09. A Cegueira de Israel (Am 4.4-13)

09. A Cegueira de Israel (Am 4.4-13) Saudamos os irmãos com a paz do Senhor Jesus me lembro que faz uns dois domingos mais ou menos que aconteceu a mesma coisa me levantei para pregar o couro aí Tive que sentar aí na reunião do conselho eu disse rapaz eu fico pagando mico aos presídios disseram o senhor não paga mico o seu paga micodemos então depois de mais um Nicodemos vamos em frente Amós Capítulo 4 dando sequência irmãos a exposição da palavra de Deus no livro desse profeta.

09. A Cegueira de Israel (Am 4.4-13)

Que nos desafia tanto Amós Capítulo 4 nós vamos do verso 6 perdão do verso 4 até o verso 13 nós vamos repetir os versos 4 e 5 apenas para dar sequência ele já foram expostos no domingo anterior mas para fazer sentido que nós vamos ler agora.

Deus falando através de Amós diz as seguintes palavras ao povo de Israel do reino do norte Vinde a Betel e transgredir a gilgal e multiplicai os transgressões e cada manhã trazei os vossos sacrifícios e de três em três dias os vossos dízimos e oferecer sacrifício de louvores do que ela é verdade e apregai apreguai e ofertas voluntárias e publicaias porque disso gostaz ou filhos de Israel disse o senhor Deus também vos deixei de dentes.

Limpos e em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares Contudo não vos convertestes a mim disse o senhor Além disso retive de voz a chuva três meses ainda antes da ceifa e se chover sobre uma cidade e sobre a outra não um campo Teve Chuva mas o outro que ficou sem chuva se secou andaram duas ou três cidades indo a outra cidade para beberem.

Água mas não se saciaram com tudo Não vos convertestes a mim disse o senhor feri-vos com crescimento e a ferrugem a multidão das vossas hortas e das vossas vinhas e das vossas Figueiras e das vossas Oliveiras devorou o gafanhoto Contudo não vos converterstes a mim disse o senhor envia peste contra vós outros a maneira do Egito os ossos jovens Mateus a espada e os vossos cavalos deixei-os levar presos e o mau.

Cheiro dos vossos arraiais fez subir aos vossos narizes com tudo Não vos convertestes a mim disse o senhor subverti alguns dentre vós como Deus o senhor perdeu a Sodoma e Gomorra E vós fostes como ti são arrebatado da fogueira Contudo não vos converteis a mim disse o senhor portanto assim te farei ó Israel e por que isso te farei prepara-te ó Israel para te encontrares com teu Deus.

Porque ele quem forma os montes e cria o vento e declara o homem qual é o seu pensamento e faz da manhã trevas e Pisa os autos da terra Senhor Deus dos exércitos é o seu nome até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez essa feita pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreensão da palavra ó Deus são os diante da tua palavra.

Inspirada por teu bendito espírito destinada a nos instruir nos caminhos do Senhor e nós pedimos que a exposição dela nessa manhã traga a luz a clarear a mente o coração anime os desanimados chame os desviados consoles Aflitos e abatidos e em tudo nos traga mais próximos de ti a pessoa Senhor cada pessoa que está aqui nessa manhã de acordo com a necessidade que o Senhor conhece tão bem É o que pedimos.

Em nome de Jesus amém queridos nós estamos diante de um dos textos mais dramáticos de toda a Bíblia onde o profeta Amós mostra até que ponto a cegueira do Povo de Deus pode chegar na mensagem anterior a nós havia revelado que Deus tinha feito um juramento Deus Tinha jurado pela sua santidade que haveria de castigar o povo de Deus o seu próprio povo no caso a referência é Israel o reino do Norte.

Capital Samaria Deus havia jurado pela sua santidade que faria cair sobre a nação de Israel os mais terríveis juízos isso porque ele é santo seu povo estava afrontando a sua Santidade e a santidade de Deus exigia que o castigo sobre as criaturas Rebeldes fosse executado e Deus haveria de para isso para o juízo que ele disse que traria Ele disse que faria isso através de uma nação inimiga.

Deus estaria levantando os assírios O Reino que disputava no horizonte político como sendo a maior potência mundial da época os assírios eram conquistadores e estavam numa campanha contra o Egito e a Síria Egito Israel bem no meio os assírios estavam descendo para guerrear contra os egípcios e passavam exatamente por Israel e Deus iria usar isso como instrumento da sua justiça da sua ira contra o seu povo os.

Assírios haveriam de destruir os Palácios as mansões as muralhas das cidades do Reino do Norte a começar em Samaria a sua capital a razão porque Deus tinha feito um juramento tão grave solene jurar pela sua santidade queria destruir o seu próprio povo nos as razões que nos são dadas são três primeira a vida opulenta fácil Osten de.

    Ostentação das mulheres de Samaria que Amós chama de vacas de Bazan conforme

    Nós vimos Na mensagem anterior segundo a opressão dos pobres e dos necessitados que era feita pelos maridos dessas mulheres pressionados por elas a manter um padrão de vida de luxo de Ostentação de banquetes e de bebida está aí nos versos 1 e 2 do Capítulo 4 e o terceiro motivo porque Deus jurou que haveria de.

    Castigar a nação de Israel é que eles haviam se desviado para o culto A falsa religião do bezerro de ouro que era centrada em Betel e gilgal onde o rei Jeroboão primeiro havia feito Bezerros de ouro se inspirando naquele Bezerro de ouro que foi feito por Arão lá no deserto ao pé do Monte Sinai e colocando como sendo os Deuses que de fato haviam tirado Israel da terra do Egito para lá todo o povo ia o rei frequentava Betel o rei geroboão segundo.

    Frequentava o santuário de Betel que era bastante concorrido e ali eles imitavam o culto que era oferecido a Deus em Jerusalém tinha uma ordem de sacerdotes que não era levita e oferecia um sacrifícios trazem ofertas e cantavam louvores ao Bezerro de ouro era um culto de prosperidade como todos os cultos pagãos era voltado para a busca da prosperidade das colheitas da riqueza da Vitória na guerra assim também os.

    Israelitas estavam fazendo Esse era o povo de Deus Este era o povo com quem Deus tinha uma aliança o povo que tinha recebido a lei de Deus dada através de Moisés por conta disso Deus jurou que o castigo haveria de vir apesar e tudo isso apesar dos esforços que Deus havia desenvolvido em sua misericórdia para trazer Israel ao arrependimento e a conversão esse juízo não seria uma.

    Explosão de raiva de Deus mas seria o resultado da provocação constante do Povo de Deus através da quebra metódica dos mandamentos de Deus da opressão dos fracos e dos oprimidos e de uma vida de ostentação onde tudo girava em torno do Ego do eu e da satisfação dos desejos pessoais o capítulo termina com apelo de Deus a Israel que se prepare para se encontrar com Deus.

    Porque apesar de tudo que Deus tinha feito a nação não queria se converter ao chamados do Senhor então nessa manhã nós queremos ver em primeiro lugar o que é que Deus fez para alertar a nação de Israel a lista é grande aí nós acabamos de ver depois nós vamos ver a cegueira da Nação de Israel e terceiro a convocação para o dia do juízo prepara-te para te encontrar esse com teu Deus então primeiro lugar o que.

    Que Deus tinha feito para alertar Israel de que o castigo estava chegando está aqui relatado do verso 6 em diante Deus vinha chamando a nação ao arrependimento de duas maneiras primeiro através dos Profetas a nós não era o primeiro profeta que Deus tinha mandado pregarem em Israel e anunciar o juízo em caso de não conversão antes de Amós nós temos Jonas nós temos Elias nós temos.

    Eliseu Provavelmente o profeta Joel todos eles enviados com o objetivo de alertar Israel sobre o risco que eles estavam correndo de provocar em a Deus com todos aqueles tipos de Pecados de ordem social e religioso segundo lugar Deus vinha alertando a nação de Israel através das calamidades naturais que ele regularmente estava mandando contra a nação através das.

    Circunstâncias dos Desastres das tragédias que Deus havia enviado esperava Deus que o povo perguntasse porque é que veio essa seca ou por que que nós estamos derrotados diante dos nossos inimigos Por que que tá faltando pão porque essa estiagem tão grande por que que essa praga de gafanhoto aqui Deus esperava que o povo refletir-se a respeito de todos esses males que o próprio Deus estava mandando e que serviriam como espécie de alarme.

    De algo para despertar o povo da ignorância da dureza de coração em que

    Eles estavam vivendo aqui a Morte Nos dá um resumo histórico do que que Deus vinha fazendo com o objetivo de alertar Israel e note a ênfase na passagem no fato de que foi o próprio Deus O próprio Deus que havia feito por exemplo logo no primeiro no verso 6 também vos deixei de dentes.

    Limpos em vossas cidades se referindo a fome no hebraico diz literalmente eu eu mesmo vos deixei de dentes limpos então há uma ênfase no hebraico em que Deus está dizendo essas calamidades elas não foram acaso elas não simplesmente aconteceram mas fui eu que quem trouxe estas coisas sobre vocês com o objetivo de Despertar vocês olha a relação então das calamidades que Deus tinha trazido estava trazendo sobre o povo como como.

    Parte do seu propósito de despertar o povo de chamar o povo arrependimento primeiro Deus mandou fome para a nação verso 6 também eu eu mesmo vos deixei de dentes limpos em vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares dente limpo aí não é porque eles escovavam os dentes é porque não tinham que comer não é eles estavam com os estômagos vazios e havia falta de pão em todas as cidades o livro de dos Reis e o livro das Crônicas.

    Nos dizem que durante a época do Profeta Eliseu ouviu o período de sete anos de fome e seca e durante o tempo do profeta Elias três anos e meio não eram Coincidências não eram acidentes climáticos mas era a mão de Deus sobre a nação de Israel com o objetivo de despertar-los dos seus pecados e da situação de cegueira em que eles estavam vivendo versos 7 a 8 Deus diz que ele trouxe seca sobre o campo dizendo assim.

    Além disso eu tive de vós a chuva três meses ainda antes da ceifa Se chover uma cidade e sobre a outra não um campo Teve Chuva o outro que ficou sem seca se secou e vocês tiveram que andar duas ou três cidades a outra cidade para beber água mas não se saciaram Deus também tinha trazido aquela seca violenta sobre a nação de Israel ele reteve a chuva três meses antes da ceifa essa chuva era a chuva de.

    Inverno que caía entre outubro e Fevereiro e que era essencial para safra do meio do ano em junho se não chovesse naquele período a safra estava perdido Deus segurou a chuva exatamente por aqui houvesse não tivesse a colheita não tivesse safra Viesse a fome e o povo perguntasse o que é que está acontecendo Nós somos o povo de Deus por que que estas coisas estão acontecendo Deus fez chover inclusive no lugar e no outro não.

    Fez chover num campo e noutro Campo não com que dissesse assim o que que falta eu fazer para vocês verem que isso aqui não é um acidente natural que não é um resultado condições climáticas aleatórias tá chovendo nessa cidade Não nessa tá chovendo nesse campo e não nesse Será que vocês não estão vendo quem é que está por trás disso tudo a situação era tão grave que os juDeus diz o texto tinham que caminhar de cidade em cidade procurando água e não.

    Tinham naquela época as águas da chuva eram armazenadas para servirem como água potável na falta de chuva não não tinha água para beber posso eram escassos a técnica de furar Poços nem sempre naquela época era primitiva nem sempre atendia a necessidade e não havendo chuva faltava água para beber eles andavam de cidade procurando água se tinha um pouquinho e passavam muita necessidade terceiro lugar Deus havia castigado as.

    Plantações dos juDeus com pragas versos 9 eu feri vocês com crescimento e ferrugem a multidão das vossas hortas e das nossas vinhas e das nossas Figueiras e das vossas Oliveiras devorou o gafanhoto aqui o crescimento e a ferrugem são pragas nas plantas ele está se referindo a aparência da planta o crescimento é por conta do vento forte e algumas pragas fazem com que as folhas fiquem amareladas parecendo que elas estão.

    Enferrujadas Deus havia mandado isso aí sobre a horta dos juDeus e como se não bastasse mandou o gafanhoto palavra gafanhoto no hebraico é o cortador é aquele gafanhoto não é bonitinho que a gente que as crianças brincam eu me lembro quando era pequeno que eu gostava de pegar um gafanhoto e botar dentro de uma caixa de fósforo para ouvir ele batendo lá dentro né Coisa de Criança malvada Mas isso não era esse gafanhoto não o gafanhoto aqui era um gafanhoto pretão e que cortava mesmo acabava com a.

    Plantação tanto é que o nome dele em hebraico é cortador eu mandei o cortador o gafanhoto cortador ele vinha pra acabar mesmo e atingiu as três árvores principais de Israel Havia três árvores que os juDeus apreciavam era a videira a Figueira e tá faltando mais um aqui eu anotei e a Oliveira eram as três árvores nacionais de Israel dela se tirava o vinho se tirava o azeite se fazia pasta.

    De figos era a alimentação básica dos judeu vindo essas três árvores elas são mencionadas aqui a morte está dizendo eu mandei Deus mandou o gafanhoto cortar exatamente todas essas árvores e que vocês têm como essencial para vida de vocês e enquanto isso Israel Tava orando ao Bezerro de ouro e pedindo prosperidade Né tava lá em Betel gilgal perceba nos templos pagãos que eles tinham elegido e orando ao Bezerro de ouro pela prosperidade oferecendo ofertas e sacrifícios e eles não.

    Prestavam atenção no que estava acontecendo ao redor deles no verso 10 Deus diz que mandou a peste contra o seu próprio povo enviei a peste contra vós outros a maneira do Egito mandou peste que a maneira do Egito quando a gente Lê as dez pragas do Egito a quinta praga era peste entre os entre os animais que matou todos eles e a sexta praga foi úlceras para os homens e para os animais.

    Matando muita gente também era como se Deus dissesse Assim vocês estão vendo essas úlceras Essas pragas essa peste que eu tô mandando entre vocês isso não dá um déjà vu isso não lembra vocês uma situação anterior sim eu fiz isso com o Egito com o povo inimigo de vocês agora eu tô tratando vocês da mesma maneira que Eu tratei os egípcios Será que isso não significa alguma coisa será que vocês não estão percebendo porque que eu estou fazendo isso como você não bastasse verso 10 ainda.

    Deus trouxe guerra contra o seu próprio povo final do verso 10 os vossos jovens eu matei a espada é claro que Deus não desceu do céu com a espada e matou os jovens ele está se referindo ao fato de que os jovens que morreram em guerra Eles foram mortos pelos adversários porque Deus deu força Deus estava do lado dos Inimigos de Israel e não do lado do seu próprio povo então no final foi como se Deus tivesse matado os.

    Próprios jovens os nossos jovens mattenha a espada os vossos cavalos deixei levar presos é claro os inimigos vieram conquistaram algumas regiões do reino do norte venceram algumas batalhas mataram jovens soldados levaram os animais presos mas por trás de tudo isso estava a mão de Deus a ponto de Deus dizer fui eu que deixei que vocês perdessem os seus animais e perdessem olha e ele continua e o mau.

    Cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes a carniça o cheiro de carniça dos animais mortos dos jovens mortos na batalha Eu Que Não Foram sepultados pela grande quantidade eu deixei que o cheiro de carniça subisse até os acampamentos os arraiais e cidades de vocês e também por último como se não bastasse verso 11 Deus diz eu subverti alguns dentre vós ou algumas cidades de entre vocês como Deus subverteu a Sodoma e.

    Gomorra e fostes como um Tição arrebatado da fogueira a gente não sabe Exatamente é o que que a morte Está se referindo aqui a gente sabe o que que aconteceu com Sodoma e Gomorra aquelas cidades da planície que por conta da imoralidade Deus destruiu descendo Fogo do Céu e subverteu aquelas cidades O Profeta Amós disse que Deus fez a mesma coisa com algumas cidades de Israel subverti alguns de vós como Sodoma e.

    Gomorra Talvez uma Deus fez isso através de terremoto chuva de pedra alguma outra coisa algum fenômeno natural que Deus usou para destruir população de cidades inteiras e os que sobraram diz aqui foi como um que são tratado da fogueira ou seja um galho que atirado do fogo no último minuto escapou por um triz como ló escapou lá de Sodoma lembra a história então Ló era como um galho tirado o Tião tirado do fogo né o fogo.

    Desceu sobre Sodoma e Gomorra e Ló escapou por um triz com a gente diz escapou fedendo né fedendo a fumaça escapou só ele e as filhas dele deixou tudo perdeu tudo Deus tinha como objetivo despertar o povo para a teologia do Reino do Norte para a maneira de pensar do Povo de Deus naquela época era impensável que Deus os tratasse como tratar tratou e sodomitas mas Deus estava fazendo a mesma coisa da mesma maneira que as pragas semelhante.

    Ao Egito deveriam levar o povo a pensar a maneira como Deus destruiu algumas cidades a semelhança de Sodoma e Gomorra também deveria levar o povo a pensar enquanto isso acontecia o povo ia lá para os santuários de Betel e adorar os bezerros de ouro e a continuar naquele culto de na teologia da prosperidade deles que era teologia do reino do norte pedindo bênçãos pedindo prosperidade pedindo colheitas pedindo Fartura na Safra e nada daquilo na verdade estava.

    Acontecendo e aqui isso me leva ao segundo ponto esse primeiro é o Sumário do que é que Deus fazendo para despertar a nação de Israel para o seu verdadeiro estado segundo ponto é a cegueira de Israel o estado da Nação de Israel que era de pura insensibilidade ignorância de falta de discernimento ele não tava percebendo o ponto para a gente entender aqui a cegueira de Israel nós vamos ter que.

    Voltar lá para Deuteronômio Capítulo 28 Onde Moisés por ordem de Deus estabeleceu os termos da Aliança do Senhor com seu povo Aliança de Deus com Israel era uma aliança em que Deus se colocava se propunha como o Deus de Israel Deus único e verdadeiro e a nação de Israel Os descendentes de Abraão seriam seu povo povo exclusivo povo abençoado povo escolhido de entre todas as nações da.

    Terra e essa aliança de Deus com Israel tinha como selo a circuncisão E foi sacramentada com sangue de Cordeiros e estabelecida através das tábuas da lei onde estavam os dez mandamentos e as condições da aliança era essa se era eram essas Se vocês me obedecerem eu abençoarei vocês com todo tipo de Benção benção material bença espiritual darei vitória sobre os inimigos darei colheitas fartas as vacas de vocês vão dar cria não haverá mulher estéril no.

    Meio de vocês vocês serão felizes e abençoados Mas se vocês me desobedecerem os seguintes castigos virão sobre vocês então vamos ver o que é que Deus diz o capítulo é longo Eu não quero ler todo mas eu quero ler especialmente no Capítulo 28 veja começando no verso 15 tá escrito lá os castigos da desobediência vem a lista de castigos que Deus mandaria agora veja a partir do verso 21 e veja semelhança.

    Desses castigos com os desastres que Deus estava mandando sobre a nação de Israel lá no livro de Amós verso 21 o senhor fará com que a pestilência se apegue a ti até que consuma terra e que passa Que passas para possuir o senhor te ferirá com ti Zica com febre inflamação Calor Ardente ou crescimento se cura aí vem o crescimento agora e a ferrugem lembra que a morte usa exatamente essas duas palavras que eu queria a plantação de.

    Vocês com crescimento e ferrugem e isso te perseguirá até que pereças os teus céus sobre a tua cabeça serão de bronze quer dizer não vai descer água de lá seca e a terra debaixo de ti será de Ferro porque ela não vai produzir absolutamente nada por chuva da tua terra o senhor te dará após cinza dos céus descerá sobre ti até que seja destruído o senhor te fará cair diante dos teus inimigos os jovens mortos a espada por um caminho sairás.

    Contra eles por sete fugirás serás motivo de horror verso 26 o teu cadáver será de servirá de pasto a todas as aves do céu e a carniça subindo né porque um cadáver não ser puto a carniça só é exatamente a nós o que amostra fazendo aqui é dizendo a nação de Israel de Israel Será que vocês não estão vendo o que é que tá acontecendo Vocês estão recebendo os castigos da Aliança Esses são os castigos que Deus Disse que.

    Mandaria se vocês desobedecessem a ele se vocês quebrassem os termos da Aliança é exatamente a mesma coisa era esse o alvo de Deus ele começou a mandar todos aqueles juízos que ele tinha dito que um dia mandaria Se a Nação de Israel se levantasse contra ele desobedecesse deixasse de andar nos seus caminhos os juDeus deveriam ter percebido que Deus estava irado Contra Eles Mas em vez disso eles continuavam o seu culto falso aos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x4HpioVy3i0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem