19. O remanescente de Israel (Am 9.7-10)

19. O remanescente de Israel (Am 9.7-10) Queridos vamos abrir a palavra de Deus no livro do profeta Amós Capítulo 9 e nós vamos ler do verso 7 até o verso 10 não sois vós para mim ou filhos de Israel como os filhos do dos etíopes diz o senhor não fiz eu subir a Israel da terra do Egito e de capitor os filisteus e de que os ciros Eis que os olhos do Senhor Deus estão contra esse reino pecador e eu destruirei de sobre a face.

19. O remanescente de Israel (Am 9.7-10)

Da terra mas não destruirei de todo a casa de Jacó Diz o Senhor porque Eis que darei ordens e sacodirei a casa de Israel entre todas as nações assim como se sacode trigo no crivo sem que caia na terra um só grão todos os pecadores no meu povo morreram a espada os quais dizem o mal não nos alcançará nem nos encontrar ó Deus Diante da Tua palavra que é vivia eficaz permanente nós pedimos humildemente iluminação para compreender o seu.

Significado e sua aplicação a nossa vida hoje fala senhor o coração de todos que se encontram aqui presentes torna Esta palavra eficaz na consciência de cada um faz nos lembrar os nossos caminhos nos expor diante de ti permite que sejamos escrutinizados pela tua palavra sondados por ela examinados por ela julgados por ela e de que nós nos submetamos a ela humildemente fala o nosso coração em nome de Jesus amém.

Meus irmãos Deus estava resolvido a trazer um castigo muito Severo sobre os juDeus que eram moradores do reino de Israel o reino do norte e ele já tinha alertado aquele povo várias vezes através dos Profetas de que ele estava indignado com a vida do povo de Deus e que os castigaria se não se arrependessem Moisés era mais um desses profetas que Deus havia enviado antes de Moisés provavelmente Joel com certeza.

Jonas Elias e Eliseu já tinham trazido ao reino do norte essa indignação que Deus sentia pela maneira de viver do seu povo a mensagem de Amós portanto é uma mensagem de chamada ao arrependimento chamando o povo da Aliança voltar aos termos da Aliança é chamar o povo da Aliança a se arrepender dos seus pecados sociais que eram muitos e dos pecados religiosos também como por exemplo os santuários de.

Os santuários que eles tinham erigido no reino do norte com Bezerros de ouro e também outros Ídolos onde sacerdotes e legítimos ofereciam sacrifícios de animais santuários que eram cheios e lotados de juDeus durante as festas religiosas e sábados Além disso havia também o problema da Injustiça social e da opressão contra os pobres da exploração feita pelos Comerciantes e governantes corruptos e desonestos e também uma denúncia daquela vida de luxo de ócio.

Que vivia a classe Nobre dominante de Israel insensíveis para com os órfãos e viúvas por tudo isso Deus estava indignado com seu povo com a nação de Israel por isso agora nós profetiza a chegada do castigo o castigo virá na forma da invasão daquela terra que Deus havia dado aos juDeus de uma potência estrangeira que não somente haveria de se apossar daquela terra mas haveria de destruir os Ídolos e os santuários.

Matar os sacerdotes aniquilar a linhagem real os nobres e ricos que sobrassem seriam escravizados as cidades Palácios e mansões das quais ele se gloriavam seriam arrasados e os que não morressem na invasão seriam levados como escravos para a Síria para Babilônia e para os povos da região da média e da Pesca Deus havia nesse sentido já dado através de Amós vários oráculos Contra isso sobre isso os que tem.

Acompanhado as mensagens em Amós lembram que desde o capítulo primeiro a nós venha anunciando arrependimento e o juízo em caso de não arrependimento depois de vários oráculos onde as causas do juízo são ditos são ditas Deus dá Amós cinco visões que a segunda parte do livro de Amós que nós estamos terminando a visão dos gafanhotos a visão do fogo a visão do prumo a visão do cesto de frutas maduras e na última visão que foi exatamente a mensagem anterior Deus.

Aparece ao lado do Altar no templo de Betel ordenando a destruição do templo e a morte de todos os que ali se encontravam nessa última mensagem a nós anuncia mais uma vez o juízo de Deus e nós podemos tirar vários princípios de como Deus age em juízo nós vimos dois Na mensagem anterior primeiro Deus vai destruir toda imitação da verdadeira religião que era exatamente o que estava acontecendo em Israel que se fazia lá não era aquela.

Religião verdadeira que Deus a Moisés mas era uma imitação feita pelo Rei Jeroboão e todos aqueles que o seguiram e o segundo princípio é não tem como fugir de Deus se você vai se você cavar um buraco até o inferno palavras literais de Amós Deus vai lhe buscar lá se você subir ao céu Deus vai fazer você descer se você for para o monte para o mar onde você for Deus haverá dele encontrar foram esses princípios Que Nós.

Aprendemos na última mensagem a respeito do juízo de Deus que refletem não só aquilo que Deus faz hoje com os ímpios os pecadores os penitentes os Rebeldes aqueles que se voltam contra Deus mas o que ele fará também no dia do juízo quando finalmente a sua Ira for derramada plenamente hoje eu quero ver mais quatro princípios relacionados ao juízo de Deus e que estão aqui nesses versículos que nós acabamos de ler o primeiro dele está no verso 7 Quando Deus diz assim não sois.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Vós para mim ó filhos de Israel como os filhos dos etíopes diz o senhor não fiz

    Eu subir a Israel da terra do Egito e de cartórios filisteus e de quiro e ciros com essas duas perguntas retóricas cuja resposta é sim Deus está dizendo que uma vida impecado anula os privilégios espirituais uma vida em Pecado anula os privilégios espirituais os juDeus se julgavam isentos do castigo de Deus porque Deus os havia escolhido como povo.

    De entre todas as demais Nações da terra o que era um fato e já vimos esse ponto nas mensagens anteriores O problema é que a nação de Israel achava que pelo fato de ter sido escolhida por Deus de entre as demais Nações da Terra isso dava uma certa isenção para que impunidade para que eles pudessem viver uma vida absoluta uma vida errada sem ser castigados por Deus e isso é o que a gente tem chamado.

    Teologia do Reino do Norte a teologia do reino do norte privilégios implicam em impunidade Deus Me Escolheu logo eu posso viver à vontade Deus me elegeu eu posso pecado do jeito que eu quiser porque uma vez só salvo para sempre eu sou eleito sou predestinado foi escolhido por Deus posso viver de qualquer maneira então isso é o que a gente tem chamado de teologia do reino do norte porque é uma religião falsa ela é uma teologia falsa ela é uma imitação.

    Da verdadeira religião e do verdadeiro cristianismo juDeus vizinho mais ou menos isso Deus é conosco porque ele nos tirou da Terra do Egito debaixo de Moisés o Êxodo famoso e Deus é conosco porque ele nos escolheu dia entre as nações Deus é conosco porque fez uma aliança e nos deu a sua lei através de Moisés Deus é conosco porque nós estamos indo bem financeiramente economicamente de fato na época de Amós o reino do norte prosperava debaixo da administração esperta de Jeroboão segundo Deus é conosco pelas vitórias.

    Militares que temos de fato gerou Bom segundo eram estrategista brilhante tinha tido algumas vitórias em guerras locais contra povos vizinhos Deus é conosco porque o seu Santuário tá aqui em Betel por isso não é de admirar a reação dos juDeus quando a morte chegou dizendo Deus vai quebrar tudo isso vocês vão embora dessa terra vocês vão ser invadidos por uma nação estrangeira Deus vai fazer cair sobre vocês a ira dele e o castigo dele a reação do povo foi isso.

    Nunca vai acontecer amor porque Deus está conosco Capítulo 5 verso 14 buscar o bem não mal para quem viveis e assim o senhor o senhor dos exército estará convosco como dizeis vocês é que estão dizendo que o senhor disse está com vocês mas então procurem o bem não o mal ou então quando a nós começou a profetizar a queda do Santuário de Betel O sacerdote amazias confrontou a morte.

    Diz para de profetizar vai para tua terra porque a voz era de Judá não é vai para tua terra e profetiza lá mas aqui você não vai mais profetizar porque isso aqui é o santuário do rei é o templo do Reino é a própria é o local da habitação de Deus ou então como aqui mesmo no capítulo 9 verso 10 o último Versículo diz assim o mal os pecadores do meu povo dizem o mal não nos alcançará nem nos encontrará era essa teologia do reino do norte Deus não vai nos fazer nenhum mal nada de grave.

    Vai nos acontecer nenhuma catástrofe vai chegar até nós nenhum castigo vai nos alcançar porque nós somos o povo de Deus porque Deus nos deu todo e todos esses privilégios amor já tinha avisado aos juDeus de que na verdade a eleição e a escolha implicava em deveres Capítulo 3 verso primeiro ouvir a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel contra toda a família que ele fez subir da terra do Egito dizendo olha só de todas as famílias da terra somente a.

    Vós outros nos escolhi portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades o fato de que eu escolhi você significa que eu vou ter que punir vocês por todas as suas iniquidades porque Vocês levam o meu nome ou seja eleição e escolha não implica impunidade ao contrário nos coloca ainda mais debaixo do juízo de Deus agora a nós exponha uma outra falácia da teologia do reino do norte aqui nesse verso 7 do Capítulo 9 Porque os juDeus viam o Êxodo.

    A saída lá do Egito sobre Moisés e a conquista de Canaã como a garantia de

    Que aquela Terra era deles e que Deus nunca os Tiraria de lá como castigo mas aqui a morte desconstrói esse entendimento com dois argumentos que estão no verso 7 e que eu quero ver com vocês O primeiro é esse a quebra da Aliança Pelos Pecados de Israel tornou Israel igual a todos os outros povos a todos os outros povos veja o verso 7 não sóis vós para mim ó filhos de Israel.

    Como os filhos dos etíopes é uma pergunta retórica esperando a resposta sim então nós podemos ler a frase positivamente da seguinte maneira vocês são para mim o filhos de Israel como os filhos dos etíopes usa é tíopes eram uma era tribo que morava mais longe de Israel morava depois da segunda catarata do Rio Nilo África abaixo então era assim se perguntar se ajudei Eu quero o povo mais distante que você conhece o Zé Silves eles moram lá no sul mais longe.

    Mas tem uma coisa aqui para Deus citar os etíopes é que os etíopes eles são também chamados de cuxitas ou descendentes de cão cão era aquele terceiro filho de Noé que foi amaldiçoado quando Noé bêbado ficou nu dentro da Tenda e os filhos dos três filhos Cão foi quem entrou para ver no dedo do pai enquanto que sem pegou um cobertor pegou um.

    Casaco e cobriu a nudez do pai quando Noé acordou ele disse maldito seja Canaã e ele seja servo dos seus irmãos e bendito seja sem os israelitas eram descendentes de cem e os Etios eram descendentes de cão ou de Canaã o que Deus está dizendo é agora é o seguinte antes tinha essa distinção vocês são filhos de sem o povo querido para mim o Zé tinha o PIS Eles são filhos de Canaã.

    Então eles estão debaixo maldição de Moisés Mas agora vocês são iguais a eles vocês são para mim como os filhos do dos pecados de vocês acabaram com seus privilégios espirituais Então para mim não tem distinção entre vocês e José tips são iguais a eles Então esse é a primeira forma de Amós desconstruir a teologia do Norte segundo argumento dele no verso 7 é que Deus era.

    Senhor também da história de outras Nações Como eu disse o José Alice vangloriavam de que Deus tinha tirado Deus nos havia tirado lá do Egito onde eles tinham sido escravos por 430 anos Deus mandou Moisés conhecemos a história os sinais e prodígios foram feitos as 10 pragas e pela força de Maravilhas e de sinais Deus tira a nação de Israel.

    Debaixo do Poder do seu rei atravessa o mar vermelho e depois sobre a liderança de Josué são levados para a terra prometida Então esse evento histórico do Êxodo estava na formação de Israel Israel achava que o Êxodo tornava a nação especial mas o que que Deus diz aqui o que é que a morte diz aqui falando a respeito de Deus no verso 7 Depois de dizer vocês são para mim como os filhos de ti o PIS ele diz não fiz eu.

    Subir a Israel da terra do Egito sim e de cartórios filisteus Opa Então teve outro Êxodo também Deus trouxe os filisteus da terra de capitó e de que os ciros Eu também não trouxe os quilos da sua escravidão na terra de que aquilo que os juDeus achavam que era exclusivo deles que era o Êxodo a voz diz aqui Deus fez isso com outras Nações Deus estava por detrás do movimento.

    Dessas Nações Deus já tinha dito isso a nação de Israel lá em Deuteronômio Capítulo 2 se você quiser depois ler o trecho é longo mas eu resumo aqui Deus disse a Moisés que foi ele que expulsou os hereus da região de si de ci e deu sem ir aos amonitas Foi Deus que expulsou os é miss da região de ar e deu aos malvitas Foi Deus que expulsou os anjos você tá procurando não para o seu filho que tá aqui ele Deus expulsou os anjos e deu a.

    Terra dele aos amonitas Deus expulsou os avitas da região de casa e entregou o gás aos filisteus e agora Deus ia expulsar os amorus e da sua terra Israel ou seja Deus sempre esteve por detrás desses movimentos internacionais entre as nações deslocamento de nações conquista de território guerra perda repertório então o Êxodo não fazia de Israel uma nação mais privilegiada do que outras porque o Êxodo só faria.

    Sentido se Israel andasse nos caminhos de Deus mas agora que ele não tinha andado a história de Israel era igual a história dos filisteus que são dois casos que a voz cita aqui eu já disse né ele tirou a voz diz não fizemos subir a Israel da terra do Egito sim e de cartórios filisteus captor é na verdade a Ilha de Creta e os filisteus uma vez foram escravos lá mas eles fizeram a rebelião e saíram de lá Deus disse eu que fiz isso teve um Êxodo.

    Também lá no filisteus e era eu que estava por detrás da libertação deles lá na Ilha de Creta da mesma forma os filhos ou era meus eles tinham sido escravos na região de que e de lá eles saíram para povoar a região da Síria e Deus disse que foi ele que fez isso Qual o ponto de Amós aqui o ponto de Amós é que Deus controla a história e não somente a história de Israel mais de todos os povos por isso ele julga todos os povos igualmente.

    Aliás não foi assim que a moto começou o seu livro por três ou quatro transgressões dos sírios não perdoarei os seus pecados Ok por três ou quatro transgressões dos filisteus não perdoarei os seus pecados ótimo por três ou quatro transgressões dos moradores de tiro não perdoarei os seus pecados por três ou quatro transgressões dos redomitas dos amonitas e dos moabitas não perdoarei os seus pecados os juDeus aplaudiram de pé e Deus diz da mesma.

    Forma por três ou quatro transgressões de Israel eu não perdoarei o seu pecado o livro de Amós começa dizendo isso Deus vai tratar Israel exatamente como vai tratar as outras Nações porque privilégios espirituais eles têm que ser mantidos e uma vida em Pecado quebra esses privilégios acaba com a distinção e Deus Bíblia muito clara nisso ele não faz acepção de pessoas no juízo se uma.

    Pessoa que se diz Cristã vive como Pagão Vai Ser castigado como um Pagão nada do seu cristianismo vai salvá-lo se ele viver como um Pagão vai receber o tratamento de Pagão se ele vive como hipócrita ele vai receber o tratamento de um hipócrita é exatamente assim portanto os juDeus não deveriam ver o Êxodo como sinal de que Deus os trataria diferente das outras Nações uma vez que eles quebraram a aliança com o senhor veja como Deus se refere a eles no verso 8 meus olhos estão contra esse reino.

    Pecador o reino de Israel não era mais o reino da Aliança mas esse reino pecador é assim que Deus olha para nação de Israel Então esse é meu primeiro ponto aqui nessa noite que uma vida em Pecado ela quebra ela encerra ela termina os privilégios espirituais que um dia talvez você pensou que você podia ter segundo ponto é que apesar de nós Deus preserva uma descendência para si verso 8 Eis que os olhos do Senhor Deus estão.

    Contra esse reino pecador e eu destruirei de sobre a face da terra mas não destruirei de todo a casa de Jacó diz o senhor nesse nessa declaração a gente percebe aqui que Deus está decidido mesmo a destruir a nação de Israel os olhos do Senhor Deus estão contra esse reino pecador não para fazer o bem os olhos de Deus estão sobre o seu povo sempre para fazer o bem de acordo com a Bíblia mas dessa feita os olhos de Deus estão para fazer o mal ou seja Deus.

    Está olhando atentamente e aguardando oportunidade certa em que ele vai trazer o mal e o castigo contra nação de Israel e com esses olhos Deus olhava e tudo que ele via eram reino pecador apesar dos santuários apesar de Betel julgar o perceba apesar do sacrifício apesar dos sacerdotes dos templos lotados de Todas aquelas ofertas que os juDeus faziam Deus olhava e via apenas um reino pecador um reino manchado pela Todas aquelas iniquidades que nós já mencionamos O Reino que tinha quebrado a aliança Deus então os destruiria da face.

    Da terra o que que isso significa o início do verso 8 os olhos do Senhor Deus estão contra esse reino pecador e eu destruirei de sobre a face da terra Deus está dizendo o reino do norte vai deixar de existir como nação Israel vai deixar de existir como nação e de fato aconteceu os assírios viriam não muito tempo depois das Profecias de Amós e eles tomariam a nação de Israel e levariam os cativos os que não mataram e repovoariam o reino do norte com pessoas.

    Trazidas lá da Síria da Mesopotâmia da região dos medos e peças também criando uma nova raça no lugar como era estratégia militar daquela época então Israel deixaria realmente desistir como nação naquele período contudo no meio de do anúncio Tenebroso de toda essa esse horror do juízo vindouro Amós traz uma palavra de esperança que está no final do verso 8 mas não destruirei de todo a casa de Jacó diz o senhor a casa de Jacó e.

    Israel o reino do norte Não destruirei de todo a destruição não seria total porque Deus haveria de manter alguns israelitas vivos para preservar a descendência de Abraão conforme ele havia prometido na tua descendência serão benditas todas as nações da terra por causa do seu amor Abraão a Isaque Jacó por conta da sua aliança e da sua promessa ainda que Israel quebrou aliança da parte dele a fidelidade de Deus manteria alguns israelitas vivos para cumprir o que ele tinha prometido Abraão.

    E é o que é dito aqui como raio de esperança Aliás a nós já tinha pedido isso amor já tinha entendido isso quando teve a visão dos gafanhotos que invadiam a terra e comiam tudo para matar o povo de fome a morte intercedeu por Israel e disse Senhor para como subsistirá Jacó ele é pequeno e Deus está bem isso não vai acontecer aí tem a visão do fogo ardente uma seca escaldante que traz um castigo ainda pior do que o primeiro a praga dos gafanhotos e avassala tudo seca até as fontes os Poços subterrâneos.

    E Amós quando vê Aquela desgraça toda chegando e diz senhor para como subsistirá Jacó como é que o senhor vai como é que vai sobrar povo para o senhor cumprir a sua promessa porque ele é pequeno é frágil e Deus diz não vai acontecer e agora volta esse tema do remanescente que sobra o remanescente que fica do resto que escapa porque Na sua fidelidade Deus não deixaria que a nação toda fosse destruída mas ele haveria de manter um.

    Povo por causa do amor que ele tinha Abraão Isaac e Jacó Então essa é a segunda lição que eu queria tirar para nós e Deus na sua Ira ele vem para realizar um castigo destruidor sobre os índios e os pecadores mas o seu amor leal a sua fidelidade o apego dele a sua palavra faz que ele reserve para si um remanescente um grupo que é dele um povo que ele separa e que não vai incorrer no.

    Juízo e na destruição final por amor a sua fidelidade e a palavra que ele empenhou a terceira lição que eu queria tirar aqui está no verso 9 é que Deus usa o sofrimento para purificar o seu povo verso 9 diz assim porque Eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações assim como se sacode trigo no crivo sem que caia na terra um só grão a figura que Amós está usando aqui era bem conhecido dos juDeus da época que bem conhecida nossa também né especial pessoal da roça depois de.

    Ser colhido naquele tempo o trigo ele vinha misturado com areia com grãos com pedrinhas com pedaços de plantas de galho vem aquela mistura né resultado da seiffa sei que era feita de maneira manual né Sempre recolher o trigo do chão e punha lá no sexto Então tinha aquela mistura então o agricultor ele pegava o trigo e ele usava o crivo o crivo era tanto uma panela de cobre com buracos que eram feitos na medida para.

    Não deixar passar o Grão de Trigo ou então uma pe que era feita com é Galhos de árvores também deixando uma medida Estreita o suficiente para assegurar o grão mas larga o suficiente para passar toda a espumade a toda imundícia Então se pegava o trigo jogava no trigo e a medida que ia passando saía a sujeira toda mas o grão ele ficava e se a coisa era bem feita não caia na terra um só grão Essa é a figura que a morte está usando.

    Aqui Deus ia pegar a nação de Israel os Sobreviventes esses mencionados no verso anterior e o saco diria entre as nações início do verso 9 darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações e ali esse remanescente ele seria peneirado no fogo da aflição e do sofrimento longe da sua terra sem os sacrifícios se sentindo abandonado por Deus sem profetas sem.

    Mestres como aconteceu durante 70 anos lá de cativeiro que a nação de Israel passou lá na Síria como aconteceu esse esse sofrimento todo que foi usado por Deus para peneirar o seu povo e discernir Quais eram de fato aqueles que temiam a Deus Deus haveria de manter o grão bom ou seja o verdadeiro Israelita os seus eleitos os seus fiéis nenhum deles se perderia assim como nenhum grão.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y1bGIU5Pw6Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem