paciência e da Consolação os conceda o mesmo sentir de uns para com os outros segundo Cristo Jesus para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo portanto acolhei-vos uns aos outros como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus digo pois que Cristo foi constituído ministro da circuncisão em prol da verdade de Deus para confirmar as promessas feitas aos.

Nossos pais e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia como está escrito por isso eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome e também diz alegrai-vos aos gentios com seu povo e ainda louvai ao Senhor vós todos os gentios e todos os povos louve também Isaías diz haverá Raiz de Jessé aquele que se levantará que se levanta para governar os gentios nele os gentios.

Esperarão e o Deus da Esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo vamos orar mais uma vez pedindo a orientação do nosso Deus para a compreensão da sua palavra o pai estamos diante da tua Revelação escrita e pedimos que teu espírito santo nos conduza na sua compreensão e também no seu significado para nós hoje de que cada um daqueles que aqui veio querendo.

Ouvir a tua voz nessa noite saia revigorado renovado instruído corrigido consolado animado a permanecer na fé e te servir de todo o coração Pedimos que apliques a tua palavra ao nosso coração em nome de Jesus amém queridos nessa parte da carta aos romanos o apóstolo Paulo está tratando com um problema de relacionamento que havia na igreja de Roma como nós já vimos Paulo escreve essa carta a Igreja de Roma com o objetivo de.

Apresentar-se apresentar o evangelho que ele prega e angariar o apoio dos crentes de Roma para a missão que Paulo tinha no coração que era pregar o Evangelho na Espanha e Paulo então na carta apresenta no capítulo 1 e no capítulo 15 os seus planos os seus projetos de estar com os romanos e de lá ser enviado para a Espanha e no miolo ele faz uma exposição das da Verdade que ele prega do evangelho que ele ensina então na.

Primeira parte da carta do capítulo 1 até o Capítulo 11 ele fala a respeito da perdição do homem tanto judeu como Gentil fala da justificação pela fé em Cristo Jesus fala da santidade de vida da libertação dos nossos pecados da libertação da condenação da lei da vida no Espírito Santo Explica qual é a posição da Nação de Israel dentro do plano de Deus e a partir do capítulo 12 ele trata de questões práticas Quais são as implicações para a vida cristã de.

Todas essas grandes doutrinas Paulo estava familiarizado com algumas questões que estavam acontecendo na igreja de Roma alguns problemas que estava acontecendo na igreja de Roma e um deles Era exatamente a o relacionamento entre juDeus convertidos e não juDeus convertidos e o problema basicamente residia no seguinte muitos juDeus em Roma que haviamido no evangelho eles tinham dificuldade e abandonar os costumes judaicos que eles.

Praticaram a vida toda eles haviam sido ensinados que não podiam comer determinados tipos de comida que não podiam beber determinadas coisas e que havia dias durante o ano que era dia Santos tinha um calendário sagrado que o judeu guardava então mesmo que ele tinha crido em Cristo Jesus entendido que Cristo era o Messias prometido por conta do hábito por conta do costume e talvez até por deficiência na fé esse juDeus.

Não se sentiam livres para comer qualquer tipo de comida não se sentiam livres para considerar todos os dias iguais e de um dificuldade a mesa para comer com pessoas que pensavam diferente deles e você tinha por outro lado convertidos em Roma era Romanos gregos que haviamido no evangelho e que entraram que entraram na mesma igreja e que se sentiam absolutamente livre de.

Qualquer restrição da lei de Moisés Primeiro eles não era um juDeus e segundo ele já tinham entendido que em Cristo essas leis haviam passado elas tinham um propósito no antigo testamento mas no novo com a vinda de Cristo essas leis perderam a validade e a jurisdição sobre o fiel a lei agora é a lei de Cristo é a lei do amor de viver para a glória de Deus amando a Deus e ao próximo como a si mesmo então esses irmãos inclusive havia juDeus que também se sentiam agora completamente Livres.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Das restrições da lei de Moisés tanto esse juDeus Como gentios eles então

    Estavam exercitando a sua liberdade comendo todo tipo de comida e considerando todos os dias iguais e aí havia conflito havia dificuldade imagine uma situação prática pensar na situação prática a igreja de Roma marcou um encontro de casais o prato principal era feijoada com toucinho de porco.

    Os gentios que não eram juDeus não tinha dificuldade nenhuma se não comia o porco era porque não gostava mas não tinha nenhuma proibição teológica doutrinária religiosa mas os juDeus convertidos eles olhavam por pouco e dizia esse animal é um animal imundo de acordo com a lei de Moisés é nome sinto a vontade para comer isso aí e aí como é que você ia colocar no mesmo evento pessoas que tinham diferentes cardápios movidos a convicções religiosas era uma dificuldade a comunhão na igreja de Roma Lembrando que naquela época era prática.

    Dos cristãos se reunir com frequência para comer em juntos e traziam alimentos de casa compartilhavam entre si era uma prática chamada de festa da Fraternidade que durou até o século 2 por conta dos abusos ela foi proibida né ou foi caiu em desuso a partir do século II mas até lá era comum os cristãos todo domingo se reunirem para comer juntos nas casas e trazer um alimento de casa e imagina a confusão que isso iria causar por conta.

    Das restrições religiosas que algumas pessoas tinham com relação a comida e também com relação à questão dos dias Paulo Então trata desse assunto aqui ele vai quando ele aborda esse assunto nos Capítulos 14 e 15 da Romanos ele chama o grupo de irmãos juDeus e gentios que se sentiam livres para comer qualquer tipo de comida sem qualquer restrição restrição ele chama de fortes ou sejam.

    Pessoas cuja fé era robusta o suficiente para não se sentir culpado ou com a consciência culpada por comer aquele tipo de comida que antigamente era proibido pela lei Moisés Paulo chama essas pessoas de fortes na fé e aqueles que tinham melindres que tinham dificuldades escrúpulos de comer qualquer tipo de comida Paulo chama de fraco fraco na Fé ou seja a fé daquelas pessoas eram era uma fé defeituosa era uma fé débil era uma fé que precisava de.

    Reparo que precisava de ajuda então Paulo trata os dois grupos usando esses nomes eu estou explicando isso porque a gente vai encontrar esses dois nomes aqui então é preciso que a gente já sabe do que São Paulo está tratando nós vimos que Paulo coloca dois princípios até agora vemos dois princípios que Paulo coloca para que para ajudar aqueles irmãos a conviver no geral Paulo se dirige aos fortes porque quem é forte tem mais responsabilidade do que os fracos então ele se dirige aos fortes e ele primeiro o primeiro princípio que tá.

    Na primeira parte do Capítulo 14 é que Cristo é o nosso Senhor ele é senhor tanto dos Fracos como o senhor dos fortes porque essa questão como isso ou não como Aquilo não é uma questão essencial para salvação é aquilo que a gente chama de a diáfora ou coisas indiferentes e que pensar de um jeito ou do outro não vai afetar a minha fé em Cristo para perdão de Pecados então Paulo diz que Cristo é senhor tanto dos Fracos como dos fortes e que quem come quer agradar a Cristo e quem não come.

    Também quer agradar a Cristo então o desejo de todos é o mesmo em torno do mesmo Senhor então o senhorio de Cristo é colocado como aquele primeiro princípio que deveria ser observado para que os dois grupos permanecessem juntos eles têm o mesmo Senhor e tem o mesmo objetivo que agradar esse senhor o segundo princípio que Paulo coloca é o princípio de que a liberdade Cristã ela é controlada pelo amor ao próximo e aqui ele está se dirigindo aos fortes você se sente livre para comer todo tipo de.

    Comida e você tem esse direito em Cristo Porque de fato nenhuma comida em si é impura diz o apóstolo Paulo aqui mas se você come com escândalo se você serve de tropeço para consciência do seu irmão então por amor ao seu irmão você deveria abrir mão do seu direito seja a minha liberdade em Cristo ela é limitada pelo amor ao próximo e pelos interesses do Reino de Deus e agora nós encontramos um terceiro princípio que é o que nós lemos aqui onde Paulo coloca o exemplo de.

    Cristo como modelo particularmente para os fortes primeiro no fato de que Cristo

    Não agradou a si mesmo Cristo não agradou a si mesmo mas ele veio ao mundo para agradar ao pai e fazer a vontade do pai e segundo que Cristo ele sendo o nosso modelo ele nos acolheu da mesma forma nós devemos acolher os nossos irmãos Então é isso que nós vamos ver nessa noite esse terceiro princípio e com isso Paulo encerra a questão.

    Das Diferenças de opinião a respeito desse assunto nós vamos dividir a nossa passagem em duas partes na primeira parte o apóstolo Paulo fala que nós que somos fortes devemos agradar os irmãos fracos naquilo que é bom para edificação conforme Cristo fez tá do verso primeiro até o verso 6 e na segunda parte ele diz que nós ele tá falando para os dois grupos devemos acolher mutuamente como.

    Também Cristo fez e aí ele encerra o assunto é interessante que cada uma dessas partes ela segue a mesma estrutura uma exortação depois fala do exemplo de Cristo cita a escritura e termina com oração então Paulo estruturou essas duas partes do mesmo jeito e Isso facilita a nossa compreensão Então vamos sem demora mais para a primeira parte onde eu aposto Paulo diz que nós devemos procurar agradar os outros e não a nós mesmos como também Cristo.

    Não se agradou a si mesmo mas procurou agradar o pai está indo o verso primeiro até o verso 6 ele começa dizendo no verso primeiro Ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar nos a nós mesmos Então essa exortação que ele faz aqui ele faz para os fortes e ele se identifica como forte no verso primeiro nós que somos fortes isso é significativo porque Paulo era um.

    Fariseu Paulo era um juDeus Zeloso da Lei ele seguia estritamente todas as observâncias do Antigo Testamento entre elas aquela dieta as restrições alimentares que foram mandadas por Deus através de Moisés e que você encontra no livro de Levítico Inclusive a guarda do calendário sagrado que incluía as três grandes festas Tabernáculo Páscoa e Pentecostes e a guarda do sábado da Lua Nova Paulo guardava aquilo estritamente fazia parte da religião dele quando ele conheceu a Jesus Cristo.

    No caminho de Damasco ele compreendeu que Cristo era consumação e o cumprimento de toda aquela lei e agora ele não se sentia mais obrigado a seguir aquelas leis da antiga aliança que tinha a ver com usos e costumes mas ele se sentia livre livre para comer de tudo e considerar todos os dias iguais em vez de seguir aquele calendário Sagrado é claro o que está em jogo aqui não é o dia de domingo não é a questão aqui é.

    Assim um judeu deveria por obrigação continuar a guardar o sábado e outras datas do calendário religioso Paulo se sente absolutamente livre para não fazer isso então esse considera forte e aqui no verso primeiro então ele faz um apelo aos demais irmãos da igreja de Roma que pensam como ele outros juDeus liberados Não é vamos chamar assim que se sentiu completamente livre cheias da lei de Moisés ele diz ele faz essa exortação nós devemos suportar as debilidades dos fracos os fracos aqui.

    São aqueles irmãos que tinham aquela dificuldade Paulo diz que nós devemos suportar as debilidades do fraco Note que embora Paulo os considera como irmãos ele considera os fracos como irmãos mas considera que a fé deles é débil isso aqui é um ponto importante quando a Bíblia manda que a gente não causa escândalo para o irmão fraco isso não significa que a gente não pode chegar ou não deve chegar no irmão fraco e dizer Olha eu não vou comer sarapatel na tua frente nem bolinho de Cosme e Damião balinha de Cosme Damião na tua frente porque eu sei que tu fica ofendido mas eu queria que você.

    Estudasse a Bíblia que você verificasse se esse escrúpulo seu é uma coisa baseada na bíblia ou uma questão da prática evangélica brasileira alguma coisa da tua consciência ou da tua própria experiência ou psicológico Seja lá o que for mas fica se tem fundamento Então não é para deixar o fraco quieto não vamos respeitá-lo mas também nós vamos chegar nele a palavra suportar aqui que Paulo usa significa literalmente carregar como quem carrega.

    Um fardo então quando ele diz nós que somos fortes devemos suportar a debilidade dos Fracos significa que nós devemos ajudar os fracos a carregar os seus fardos ou no caso aqui o sentido é ajudá-los a perceber que aquelas restrições e aqueles escrúpulos tudo já se cumpriu em Cristo Jesus e que eles podem se sentir livres de toda aquela legislação que a gente chama de.

    Legislação cerimonial é essa orientação que Paulo dá para os fortes suporte carregue ou ajude os fracos a carregar as debilidades da sua fé e não procure agradar se a si mesmo final eu peço um Não procure agradar-se a si mesmo porque se a nossa tentação não é eu tenho direito de comer o que eu quero já estou livre em Cristo A minha fé me diz que eu posso comer o que eu quiser e de repente eu vou deixar de comer porque tem um irmãozinho que fica escandalizado ou que.

    Vai ser levado a fazer a mesma coisa e se sentir culpado por conta do meu exemplo então eu vou abrir mão da minha liberdade por conta do que os outros pensam sim é exatamente isso que Paulo tá dizendo porque o alvo do Cristão final do verso 1 não é agradar a si mesmo nós não devemos não é essa razão de sermos cristãos Não é esse o nosso chamado agradar a nós mesmos não vivemos para agradar a nós mesmos não é essa orientação da nossa vida.

    No verso 2 Paulo Então tira uma conclusão portanto Já que é nosso dever dever dos fortes suportar as debilidades dos Fracos portanto cada um de nós a grade o seu próximo do que é bom para edificação como é que eu agrado um fraco no que é bom para edificação ajudando ele a se fortalecer na fé mostrando para ele a benção que é a liberdade em Cristo O que é como é maravilhoso viver sem as.

    Restrições da antiga aliança toda aquela legislação toda aquelas proibições gente no meio evangélico infelizmente existe muito legalismo normas agora trazendo para nós normas práticas leis que foram criadas pelos homens pela tradição e que são colocadas na consciência dos fiéis tem crente que se sente culpado que não tem certeza da sua salvação vive angustiado de que desafiando a Deus ou desobedecendo a Deus qualquer coisa que.

    Ele faça ele não conhece a liberdade alegria o gozo da salvação é viver livremente em Cristo Jesus tem muito legalismo no meio evangélico e essa palavra ela precisa ser dita nós temos que ajudar as pessoas a entender a liberdade em Cristo Jesus e usar essa liberdade de maneira responsável é isso que significa o verso 2 cada um de nós agrade o seu próximo no que for bom para edificação no contexto seria ajudar os fracos a crescerem na fé assim.

    Fortalecer e deixar de lado aquelas restrições que não tem fundamento nenhum na palavra de Deus e aí vem o exemplo de Cristo que é colocado como estímulo peço três porque também Cristo não se agradou a si mesmo nós somos discípulos de Cristo ora o nem Cristo se agradou a si mesmo Cristo Não viveu para buscar o seu próprio prazer ele não viveu para buscar os seus interesses ou desfrutar a sua plena Liberdade ao contrário veja aí o verso 3 antes diz o apóstolo Paulo como está.

    Escrito as injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim aqui Paulo descreve a atitude de Cristo citando as palavras de Davi no salmo 69 verso 9 Esse é um Salmo messiânico Salmos messiânicos são aqueles salmos e que o Messias fala em que o autor do Salmo profetiza a respeito do Messias e nesse Salmo há uma descrição do Sofrimentos messiânicos dos Sofrimentos que o servo do Senhor haveria de passar.

    E entre eles está isso aqui Quando ele diz que as injúrias ó Deus dos que te injuriavam os insultos os xingamentos todas as palavras e as maldades daqueles que te injuriavam elas caíram sobre mim nesse Salmo o Messias se apresenta como sendo aquele que vai receber sobre ele as injúrias que os homens dirigem a Deus ele Como que toma o lugar do servo sofredor daquele que vai sofrer pela.

    Culpa da humanidade e Pelos Pecados da humanidade ou seja Paulo está dizendo que Cristo Ele veio ao mundo não para se agradar a si mesmo mas para levar sobre si as injúrias dos homens Ele veio para agradar ao pai como ele disse lá no Getsêmani se possível passa de mim esse cálice mas se não seja feita a tua vontade e não a minha a vida de Cristo sempre foi orientada Por Esse princípio.

    Agradar o pai fazer a vontade do pai ainda que aquilo tem ali custado morte e morte de Cruz O próprio Cristo não procurou se agradar a si mesmo conforme já estava escrito ele se entregou para sofrer e pagar as injúrias lançadas sobre o pai para agradar o pai conforme o plano que ele tinha estabelecido antes da fundação do mundo se Cristo tivesse agradado a si mesmo ele não teria descido da Glória ele não.

    Teria encarnado num bebê numa manjedoura ele não não tem encarnado no ventre da Virgem Maria digo e não teria nascido como bebê numa manjedoura no local humilde no estábulo ele não teria nascido de um povo pequenininho perdido lá no meio do Oriente Médio obscuro ele não teria vivido uma vida de Sofrimento de hostilidade e muito menos passaria pela traição e pela morte de cruz e pelo sepultamento como ele passou se o.

    Interesse dele fosse agradar a si mesmo mas exatamente porque o alvo de Cristo sempre foi agradar o pai é que ele desce da Glória assume a nossa passa por todo aquele sofrimento para que no fim ele possa fazer a vontade do pai o argumento de Paulo é exatamente Esse verso 3 também Cristo não se agradou a si mesmo não se agradou a si mesmo assim também vocês vocês não devem buscar agradar a si mesmo mas buscar o interesse de Deus e o bem do próximo acima do seu próprio.

    Interesse no verso 4 o apóstolo Paulo explica que isso que a Bíblia diz a respeito de Cristo não é só sobre o Messias porque alguém poderia dizer tudo bem Não é isso de agradar ao Pai a ponto de abrir mão da sua glória e de sofrer Isso é coisa para o Messias não diz o apóstolo Paulo tudo o que outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e pela Consolação das escrituras temos.

    Esperança aquele Versículo do salmo 69 diz o apóstolo Paulo não se aplica somente ao Messias não porque tudo o que está escrito no Antigo Testamento foi escrito para o nosso ensino ou seja aquilo que se diz de Cristo também é dito dos seus discípulos foi para o nosso ensino que Davi escreveu que escreveu para que nós também tivéssemos a mesma atitude de Cristo para que nós também procurássemos agradar o pai em todas as coisas e não buscar o nosso interesse aqui Paulo.

    Declara Qual foi o propósito de Deus em nos dar a sua Revelação por escrito com que objetivo Deus nos deu esse livro para que aquele nos deu esse livro A Resposta tá aqui primeiro foi para o nosso ensino é através desse livro que Deus nos ensina ele nos instrui nos seus caminhos ele revela a sua vontade ele diz o que é que nós devemos fazer ele se apresenta e diz aquilo que ele nos oferece gratuitamente em cristo Jesus é através das escrituras.

    Que Deus nos ensina e dessa forma nós temos aprendemos paciência somos consolados e temos esperança que são as três coisas que Paulo menciona que aprendemos a paciência somos consolados e temos Esperança nesse Versículo nós encontramos base para uma das doutrinas mas queridas da reforma protestante sola escritura é através da bíblia e da Bíblia somente que Deus nos ensina nos.

    Consola e nos enche de esperança Porque tudo que foi escrito foi escrito com essa finalidade Essa é a maneira que Deus escolheu e determinou para edificar a sua igreja pelo ensino que vem das escrituras por isso que é importante o estudo da palavra de Deus por isso que é importante estarmos juntos para ouvir a palavra de Deus por isso que é importante você ler a sua Bíblia você meditar sobre na sua Bíblia você estudar a curadamente com Rigor porque através.

    Dela que Deus consola Deus dá paciência e Deus enche de Esperança então não pense que o que está escrito foi só com relação a Cristo não diz o apóstolo Paulo tudo que foi escrito foi para o nosso ensino se aplica a nós também Esse princípio depois de dizer isso então Paulo ora pelos Romanos tá indo verso 5 ao verso 6 hora o Deus da paciência e da Consolação vos concedam mesmo sentir de uns para com os outros segundo Cristo.

    Jesus para que concordemente é uma voz glorifiqueis ao Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo nessa oração que Paulo aqui faz pelos Romanos ele se dirige a Deus como sendo Deus da paciência e da Consolação não é sem razão porque não vê essa anterior Ele disse que pela Bíblia Deus nos dá paciência e nos dá Consolação E então agora no verso 5 refere a Deus como sendo aquele Deus que concede estas duas coisas aquilo que Deus promete Ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8XKECcW4RN8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem